Educadores dão dicas para escolher a escola


A tarefa de se escolher a escola para o filho não é fácil. Porém, acompanhe abaixo as dicas de educadores ouvidos pela Agência Estado. Eles listam uma série de aspectos que devem ser levados em conta antes da matrícula.

Por Agencia Estado

Os pais que neste mês de outubro devem encontrar a melhor escola para matricular os filhos precisam tomar alguns cuidados. Mais importante que a teoria pedagógica adotada é a forma como a escola trabalha. E, para pesquisar as várias opções, é necessário tempo para visitar as instituições de ensino e marcar entrevistas com a coordenação pedagógica para tirar todas as dúvidas. Para saber exatamente os aspectos que representam maior peso na escolha, a Agência Estado consultou alguns educadores. A educadora e diretora pedagógica, Ana Cristina Saab, afirma que não existe certo e errado. "Os pais devem visitar no mínimo três escolas dentro da proposta que corresponde à personalidade e capacidade de aprendizado da criança e às expectativas da família." A psicopedagoga. Lilia Aguiar Marçon aconselha escolher uma escola cuja coordenação pedagógica esteja aberta ao diálogo fora das reuniões marcadas durante o ano. "É preciso prestar atenção na resposta a estas perguntas: caso haja algum problema com o acompanhamento do filho, a escola avisa imediatamente ou espera as reuniões bimestrais quando o problema já estiver agravado? O que a escola faz quando detecta problemas com a criança? Chama a família?" A principal característica de uma escola, de acordo com a psicóloga Maria Luiza Ramacciotti, é o estímulo à leitura. "O que lêem, com que freqüência e se há biblioteca são perguntas essenciais. Esta é a principal herança da escola para a criança. Uma vez estimulada, ela buscará sozinha o conhecimento de acordo com seus interesses e curiosidades durante a vida inteira." Para ela, uma boa escola deve formar indivíduos mais reflexivos e permitir que questionem, exponham suas opiniões e formulem hipóteses. Veja abaixo algumas dicas e aspectos a serem levados em conta antes de efetuar a matrícula: - conversar em família e definir a escola que corresponde à sua expectativa e à personalidade do seu filho; - conhecer a escola, a metodologia que usa e o projeto pedagógico; - descobrir o que a família espera da escola: um ensino mais tradicional ou liberal; - perguntar se a escola incentiva a leitura, o que se lê e com que freqüência - segundo educadores, este é um dos pontos principais; - observar a criança e ter consciência de que a escola dos seus sonhos pode não ser a mesma do sonho do seu filho; - não escolher a escola apenas por modismo, status e resultados objetivos no vestibular. A probabilidade de erro é muito grande; - atividades extracurriculares - como línguas, computador e práticas artísticas - são importantes, mas não devem ser prioridade; - se a escola oferece estas atividades, saber exatamente quais são elas e a carga horária; - procurar uma escola que se preocupe com o lado humano do seu filho. Ou seja, dê mais enfoque à formação que à informação; - informar-se sobre o corpo docente, de que forma os professores são preparados e quais as exigências da escola; - priorizar a formação e o conhecimento de maneira geral, e não ter apenas a preocupação de que seu filho seja o futuro primeiro lugar no vestibular; - saber se a coordenação pedagógica está aberta ao diálogo em qualquer período do ano letivo; - antes de concluir qual é a melhor escola, marcar uma reunião com a coordenação pedagógica e tirar todas as dúvidas; - deixar claro qual a proposta pedagógica da escola e verificar se está dentro das expectativas e do perfil da família; - fazer perguntas sobre as formas de avaliação, os períodos e os conceitos usados; - perguntar sobre as alternativas que a escola propõe quando o aluno tem dificuldades em acompanhar as aulas; - definir as possibilidades que a escola propõe ao aluno. Se ele pode questionar, colocar suas opiniões, trazer assuntos de casa, formular questionamentos e hipóteses; - conhecer alguns pais que tenham filhos naquela escola e conversar com eles; - visitar a escola e avaliar aspectos como iluminação, segurança e higiene; - realizar visitas de surpresa, durante o período de aulas, e perceber como se comportam as crianças, se estão à vontade; - questionar se a escola necessita da participação dos pais, se envolve a família nos projetos; - escolher uma escola próxima de casa. Isso traz mais comodidade e segurança; - saber que uma classe entre a 1ª a 4ª séries não pode ter mais que 20 a 25 crianças;

Os pais que neste mês de outubro devem encontrar a melhor escola para matricular os filhos precisam tomar alguns cuidados. Mais importante que a teoria pedagógica adotada é a forma como a escola trabalha. E, para pesquisar as várias opções, é necessário tempo para visitar as instituições de ensino e marcar entrevistas com a coordenação pedagógica para tirar todas as dúvidas. Para saber exatamente os aspectos que representam maior peso na escolha, a Agência Estado consultou alguns educadores. A educadora e diretora pedagógica, Ana Cristina Saab, afirma que não existe certo e errado. "Os pais devem visitar no mínimo três escolas dentro da proposta que corresponde à personalidade e capacidade de aprendizado da criança e às expectativas da família." A psicopedagoga. Lilia Aguiar Marçon aconselha escolher uma escola cuja coordenação pedagógica esteja aberta ao diálogo fora das reuniões marcadas durante o ano. "É preciso prestar atenção na resposta a estas perguntas: caso haja algum problema com o acompanhamento do filho, a escola avisa imediatamente ou espera as reuniões bimestrais quando o problema já estiver agravado? O que a escola faz quando detecta problemas com a criança? Chama a família?" A principal característica de uma escola, de acordo com a psicóloga Maria Luiza Ramacciotti, é o estímulo à leitura. "O que lêem, com que freqüência e se há biblioteca são perguntas essenciais. Esta é a principal herança da escola para a criança. Uma vez estimulada, ela buscará sozinha o conhecimento de acordo com seus interesses e curiosidades durante a vida inteira." Para ela, uma boa escola deve formar indivíduos mais reflexivos e permitir que questionem, exponham suas opiniões e formulem hipóteses. Veja abaixo algumas dicas e aspectos a serem levados em conta antes de efetuar a matrícula: - conversar em família e definir a escola que corresponde à sua expectativa e à personalidade do seu filho; - conhecer a escola, a metodologia que usa e o projeto pedagógico; - descobrir o que a família espera da escola: um ensino mais tradicional ou liberal; - perguntar se a escola incentiva a leitura, o que se lê e com que freqüência - segundo educadores, este é um dos pontos principais; - observar a criança e ter consciência de que a escola dos seus sonhos pode não ser a mesma do sonho do seu filho; - não escolher a escola apenas por modismo, status e resultados objetivos no vestibular. A probabilidade de erro é muito grande; - atividades extracurriculares - como línguas, computador e práticas artísticas - são importantes, mas não devem ser prioridade; - se a escola oferece estas atividades, saber exatamente quais são elas e a carga horária; - procurar uma escola que se preocupe com o lado humano do seu filho. Ou seja, dê mais enfoque à formação que à informação; - informar-se sobre o corpo docente, de que forma os professores são preparados e quais as exigências da escola; - priorizar a formação e o conhecimento de maneira geral, e não ter apenas a preocupação de que seu filho seja o futuro primeiro lugar no vestibular; - saber se a coordenação pedagógica está aberta ao diálogo em qualquer período do ano letivo; - antes de concluir qual é a melhor escola, marcar uma reunião com a coordenação pedagógica e tirar todas as dúvidas; - deixar claro qual a proposta pedagógica da escola e verificar se está dentro das expectativas e do perfil da família; - fazer perguntas sobre as formas de avaliação, os períodos e os conceitos usados; - perguntar sobre as alternativas que a escola propõe quando o aluno tem dificuldades em acompanhar as aulas; - definir as possibilidades que a escola propõe ao aluno. Se ele pode questionar, colocar suas opiniões, trazer assuntos de casa, formular questionamentos e hipóteses; - conhecer alguns pais que tenham filhos naquela escola e conversar com eles; - visitar a escola e avaliar aspectos como iluminação, segurança e higiene; - realizar visitas de surpresa, durante o período de aulas, e perceber como se comportam as crianças, se estão à vontade; - questionar se a escola necessita da participação dos pais, se envolve a família nos projetos; - escolher uma escola próxima de casa. Isso traz mais comodidade e segurança; - saber que uma classe entre a 1ª a 4ª séries não pode ter mais que 20 a 25 crianças;

Os pais que neste mês de outubro devem encontrar a melhor escola para matricular os filhos precisam tomar alguns cuidados. Mais importante que a teoria pedagógica adotada é a forma como a escola trabalha. E, para pesquisar as várias opções, é necessário tempo para visitar as instituições de ensino e marcar entrevistas com a coordenação pedagógica para tirar todas as dúvidas. Para saber exatamente os aspectos que representam maior peso na escolha, a Agência Estado consultou alguns educadores. A educadora e diretora pedagógica, Ana Cristina Saab, afirma que não existe certo e errado. "Os pais devem visitar no mínimo três escolas dentro da proposta que corresponde à personalidade e capacidade de aprendizado da criança e às expectativas da família." A psicopedagoga. Lilia Aguiar Marçon aconselha escolher uma escola cuja coordenação pedagógica esteja aberta ao diálogo fora das reuniões marcadas durante o ano. "É preciso prestar atenção na resposta a estas perguntas: caso haja algum problema com o acompanhamento do filho, a escola avisa imediatamente ou espera as reuniões bimestrais quando o problema já estiver agravado? O que a escola faz quando detecta problemas com a criança? Chama a família?" A principal característica de uma escola, de acordo com a psicóloga Maria Luiza Ramacciotti, é o estímulo à leitura. "O que lêem, com que freqüência e se há biblioteca são perguntas essenciais. Esta é a principal herança da escola para a criança. Uma vez estimulada, ela buscará sozinha o conhecimento de acordo com seus interesses e curiosidades durante a vida inteira." Para ela, uma boa escola deve formar indivíduos mais reflexivos e permitir que questionem, exponham suas opiniões e formulem hipóteses. Veja abaixo algumas dicas e aspectos a serem levados em conta antes de efetuar a matrícula: - conversar em família e definir a escola que corresponde à sua expectativa e à personalidade do seu filho; - conhecer a escola, a metodologia que usa e o projeto pedagógico; - descobrir o que a família espera da escola: um ensino mais tradicional ou liberal; - perguntar se a escola incentiva a leitura, o que se lê e com que freqüência - segundo educadores, este é um dos pontos principais; - observar a criança e ter consciência de que a escola dos seus sonhos pode não ser a mesma do sonho do seu filho; - não escolher a escola apenas por modismo, status e resultados objetivos no vestibular. A probabilidade de erro é muito grande; - atividades extracurriculares - como línguas, computador e práticas artísticas - são importantes, mas não devem ser prioridade; - se a escola oferece estas atividades, saber exatamente quais são elas e a carga horária; - procurar uma escola que se preocupe com o lado humano do seu filho. Ou seja, dê mais enfoque à formação que à informação; - informar-se sobre o corpo docente, de que forma os professores são preparados e quais as exigências da escola; - priorizar a formação e o conhecimento de maneira geral, e não ter apenas a preocupação de que seu filho seja o futuro primeiro lugar no vestibular; - saber se a coordenação pedagógica está aberta ao diálogo em qualquer período do ano letivo; - antes de concluir qual é a melhor escola, marcar uma reunião com a coordenação pedagógica e tirar todas as dúvidas; - deixar claro qual a proposta pedagógica da escola e verificar se está dentro das expectativas e do perfil da família; - fazer perguntas sobre as formas de avaliação, os períodos e os conceitos usados; - perguntar sobre as alternativas que a escola propõe quando o aluno tem dificuldades em acompanhar as aulas; - definir as possibilidades que a escola propõe ao aluno. Se ele pode questionar, colocar suas opiniões, trazer assuntos de casa, formular questionamentos e hipóteses; - conhecer alguns pais que tenham filhos naquela escola e conversar com eles; - visitar a escola e avaliar aspectos como iluminação, segurança e higiene; - realizar visitas de surpresa, durante o período de aulas, e perceber como se comportam as crianças, se estão à vontade; - questionar se a escola necessita da participação dos pais, se envolve a família nos projetos; - escolher uma escola próxima de casa. Isso traz mais comodidade e segurança; - saber que uma classe entre a 1ª a 4ª séries não pode ter mais que 20 a 25 crianças;

Os pais que neste mês de outubro devem encontrar a melhor escola para matricular os filhos precisam tomar alguns cuidados. Mais importante que a teoria pedagógica adotada é a forma como a escola trabalha. E, para pesquisar as várias opções, é necessário tempo para visitar as instituições de ensino e marcar entrevistas com a coordenação pedagógica para tirar todas as dúvidas. Para saber exatamente os aspectos que representam maior peso na escolha, a Agência Estado consultou alguns educadores. A educadora e diretora pedagógica, Ana Cristina Saab, afirma que não existe certo e errado. "Os pais devem visitar no mínimo três escolas dentro da proposta que corresponde à personalidade e capacidade de aprendizado da criança e às expectativas da família." A psicopedagoga. Lilia Aguiar Marçon aconselha escolher uma escola cuja coordenação pedagógica esteja aberta ao diálogo fora das reuniões marcadas durante o ano. "É preciso prestar atenção na resposta a estas perguntas: caso haja algum problema com o acompanhamento do filho, a escola avisa imediatamente ou espera as reuniões bimestrais quando o problema já estiver agravado? O que a escola faz quando detecta problemas com a criança? Chama a família?" A principal característica de uma escola, de acordo com a psicóloga Maria Luiza Ramacciotti, é o estímulo à leitura. "O que lêem, com que freqüência e se há biblioteca são perguntas essenciais. Esta é a principal herança da escola para a criança. Uma vez estimulada, ela buscará sozinha o conhecimento de acordo com seus interesses e curiosidades durante a vida inteira." Para ela, uma boa escola deve formar indivíduos mais reflexivos e permitir que questionem, exponham suas opiniões e formulem hipóteses. Veja abaixo algumas dicas e aspectos a serem levados em conta antes de efetuar a matrícula: - conversar em família e definir a escola que corresponde à sua expectativa e à personalidade do seu filho; - conhecer a escola, a metodologia que usa e o projeto pedagógico; - descobrir o que a família espera da escola: um ensino mais tradicional ou liberal; - perguntar se a escola incentiva a leitura, o que se lê e com que freqüência - segundo educadores, este é um dos pontos principais; - observar a criança e ter consciência de que a escola dos seus sonhos pode não ser a mesma do sonho do seu filho; - não escolher a escola apenas por modismo, status e resultados objetivos no vestibular. A probabilidade de erro é muito grande; - atividades extracurriculares - como línguas, computador e práticas artísticas - são importantes, mas não devem ser prioridade; - se a escola oferece estas atividades, saber exatamente quais são elas e a carga horária; - procurar uma escola que se preocupe com o lado humano do seu filho. Ou seja, dê mais enfoque à formação que à informação; - informar-se sobre o corpo docente, de que forma os professores são preparados e quais as exigências da escola; - priorizar a formação e o conhecimento de maneira geral, e não ter apenas a preocupação de que seu filho seja o futuro primeiro lugar no vestibular; - saber se a coordenação pedagógica está aberta ao diálogo em qualquer período do ano letivo; - antes de concluir qual é a melhor escola, marcar uma reunião com a coordenação pedagógica e tirar todas as dúvidas; - deixar claro qual a proposta pedagógica da escola e verificar se está dentro das expectativas e do perfil da família; - fazer perguntas sobre as formas de avaliação, os períodos e os conceitos usados; - perguntar sobre as alternativas que a escola propõe quando o aluno tem dificuldades em acompanhar as aulas; - definir as possibilidades que a escola propõe ao aluno. Se ele pode questionar, colocar suas opiniões, trazer assuntos de casa, formular questionamentos e hipóteses; - conhecer alguns pais que tenham filhos naquela escola e conversar com eles; - visitar a escola e avaliar aspectos como iluminação, segurança e higiene; - realizar visitas de surpresa, durante o período de aulas, e perceber como se comportam as crianças, se estão à vontade; - questionar se a escola necessita da participação dos pais, se envolve a família nos projetos; - escolher uma escola próxima de casa. Isso traz mais comodidade e segurança; - saber que uma classe entre a 1ª a 4ª séries não pode ter mais que 20 a 25 crianças;

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