Empresários esperam vender mais este ano, diz Amcham


Por Vanessa Stecanella

Empresários brasileiros de vários setores produtivos esperam crescimento das vendas neste ano sobre 2011, embora em ritmo menor se comparado com o exercício anterior. O dado é de pesquisa Indicadores de Mercado 2013 divulgada nesta terça-feira pela Amcham-São Paulo (Câmara Americana de Comércio) durante o Business Up - Perspectivas para 2013. Dos 214 entrevistados, 65% esperam aumento das vendas em 2012 em comparação a 2011, contra 24% que projetam estabilidade e 11% que esperam queda. No ano passado, 71% dos pesquisados apostavam em aumento das vendas, 20 acreditavam em estabilidade e somente 9% estimavam redução.A pesquisa apontou também decréscimo nos investimentos entre 2011 e 2012. A fatia dos empresários que mantiveram os investimentos foi de 42% este ano ante 38% no exercício passado. Já aqueles que apontaram queda foram 14% contra 10% da pesquisa anterior. A parcela de entrevistados que vislumbram aumento dos investimentos caiu de 53% em 2011 para 44%.Cenário 2013A sondagem da Amcham-São Paulo revelou maior otimismo com relação a 2013, já que 81% dos entrevistados esperam crescimento das vendas sobre 2012, contra 16% que esperam estabilidade do indicador e 3% que esperam queda. No mesmo universo, 71% esperam aumento do lucro, 22% estabilidade e 7% recuo.Para 44% dos entrevistados, o Brasil apresentará performance semelhante e não apresentará alterações no ranking mundial de investimentos estrangeiros. Já 36% acredita que a economia brasileira será a mais atrativa para investidores estrangeiros globais, em função de questões como mercado interno aquecido e a realização de grandes eventos em 2014 e 2016. Mas, 20% acredita que o País perderá atratividade para investimentos externos devido às questões de competitividade.De acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados esperam que a sua empresa tenha alguma relação comercial com os EUA no próximo ano ante 40% em 2012. Outros 46% estão de olho na América Latinas (face 42%) e 22% focam na China (contra 21%). Quanto aos preços dos produtos em 2013, 58% enxergam estabilidade do nível atual, 33% esperam aumento e somente 9% preveem queda.

Empresários brasileiros de vários setores produtivos esperam crescimento das vendas neste ano sobre 2011, embora em ritmo menor se comparado com o exercício anterior. O dado é de pesquisa Indicadores de Mercado 2013 divulgada nesta terça-feira pela Amcham-São Paulo (Câmara Americana de Comércio) durante o Business Up - Perspectivas para 2013. Dos 214 entrevistados, 65% esperam aumento das vendas em 2012 em comparação a 2011, contra 24% que projetam estabilidade e 11% que esperam queda. No ano passado, 71% dos pesquisados apostavam em aumento das vendas, 20 acreditavam em estabilidade e somente 9% estimavam redução.A pesquisa apontou também decréscimo nos investimentos entre 2011 e 2012. A fatia dos empresários que mantiveram os investimentos foi de 42% este ano ante 38% no exercício passado. Já aqueles que apontaram queda foram 14% contra 10% da pesquisa anterior. A parcela de entrevistados que vislumbram aumento dos investimentos caiu de 53% em 2011 para 44%.Cenário 2013A sondagem da Amcham-São Paulo revelou maior otimismo com relação a 2013, já que 81% dos entrevistados esperam crescimento das vendas sobre 2012, contra 16% que esperam estabilidade do indicador e 3% que esperam queda. No mesmo universo, 71% esperam aumento do lucro, 22% estabilidade e 7% recuo.Para 44% dos entrevistados, o Brasil apresentará performance semelhante e não apresentará alterações no ranking mundial de investimentos estrangeiros. Já 36% acredita que a economia brasileira será a mais atrativa para investidores estrangeiros globais, em função de questões como mercado interno aquecido e a realização de grandes eventos em 2014 e 2016. Mas, 20% acredita que o País perderá atratividade para investimentos externos devido às questões de competitividade.De acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados esperam que a sua empresa tenha alguma relação comercial com os EUA no próximo ano ante 40% em 2012. Outros 46% estão de olho na América Latinas (face 42%) e 22% focam na China (contra 21%). Quanto aos preços dos produtos em 2013, 58% enxergam estabilidade do nível atual, 33% esperam aumento e somente 9% preveem queda.

Empresários brasileiros de vários setores produtivos esperam crescimento das vendas neste ano sobre 2011, embora em ritmo menor se comparado com o exercício anterior. O dado é de pesquisa Indicadores de Mercado 2013 divulgada nesta terça-feira pela Amcham-São Paulo (Câmara Americana de Comércio) durante o Business Up - Perspectivas para 2013. Dos 214 entrevistados, 65% esperam aumento das vendas em 2012 em comparação a 2011, contra 24% que projetam estabilidade e 11% que esperam queda. No ano passado, 71% dos pesquisados apostavam em aumento das vendas, 20 acreditavam em estabilidade e somente 9% estimavam redução.A pesquisa apontou também decréscimo nos investimentos entre 2011 e 2012. A fatia dos empresários que mantiveram os investimentos foi de 42% este ano ante 38% no exercício passado. Já aqueles que apontaram queda foram 14% contra 10% da pesquisa anterior. A parcela de entrevistados que vislumbram aumento dos investimentos caiu de 53% em 2011 para 44%.Cenário 2013A sondagem da Amcham-São Paulo revelou maior otimismo com relação a 2013, já que 81% dos entrevistados esperam crescimento das vendas sobre 2012, contra 16% que esperam estabilidade do indicador e 3% que esperam queda. No mesmo universo, 71% esperam aumento do lucro, 22% estabilidade e 7% recuo.Para 44% dos entrevistados, o Brasil apresentará performance semelhante e não apresentará alterações no ranking mundial de investimentos estrangeiros. Já 36% acredita que a economia brasileira será a mais atrativa para investidores estrangeiros globais, em função de questões como mercado interno aquecido e a realização de grandes eventos em 2014 e 2016. Mas, 20% acredita que o País perderá atratividade para investimentos externos devido às questões de competitividade.De acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados esperam que a sua empresa tenha alguma relação comercial com os EUA no próximo ano ante 40% em 2012. Outros 46% estão de olho na América Latinas (face 42%) e 22% focam na China (contra 21%). Quanto aos preços dos produtos em 2013, 58% enxergam estabilidade do nível atual, 33% esperam aumento e somente 9% preveem queda.

Empresários brasileiros de vários setores produtivos esperam crescimento das vendas neste ano sobre 2011, embora em ritmo menor se comparado com o exercício anterior. O dado é de pesquisa Indicadores de Mercado 2013 divulgada nesta terça-feira pela Amcham-São Paulo (Câmara Americana de Comércio) durante o Business Up - Perspectivas para 2013. Dos 214 entrevistados, 65% esperam aumento das vendas em 2012 em comparação a 2011, contra 24% que projetam estabilidade e 11% que esperam queda. No ano passado, 71% dos pesquisados apostavam em aumento das vendas, 20 acreditavam em estabilidade e somente 9% estimavam redução.A pesquisa apontou também decréscimo nos investimentos entre 2011 e 2012. A fatia dos empresários que mantiveram os investimentos foi de 42% este ano ante 38% no exercício passado. Já aqueles que apontaram queda foram 14% contra 10% da pesquisa anterior. A parcela de entrevistados que vislumbram aumento dos investimentos caiu de 53% em 2011 para 44%.Cenário 2013A sondagem da Amcham-São Paulo revelou maior otimismo com relação a 2013, já que 81% dos entrevistados esperam crescimento das vendas sobre 2012, contra 16% que esperam estabilidade do indicador e 3% que esperam queda. No mesmo universo, 71% esperam aumento do lucro, 22% estabilidade e 7% recuo.Para 44% dos entrevistados, o Brasil apresentará performance semelhante e não apresentará alterações no ranking mundial de investimentos estrangeiros. Já 36% acredita que a economia brasileira será a mais atrativa para investidores estrangeiros globais, em função de questões como mercado interno aquecido e a realização de grandes eventos em 2014 e 2016. Mas, 20% acredita que o País perderá atratividade para investimentos externos devido às questões de competitividade.De acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados esperam que a sua empresa tenha alguma relação comercial com os EUA no próximo ano ante 40% em 2012. Outros 46% estão de olho na América Latinas (face 42%) e 22% focam na China (contra 21%). Quanto aos preços dos produtos em 2013, 58% enxergam estabilidade do nível atual, 33% esperam aumento e somente 9% preveem queda.

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