O jornal O Estado de S. Paulo ficou em primeiro lugar, pelo quinto ano consecutivo, na pesquisa "Veículos Mais Admirados: o Prestígio da Marca", realizada pela Troiano Consultoria da Marca, com apoio do Instituto QualiBest. A pesquisa é feita com os leitores da publicação Meio & Mensagem, especializada em publicidade.Em oito anos de pesquisa, esta é a sexta vez que o Estado fica na liderança entre os 20 jornais avaliados. Assim como nos últimos três anos, o Estado também foi o veículo de comunicação que atingiu o maior Índice de Prestígio da Marca (IPM), levando-se em conta todos os veículos avaliados: jornais, revistas, emissoras de rádio, canais de televisão fechada e aberta, além da internet. O jornal alcançou 68 pontos dos 100 possíveis no índice usado na pesquisa. Nos outros segmentos, as lideranças ficaram com: Globo (TV aberta), com 63 pontos; Veja (revista), 55 pontos; CBN (rádio), 50 pontos; Google (internet), 46 pontos; e GNT (TV paga), com 44 pontos. Para o diretor de Marketing e Mercado Leitor do Grupo Estado, Antonio Hércules Jr, o fato do jornal ocupar novamente o primeiro lugar na pesquisa dos veículos mais admirados é um reflexo do trabalho dos profissionais que fazem o dia-a-dia do grupo. "Isso confirma que nossas equipes, da redação à área comercial, estão acertando em suas atuações", diz. O fato de o portal Estadão.com ter subido uma posição em relação à pesquisa anterior - agora ocupa o sexto lugar entre os dez veículos mais admirados na internet - é, para Hércules, uma demonstração de que as mudanças que vêm sendo feitas estão agradando. "A pesquisa foi feita em agosto e já reflete as últimas inovações implantadas no portal este ano." A Rádio Eldorado, também do Grupo Estado, foi a segunda colocada entre as rádios mais admiradas. Credibilidade Para chegar aos resultados, a Troiano Consultoria desenvolveu uma metodologia própria. Na pesquisa, são considerados nove quesitos, com diferentes pesos para cada categoria. No caso dos jornais, por exemplo, o quesito de maior peso é a credibilidade. O organizador do estudo, Jaime Troiano, avalia que as marcas dos veículos têm importante papel no processo de decisão de mídia - quando as agências de publicidade, por exemplo, decidem onde vão publicar os anúncios. De acordo com Troiano, o processo que leva a essa decisão vai muito além dos aspectos técnicos, como os números de circulação. "A reputação de um veículo não se traduz apenas por meio de variáveis numéricas", diz.
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