No mesmo painel, o diretor de Agropecuária da BRF, Luiz Stabile, defendeu que, para crescer no agronegócio, é preciso crescer com os parceiros (os produtores rurais). Ele contou que a empresa dispõe de técnicos que visitam os produtores integrados de frango ao menos uma vez por semana. Stábile ressaltou, porém, que o pecuaristadeve também analisar cenários – como os do mercado de milho – para traçar estratégias. “Compartilhar conhecimento e estratégias para ter agilidade nas mudanças é essencial.”
Mercosul. O presidente do grupo argentino Los Grobo, Gustavo Grobocopatel, falou de integração, desta vez no Mercosul. “Precisamos de um bloco mais aberto para alimentar mais de 1 bilhão de pessoas”, disse, acrescentando que para alcançar este objetivo deve haver maior união entre o bloco, embora reconheça que é necessário repensar seus objetivos. “Não devemos matá-lo, mas revivê-lo. Sair de um Mercosul orientado para o desenvolvimento do mercado interno para um voltado para o mundo, como uma plataforma para exportar mais.” / CLARICE COUTO, C.T. e R.O.