Nova Varig deve recontratar apenas 1.700 empregados


Por Agencia Estado

A Varig deve anunciar hoje a demissão de todos os 10 mil funcionários, segundo fontes ligadas à empresa. De imediato, em torno de 1.700 pessoas serão recontratadas na nova empresa, controlada pela VarigLog. Apenas 50 empregados serão reaproveitados na Varig antiga, que permanece em recuperação judicial. O custo estimado das rescisões trabalhistas é de R$ 170 milhões. Impacientes com a indefinição, funcionários da Varig nos aeroportos de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba fixaram prazo até as 17 horas de hoje para que a companhia esclareça a situação e pague os salários, atrasados há quatro meses. Caso contrário, os trabalhadores podem declarar greve por tempo indeterminado. ?O problema é que está demorando muito para definir a contratação dos funcionários da nova Varig?, afirma o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke. Na quarta-feira passada, os funcionários da Varig nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Porto Alegre e Curitiba realizaram reuniões e paralisações ?espontâneas?, segundo Klafke. No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, houve um movimento mais ?organizado?, incluindo a assembléia que definiu o prazo para a Varig pagar os salários. O plano de pagamento da dívida dos trabalhadores, baseado na utilização de títulos de dívida (debêntures), ainda causa preocupação. Isso porque não só funcionários, mas também outros credores, questionam se a Varig antiga terá caixa suficiente para abater o passivo de R$ 7,9 bilhões que herdará. São R$ 210 milhões só em dívidas para os empregados contraídas antes do plano de recuperação da empresa. Vôos No segundo dia da nova malha de vôos da Varig, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que ?a situação começa a se normalizar no País?. Segundo a agência, diminuíram as reclamações. No mercado internacional, os passageiros que compraram passagens antes dos cancelamentos, informa a agência, ainda enfrentam dificuldades para voltar por causa da alta temporada. A Anac divulgou, ainda, que tem atendido essas pessoas e ?garantido sua volta ao País no menor prazo possível?. Como alternativas para os estrangeiros, a agência diz que foram realizados um vôo para Santiago, na manhã de ontem, e outro para Caracas também estava previsto a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo. Nordeste Uma nova etapa da Varig antiga acontecerá no próximo dia 16. Segundo uma fonte ligada à empresa, neste dia deverá ser realizada uma assembléia de credores para definir a escolha do novo presidente, que deverá ser conhecida apenas como Nordeste, já que não poderá usar a bandeira Varig, de uso exclusivo da VarigLog. A Deloitte, administradora judicial da Varig antiga, não confirmou a data, mas disse que o assunto será debatido. Na assembléia, também será deliberada a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que na prática servirá para abrigar o dinheiro esperado de ações judiciais, como as que cobram indenização pelo congelamento de tarifas entre as décadas de 80 e 90, cerca de R$ 4,5 bilhões, para amortizar dívidas. Um agente fiduciário deverá ser escolhido para administrar as emissões de debêntures que reduzirão os débitos com credores.

A Varig deve anunciar hoje a demissão de todos os 10 mil funcionários, segundo fontes ligadas à empresa. De imediato, em torno de 1.700 pessoas serão recontratadas na nova empresa, controlada pela VarigLog. Apenas 50 empregados serão reaproveitados na Varig antiga, que permanece em recuperação judicial. O custo estimado das rescisões trabalhistas é de R$ 170 milhões. Impacientes com a indefinição, funcionários da Varig nos aeroportos de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba fixaram prazo até as 17 horas de hoje para que a companhia esclareça a situação e pague os salários, atrasados há quatro meses. Caso contrário, os trabalhadores podem declarar greve por tempo indeterminado. ?O problema é que está demorando muito para definir a contratação dos funcionários da nova Varig?, afirma o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke. Na quarta-feira passada, os funcionários da Varig nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Porto Alegre e Curitiba realizaram reuniões e paralisações ?espontâneas?, segundo Klafke. No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, houve um movimento mais ?organizado?, incluindo a assembléia que definiu o prazo para a Varig pagar os salários. O plano de pagamento da dívida dos trabalhadores, baseado na utilização de títulos de dívida (debêntures), ainda causa preocupação. Isso porque não só funcionários, mas também outros credores, questionam se a Varig antiga terá caixa suficiente para abater o passivo de R$ 7,9 bilhões que herdará. São R$ 210 milhões só em dívidas para os empregados contraídas antes do plano de recuperação da empresa. Vôos No segundo dia da nova malha de vôos da Varig, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que ?a situação começa a se normalizar no País?. Segundo a agência, diminuíram as reclamações. No mercado internacional, os passageiros que compraram passagens antes dos cancelamentos, informa a agência, ainda enfrentam dificuldades para voltar por causa da alta temporada. A Anac divulgou, ainda, que tem atendido essas pessoas e ?garantido sua volta ao País no menor prazo possível?. Como alternativas para os estrangeiros, a agência diz que foram realizados um vôo para Santiago, na manhã de ontem, e outro para Caracas também estava previsto a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo. Nordeste Uma nova etapa da Varig antiga acontecerá no próximo dia 16. Segundo uma fonte ligada à empresa, neste dia deverá ser realizada uma assembléia de credores para definir a escolha do novo presidente, que deverá ser conhecida apenas como Nordeste, já que não poderá usar a bandeira Varig, de uso exclusivo da VarigLog. A Deloitte, administradora judicial da Varig antiga, não confirmou a data, mas disse que o assunto será debatido. Na assembléia, também será deliberada a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que na prática servirá para abrigar o dinheiro esperado de ações judiciais, como as que cobram indenização pelo congelamento de tarifas entre as décadas de 80 e 90, cerca de R$ 4,5 bilhões, para amortizar dívidas. Um agente fiduciário deverá ser escolhido para administrar as emissões de debêntures que reduzirão os débitos com credores.

A Varig deve anunciar hoje a demissão de todos os 10 mil funcionários, segundo fontes ligadas à empresa. De imediato, em torno de 1.700 pessoas serão recontratadas na nova empresa, controlada pela VarigLog. Apenas 50 empregados serão reaproveitados na Varig antiga, que permanece em recuperação judicial. O custo estimado das rescisões trabalhistas é de R$ 170 milhões. Impacientes com a indefinição, funcionários da Varig nos aeroportos de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba fixaram prazo até as 17 horas de hoje para que a companhia esclareça a situação e pague os salários, atrasados há quatro meses. Caso contrário, os trabalhadores podem declarar greve por tempo indeterminado. ?O problema é que está demorando muito para definir a contratação dos funcionários da nova Varig?, afirma o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke. Na quarta-feira passada, os funcionários da Varig nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Porto Alegre e Curitiba realizaram reuniões e paralisações ?espontâneas?, segundo Klafke. No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, houve um movimento mais ?organizado?, incluindo a assembléia que definiu o prazo para a Varig pagar os salários. O plano de pagamento da dívida dos trabalhadores, baseado na utilização de títulos de dívida (debêntures), ainda causa preocupação. Isso porque não só funcionários, mas também outros credores, questionam se a Varig antiga terá caixa suficiente para abater o passivo de R$ 7,9 bilhões que herdará. São R$ 210 milhões só em dívidas para os empregados contraídas antes do plano de recuperação da empresa. Vôos No segundo dia da nova malha de vôos da Varig, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que ?a situação começa a se normalizar no País?. Segundo a agência, diminuíram as reclamações. No mercado internacional, os passageiros que compraram passagens antes dos cancelamentos, informa a agência, ainda enfrentam dificuldades para voltar por causa da alta temporada. A Anac divulgou, ainda, que tem atendido essas pessoas e ?garantido sua volta ao País no menor prazo possível?. Como alternativas para os estrangeiros, a agência diz que foram realizados um vôo para Santiago, na manhã de ontem, e outro para Caracas também estava previsto a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo. Nordeste Uma nova etapa da Varig antiga acontecerá no próximo dia 16. Segundo uma fonte ligada à empresa, neste dia deverá ser realizada uma assembléia de credores para definir a escolha do novo presidente, que deverá ser conhecida apenas como Nordeste, já que não poderá usar a bandeira Varig, de uso exclusivo da VarigLog. A Deloitte, administradora judicial da Varig antiga, não confirmou a data, mas disse que o assunto será debatido. Na assembléia, também será deliberada a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que na prática servirá para abrigar o dinheiro esperado de ações judiciais, como as que cobram indenização pelo congelamento de tarifas entre as décadas de 80 e 90, cerca de R$ 4,5 bilhões, para amortizar dívidas. Um agente fiduciário deverá ser escolhido para administrar as emissões de debêntures que reduzirão os débitos com credores.

A Varig deve anunciar hoje a demissão de todos os 10 mil funcionários, segundo fontes ligadas à empresa. De imediato, em torno de 1.700 pessoas serão recontratadas na nova empresa, controlada pela VarigLog. Apenas 50 empregados serão reaproveitados na Varig antiga, que permanece em recuperação judicial. O custo estimado das rescisões trabalhistas é de R$ 170 milhões. Impacientes com a indefinição, funcionários da Varig nos aeroportos de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba fixaram prazo até as 17 horas de hoje para que a companhia esclareça a situação e pague os salários, atrasados há quatro meses. Caso contrário, os trabalhadores podem declarar greve por tempo indeterminado. ?O problema é que está demorando muito para definir a contratação dos funcionários da nova Varig?, afirma o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke. Na quarta-feira passada, os funcionários da Varig nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Porto Alegre e Curitiba realizaram reuniões e paralisações ?espontâneas?, segundo Klafke. No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, houve um movimento mais ?organizado?, incluindo a assembléia que definiu o prazo para a Varig pagar os salários. O plano de pagamento da dívida dos trabalhadores, baseado na utilização de títulos de dívida (debêntures), ainda causa preocupação. Isso porque não só funcionários, mas também outros credores, questionam se a Varig antiga terá caixa suficiente para abater o passivo de R$ 7,9 bilhões que herdará. São R$ 210 milhões só em dívidas para os empregados contraídas antes do plano de recuperação da empresa. Vôos No segundo dia da nova malha de vôos da Varig, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que ?a situação começa a se normalizar no País?. Segundo a agência, diminuíram as reclamações. No mercado internacional, os passageiros que compraram passagens antes dos cancelamentos, informa a agência, ainda enfrentam dificuldades para voltar por causa da alta temporada. A Anac divulgou, ainda, que tem atendido essas pessoas e ?garantido sua volta ao País no menor prazo possível?. Como alternativas para os estrangeiros, a agência diz que foram realizados um vôo para Santiago, na manhã de ontem, e outro para Caracas também estava previsto a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo. Nordeste Uma nova etapa da Varig antiga acontecerá no próximo dia 16. Segundo uma fonte ligada à empresa, neste dia deverá ser realizada uma assembléia de credores para definir a escolha do novo presidente, que deverá ser conhecida apenas como Nordeste, já que não poderá usar a bandeira Varig, de uso exclusivo da VarigLog. A Deloitte, administradora judicial da Varig antiga, não confirmou a data, mas disse que o assunto será debatido. Na assembléia, também será deliberada a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que na prática servirá para abrigar o dinheiro esperado de ações judiciais, como as que cobram indenização pelo congelamento de tarifas entre as décadas de 80 e 90, cerca de R$ 4,5 bilhões, para amortizar dívidas. Um agente fiduciário deverá ser escolhido para administrar as emissões de debêntures que reduzirão os débitos com credores.

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