Montadoras do Japão veem queda de 13% nas vendas de 2008


Em 2008, vendas diminuíram devido à crise financeira e recuaram para os níveis registrados em 2004

Por Gustavo Nicoletta e da Agência Estado

As oito montadoras japonesas fabricantes de veículos de passeio preveem um total de vendas de 19,4 milhões de veículos em todo o mundo no ano fiscal 2008, que será encerrado em 31 de março. O número é 13% menor do que o registrado no ano fiscal anterior, segundo o jornal Nikkei.   Veja também: De olho nos sintomas da crise econômica  Dicionário da crise  Lições de 29 Como o mundo reage à crise    Nos últimos três anos fiscais, as montadoras haviam aumentado as vendas anuais de veículos em um total de aproximadamente 1 milhão de unidades por ano, aproveitando a demanda de mercados emergentes como a China e a Índia. No ano fiscal 2007, as vendas cresceram 6,3%, para 22,38 milhões de unidades.   No ano fiscal 2008, no entanto, as vendas diminuíram devido à crise financeira, que se tornou aparente na segunda metade do ano passado, e recuaram para os níveis registrados no ano fiscal de 2004. Inicialmente, a indústria estimava um aumento de 3,7% nas vendas de veículos do ano fiscal 2008, para o recorde de 23,2 milhões de unidades, mas agora as estimativas são 3,8 milhões de unidades inferiores à meta original.   As vendas internacionais devem cair 17% em comparação à estimativa inicial, para 15,11 milhões de unidades neste ano fiscal, enquanto a projeção para as vendas domésticas é de declínio de 11%, para 4,29 milhões de unidades.   As montadoras estão diminuindo a produção em fábricas instaladas em outros países e nas fábricas cuja produção é voltada para a exportação, a fim de se ajustarem ao desaquecimento na economia. As empresas devem produzir cerca de 4 milhões de veículos a menos do que havia sido previsto inicialmente para o ano fiscal 2008.   As oito montadoras operam quase 90 fábricas em todo o mundo, incluindo 20 no Japão. A diferença de 3,8 milhões de unidades entre a meta inicial da indústria e a estimativa atual para as vendas equivale à capacidade de produção de aproximadamente 20 fábricas, ou um quinto do total.   Para compensar o excesso de capacidade produtiva, as montadoras estão diminuindo os investimentos. A Toyota Motor, que havia alocado 1,4 trilhão de ienes para investimentos em todo o grupo neste ano fiscal, diminuiu o número para menos de 1 trilhão de ienes para o ano fiscal de 2009, de acordo com uma autoridade. A Suzuki Motor, por outro lado, pretende adiar o início das operações em fábricas na Rússia e na Tailândia em cerca de um ano. As informações são da Dow Jones.

As oito montadoras japonesas fabricantes de veículos de passeio preveem um total de vendas de 19,4 milhões de veículos em todo o mundo no ano fiscal 2008, que será encerrado em 31 de março. O número é 13% menor do que o registrado no ano fiscal anterior, segundo o jornal Nikkei.   Veja também: De olho nos sintomas da crise econômica  Dicionário da crise  Lições de 29 Como o mundo reage à crise    Nos últimos três anos fiscais, as montadoras haviam aumentado as vendas anuais de veículos em um total de aproximadamente 1 milhão de unidades por ano, aproveitando a demanda de mercados emergentes como a China e a Índia. No ano fiscal 2007, as vendas cresceram 6,3%, para 22,38 milhões de unidades.   No ano fiscal 2008, no entanto, as vendas diminuíram devido à crise financeira, que se tornou aparente na segunda metade do ano passado, e recuaram para os níveis registrados no ano fiscal de 2004. Inicialmente, a indústria estimava um aumento de 3,7% nas vendas de veículos do ano fiscal 2008, para o recorde de 23,2 milhões de unidades, mas agora as estimativas são 3,8 milhões de unidades inferiores à meta original.   As vendas internacionais devem cair 17% em comparação à estimativa inicial, para 15,11 milhões de unidades neste ano fiscal, enquanto a projeção para as vendas domésticas é de declínio de 11%, para 4,29 milhões de unidades.   As montadoras estão diminuindo a produção em fábricas instaladas em outros países e nas fábricas cuja produção é voltada para a exportação, a fim de se ajustarem ao desaquecimento na economia. As empresas devem produzir cerca de 4 milhões de veículos a menos do que havia sido previsto inicialmente para o ano fiscal 2008.   As oito montadoras operam quase 90 fábricas em todo o mundo, incluindo 20 no Japão. A diferença de 3,8 milhões de unidades entre a meta inicial da indústria e a estimativa atual para as vendas equivale à capacidade de produção de aproximadamente 20 fábricas, ou um quinto do total.   Para compensar o excesso de capacidade produtiva, as montadoras estão diminuindo os investimentos. A Toyota Motor, que havia alocado 1,4 trilhão de ienes para investimentos em todo o grupo neste ano fiscal, diminuiu o número para menos de 1 trilhão de ienes para o ano fiscal de 2009, de acordo com uma autoridade. A Suzuki Motor, por outro lado, pretende adiar o início das operações em fábricas na Rússia e na Tailândia em cerca de um ano. As informações são da Dow Jones.

As oito montadoras japonesas fabricantes de veículos de passeio preveem um total de vendas de 19,4 milhões de veículos em todo o mundo no ano fiscal 2008, que será encerrado em 31 de março. O número é 13% menor do que o registrado no ano fiscal anterior, segundo o jornal Nikkei.   Veja também: De olho nos sintomas da crise econômica  Dicionário da crise  Lições de 29 Como o mundo reage à crise    Nos últimos três anos fiscais, as montadoras haviam aumentado as vendas anuais de veículos em um total de aproximadamente 1 milhão de unidades por ano, aproveitando a demanda de mercados emergentes como a China e a Índia. No ano fiscal 2007, as vendas cresceram 6,3%, para 22,38 milhões de unidades.   No ano fiscal 2008, no entanto, as vendas diminuíram devido à crise financeira, que se tornou aparente na segunda metade do ano passado, e recuaram para os níveis registrados no ano fiscal de 2004. Inicialmente, a indústria estimava um aumento de 3,7% nas vendas de veículos do ano fiscal 2008, para o recorde de 23,2 milhões de unidades, mas agora as estimativas são 3,8 milhões de unidades inferiores à meta original.   As vendas internacionais devem cair 17% em comparação à estimativa inicial, para 15,11 milhões de unidades neste ano fiscal, enquanto a projeção para as vendas domésticas é de declínio de 11%, para 4,29 milhões de unidades.   As montadoras estão diminuindo a produção em fábricas instaladas em outros países e nas fábricas cuja produção é voltada para a exportação, a fim de se ajustarem ao desaquecimento na economia. As empresas devem produzir cerca de 4 milhões de veículos a menos do que havia sido previsto inicialmente para o ano fiscal 2008.   As oito montadoras operam quase 90 fábricas em todo o mundo, incluindo 20 no Japão. A diferença de 3,8 milhões de unidades entre a meta inicial da indústria e a estimativa atual para as vendas equivale à capacidade de produção de aproximadamente 20 fábricas, ou um quinto do total.   Para compensar o excesso de capacidade produtiva, as montadoras estão diminuindo os investimentos. A Toyota Motor, que havia alocado 1,4 trilhão de ienes para investimentos em todo o grupo neste ano fiscal, diminuiu o número para menos de 1 trilhão de ienes para o ano fiscal de 2009, de acordo com uma autoridade. A Suzuki Motor, por outro lado, pretende adiar o início das operações em fábricas na Rússia e na Tailândia em cerca de um ano. As informações são da Dow Jones.

As oito montadoras japonesas fabricantes de veículos de passeio preveem um total de vendas de 19,4 milhões de veículos em todo o mundo no ano fiscal 2008, que será encerrado em 31 de março. O número é 13% menor do que o registrado no ano fiscal anterior, segundo o jornal Nikkei.   Veja também: De olho nos sintomas da crise econômica  Dicionário da crise  Lições de 29 Como o mundo reage à crise    Nos últimos três anos fiscais, as montadoras haviam aumentado as vendas anuais de veículos em um total de aproximadamente 1 milhão de unidades por ano, aproveitando a demanda de mercados emergentes como a China e a Índia. No ano fiscal 2007, as vendas cresceram 6,3%, para 22,38 milhões de unidades.   No ano fiscal 2008, no entanto, as vendas diminuíram devido à crise financeira, que se tornou aparente na segunda metade do ano passado, e recuaram para os níveis registrados no ano fiscal de 2004. Inicialmente, a indústria estimava um aumento de 3,7% nas vendas de veículos do ano fiscal 2008, para o recorde de 23,2 milhões de unidades, mas agora as estimativas são 3,8 milhões de unidades inferiores à meta original.   As vendas internacionais devem cair 17% em comparação à estimativa inicial, para 15,11 milhões de unidades neste ano fiscal, enquanto a projeção para as vendas domésticas é de declínio de 11%, para 4,29 milhões de unidades.   As montadoras estão diminuindo a produção em fábricas instaladas em outros países e nas fábricas cuja produção é voltada para a exportação, a fim de se ajustarem ao desaquecimento na economia. As empresas devem produzir cerca de 4 milhões de veículos a menos do que havia sido previsto inicialmente para o ano fiscal 2008.   As oito montadoras operam quase 90 fábricas em todo o mundo, incluindo 20 no Japão. A diferença de 3,8 milhões de unidades entre a meta inicial da indústria e a estimativa atual para as vendas equivale à capacidade de produção de aproximadamente 20 fábricas, ou um quinto do total.   Para compensar o excesso de capacidade produtiva, as montadoras estão diminuindo os investimentos. A Toyota Motor, que havia alocado 1,4 trilhão de ienes para investimentos em todo o grupo neste ano fiscal, diminuiu o número para menos de 1 trilhão de ienes para o ano fiscal de 2009, de acordo com uma autoridade. A Suzuki Motor, por outro lado, pretende adiar o início das operações em fábricas na Rússia e na Tailândia em cerca de um ano. As informações são da Dow Jones.

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