Itaú permanece na liderança de marcas mais valiosas do País


Instituição financeira é seguida por Bradesco, Petrobrás, Banco do Brasil e Skol; pela primeira vez, cinco primeiras marcas na lista da Interbrand são as mesmas do ano anterior 

Por Economia & Negócios

Itaú, Bradesco, Petrobrás, Banco do Brasil e Skol lideram pelo segundo ano seguido o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2011, divulgado nesta quinta-feira, 9, pela Interbrand. As cinco marcas representam juntas quase 75% do valor de toda a lista, que é de quase R$ 92 bilhões. Veja a lista completa de valores abaixo.

"Essa concentração é um sinal de maturidade destas marcas e dos gestores responsáveis por elas. Sempre fomos um País com muitas empresas valiosas, mas poucas marcas valiosas. Aos poucos, este cenário vem mudando e as marcas brasileiras começam a atingir valores expressivos", disse o diretor geral da Interbrand no Brasil, Alejando Pinedo. Segundo ele, no entanto, para que as cinco marcas possam figurar na lista global, elas ainda precisam investir em consistência, visibilidade, reconhecimento e presença internacional.

Segundo a Interbrand, como nas edições anteriores, a maioria dos nomes que a agência acompanhou se valorizou. Neste ano, porém, o ranking brasileiro mudou de patamar. Em 2010, a "nota de corte" do ranking foi R$ 87 milhões, enquanto neste ano, a vigésima quinta colocada, vale R$ 209 milhões. Esse dado aponta para o crescimento da economia brasileira e o amadurecimento das marcas. Além disso, o ranking reflete a consolidação de grandes fusões e aquisições e o fortalecimento de algumas categorias como, por exemplo, a entrada de novos players do varejo - o setor revelação de grandes empreendedores nacionais e reconhecido pela autenticidade no estilo de gestão ganha evidência este ano.

continua após a publicidade

Mais uma vez os três maiores bancos do país estão entre as cinco marcas mais valiosas do ranking. "O desempenho acima da media durante a crise mundial e o "momento Brasil" formam um contexto muito favorável para que os players fortaleçam sua participação internacional e com isso o mundo possa pensar em um banco global de origem brasileira" afirma Alejandro Pinedo.

Como em 2010, os setores de commodities permanecem impactados fortemente pela crise mundial, porém empresas que apostaram em suas marcas estão demonstrando grande capacidade de resposta e recuperam valor mais facilmente. Um exemplo é a Vale que volta a figurar com força entre as 25.

Para chegar a esses resultados a Interbrand examina o desempenho financeiro das marcas, medindo a capacidade de capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras. Para entrar no ranking, as marcas devem atender alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, ser listada em Bolsa de Valores ou publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo (geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunera todo o capital investido na operação) e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.

continua após a publicidade

Itaú, Bradesco, Petrobrás, Banco do Brasil e Skol lideram pelo segundo ano seguido o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2011, divulgado nesta quinta-feira, 9, pela Interbrand. As cinco marcas representam juntas quase 75% do valor de toda a lista, que é de quase R$ 92 bilhões. Veja a lista completa de valores abaixo.

"Essa concentração é um sinal de maturidade destas marcas e dos gestores responsáveis por elas. Sempre fomos um País com muitas empresas valiosas, mas poucas marcas valiosas. Aos poucos, este cenário vem mudando e as marcas brasileiras começam a atingir valores expressivos", disse o diretor geral da Interbrand no Brasil, Alejando Pinedo. Segundo ele, no entanto, para que as cinco marcas possam figurar na lista global, elas ainda precisam investir em consistência, visibilidade, reconhecimento e presença internacional.

Segundo a Interbrand, como nas edições anteriores, a maioria dos nomes que a agência acompanhou se valorizou. Neste ano, porém, o ranking brasileiro mudou de patamar. Em 2010, a "nota de corte" do ranking foi R$ 87 milhões, enquanto neste ano, a vigésima quinta colocada, vale R$ 209 milhões. Esse dado aponta para o crescimento da economia brasileira e o amadurecimento das marcas. Além disso, o ranking reflete a consolidação de grandes fusões e aquisições e o fortalecimento de algumas categorias como, por exemplo, a entrada de novos players do varejo - o setor revelação de grandes empreendedores nacionais e reconhecido pela autenticidade no estilo de gestão ganha evidência este ano.

Mais uma vez os três maiores bancos do país estão entre as cinco marcas mais valiosas do ranking. "O desempenho acima da media durante a crise mundial e o "momento Brasil" formam um contexto muito favorável para que os players fortaleçam sua participação internacional e com isso o mundo possa pensar em um banco global de origem brasileira" afirma Alejandro Pinedo.

Como em 2010, os setores de commodities permanecem impactados fortemente pela crise mundial, porém empresas que apostaram em suas marcas estão demonstrando grande capacidade de resposta e recuperam valor mais facilmente. Um exemplo é a Vale que volta a figurar com força entre as 25.

Para chegar a esses resultados a Interbrand examina o desempenho financeiro das marcas, medindo a capacidade de capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras. Para entrar no ranking, as marcas devem atender alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, ser listada em Bolsa de Valores ou publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo (geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunera todo o capital investido na operação) e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.

Itaú, Bradesco, Petrobrás, Banco do Brasil e Skol lideram pelo segundo ano seguido o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2011, divulgado nesta quinta-feira, 9, pela Interbrand. As cinco marcas representam juntas quase 75% do valor de toda a lista, que é de quase R$ 92 bilhões. Veja a lista completa de valores abaixo.

"Essa concentração é um sinal de maturidade destas marcas e dos gestores responsáveis por elas. Sempre fomos um País com muitas empresas valiosas, mas poucas marcas valiosas. Aos poucos, este cenário vem mudando e as marcas brasileiras começam a atingir valores expressivos", disse o diretor geral da Interbrand no Brasil, Alejando Pinedo. Segundo ele, no entanto, para que as cinco marcas possam figurar na lista global, elas ainda precisam investir em consistência, visibilidade, reconhecimento e presença internacional.

Segundo a Interbrand, como nas edições anteriores, a maioria dos nomes que a agência acompanhou se valorizou. Neste ano, porém, o ranking brasileiro mudou de patamar. Em 2010, a "nota de corte" do ranking foi R$ 87 milhões, enquanto neste ano, a vigésima quinta colocada, vale R$ 209 milhões. Esse dado aponta para o crescimento da economia brasileira e o amadurecimento das marcas. Além disso, o ranking reflete a consolidação de grandes fusões e aquisições e o fortalecimento de algumas categorias como, por exemplo, a entrada de novos players do varejo - o setor revelação de grandes empreendedores nacionais e reconhecido pela autenticidade no estilo de gestão ganha evidência este ano.

Mais uma vez os três maiores bancos do país estão entre as cinco marcas mais valiosas do ranking. "O desempenho acima da media durante a crise mundial e o "momento Brasil" formam um contexto muito favorável para que os players fortaleçam sua participação internacional e com isso o mundo possa pensar em um banco global de origem brasileira" afirma Alejandro Pinedo.

Como em 2010, os setores de commodities permanecem impactados fortemente pela crise mundial, porém empresas que apostaram em suas marcas estão demonstrando grande capacidade de resposta e recuperam valor mais facilmente. Um exemplo é a Vale que volta a figurar com força entre as 25.

Para chegar a esses resultados a Interbrand examina o desempenho financeiro das marcas, medindo a capacidade de capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras. Para entrar no ranking, as marcas devem atender alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, ser listada em Bolsa de Valores ou publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo (geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunera todo o capital investido na operação) e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.

Itaú, Bradesco, Petrobrás, Banco do Brasil e Skol lideram pelo segundo ano seguido o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2011, divulgado nesta quinta-feira, 9, pela Interbrand. As cinco marcas representam juntas quase 75% do valor de toda a lista, que é de quase R$ 92 bilhões. Veja a lista completa de valores abaixo.

"Essa concentração é um sinal de maturidade destas marcas e dos gestores responsáveis por elas. Sempre fomos um País com muitas empresas valiosas, mas poucas marcas valiosas. Aos poucos, este cenário vem mudando e as marcas brasileiras começam a atingir valores expressivos", disse o diretor geral da Interbrand no Brasil, Alejando Pinedo. Segundo ele, no entanto, para que as cinco marcas possam figurar na lista global, elas ainda precisam investir em consistência, visibilidade, reconhecimento e presença internacional.

Segundo a Interbrand, como nas edições anteriores, a maioria dos nomes que a agência acompanhou se valorizou. Neste ano, porém, o ranking brasileiro mudou de patamar. Em 2010, a "nota de corte" do ranking foi R$ 87 milhões, enquanto neste ano, a vigésima quinta colocada, vale R$ 209 milhões. Esse dado aponta para o crescimento da economia brasileira e o amadurecimento das marcas. Além disso, o ranking reflete a consolidação de grandes fusões e aquisições e o fortalecimento de algumas categorias como, por exemplo, a entrada de novos players do varejo - o setor revelação de grandes empreendedores nacionais e reconhecido pela autenticidade no estilo de gestão ganha evidência este ano.

Mais uma vez os três maiores bancos do país estão entre as cinco marcas mais valiosas do ranking. "O desempenho acima da media durante a crise mundial e o "momento Brasil" formam um contexto muito favorável para que os players fortaleçam sua participação internacional e com isso o mundo possa pensar em um banco global de origem brasileira" afirma Alejandro Pinedo.

Como em 2010, os setores de commodities permanecem impactados fortemente pela crise mundial, porém empresas que apostaram em suas marcas estão demonstrando grande capacidade de resposta e recuperam valor mais facilmente. Um exemplo é a Vale que volta a figurar com força entre as 25.

Para chegar a esses resultados a Interbrand examina o desempenho financeiro das marcas, medindo a capacidade de capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras. Para entrar no ranking, as marcas devem atender alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, ser listada em Bolsa de Valores ou publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo (geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunera todo o capital investido na operação) e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.