SÃO PAULO/RIO - A presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, voltou a afirmar que a venezuelana PDVSA tem até novembro para apresentar as garantias e contragarantias que a permitirão contrair um empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e concretizar a parceria com a brasileira na refinaria Abreu e Lima.
Segundo Graça, essa é uma questão da PDVSA sobre a qual a Petrobrás não tem ingerência. Graça afirmou ter recebido recentemente confirmação de que os venezuelanos querem participar do projeto.
Ela afirmou que será bem-vindo qualquer parceiro que traga conhecimento para as refinarias da Petrobrás. Graça respondia a pergunta de analistas sobre a possibilidade de parceiros para as refinarias Premium, do Nordeste, conforme noticiou o Grupo Estado na semana passada.
A presidente da Petrobrás ressalvou, no entanto, que novas parcerias seriam feitas de forma diferenciada. A parceria com a PDVSA, que foi pactuada em 2005, nunca de fato foi concretizada, já que a venezuelana ainda não aportou os recursos programados.