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McDonald's usa Asterix em propaganda e irrita franceses


Personagem costuma ser evocado como símbolo da resistência à influência dos EUA

Por Carla Miranda

Asterix, o herói que muitas vezes é evocado para simbolizar a resistência à influência norte-americana na França, agora come no McDonald's. A agência BETC Euro RSCG fez uma campanha publicitária com o personagem e, segundo o site do jornal Le Figaro irritou os franceses.

O anúncio mostra os principais personagens do Asterix fazendo uma festa dentro de uma lanchonete do McDonald's, com o Chatotorix amarrado a uma árvore do lado de fora, como é de costume nas histórias.

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"Asterix, o último dos nossos heróis nacionais, irredutível gaulês resistente ao opressor graças à poção mágica e ao humor, teria-se deixado seduzir pelo Big Mac e pela Coca-Cola, abandonando por sua própria vontade a cerveja e o javali?", pergunta Olivier Delcroix, autor do artigo no Figaro.

No próprio site do Figaro, leem-se muitos comentários de leitores irritados com o anúncio. "Estou desapontado e chocado. Para mim, Asterix, antes de tudo, faz parte do patrimônio cultural francês", afirma um internauta que se identifica como Etiennito.

Asterix, o herói que muitas vezes é evocado para simbolizar a resistência à influência norte-americana na França, agora come no McDonald's. A agência BETC Euro RSCG fez uma campanha publicitária com o personagem e, segundo o site do jornal Le Figaro irritou os franceses.

O anúncio mostra os principais personagens do Asterix fazendo uma festa dentro de uma lanchonete do McDonald's, com o Chatotorix amarrado a uma árvore do lado de fora, como é de costume nas histórias.

"Asterix, o último dos nossos heróis nacionais, irredutível gaulês resistente ao opressor graças à poção mágica e ao humor, teria-se deixado seduzir pelo Big Mac e pela Coca-Cola, abandonando por sua própria vontade a cerveja e o javali?", pergunta Olivier Delcroix, autor do artigo no Figaro.

No próprio site do Figaro, leem-se muitos comentários de leitores irritados com o anúncio. "Estou desapontado e chocado. Para mim, Asterix, antes de tudo, faz parte do patrimônio cultural francês", afirma um internauta que se identifica como Etiennito.

Asterix, o herói que muitas vezes é evocado para simbolizar a resistência à influência norte-americana na França, agora come no McDonald's. A agência BETC Euro RSCG fez uma campanha publicitária com o personagem e, segundo o site do jornal Le Figaro irritou os franceses.

O anúncio mostra os principais personagens do Asterix fazendo uma festa dentro de uma lanchonete do McDonald's, com o Chatotorix amarrado a uma árvore do lado de fora, como é de costume nas histórias.

"Asterix, o último dos nossos heróis nacionais, irredutível gaulês resistente ao opressor graças à poção mágica e ao humor, teria-se deixado seduzir pelo Big Mac e pela Coca-Cola, abandonando por sua própria vontade a cerveja e o javali?", pergunta Olivier Delcroix, autor do artigo no Figaro.

No próprio site do Figaro, leem-se muitos comentários de leitores irritados com o anúncio. "Estou desapontado e chocado. Para mim, Asterix, antes de tudo, faz parte do patrimônio cultural francês", afirma um internauta que se identifica como Etiennito.

Asterix, o herói que muitas vezes é evocado para simbolizar a resistência à influência norte-americana na França, agora come no McDonald's. A agência BETC Euro RSCG fez uma campanha publicitária com o personagem e, segundo o site do jornal Le Figaro irritou os franceses.

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"Asterix, o último dos nossos heróis nacionais, irredutível gaulês resistente ao opressor graças à poção mágica e ao humor, teria-se deixado seduzir pelo Big Mac e pela Coca-Cola, abandonando por sua própria vontade a cerveja e o javali?", pergunta Olivier Delcroix, autor do artigo no Figaro.

No próprio site do Figaro, leem-se muitos comentários de leitores irritados com o anúncio. "Estou desapontado e chocado. Para mim, Asterix, antes de tudo, faz parte do patrimônio cultural francês", afirma um internauta que se identifica como Etiennito.

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