Telefonia poderá ter cadastro de inadimplentes


Algumas operadoras de telefonia fixa pretendem criar um cadastro único de inadimplentes. O sistema seria gerenciado por uma empresa criada pelas operadoras. Procon-SP é contra a criação do cadastro e cobra melhora nas informações e no atendimento ao consumidor.

Por Agencia Estado

As operadoras de telefonia fixa pretendem reduzir seus números de inadimplentes. Um grupo de trabalho formado pelas operadoras Telefônica, Telemar, Brasil Telecom, Embratel e Intelig está propondo a criação um cadastro único de inadimplentes. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Telefonia Fixa (Abrafix), o objetivo do projeto é combater os índices de inadimplência. O cadastro seria administrado por uma nova empresa criada pelas operadoras. A Telemar, que atende 16 Estados, registrou em 2001 um índice de inadimplência de 5,9% de seus clientes. A operadora, através de sua assessoria de imprensa, confirmou que faz parte do grupo de trabalho entre operadoras de telefonia que pretende encontrar mecanismos de combate à inadimplência. A Telemar afirma que o cadastro único de inadimplentes é dos instrumentos estudados, mas não existe nenhuma conclusão sobre a sua implementação no mercado. A Embratel bloqueou as ligações com código 21 para 2,5 milhões de clientes no ano passado, segundo a assessoria de imprensa da operadora. A Embratel informou que as operadoras estão estudando implementar um cadastro geral de assinantes, e através deste cadastro controlar os inadimplentes. A Telefônica, também por meio de sua assessoria de imprensa, preferiu não comentar o assunto e nem divulgar seu índice de inadimplência. A Intelig também foi procurada pela reportagem, mas não deu retorno. Para solucionar os casos de inadimplência, algumas operadoras de telefonia fixa resolveram lançar os telefones pré-pagos. Operadoras como a Brasil Telecom, Sercomtel e Vésper já lançaram seus serviços nesse sistema, que funciona da mesma maneira que o sistema utilizado na telefonia celular. O consumidor habilita o aparelho e compra créditos que variam de R$ 15,00 a R$ 99,00 e valem por até 140 dias. (veja mais detalhes no link abaixo). Procon-SP é contra cadastro A Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, tem posição contrária à criação do cadastro único de inadimplentes. "O assunto telefonia é o mais recebe queixas de consumidores em São Paulo. As empresas têm que pensar em melhorar seus serviços de informação ao cliente e, depois, criar um cadastro de inadimplentes", critica a assistente de direção do Procon-SP, Sônia Cristina Amaro. Ela ressalta que os problemas com cobranças indevidas, não reconhecimento de ligações e o aumento demasiado no número de pulsos são as principais queixas do consumidor. A assistente de direção do Procon-SP avalia que as operadoras não informam adequadamente seus consumidores sobre o sistema de tarifação e cobrança de serviços. "O consumidor se torna inadimplente por falta de informação ou por erro da operadora na cobrança de pulsos e ligações interurbanas", explica Sônia Cristina. O assunto telefonia foi bicampeão de reclamações do Procon-SP em 2001 (veja link abaixo). Cliente inadimplente tem linha cancelada O cliente inadimplente pode perder sua linha em 90 dias. De acordo com a resolução 85 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em caso de atraso no pagamento da fatura mensal, a empresa deve enviar uma correspondência de aviso sobre o atraso 15 dias após o vencimento da conta. Depois de 30 dias do vencimento, as empresas poderão bloquear parcialmente as chamadas, ou seja, o consumidor não consegue fazer ligações, apenas recebe chamadas. Se o consumidor não tiver quitado a dívida 60 dias após o vencimento da fatura, a empresa poderá suspender totalmente o serviço. Após 90 dias de inadimplência, a empresa poderá rescindir o contrato com o consumidor e cortar a linha telefônica. A Anatel prevê que o consumidor tenha de pagar as multas e correção monetária, ou seu nome irá figurar nas listas negras de inadimplentes do Serviço de Proteção de Crédito (SPC).

As operadoras de telefonia fixa pretendem reduzir seus números de inadimplentes. Um grupo de trabalho formado pelas operadoras Telefônica, Telemar, Brasil Telecom, Embratel e Intelig está propondo a criação um cadastro único de inadimplentes. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Telefonia Fixa (Abrafix), o objetivo do projeto é combater os índices de inadimplência. O cadastro seria administrado por uma nova empresa criada pelas operadoras. A Telemar, que atende 16 Estados, registrou em 2001 um índice de inadimplência de 5,9% de seus clientes. A operadora, através de sua assessoria de imprensa, confirmou que faz parte do grupo de trabalho entre operadoras de telefonia que pretende encontrar mecanismos de combate à inadimplência. A Telemar afirma que o cadastro único de inadimplentes é dos instrumentos estudados, mas não existe nenhuma conclusão sobre a sua implementação no mercado. A Embratel bloqueou as ligações com código 21 para 2,5 milhões de clientes no ano passado, segundo a assessoria de imprensa da operadora. A Embratel informou que as operadoras estão estudando implementar um cadastro geral de assinantes, e através deste cadastro controlar os inadimplentes. A Telefônica, também por meio de sua assessoria de imprensa, preferiu não comentar o assunto e nem divulgar seu índice de inadimplência. A Intelig também foi procurada pela reportagem, mas não deu retorno. Para solucionar os casos de inadimplência, algumas operadoras de telefonia fixa resolveram lançar os telefones pré-pagos. Operadoras como a Brasil Telecom, Sercomtel e Vésper já lançaram seus serviços nesse sistema, que funciona da mesma maneira que o sistema utilizado na telefonia celular. O consumidor habilita o aparelho e compra créditos que variam de R$ 15,00 a R$ 99,00 e valem por até 140 dias. (veja mais detalhes no link abaixo). Procon-SP é contra cadastro A Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, tem posição contrária à criação do cadastro único de inadimplentes. "O assunto telefonia é o mais recebe queixas de consumidores em São Paulo. As empresas têm que pensar em melhorar seus serviços de informação ao cliente e, depois, criar um cadastro de inadimplentes", critica a assistente de direção do Procon-SP, Sônia Cristina Amaro. Ela ressalta que os problemas com cobranças indevidas, não reconhecimento de ligações e o aumento demasiado no número de pulsos são as principais queixas do consumidor. A assistente de direção do Procon-SP avalia que as operadoras não informam adequadamente seus consumidores sobre o sistema de tarifação e cobrança de serviços. "O consumidor se torna inadimplente por falta de informação ou por erro da operadora na cobrança de pulsos e ligações interurbanas", explica Sônia Cristina. O assunto telefonia foi bicampeão de reclamações do Procon-SP em 2001 (veja link abaixo). Cliente inadimplente tem linha cancelada O cliente inadimplente pode perder sua linha em 90 dias. De acordo com a resolução 85 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em caso de atraso no pagamento da fatura mensal, a empresa deve enviar uma correspondência de aviso sobre o atraso 15 dias após o vencimento da conta. Depois de 30 dias do vencimento, as empresas poderão bloquear parcialmente as chamadas, ou seja, o consumidor não consegue fazer ligações, apenas recebe chamadas. Se o consumidor não tiver quitado a dívida 60 dias após o vencimento da fatura, a empresa poderá suspender totalmente o serviço. Após 90 dias de inadimplência, a empresa poderá rescindir o contrato com o consumidor e cortar a linha telefônica. A Anatel prevê que o consumidor tenha de pagar as multas e correção monetária, ou seu nome irá figurar nas listas negras de inadimplentes do Serviço de Proteção de Crédito (SPC).

As operadoras de telefonia fixa pretendem reduzir seus números de inadimplentes. Um grupo de trabalho formado pelas operadoras Telefônica, Telemar, Brasil Telecom, Embratel e Intelig está propondo a criação um cadastro único de inadimplentes. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Telefonia Fixa (Abrafix), o objetivo do projeto é combater os índices de inadimplência. O cadastro seria administrado por uma nova empresa criada pelas operadoras. A Telemar, que atende 16 Estados, registrou em 2001 um índice de inadimplência de 5,9% de seus clientes. A operadora, através de sua assessoria de imprensa, confirmou que faz parte do grupo de trabalho entre operadoras de telefonia que pretende encontrar mecanismos de combate à inadimplência. A Telemar afirma que o cadastro único de inadimplentes é dos instrumentos estudados, mas não existe nenhuma conclusão sobre a sua implementação no mercado. A Embratel bloqueou as ligações com código 21 para 2,5 milhões de clientes no ano passado, segundo a assessoria de imprensa da operadora. A Embratel informou que as operadoras estão estudando implementar um cadastro geral de assinantes, e através deste cadastro controlar os inadimplentes. A Telefônica, também por meio de sua assessoria de imprensa, preferiu não comentar o assunto e nem divulgar seu índice de inadimplência. A Intelig também foi procurada pela reportagem, mas não deu retorno. Para solucionar os casos de inadimplência, algumas operadoras de telefonia fixa resolveram lançar os telefones pré-pagos. Operadoras como a Brasil Telecom, Sercomtel e Vésper já lançaram seus serviços nesse sistema, que funciona da mesma maneira que o sistema utilizado na telefonia celular. O consumidor habilita o aparelho e compra créditos que variam de R$ 15,00 a R$ 99,00 e valem por até 140 dias. (veja mais detalhes no link abaixo). Procon-SP é contra cadastro A Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, tem posição contrária à criação do cadastro único de inadimplentes. "O assunto telefonia é o mais recebe queixas de consumidores em São Paulo. As empresas têm que pensar em melhorar seus serviços de informação ao cliente e, depois, criar um cadastro de inadimplentes", critica a assistente de direção do Procon-SP, Sônia Cristina Amaro. Ela ressalta que os problemas com cobranças indevidas, não reconhecimento de ligações e o aumento demasiado no número de pulsos são as principais queixas do consumidor. A assistente de direção do Procon-SP avalia que as operadoras não informam adequadamente seus consumidores sobre o sistema de tarifação e cobrança de serviços. "O consumidor se torna inadimplente por falta de informação ou por erro da operadora na cobrança de pulsos e ligações interurbanas", explica Sônia Cristina. O assunto telefonia foi bicampeão de reclamações do Procon-SP em 2001 (veja link abaixo). Cliente inadimplente tem linha cancelada O cliente inadimplente pode perder sua linha em 90 dias. De acordo com a resolução 85 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em caso de atraso no pagamento da fatura mensal, a empresa deve enviar uma correspondência de aviso sobre o atraso 15 dias após o vencimento da conta. Depois de 30 dias do vencimento, as empresas poderão bloquear parcialmente as chamadas, ou seja, o consumidor não consegue fazer ligações, apenas recebe chamadas. Se o consumidor não tiver quitado a dívida 60 dias após o vencimento da fatura, a empresa poderá suspender totalmente o serviço. Após 90 dias de inadimplência, a empresa poderá rescindir o contrato com o consumidor e cortar a linha telefônica. A Anatel prevê que o consumidor tenha de pagar as multas e correção monetária, ou seu nome irá figurar nas listas negras de inadimplentes do Serviço de Proteção de Crédito (SPC).

As operadoras de telefonia fixa pretendem reduzir seus números de inadimplentes. Um grupo de trabalho formado pelas operadoras Telefônica, Telemar, Brasil Telecom, Embratel e Intelig está propondo a criação um cadastro único de inadimplentes. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Telefonia Fixa (Abrafix), o objetivo do projeto é combater os índices de inadimplência. O cadastro seria administrado por uma nova empresa criada pelas operadoras. A Telemar, que atende 16 Estados, registrou em 2001 um índice de inadimplência de 5,9% de seus clientes. A operadora, através de sua assessoria de imprensa, confirmou que faz parte do grupo de trabalho entre operadoras de telefonia que pretende encontrar mecanismos de combate à inadimplência. A Telemar afirma que o cadastro único de inadimplentes é dos instrumentos estudados, mas não existe nenhuma conclusão sobre a sua implementação no mercado. A Embratel bloqueou as ligações com código 21 para 2,5 milhões de clientes no ano passado, segundo a assessoria de imprensa da operadora. A Embratel informou que as operadoras estão estudando implementar um cadastro geral de assinantes, e através deste cadastro controlar os inadimplentes. A Telefônica, também por meio de sua assessoria de imprensa, preferiu não comentar o assunto e nem divulgar seu índice de inadimplência. A Intelig também foi procurada pela reportagem, mas não deu retorno. Para solucionar os casos de inadimplência, algumas operadoras de telefonia fixa resolveram lançar os telefones pré-pagos. Operadoras como a Brasil Telecom, Sercomtel e Vésper já lançaram seus serviços nesse sistema, que funciona da mesma maneira que o sistema utilizado na telefonia celular. O consumidor habilita o aparelho e compra créditos que variam de R$ 15,00 a R$ 99,00 e valem por até 140 dias. (veja mais detalhes no link abaixo). Procon-SP é contra cadastro A Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, tem posição contrária à criação do cadastro único de inadimplentes. "O assunto telefonia é o mais recebe queixas de consumidores em São Paulo. As empresas têm que pensar em melhorar seus serviços de informação ao cliente e, depois, criar um cadastro de inadimplentes", critica a assistente de direção do Procon-SP, Sônia Cristina Amaro. Ela ressalta que os problemas com cobranças indevidas, não reconhecimento de ligações e o aumento demasiado no número de pulsos são as principais queixas do consumidor. A assistente de direção do Procon-SP avalia que as operadoras não informam adequadamente seus consumidores sobre o sistema de tarifação e cobrança de serviços. "O consumidor se torna inadimplente por falta de informação ou por erro da operadora na cobrança de pulsos e ligações interurbanas", explica Sônia Cristina. O assunto telefonia foi bicampeão de reclamações do Procon-SP em 2001 (veja link abaixo). Cliente inadimplente tem linha cancelada O cliente inadimplente pode perder sua linha em 90 dias. De acordo com a resolução 85 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em caso de atraso no pagamento da fatura mensal, a empresa deve enviar uma correspondência de aviso sobre o atraso 15 dias após o vencimento da conta. Depois de 30 dias do vencimento, as empresas poderão bloquear parcialmente as chamadas, ou seja, o consumidor não consegue fazer ligações, apenas recebe chamadas. Se o consumidor não tiver quitado a dívida 60 dias após o vencimento da fatura, a empresa poderá suspender totalmente o serviço. Após 90 dias de inadimplência, a empresa poderá rescindir o contrato com o consumidor e cortar a linha telefônica. A Anatel prevê que o consumidor tenha de pagar as multas e correção monetária, ou seu nome irá figurar nas listas negras de inadimplentes do Serviço de Proteção de Crédito (SPC).

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