Blog dos Colégios

De volta para o passado recente, refletindo o ano escolar


Da mesma forma como nós, escola, fazemos uma análise retrospectiva do ano letivo ponderando resultados, avaliando estratégias e ferramentas utilizadas para a imprescindível atualização, é extremamente oportuno que estudantes e famílias dediquem algum tempo para uma reflexão calma e pacífica sobre o ano escolar. Nos casos de percalços essa reflexão, obviamente, é impositiva, mas não menos necessária do que nos casos de aprovação.

Por Colégio FAAP

Ainda com as cinzas da batalha fumegando, ficam mais vivas na memória os momentos dessa verdadeira guerra que é educar nestes tempos e, assim, rever as causas do sucesso para persegui-las e, também, as dos fracassos para evitá-las.

É muito prejudicial a postura reinante que, findo o período escolar, falar sobre escola e temas correlatos é terreno minado, é tabu a ser evitado como verdadeira maldição.

Pode ser que em tempos digitais a História não mais seja a mestra da vida, dado o vertiginoso ritmo de mudança que vivemos. Mas, nessa história de cada um de nós, parar para refletir é uma ação de verdadeira sobrevivência a que nós e nossos filhos devemos nos habituar.

continua após a publicidade

Insisto, parece que as férias são uma lápide a sepultar a vida escolar de cada ano.

É incrível como pais e filhos, após alguns breves cumprimentos nos casos vitoriosos e alguns comentários mais severos nos fracassos, evitem sentar e fazer uma análise um pouco mais demorada e mais séria, como aquelas que fazem ao reunir a família para discutir um roteiro de viagem.

Esse cuidadoso e refletido retorno ao recente fim do ano escolar pode significar um futuro mais profícuo, a valorização do tempo escolar ou, no mínimo, uma aproximação maior entre pais e filhos.

continua após a publicidade

 

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

 

continua após a publicidade

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

 

 

Ainda com as cinzas da batalha fumegando, ficam mais vivas na memória os momentos dessa verdadeira guerra que é educar nestes tempos e, assim, rever as causas do sucesso para persegui-las e, também, as dos fracassos para evitá-las.

É muito prejudicial a postura reinante que, findo o período escolar, falar sobre escola e temas correlatos é terreno minado, é tabu a ser evitado como verdadeira maldição.

Pode ser que em tempos digitais a História não mais seja a mestra da vida, dado o vertiginoso ritmo de mudança que vivemos. Mas, nessa história de cada um de nós, parar para refletir é uma ação de verdadeira sobrevivência a que nós e nossos filhos devemos nos habituar.

Insisto, parece que as férias são uma lápide a sepultar a vida escolar de cada ano.

É incrível como pais e filhos, após alguns breves cumprimentos nos casos vitoriosos e alguns comentários mais severos nos fracassos, evitem sentar e fazer uma análise um pouco mais demorada e mais séria, como aquelas que fazem ao reunir a família para discutir um roteiro de viagem.

Esse cuidadoso e refletido retorno ao recente fim do ano escolar pode significar um futuro mais profícuo, a valorização do tempo escolar ou, no mínimo, uma aproximação maior entre pais e filhos.

 

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

 

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

 

 

Ainda com as cinzas da batalha fumegando, ficam mais vivas na memória os momentos dessa verdadeira guerra que é educar nestes tempos e, assim, rever as causas do sucesso para persegui-las e, também, as dos fracassos para evitá-las.

É muito prejudicial a postura reinante que, findo o período escolar, falar sobre escola e temas correlatos é terreno minado, é tabu a ser evitado como verdadeira maldição.

Pode ser que em tempos digitais a História não mais seja a mestra da vida, dado o vertiginoso ritmo de mudança que vivemos. Mas, nessa história de cada um de nós, parar para refletir é uma ação de verdadeira sobrevivência a que nós e nossos filhos devemos nos habituar.

Insisto, parece que as férias são uma lápide a sepultar a vida escolar de cada ano.

É incrível como pais e filhos, após alguns breves cumprimentos nos casos vitoriosos e alguns comentários mais severos nos fracassos, evitem sentar e fazer uma análise um pouco mais demorada e mais séria, como aquelas que fazem ao reunir a família para discutir um roteiro de viagem.

Esse cuidadoso e refletido retorno ao recente fim do ano escolar pode significar um futuro mais profícuo, a valorização do tempo escolar ou, no mínimo, uma aproximação maior entre pais e filhos.

 

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

 

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

 

 

Ainda com as cinzas da batalha fumegando, ficam mais vivas na memória os momentos dessa verdadeira guerra que é educar nestes tempos e, assim, rever as causas do sucesso para persegui-las e, também, as dos fracassos para evitá-las.

É muito prejudicial a postura reinante que, findo o período escolar, falar sobre escola e temas correlatos é terreno minado, é tabu a ser evitado como verdadeira maldição.

Pode ser que em tempos digitais a História não mais seja a mestra da vida, dado o vertiginoso ritmo de mudança que vivemos. Mas, nessa história de cada um de nós, parar para refletir é uma ação de verdadeira sobrevivência a que nós e nossos filhos devemos nos habituar.

Insisto, parece que as férias são uma lápide a sepultar a vida escolar de cada ano.

É incrível como pais e filhos, após alguns breves cumprimentos nos casos vitoriosos e alguns comentários mais severos nos fracassos, evitem sentar e fazer uma análise um pouco mais demorada e mais séria, como aquelas que fazem ao reunir a família para discutir um roteiro de viagem.

Esse cuidadoso e refletido retorno ao recente fim do ano escolar pode significar um futuro mais profícuo, a valorização do tempo escolar ou, no mínimo, uma aproximação maior entre pais e filhos.

 

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

 

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

 

 

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.