<!-- eestatísticas -->Diferença entre escola pública e paga é maior até 8.ª série


Levantamento da FGV mostra que, no ensino médio, as estruturas são mais parecidas do que no ensino fundamental

Por Agencia Estado

As escolas públicas de ensino fundamental estão menos equipadas do que as de ensino médio, se comparadas com as instituições privadas. A conclusão é de um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). Levando em conta a existência de laboratório de ciências, quadras de esporte, acesso a internet e bibliotecas, a distância entre as redes de ensino, já conhecida, mostra-se maior no ensino fundamental. "A diferença de infra-estrutura e acesso a recursos no ensino médio entre públicas e privadas não é tão grande. Já no ensino fundamental, sim. Aí as particulares estão bem mais à frente nesses quesitos", afirma o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, responsável pelo levantamento. Aparelhando Segundo Quadros, setor público está se aparelhando. Mas, por enquanto, o hiato entre as redes ainda é maior no ensino fundamental. "Acredito que seja pela forma como foi expandida a rede de ensino fundamental e a de ensino médio. Na primeira, a grande quantidade de escolas por todo o País foi priorizada. No ensino médio, houve preocupação maior com os equipamentos." O levantamento, chamado O Ensino Privado em Números, foi feito com dados de 2003. Além das comparações entre as redes, a pesquisa mostrou a participação do setor na economia, a oferta de vagas, de salários e a série histórica dos últimos cinco anos em relação à expansão de vagas e de alunos. Existem no País 169.075 unidades de ensino fundamental e 21.980 de ensino médio, entre públicas e privadas. Padrões mínimos Segundo o coordenador de padrões mínimos nas escolas públicas do MEC, Rodolfo Costa, o ministério exige que elas disponham de bibliotecas, laboratórios de ciência, de informática com acesso a internet e quadras esportivas, o que em grande parte das instituições não ocorre, de acordo com o levantamento da FGV. O Secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalita, explica que o ensino médio nas escolas particulares oferece melhor estrutura pela preocupação em relação ao vestibular. Já na rede pública, a realidade é outra: faltam recursos. "Isso gera atraso muito grande. Esses índices são vergonhosos." Oferta maior, demanda menor O coordenador do programa de melhoria e expansão do ensino médio do MEC, Cesar Steinhorst, explica que as autoridades públicas "potencializam os investimentos no ensino médio", o que leva também a uma deficiência na hora de receber os alunos que se formam na 8.ª série. O estudo mostra, como um dado preocupante, que as escolas particulares têm detectado que a oferta de vagas vem crescendo, enquanto a demanda diminui. De 1999 a 2002, cresceu em 10% o número de estabelecimentos no ensino fundamental, mas as matrículas diminuíram 1,3%. No ensino médio, a mesma tendência: 11,2% e 8,3%, respectivamente.      estatísticas de educação

As escolas públicas de ensino fundamental estão menos equipadas do que as de ensino médio, se comparadas com as instituições privadas. A conclusão é de um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). Levando em conta a existência de laboratório de ciências, quadras de esporte, acesso a internet e bibliotecas, a distância entre as redes de ensino, já conhecida, mostra-se maior no ensino fundamental. "A diferença de infra-estrutura e acesso a recursos no ensino médio entre públicas e privadas não é tão grande. Já no ensino fundamental, sim. Aí as particulares estão bem mais à frente nesses quesitos", afirma o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, responsável pelo levantamento. Aparelhando Segundo Quadros, setor público está se aparelhando. Mas, por enquanto, o hiato entre as redes ainda é maior no ensino fundamental. "Acredito que seja pela forma como foi expandida a rede de ensino fundamental e a de ensino médio. Na primeira, a grande quantidade de escolas por todo o País foi priorizada. No ensino médio, houve preocupação maior com os equipamentos." O levantamento, chamado O Ensino Privado em Números, foi feito com dados de 2003. Além das comparações entre as redes, a pesquisa mostrou a participação do setor na economia, a oferta de vagas, de salários e a série histórica dos últimos cinco anos em relação à expansão de vagas e de alunos. Existem no País 169.075 unidades de ensino fundamental e 21.980 de ensino médio, entre públicas e privadas. Padrões mínimos Segundo o coordenador de padrões mínimos nas escolas públicas do MEC, Rodolfo Costa, o ministério exige que elas disponham de bibliotecas, laboratórios de ciência, de informática com acesso a internet e quadras esportivas, o que em grande parte das instituições não ocorre, de acordo com o levantamento da FGV. O Secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalita, explica que o ensino médio nas escolas particulares oferece melhor estrutura pela preocupação em relação ao vestibular. Já na rede pública, a realidade é outra: faltam recursos. "Isso gera atraso muito grande. Esses índices são vergonhosos." Oferta maior, demanda menor O coordenador do programa de melhoria e expansão do ensino médio do MEC, Cesar Steinhorst, explica que as autoridades públicas "potencializam os investimentos no ensino médio", o que leva também a uma deficiência na hora de receber os alunos que se formam na 8.ª série. O estudo mostra, como um dado preocupante, que as escolas particulares têm detectado que a oferta de vagas vem crescendo, enquanto a demanda diminui. De 1999 a 2002, cresceu em 10% o número de estabelecimentos no ensino fundamental, mas as matrículas diminuíram 1,3%. No ensino médio, a mesma tendência: 11,2% e 8,3%, respectivamente.      estatísticas de educação

As escolas públicas de ensino fundamental estão menos equipadas do que as de ensino médio, se comparadas com as instituições privadas. A conclusão é de um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). Levando em conta a existência de laboratório de ciências, quadras de esporte, acesso a internet e bibliotecas, a distância entre as redes de ensino, já conhecida, mostra-se maior no ensino fundamental. "A diferença de infra-estrutura e acesso a recursos no ensino médio entre públicas e privadas não é tão grande. Já no ensino fundamental, sim. Aí as particulares estão bem mais à frente nesses quesitos", afirma o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, responsável pelo levantamento. Aparelhando Segundo Quadros, setor público está se aparelhando. Mas, por enquanto, o hiato entre as redes ainda é maior no ensino fundamental. "Acredito que seja pela forma como foi expandida a rede de ensino fundamental e a de ensino médio. Na primeira, a grande quantidade de escolas por todo o País foi priorizada. No ensino médio, houve preocupação maior com os equipamentos." O levantamento, chamado O Ensino Privado em Números, foi feito com dados de 2003. Além das comparações entre as redes, a pesquisa mostrou a participação do setor na economia, a oferta de vagas, de salários e a série histórica dos últimos cinco anos em relação à expansão de vagas e de alunos. Existem no País 169.075 unidades de ensino fundamental e 21.980 de ensino médio, entre públicas e privadas. Padrões mínimos Segundo o coordenador de padrões mínimos nas escolas públicas do MEC, Rodolfo Costa, o ministério exige que elas disponham de bibliotecas, laboratórios de ciência, de informática com acesso a internet e quadras esportivas, o que em grande parte das instituições não ocorre, de acordo com o levantamento da FGV. O Secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalita, explica que o ensino médio nas escolas particulares oferece melhor estrutura pela preocupação em relação ao vestibular. Já na rede pública, a realidade é outra: faltam recursos. "Isso gera atraso muito grande. Esses índices são vergonhosos." Oferta maior, demanda menor O coordenador do programa de melhoria e expansão do ensino médio do MEC, Cesar Steinhorst, explica que as autoridades públicas "potencializam os investimentos no ensino médio", o que leva também a uma deficiência na hora de receber os alunos que se formam na 8.ª série. O estudo mostra, como um dado preocupante, que as escolas particulares têm detectado que a oferta de vagas vem crescendo, enquanto a demanda diminui. De 1999 a 2002, cresceu em 10% o número de estabelecimentos no ensino fundamental, mas as matrículas diminuíram 1,3%. No ensino médio, a mesma tendência: 11,2% e 8,3%, respectivamente.      estatísticas de educação

As escolas públicas de ensino fundamental estão menos equipadas do que as de ensino médio, se comparadas com as instituições privadas. A conclusão é de um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). Levando em conta a existência de laboratório de ciências, quadras de esporte, acesso a internet e bibliotecas, a distância entre as redes de ensino, já conhecida, mostra-se maior no ensino fundamental. "A diferença de infra-estrutura e acesso a recursos no ensino médio entre públicas e privadas não é tão grande. Já no ensino fundamental, sim. Aí as particulares estão bem mais à frente nesses quesitos", afirma o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, responsável pelo levantamento. Aparelhando Segundo Quadros, setor público está se aparelhando. Mas, por enquanto, o hiato entre as redes ainda é maior no ensino fundamental. "Acredito que seja pela forma como foi expandida a rede de ensino fundamental e a de ensino médio. Na primeira, a grande quantidade de escolas por todo o País foi priorizada. No ensino médio, houve preocupação maior com os equipamentos." O levantamento, chamado O Ensino Privado em Números, foi feito com dados de 2003. Além das comparações entre as redes, a pesquisa mostrou a participação do setor na economia, a oferta de vagas, de salários e a série histórica dos últimos cinco anos em relação à expansão de vagas e de alunos. Existem no País 169.075 unidades de ensino fundamental e 21.980 de ensino médio, entre públicas e privadas. Padrões mínimos Segundo o coordenador de padrões mínimos nas escolas públicas do MEC, Rodolfo Costa, o ministério exige que elas disponham de bibliotecas, laboratórios de ciência, de informática com acesso a internet e quadras esportivas, o que em grande parte das instituições não ocorre, de acordo com o levantamento da FGV. O Secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalita, explica que o ensino médio nas escolas particulares oferece melhor estrutura pela preocupação em relação ao vestibular. Já na rede pública, a realidade é outra: faltam recursos. "Isso gera atraso muito grande. Esses índices são vergonhosos." Oferta maior, demanda menor O coordenador do programa de melhoria e expansão do ensino médio do MEC, Cesar Steinhorst, explica que as autoridades públicas "potencializam os investimentos no ensino médio", o que leva também a uma deficiência na hora de receber os alunos que se formam na 8.ª série. O estudo mostra, como um dado preocupante, que as escolas particulares têm detectado que a oferta de vagas vem crescendo, enquanto a demanda diminui. De 1999 a 2002, cresceu em 10% o número de estabelecimentos no ensino fundamental, mas as matrículas diminuíram 1,3%. No ensino médio, a mesma tendência: 11,2% e 8,3%, respectivamente.      estatísticas de educação

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