No início do ano, quando a Escola recebe as crianças, se estabelece um processo ativo, de construção, de novos conhecimentos, e de vínculos.
Ao longo do período letivo as crianças têm oportunidades de construir referências a partir de suas vivências e experiências. Agora a Escola avalia todo esse percurso pensando na passagem de um ciclo para outro.
A Escola está preparada para mudanças que não devem ser vistas como obstáculos, mas sim como conquistas pessoais das crianças, necessárias e importantes para o seu crescimento.
Porém, muitas famílias se preocupam em como será o próximo ano, como serão as novas relações. A confiança e a parceria com a Escola são fundamentais para tranquilizar corações e fazer desse processo de passagem um momento tranquilo e natural.
referencePara as crianças, fazerem parte de novos grupos é muito mais fácil do que imaginamos. A inserção em novos grupos promove o desenvolvimento da personalidade e evita os papéis permanentes - a mais tímida, a mais boazinha, a mais levada - comuns nos grupos fechados, com os mesmos amigos.
As famílias devem entender que as crianças mudam a cada ano. Amadurecem, crescem, começam a resolver os conflitos com mais autonomia.
Vamos apostar nesse crescimento, encerrando um ciclo e iniciando outro com segurança e receptividade.
Márcia R. de FreitasCoordenadora Pedagógica de 0 a 3 anos na Escola Villare de Educação Infantil
Cilene Iatalesi FerrariCoordenadora Pedagógica de 4 e 5 anos na Escola Villare de Educação Infantil