Do mar ao céu: tons de azul são eleitos cores do ano por marcas de tinta


Para 2020, Sherwin-Williams, Suvinil e Coral apostam na cor calma e relaxante

Por Ana Lourenço
Tons de azul foram eleitos pelas grandes marcas como Cor do Ano de 2020. Tonalidade transmite relaxamento e desprendimento das tecnologias atuais Foto: Renato Navarro

É impossível negar o poder de uma cor. Apesar de todo simbolismo que ronda a forma dos objetos, as cores dão vida a cada item da decoração, garantindo alegria e contraste nos ambientes. Por isso mesmo, determinar a cor de um ano é assunto sério para as marcas de tintas. E aparentemente, todas chegaram a uma só conclusão: azul. A cor conhecida por sugerir calma e relaxamento foi a aposta das marcas Sherwin-Williams, Suvinil e Coral para 2020. 

"Nos últimos 10 anos, vimos a cor caminhar de tons frios em direção a tons de neutros mais calorosos, passando pelos terrosos e agora estamos de volta aoazul. Na próxima década, as combinações chave incluirão cada vez mais as cores presentes na natureza, inspirações em pedras e recursos naturais, materiais sustentáveis, além do preto, branco e azul marinho para um visual atemporal" afirma Patrícia Fecci, especialista em cor e tintas, Vice-presidente da Procor e membro Color Marketing Group.

continua após a publicidade

"Estamos entrando em 2020 repensando nossos valores, buscando novas formas de relacionamento com o mundo e de equilibrar nosso bem-estar com a tecnologia que nos cerca. Estamos em constante estado de mudança e, ao ressignificar nossas vidas, procuramos contemplar nossos desejos, entre eles a necessidade de relaxamento. Daí a cor", analisa Juliana Hosken, diretora de Marketing da Suvinil.

Confira os três tons escolhidos: 

Naval, da Sherwin-Williams

continua após a publicidade
Naval, da Sherwin-Williams Foto: Sherwin Williams

Um tom de azul-marinho foi eleito favorito pela empresa Sherwin-Williams. A Naval SW 6244 é um azul rico em inspirações marinhas que encontra o equilíbrio entre a calma e a ousadia. 

De acordo com os representantes, a cor é muito mais do que um componente estético em um espaço, mas sim um claro indicador de como você se sente nele. "Naval é uma reminiscência do céu noturno, onde há séculos as pessoas se guiavam para obter orientação, admiravam e contemplavam", afirma Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams.

continua após a publicidade

Com inspiração no apogeu do estilo Art Deco no anos 20, Naval combina com mármore, metais diversos, materiais naturais como o couro, além de ajudar a destacar itens de design. Versátil, a cor serve como segunda plano ou pode desempenhar papel de protagonista. 

Mantra, da Suvinil

Mantra, da Suvinil Foto: Renato Navarro
continua após a publicidade

Já a Suvinil, definiu a Mantra como cor de 2020. De acordo com a empresa, escolher somente um tom para um mundo em constante mudança como o nosso era muito pouco, por isso Mantra é uma nuance inédita de verde azulado que se dilui em outros dois subtons: Horizonte e Contemplação. E justamente por trazer os sentimentos que levam o nome, foi apelidada de Mantra. 

Além da cor 2020, o estudo Suvinil Revela 2020, traz 35 tonalidades para compor a cartela de combinações do ano que vem chegando, dividido nos temas: repenso, adapto e equilibro. 

A ideia é refletir na questão “O que é casa para você hoje?”. De acordo com os representantes, antigamente o valor das coisas estava na praticidade ou na estética. Hoje, os objetos são avaliados pela ética e história que cada peça carrega. Por isso o azul, sinônimo de liberdade e, por se tratar de uma nuance, de mutação.

continua após a publicidade

Praça no Inverno, da Coral

Praça no Inverno, da Coral Foto: Coral

Um tom delicado entre o verde, o azul e o cinza compõe a Praça no Inverno, cor do ano para 2020 de acordo com as tintas Coral. 

continua após a publicidade

Com o avanço da tecnologia, aspectos da vida moderna que nos desconectam dela ganham importancia. Trazendo consigo um desejo de cuidar mais de si mesmo, dos outros e da natureza.

"Buscamos espaços onde podemos contemplar nosso futuro, considerar nosso propósito no mundo, locais onde nos conectamos com amigos, família, nosso meio e a natureza. Onde possamos nos expressar e ser nós mesmos. Azul tem tudo a ver com esta sensação", explica Fernanda Figueiredo, gerente de cores e comunicação de marca da área de Tintas Decorativas da AkzoNobel na América do Sul.

Tons de azul foram eleitos pelas grandes marcas como Cor do Ano de 2020. Tonalidade transmite relaxamento e desprendimento das tecnologias atuais Foto: Renato Navarro

É impossível negar o poder de uma cor. Apesar de todo simbolismo que ronda a forma dos objetos, as cores dão vida a cada item da decoração, garantindo alegria e contraste nos ambientes. Por isso mesmo, determinar a cor de um ano é assunto sério para as marcas de tintas. E aparentemente, todas chegaram a uma só conclusão: azul. A cor conhecida por sugerir calma e relaxamento foi a aposta das marcas Sherwin-Williams, Suvinil e Coral para 2020. 

"Nos últimos 10 anos, vimos a cor caminhar de tons frios em direção a tons de neutros mais calorosos, passando pelos terrosos e agora estamos de volta aoazul. Na próxima década, as combinações chave incluirão cada vez mais as cores presentes na natureza, inspirações em pedras e recursos naturais, materiais sustentáveis, além do preto, branco e azul marinho para um visual atemporal" afirma Patrícia Fecci, especialista em cor e tintas, Vice-presidente da Procor e membro Color Marketing Group.

"Estamos entrando em 2020 repensando nossos valores, buscando novas formas de relacionamento com o mundo e de equilibrar nosso bem-estar com a tecnologia que nos cerca. Estamos em constante estado de mudança e, ao ressignificar nossas vidas, procuramos contemplar nossos desejos, entre eles a necessidade de relaxamento. Daí a cor", analisa Juliana Hosken, diretora de Marketing da Suvinil.

Confira os três tons escolhidos: 

Naval, da Sherwin-Williams

Naval, da Sherwin-Williams Foto: Sherwin Williams

Um tom de azul-marinho foi eleito favorito pela empresa Sherwin-Williams. A Naval SW 6244 é um azul rico em inspirações marinhas que encontra o equilíbrio entre a calma e a ousadia. 

De acordo com os representantes, a cor é muito mais do que um componente estético em um espaço, mas sim um claro indicador de como você se sente nele. "Naval é uma reminiscência do céu noturno, onde há séculos as pessoas se guiavam para obter orientação, admiravam e contemplavam", afirma Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams.

Com inspiração no apogeu do estilo Art Deco no anos 20, Naval combina com mármore, metais diversos, materiais naturais como o couro, além de ajudar a destacar itens de design. Versátil, a cor serve como segunda plano ou pode desempenhar papel de protagonista. 

Mantra, da Suvinil

Mantra, da Suvinil Foto: Renato Navarro

Já a Suvinil, definiu a Mantra como cor de 2020. De acordo com a empresa, escolher somente um tom para um mundo em constante mudança como o nosso era muito pouco, por isso Mantra é uma nuance inédita de verde azulado que se dilui em outros dois subtons: Horizonte e Contemplação. E justamente por trazer os sentimentos que levam o nome, foi apelidada de Mantra. 

Além da cor 2020, o estudo Suvinil Revela 2020, traz 35 tonalidades para compor a cartela de combinações do ano que vem chegando, dividido nos temas: repenso, adapto e equilibro. 

A ideia é refletir na questão “O que é casa para você hoje?”. De acordo com os representantes, antigamente o valor das coisas estava na praticidade ou na estética. Hoje, os objetos são avaliados pela ética e história que cada peça carrega. Por isso o azul, sinônimo de liberdade e, por se tratar de uma nuance, de mutação.

Praça no Inverno, da Coral

Praça no Inverno, da Coral Foto: Coral

Um tom delicado entre o verde, o azul e o cinza compõe a Praça no Inverno, cor do ano para 2020 de acordo com as tintas Coral. 

Com o avanço da tecnologia, aspectos da vida moderna que nos desconectam dela ganham importancia. Trazendo consigo um desejo de cuidar mais de si mesmo, dos outros e da natureza.

"Buscamos espaços onde podemos contemplar nosso futuro, considerar nosso propósito no mundo, locais onde nos conectamos com amigos, família, nosso meio e a natureza. Onde possamos nos expressar e ser nós mesmos. Azul tem tudo a ver com esta sensação", explica Fernanda Figueiredo, gerente de cores e comunicação de marca da área de Tintas Decorativas da AkzoNobel na América do Sul.

Tons de azul foram eleitos pelas grandes marcas como Cor do Ano de 2020. Tonalidade transmite relaxamento e desprendimento das tecnologias atuais Foto: Renato Navarro

É impossível negar o poder de uma cor. Apesar de todo simbolismo que ronda a forma dos objetos, as cores dão vida a cada item da decoração, garantindo alegria e contraste nos ambientes. Por isso mesmo, determinar a cor de um ano é assunto sério para as marcas de tintas. E aparentemente, todas chegaram a uma só conclusão: azul. A cor conhecida por sugerir calma e relaxamento foi a aposta das marcas Sherwin-Williams, Suvinil e Coral para 2020. 

"Nos últimos 10 anos, vimos a cor caminhar de tons frios em direção a tons de neutros mais calorosos, passando pelos terrosos e agora estamos de volta aoazul. Na próxima década, as combinações chave incluirão cada vez mais as cores presentes na natureza, inspirações em pedras e recursos naturais, materiais sustentáveis, além do preto, branco e azul marinho para um visual atemporal" afirma Patrícia Fecci, especialista em cor e tintas, Vice-presidente da Procor e membro Color Marketing Group.

"Estamos entrando em 2020 repensando nossos valores, buscando novas formas de relacionamento com o mundo e de equilibrar nosso bem-estar com a tecnologia que nos cerca. Estamos em constante estado de mudança e, ao ressignificar nossas vidas, procuramos contemplar nossos desejos, entre eles a necessidade de relaxamento. Daí a cor", analisa Juliana Hosken, diretora de Marketing da Suvinil.

Confira os três tons escolhidos: 

Naval, da Sherwin-Williams

Naval, da Sherwin-Williams Foto: Sherwin Williams

Um tom de azul-marinho foi eleito favorito pela empresa Sherwin-Williams. A Naval SW 6244 é um azul rico em inspirações marinhas que encontra o equilíbrio entre a calma e a ousadia. 

De acordo com os representantes, a cor é muito mais do que um componente estético em um espaço, mas sim um claro indicador de como você se sente nele. "Naval é uma reminiscência do céu noturno, onde há séculos as pessoas se guiavam para obter orientação, admiravam e contemplavam", afirma Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams.

Com inspiração no apogeu do estilo Art Deco no anos 20, Naval combina com mármore, metais diversos, materiais naturais como o couro, além de ajudar a destacar itens de design. Versátil, a cor serve como segunda plano ou pode desempenhar papel de protagonista. 

Mantra, da Suvinil

Mantra, da Suvinil Foto: Renato Navarro

Já a Suvinil, definiu a Mantra como cor de 2020. De acordo com a empresa, escolher somente um tom para um mundo em constante mudança como o nosso era muito pouco, por isso Mantra é uma nuance inédita de verde azulado que se dilui em outros dois subtons: Horizonte e Contemplação. E justamente por trazer os sentimentos que levam o nome, foi apelidada de Mantra. 

Além da cor 2020, o estudo Suvinil Revela 2020, traz 35 tonalidades para compor a cartela de combinações do ano que vem chegando, dividido nos temas: repenso, adapto e equilibro. 

A ideia é refletir na questão “O que é casa para você hoje?”. De acordo com os representantes, antigamente o valor das coisas estava na praticidade ou na estética. Hoje, os objetos são avaliados pela ética e história que cada peça carrega. Por isso o azul, sinônimo de liberdade e, por se tratar de uma nuance, de mutação.

Praça no Inverno, da Coral

Praça no Inverno, da Coral Foto: Coral

Um tom delicado entre o verde, o azul e o cinza compõe a Praça no Inverno, cor do ano para 2020 de acordo com as tintas Coral. 

Com o avanço da tecnologia, aspectos da vida moderna que nos desconectam dela ganham importancia. Trazendo consigo um desejo de cuidar mais de si mesmo, dos outros e da natureza.

"Buscamos espaços onde podemos contemplar nosso futuro, considerar nosso propósito no mundo, locais onde nos conectamos com amigos, família, nosso meio e a natureza. Onde possamos nos expressar e ser nós mesmos. Azul tem tudo a ver com esta sensação", explica Fernanda Figueiredo, gerente de cores e comunicação de marca da área de Tintas Decorativas da AkzoNobel na América do Sul.

Tons de azul foram eleitos pelas grandes marcas como Cor do Ano de 2020. Tonalidade transmite relaxamento e desprendimento das tecnologias atuais Foto: Renato Navarro

É impossível negar o poder de uma cor. Apesar de todo simbolismo que ronda a forma dos objetos, as cores dão vida a cada item da decoração, garantindo alegria e contraste nos ambientes. Por isso mesmo, determinar a cor de um ano é assunto sério para as marcas de tintas. E aparentemente, todas chegaram a uma só conclusão: azul. A cor conhecida por sugerir calma e relaxamento foi a aposta das marcas Sherwin-Williams, Suvinil e Coral para 2020. 

"Nos últimos 10 anos, vimos a cor caminhar de tons frios em direção a tons de neutros mais calorosos, passando pelos terrosos e agora estamos de volta aoazul. Na próxima década, as combinações chave incluirão cada vez mais as cores presentes na natureza, inspirações em pedras e recursos naturais, materiais sustentáveis, além do preto, branco e azul marinho para um visual atemporal" afirma Patrícia Fecci, especialista em cor e tintas, Vice-presidente da Procor e membro Color Marketing Group.

"Estamos entrando em 2020 repensando nossos valores, buscando novas formas de relacionamento com o mundo e de equilibrar nosso bem-estar com a tecnologia que nos cerca. Estamos em constante estado de mudança e, ao ressignificar nossas vidas, procuramos contemplar nossos desejos, entre eles a necessidade de relaxamento. Daí a cor", analisa Juliana Hosken, diretora de Marketing da Suvinil.

Confira os três tons escolhidos: 

Naval, da Sherwin-Williams

Naval, da Sherwin-Williams Foto: Sherwin Williams

Um tom de azul-marinho foi eleito favorito pela empresa Sherwin-Williams. A Naval SW 6244 é um azul rico em inspirações marinhas que encontra o equilíbrio entre a calma e a ousadia. 

De acordo com os representantes, a cor é muito mais do que um componente estético em um espaço, mas sim um claro indicador de como você se sente nele. "Naval é uma reminiscência do céu noturno, onde há séculos as pessoas se guiavam para obter orientação, admiravam e contemplavam", afirma Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams.

Com inspiração no apogeu do estilo Art Deco no anos 20, Naval combina com mármore, metais diversos, materiais naturais como o couro, além de ajudar a destacar itens de design. Versátil, a cor serve como segunda plano ou pode desempenhar papel de protagonista. 

Mantra, da Suvinil

Mantra, da Suvinil Foto: Renato Navarro

Já a Suvinil, definiu a Mantra como cor de 2020. De acordo com a empresa, escolher somente um tom para um mundo em constante mudança como o nosso era muito pouco, por isso Mantra é uma nuance inédita de verde azulado que se dilui em outros dois subtons: Horizonte e Contemplação. E justamente por trazer os sentimentos que levam o nome, foi apelidada de Mantra. 

Além da cor 2020, o estudo Suvinil Revela 2020, traz 35 tonalidades para compor a cartela de combinações do ano que vem chegando, dividido nos temas: repenso, adapto e equilibro. 

A ideia é refletir na questão “O que é casa para você hoje?”. De acordo com os representantes, antigamente o valor das coisas estava na praticidade ou na estética. Hoje, os objetos são avaliados pela ética e história que cada peça carrega. Por isso o azul, sinônimo de liberdade e, por se tratar de uma nuance, de mutação.

Praça no Inverno, da Coral

Praça no Inverno, da Coral Foto: Coral

Um tom delicado entre o verde, o azul e o cinza compõe a Praça no Inverno, cor do ano para 2020 de acordo com as tintas Coral. 

Com o avanço da tecnologia, aspectos da vida moderna que nos desconectam dela ganham importancia. Trazendo consigo um desejo de cuidar mais de si mesmo, dos outros e da natureza.

"Buscamos espaços onde podemos contemplar nosso futuro, considerar nosso propósito no mundo, locais onde nos conectamos com amigos, família, nosso meio e a natureza. Onde possamos nos expressar e ser nós mesmos. Azul tem tudo a ver com esta sensação", explica Fernanda Figueiredo, gerente de cores e comunicação de marca da área de Tintas Decorativas da AkzoNobel na América do Sul.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.