"Eu não sou empreendedor, sou escritor."
(Foto: Gilles Lambert - Unsplash)
Caro Carlos, boa tarde.
(Boa tarde.)
Antes de mais, agradeço a oportunidade que nos deu de analisar o seu original.
(Que bom.)
Depois de termos realizado a análise literária e comercial, reconhecemos na sua obra potencial editorial e, assim sendo, temos a seguinte proposta de edição para lhe apresentar:
(Hum, fiquei ansioso...)
A Profit Editora editará o seu original em livro e também em ebook.
(Aeeeee!!!)
O preço de venda ao público da obra será de 40 reais.
(Acho justo!)
O autor compromete-se a adquirir 250 exemplares do livro a 35 reais cada.
(Espera aí, calma. Deixa eu fazer uma conta rápida aqui. Hummmm, cacilda, vai dar mais de oito mil reais!)
A Profit Editora compromete-se a distribuir a obra por todo o país, colocando-a em todas as livrarias que a desejem, com especial enfoque para a sua cidade, recebendo o autor 30% do preço de capa como pagamento de direitos autorais se o livro for vendido através do site da Profit Editora e 10% se o livro for vendido através de qualquer outra livraria ou plataforma.
(Um momento, isso não é não forçar uma mão? Se vendo num lugar recebo 30%, se vendo em outro recebo só 10%?)
A obra será também publicada em ebook, no formato epub, com o preço de nove reais. O autor recebe 25%, como pagamento de direitos de autor, sobre cada cópia vendida. O ebook estará disponível, além do site da Profit Editora, em diversas livrarias virtuais.
(É o mínimo, concorda?)
A Profit Editora organizará o lançamento. No local e posteriores apresentações poderão ser vendidos os exemplares previamente adquiridos pelo autor, desde que seja fora de livraria, para assim poder reaver com lucro o seu investimento na aquisição dos exemplares que viabilizaram a edição.
(Como se desvencilhar de 250 livros hoje em dia, de mão em mão, fosse como vender pão quente...)
Nossa sugestão é que o primeiro lançamento não seja feito numa livraria, para que possa vender seus próprios exemplares e recuperar o capital investido. Pois, no caso de lançamento em livrarias, os livros deverão ser fornecidos pela editora e não pelo autor.
(Espertalhões vocês...)
O design de convites e cartazes para promoção e divulgação do lançamento da obra são a cargo da Profit Editora e não têm qualquer custo para o autor.
(Nossa, fiquei emocionado agora!)
Todas estas condições serão feitas num contrato de edição.
(Jura?)
Algo que o senhor queira acrescentar sobre nossa proposta?
(Pode usar palavrão?)