Em um dos momentos mais emocionantes do jogo de abertura da Copa do Mundo, o experiente atacante Raúl Jiménez, de 35 anos, marcou o gol da vitória do México por 2 a 0 contra a África do Sul, nesta quinta-feira, e fez o Estádio Azteca, na Cidade do México, explodir em festa. O lance simboliza a trajetória de superação do segundo maior artilheiro da história da seleção, que enfrentou uma grave lesão no crânio em 2020 e desde então atua com uma proteção na cabeça.
Leia Também:
A grave lesão aconteceu em novembro de 2020, no duelo entre Wolverhampton e Arsenal, em uma partida da Premier League. Após uma dividida de cabeça com o zagueiro brasileiro David Luiz, o atacante ficou inconsciente em campo e deixou o Emirates Stadium, em Londres, imobilizado. Na sequência, precisou passar por uma cirurgia de emergência.
A recuperação foi longa e exigiu cuidados intensivos. Jiménez ficou cerca de oito meses afastado dos gramados, e sua carreira no alto nível chegou a ser questionada. Desde então, ele passou a usar uma proteção na cabeça para continuar jogando, equipamento que retirou durante a emocionante comemoração do gol contra os sul-africanos.
Este é o quarto Mundial da carreira do atacante, que disputou as edições de 2014, 2018 e 2022. O gol marcado foi o primeiro dele em Copas do Mundo e coroou uma atuação de protagonismo. E nada mais simbólico do que um gol de cabeça, aos 22 minutos do segundo tempo, após belo cruzamento de Roberto Alvarado.
Com o gol de hoje, Jiménez chegou aos 46 gols e empatou com o histórico cabeceador Jared Borgetti como o segundo maior artilheiro da história do México. Eles estão atrás de Javier “Chicharito” Hernández, ex-Real Madrid e Manchester United, que soma 52 gols pela seleção.