Corinthians e Grêmio fizeram o jogo com mais gols do Brasileirão de 2023 e empataram por 4 a 4 em partida atrasada da 15ª rodada e disputada na Neo Química Arena nesta segunda-feira. Com duas viradas e um duelo repleto de oportunidades para os dois lados, os times alternaram altos e baixos durante os 90 minutos e terminaram somando um ponto cada um.
Com a igualdade, os rivais ficam longe de seus objetivos na competição. O Corinthians chega aos 26 pontos e vê a zona de rebaixamento um pouco mais perto. Já o Grêmio chegou aos 40, continua dentro do G-4, mas perde a chance de encostar em Palmeiras e Botafogo.
“Eu sei que falam que o Corinthians é o time onde tudo é sofrido, mas temos de melhorar. Não podemos tomar tantos gols. Hoje era um jogo que a gente precisava vencer. Temos de melhorar e temos muito onde melhorar. Não pode acontecer, temos de evoluir o quanto antes. Foi um jogo louco, mas temos de melhorar”, comentou Lucas Veríssimo na saída do campo.
Mesmo com o time titular quase completo, o Corinthians não se encontrou no gramado da Neo Química Arena no primeiro tempo. Sem ‘conseguir colocar’ Renato Augusto no jogo, o time paulista pouco manteve a posse de bola e, ainda no início, o Grêmio assumiu o controle e conseguiu marcar.
Aos 20 minutos, Nathan tabelou com Cristaldo, invadiu a área pela direita e bateu rasteiro cruzado para vencer Cássio e abrir o placar em São Paulo. O Corinthians pareceu sentir o gol e o time gaúcho não perdeu a chance de dobrar a vantagem. Aos 28, Reinaldo cruzou da esquerda e Cristaldo quase não precisou saltar para desviar e fazer o segundo.
TRÊS GOLS EM SETE MINUTOS
Perdendo em casa, o Corinthians se lançou ao ataque. Com a torcida empurrando o time nas arquibancadas, a equipe soube achar os espaços e virou o jogo em seis minutos. Aos 44, Renato Augusto foi derrubado por Villasanti na área e Fábio Santos aproveitou a cobrança do pênalti para diminuir. Aos 49, Rojas cobrou escanteio na área gaúcha, Lucas Veríssimo subiu sozinho, desviou e deixou tudo igual. Com a torcida fazendo a festa pelo empate, o time de Luxemburgo conseguiu a virada. Aos 51, Maycon levantou na área, Yuri Alberto apareceu livre para cabecear, fazer o 3 a 2 e aumentar a comemoração.
MAIS GOLS
A segunda etapa começou como a primeira. Tendo mais a bola, o Grêmio apostou na troca de passes, conseguiu envolver a defesa paulista e voltou a marcar. Aos cinco minutos, Galdino recebeu de JP Galvão na direita, trouxe para o meio, passou por dois e finalizou forte para deixar tudo igual: 3 a 3. Na sequência, aos 12, Suárez tabelou com Villasanti, entrou na área pela direita e chutou de bico para virar a partida.
Mais uma vez atrás do placar em casa, o Corinthians tentou mudar o ritmo do confronto. Com Giuliano e Wesley saindo do banco de reservas, o time conseguiu outro empate aos 21. Na reta final, os dois times pareceram sentir o ritmo do jogo. Apesar de as chances para mais gols aparacerem, Corinthians e Grêmio pecaram na eficiência e não conseguiram mais balançar as redes. Nos acréscimos, o time gaúcho reclamou de um pênalti não marcado. Na visão da equipe de Porto Alegre, o toque de mão de Yuri Alberto após cruzamento de Ferreira deveria ser anotado. Apesar das reclamações, o árbitro e o VAR mandaram o jogo seguir.
CORINTHIANS 4 X 4 GRÊMIO
- CORINTHIANS - Cássio; Fágner, Lucas Verissimo, Caetano e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Giuliano), Maycon (Cantillo), Renato Augusto e Rojas (Gustavo Mosquito); Pedro (Wesley) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
- GRÊMIO - Gabriel Grando; Fábio, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Villasanti, Nathan (Galdino) e Cristaldo (Ferreira); JP Galvão (André) e Suárez (Luan). Técnico: Renato Gaúcho.
- GOLS - Nathan, aos 20 minutos do 1º tempo, Cristaldo, aos 28 minutos do 1º tempo, Fábio Santos, aos 44 minutos do 1º tempo, Lucas Veríssimo, aos 49 minutos do 1º tempo, Yuri Alberto, aos 51 minutos do 1º tempo, Galdino, aos 5 minutos do 2º tempo, Suárez, aos 12 minutos do 2º tempo, Giuliano, aos 21 minutos do 2º tempo.
- CARTÕES AMARELOS - Fábio Santos, Kannemann
- ARBITRAGEM - Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
- PÚBLICO - 36.076 pessoas
- RENDA - R$ 2.081.321,00
- LOCAL - Neo Química Arena, São Paulo.