Análise|Corinthians depende de Yuri Alberto de novo e vence Novorizontino para avançar na Copa do Brasil


Dorival Júnior monta equipe com dificuldades na criação, mas camisa 9 resolve nos acréscimos do segundo tempo

Por Leonardo Catto
Atualização:

O Corinthians vai às oitavas de final da Copa do Brasil. Após bater o Novorizontino por 1 a 0 no primeiro jogo, o time apenas administrou o placar e criou mal, mas contou com Yuri Alberto para vencer por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Neo Química Arena.

A estratégia foi arriscada, já que o time visitante chegou a atacar melhor em alguns momentos da partida e se mostrou determinado a buscar a vaga inédita. A equipe de Dorival Júnior penou para criar chances claras e chegou mais próximo do gol adversário por meio de cruzamentos.

continua após a publicidade

Os corintianos voltam a campo no sábado, pelo Brasileirão. O adversário será o Atlético-MG, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, na terça-feira, a equipe joga a vida a Sul-Americana, contra o Huracán, na Argentina.

Yuri Alberto volta a ser decisivo para um Corinthians que pouco consegue criar coletivamente. Foto: Caio De Sousa/Pera Photo Press

Os dois times já tinham criado boas chances com apenas 10 minutos de jogo. Raniele chegou a finalizar dentro da área, mas o chute saiu mascado. Do outro lado, o Novorizontino teve chance ainda mais clara, com Jean, que bateu por cima.

continua após a publicidade

O time do técnico Umerto Louzer mostrou passou, com o tempo, mostrar mais organização para buscar o ataque. Já Dorival Júnior fez seu time priorizar a posse de bola.

O Corinthians sofreu do mesmo problema que no duelo contra o Santos. O meio de campo tinha dificuldade a articulação, o que não era sanado com Igor Coronado. Yuri Alberto ficava isolado na frente.

Os minutos finais da primeira etapa, contudo, foram de crescimento do time casa. O Corinthians passou, então, a pressionar na área do Novorizontino e com uma sequência de escanteios, mas foi para o vestiário ainda zerado.

continua após a publicidade
Corinthians apenas segurou o 0 a 0 contra o Novorizontino e avançou às oitavas da Copa do Brasil. Foto: Jhony Inacio/Agência Enquadrar

Uma das dificuldades que voltou a ser latente na criação do Corinthians foi o posicionamento de Raniele, que teve a missão de atuar mais adiantado, conforme o esquema de Dorival.

Apenas com 20 minutos do segundo tempo, o técnico buscou alternativas. Carillo foi chamado para reorganizar o meio. Em campo, o time até trocou mais passes, mas sem verticalidade.

continua após a publicidade

O Novorizontino tentou reagir com mais pressão nos minutos finais, mas esbarrou em um bloqueio corintiano. Quando o time da casa recuperava a posse, o adversário conseguia recompor-se rapidamente e também evitar avanços.

Foi Yuri Alberto, assim como contra o Santos, que resolveu. Em lançamento vindo da defesa, a bola sobrou para Talles Magno, que passou para o camisa 9.

O artilheiro deu belo drible no defensor adversário e finalizou para abrir o placar, já aos 47 minutos do segundo tempo.

continua após a publicidade

CORINTHIANS 1 X 0 NOVORIZONTINO

  • CORINTHIANS - Hugo Souza; Félix Torres, André Ramalho, Cacá e Fabrizio Angileri; Maycon (Chares), Raniele, Breno Bidon (Talles Magno) e Igor Coronado (José Martínez); Ángel Romero (André Carrillo) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
  • NOVORIZONTINO - Airton; Rodrigo Alves (Igor Formiga), Dantas, Patrick e Fábio Matheus; Jean Irmer (Luís Oyama) e Willian Farias (Óscar Ruíz); Matheus Frizzo (Lucca), Marlon e Waguininho (Pablo Dyego); Nathan Fogaça. Técnico: Umberto Louzer.
  • GOL - Yuri Alberto, aos 47 minutos do segundo tempo.
  • ÁRBITRO - Davi de Oliveira Lacerda (ES).
  • CARTÕES AMARELOS - Maycon (Corinthians) e Willian Farias, Marlon e Luís Oyama (Novorizontino).
  • PÚBLICO - 40.721 presentes.
  • RENDA - R$ 2.612.196,10.
  • LOCAL - Neo Química Arena, em São Paulo.

O Corinthians vai às oitavas de final da Copa do Brasil. Após bater o Novorizontino por 1 a 0 no primeiro jogo, o time apenas administrou o placar e criou mal, mas contou com Yuri Alberto para vencer por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Neo Química Arena.

A estratégia foi arriscada, já que o time visitante chegou a atacar melhor em alguns momentos da partida e se mostrou determinado a buscar a vaga inédita. A equipe de Dorival Júnior penou para criar chances claras e chegou mais próximo do gol adversário por meio de cruzamentos.

Os corintianos voltam a campo no sábado, pelo Brasileirão. O adversário será o Atlético-MG, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, na terça-feira, a equipe joga a vida a Sul-Americana, contra o Huracán, na Argentina.

Yuri Alberto volta a ser decisivo para um Corinthians que pouco consegue criar coletivamente. Foto: Caio De Sousa/Pera Photo Press

Os dois times já tinham criado boas chances com apenas 10 minutos de jogo. Raniele chegou a finalizar dentro da área, mas o chute saiu mascado. Do outro lado, o Novorizontino teve chance ainda mais clara, com Jean, que bateu por cima.

O time do técnico Umerto Louzer mostrou passou, com o tempo, mostrar mais organização para buscar o ataque. Já Dorival Júnior fez seu time priorizar a posse de bola.

O Corinthians sofreu do mesmo problema que no duelo contra o Santos. O meio de campo tinha dificuldade a articulação, o que não era sanado com Igor Coronado. Yuri Alberto ficava isolado na frente.

Os minutos finais da primeira etapa, contudo, foram de crescimento do time casa. O Corinthians passou, então, a pressionar na área do Novorizontino e com uma sequência de escanteios, mas foi para o vestiário ainda zerado.

Corinthians apenas segurou o 0 a 0 contra o Novorizontino e avançou às oitavas da Copa do Brasil. Foto: Jhony Inacio/Agência Enquadrar

Uma das dificuldades que voltou a ser latente na criação do Corinthians foi o posicionamento de Raniele, que teve a missão de atuar mais adiantado, conforme o esquema de Dorival.

Apenas com 20 minutos do segundo tempo, o técnico buscou alternativas. Carillo foi chamado para reorganizar o meio. Em campo, o time até trocou mais passes, mas sem verticalidade.

O Novorizontino tentou reagir com mais pressão nos minutos finais, mas esbarrou em um bloqueio corintiano. Quando o time da casa recuperava a posse, o adversário conseguia recompor-se rapidamente e também evitar avanços.

Foi Yuri Alberto, assim como contra o Santos, que resolveu. Em lançamento vindo da defesa, a bola sobrou para Talles Magno, que passou para o camisa 9.

O artilheiro deu belo drible no defensor adversário e finalizou para abrir o placar, já aos 47 minutos do segundo tempo.

CORINTHIANS 1 X 0 NOVORIZONTINO

  • CORINTHIANS - Hugo Souza; Félix Torres, André Ramalho, Cacá e Fabrizio Angileri; Maycon (Chares), Raniele, Breno Bidon (Talles Magno) e Igor Coronado (José Martínez); Ángel Romero (André Carrillo) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
  • NOVORIZONTINO - Airton; Rodrigo Alves (Igor Formiga), Dantas, Patrick e Fábio Matheus; Jean Irmer (Luís Oyama) e Willian Farias (Óscar Ruíz); Matheus Frizzo (Lucca), Marlon e Waguininho (Pablo Dyego); Nathan Fogaça. Técnico: Umberto Louzer.
  • GOL - Yuri Alberto, aos 47 minutos do segundo tempo.
  • ÁRBITRO - Davi de Oliveira Lacerda (ES).
  • CARTÕES AMARELOS - Maycon (Corinthians) e Willian Farias, Marlon e Luís Oyama (Novorizontino).
  • PÚBLICO - 40.721 presentes.
  • RENDA - R$ 2.612.196,10.
  • LOCAL - Neo Química Arena, em São Paulo.

O Corinthians vai às oitavas de final da Copa do Brasil. Após bater o Novorizontino por 1 a 0 no primeiro jogo, o time apenas administrou o placar e criou mal, mas contou com Yuri Alberto para vencer por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Neo Química Arena.

A estratégia foi arriscada, já que o time visitante chegou a atacar melhor em alguns momentos da partida e se mostrou determinado a buscar a vaga inédita. A equipe de Dorival Júnior penou para criar chances claras e chegou mais próximo do gol adversário por meio de cruzamentos.

Os corintianos voltam a campo no sábado, pelo Brasileirão. O adversário será o Atlético-MG, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, na terça-feira, a equipe joga a vida a Sul-Americana, contra o Huracán, na Argentina.

Yuri Alberto volta a ser decisivo para um Corinthians que pouco consegue criar coletivamente. Foto: Caio De Sousa/Pera Photo Press

Os dois times já tinham criado boas chances com apenas 10 minutos de jogo. Raniele chegou a finalizar dentro da área, mas o chute saiu mascado. Do outro lado, o Novorizontino teve chance ainda mais clara, com Jean, que bateu por cima.

O time do técnico Umerto Louzer mostrou passou, com o tempo, mostrar mais organização para buscar o ataque. Já Dorival Júnior fez seu time priorizar a posse de bola.

O Corinthians sofreu do mesmo problema que no duelo contra o Santos. O meio de campo tinha dificuldade a articulação, o que não era sanado com Igor Coronado. Yuri Alberto ficava isolado na frente.

Os minutos finais da primeira etapa, contudo, foram de crescimento do time casa. O Corinthians passou, então, a pressionar na área do Novorizontino e com uma sequência de escanteios, mas foi para o vestiário ainda zerado.

Corinthians apenas segurou o 0 a 0 contra o Novorizontino e avançou às oitavas da Copa do Brasil. Foto: Jhony Inacio/Agência Enquadrar

Uma das dificuldades que voltou a ser latente na criação do Corinthians foi o posicionamento de Raniele, que teve a missão de atuar mais adiantado, conforme o esquema de Dorival.

Apenas com 20 minutos do segundo tempo, o técnico buscou alternativas. Carillo foi chamado para reorganizar o meio. Em campo, o time até trocou mais passes, mas sem verticalidade.

O Novorizontino tentou reagir com mais pressão nos minutos finais, mas esbarrou em um bloqueio corintiano. Quando o time da casa recuperava a posse, o adversário conseguia recompor-se rapidamente e também evitar avanços.

Foi Yuri Alberto, assim como contra o Santos, que resolveu. Em lançamento vindo da defesa, a bola sobrou para Talles Magno, que passou para o camisa 9.

O artilheiro deu belo drible no defensor adversário e finalizou para abrir o placar, já aos 47 minutos do segundo tempo.

CORINTHIANS 1 X 0 NOVORIZONTINO

  • CORINTHIANS - Hugo Souza; Félix Torres, André Ramalho, Cacá e Fabrizio Angileri; Maycon (Chares), Raniele, Breno Bidon (Talles Magno) e Igor Coronado (José Martínez); Ángel Romero (André Carrillo) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
  • NOVORIZONTINO - Airton; Rodrigo Alves (Igor Formiga), Dantas, Patrick e Fábio Matheus; Jean Irmer (Luís Oyama) e Willian Farias (Óscar Ruíz); Matheus Frizzo (Lucca), Marlon e Waguininho (Pablo Dyego); Nathan Fogaça. Técnico: Umberto Louzer.
  • GOL - Yuri Alberto, aos 47 minutos do segundo tempo.
  • ÁRBITRO - Davi de Oliveira Lacerda (ES).
  • CARTÕES AMARELOS - Maycon (Corinthians) e Willian Farias, Marlon e Luís Oyama (Novorizontino).
  • PÚBLICO - 40.721 presentes.
  • RENDA - R$ 2.612.196,10.
  • LOCAL - Neo Química Arena, em São Paulo.
Análise por Leonardo Catto

Jornalista natural de Santa Maria (RS), bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Repórter de Esportes do Estadão. Antes, fez parte do 32º Curso Estado de Jornalismo.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.