'Pensei em ter o Doriva como auxiliar do Osorio', conta Aidar


Ex-presidente do São Paulo conta planos que tinha para o clube

Por Ciro Campos, Fausto Macedo e Luiz Antônio Prósperi

Nesta segunda parte da entrevista exclusiva de Carlos Miguel Aidar ao Estado, o ex-presidente do São Paulo detalha planos para o futebol e detalhes de reforços para a próxima temporada, como a contratação de um zagueiro e a engenharia financeira para ficar com Alexandre Pato. Um das ideias ainda era trazer Doriva para compor a comissão técnica em outra função.

Qual momento foi determinante para a sua decisão de renunciar?

O estopim foi a existência de uma gravação que até agora eu não ouvi. E não lembro exatamente do que eu falei. Mas é muito frustrante ter um amigo que leva um gravador escondido. Acho isso bastante desagradável. Mas enfim, paciência.

continua após a publicidade
 Foto: Sérgio Castro/Estadão

Em e-mail, o Ataíde te acusou de irregularidades em outras negociações, como a do Wesley e do Denilson.

Welsey foi negociado pelo Gustavo Vieira. Não foi por mim. Não sei se o Ataíde participou. Eu não participei. Denilson foi negociado pelo futebol profissional com dois agentes, dois empresários no meio, eu só assinei o contrato. É muito fácil falar as coisas. Eu quero ver provas. Ponha na mesa a negociação, a comissão, a participação, gravação, faça o que quiser. Mas quero ver provas. A partir do momento da dissidência com o Juvenal, foi uma enxurrada de acusações em cima da minha filha, da minha namorada, família. Foi um horror. Foi um desgaste tremendo. Se eu tenho um arrependimento hoje, é de ter voltado à presidência do São Paulo. Eu me arrependo disso. Família triste, perdi o escritório, clientes, perdi um amigo chamado Ataíde, que eu quis ajudar. Só me meti nisso porque quis ajudá-lo, porque eu sei que ele precisava. Essa é a história. Mas cadê a prova? Não adianta ficar falando. A internet é o veículo dos imbecis, como disse Umberto Eco. Mas ia ficar guerreando, sangrando na presidência e fazendo o São Paulo sofrer? Sempre pensei no clube em primeiro lugar. Torci feito um louco nesses jogos, agoniado para estar no estádio e gritar na hora do gol do Pato. Para mim isso me dói, me machuca e muito. Nunca pensei em chegar aos quase 70 anos desse jeito. Ao contrário. Eu estava em um colchão de conforto no meu escritório que era fantástico. Eu fundei o escritório. Para que deixei isso para passar o que passei no São Paulo?

continua após a publicidade

O senhor se sente traído?

Sem a menor dúvida. Eu me sinto traído, desgostoso, desapontado, triste.

A escolha pelo Doriva foi sua?

continua após a publicidade

Quando Osorio foi contrato eu tinha duas outras opções. Uma era o José Peseiro, português, e outra era o Doriva, com quem já tinha falado. Como ex-atleta do São Paulo, falou que tinha o sonho de dirigir o clube. Quando o Osorio estava começando a claudicar, falei para tirar o Milton, mandá-lo para a base e o Ataíde concordou. O plano era trazer o Doriva e prepará-lo para ser o auxiliar técnico do São Paulo para no futuro ser o técnico do time. Eu estava pensando no futuro. Sempre planejei, a vida toda. Mas o que aconteceu? Fiquei com um certo receio de menosprezar o Doriva ao oferecer o trabalho de auxiliar, mas pior do que isso, o Osorio ficou dependente do Milton. Inteiramente.

Dependente no quê?

Para andar em São Paulo, para escolher imóvel, para ir ao shopping, com as mulheres, para visita, para comprar roupa, pegar taxi, para ir ao museu, para jogar bola, pegar o filho, para ouvir samba, assar carne...para tudo. Ataíde e eu tínhamos planejado para que o Milton saísse e fosse para a base em 2016. O Milton é bom observador, tem uma capacidade em avaliar o potencial futuro de um jogador. Tem um olho clínico bom. Mas resolvemos deixar. Quando o Osorio começou com essa frescura de sair, liguei para o Doriva de novo e o chamei para conversar. Ele estava em Curitiba, com a Ponte Preta, e no dia seguinte, um domingo, o Chimello foi encontrá-lo em Vinhedo. Os dois trabalharam juntos no Ituano. 

continua após a publicidade

Já sabia que estava de saída quando foi procurar o Doriva?

De jeito nenhum. Fui depor na CPI do futebol em uma quarta, em Brasília, depois me reuni com ele e a comissão técnica, quando acertamos os detalhes. Uma semana depois renunciei. Contei ao Doriva que o clima político estava pesado, ruim e que queriam a minha cabeça. Disse ao Doriva que ele era o treinador da preferência do Ataíde. Lembro que o Ataíde concordou com isso. O Doriva era um nome de consenso. Mas como a iniciativa partiu de mim, já ouvi dizer que estão querendo colocar o Paulo Autuori lá. Isso é especulação.

Antes de sair, estava negociando com algum jogador?

continua após a publicidade

Eu pedi para o (José Eduardo) Chimello (gerente de futebol) sondar o Edcarlos, porque tem contrato vencendo no fim do ano e está em condições de assinar um pré-contrato. Mas quando eu vi que ia renunciar, pedi para o Chimello parar tudo.

E o Pato, será que tem chance de ficar?

O que estava estruturando é o seguinte. O Pato é detentor de 40% dos direitos dele. Na verdade, então, ele custa 60% de 10 milhões de euros. Então, para o São Paulo, custaria 6 milhões de euros. Eu acho que vale isso. O problema é que o clube não tem esse dinheiro. Mas se você consegue estrutura o fundo de investimento, faz uma captação, acho que vale o investimento para vender o Pato na janela de 2017. O prazo agora é 31 de dezembro, até essa data o São Paulo pode pagar 10 milhões de euros. Eu já tinha conversado com o Pato, aliás junto com o Ataíde, para ele baixar o salário dele, que está fora dos padrões. Ele teria que reduzir bastante para o clube fazer esse esforço de contratação.

continua após a publicidade

Ele se manifestou favorável?

Bastante. Mas agora, pelo que eu li, parece que já não está mais entusiasmado. Soube que o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, falou que tinha que preservar o que era do clube. Estou achando que ele volta ao Corinthians. Esse negócio de perder jogador é desculpa. Quando se ganha um jogo tudo está bom. Se perde, a desculpa vira a bola, o árbitro e ninguém assume. Até foi bom desfazer de oito jogadores, porque assim o rodízio diminuía.

Ficou frustrado pelo Leco ter promovido o retorno de alguns desafetos seus?

O regime é presidencialista. Não posso ficar decepcionado ou feliz. Tenho que aceitar. Não me cabe julgar se foi bom ou ruim. Não está em mim essa faculdade. O Leco vai se cercar das pessoas que ele considera mais adequadas. O vice financeiro certamente será alguém indicado pelo Abílio Diniz. Eles tentaram me desestabilizar e se uniram em torno desse projeto. Agora que alcançaram o poder, vão ter que se organizar. Agora que estou fora, já não existe a razão comum.

Agora que passou tudo, pensa em reatar com Juvenal?

Não. O São Paulo para mim é uma página virada, deixou de existir. Tenho 14 cadeiras cativas, pago minha garagem no estádio, vou continuar vendo jogo do lugar que eu via. O São Paulo como direção é uma página virada, mas como amor continua palpitando.

Como fica o time para 2016?

É por isso que o São Paulo está investindo na base. Não tem caixa para fazer grandes contratações. O futebol brasileiro não comporta mais. Todos os times vão ter equipes mais modestas. Mesmo o futebol dos Estados Unidos, que cresce exponencialmente, paga muito mal. A grande tarefa do Leco é organizar financeiramente o São Paulo. Com o apoio do Abílio, isso será mais fácil, porque ele traz credibilidade ao mercado. Ele vai querer mandar na área financeira. Comigo ele queria ser, mas sem realmente ser, o presidente do São Paulo.

O São Paulo enfrentou um problema de vazar muitas informações. Isso te preocupou?

Muito. O São Paulo virou um BBB. Vai ser difícil achar quem era o maior fofoqueiro. Posso até cometer injustiça.

São Paulo em 2015

1 | 139

Plateia ilustre

Foto: Reprodução/Instagram
2 | 139

O gol do alívio

Foto: Carlos Costa/Futura Press
3 | 139

Jogo sem sustos

Foto: Adalberto Marques/AGIF
4 | 139

Thiago Mendes decide no Morumbi

Foto: Gabriela Biló/Estadão
5 | 139

São Paulo x Figueirense

Foto: Rafael Arbex/Estadão
6 | 139

Luis Fabiano chora

Foto: Gabriela Biló/Estadão
7 | 139

Luis Fabiano se despede

Foto: Rafael Arbex/Estadão
8 | 139

São Paulo x Figueirense

Foto: Rafael Arbex/Estadão
9 | 139

São Paulo acumula sequência de fracassos contra rivais em 2015

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
10 | 139

Torcida do São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
11 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
12 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
13 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
14 | 139

Alan Kardec

15 | 139

São Paulo

Foto: Divulgação
16 | 139

São Paulo

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
17 | 139

Michel Bastos

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
18 | 139

São Paulo é anulado pelo Santos na Copa do Brasil

Foto: Alex Silva/ Estadão
19 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
20 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
21 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
22 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
23 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
24 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
25 | 139

São Paulo em 2015

Foto: Sergio Castro/Estadão
26 | 139

São Paulo em 2015

Foto: Sergio Castro/Estadão
27 | 139

Fluminense vence o São Paulo

Foto: Divulgação
28 | 139

Competência de Fred e falhas do São Paulo definem resultado

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
29 | 139

São Paulo x Atlético-PR

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
30 | 139

São Paulo x Atlético-PR

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
31 | 139

ctv-v3c-sao-paulo-furacao3-daniel-teixeira-estadao-932

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
32 | 139

São Paulo x Palmeiras

Foto: Alex Silva/Estadão
33 | 139

São Paulo x Palmeiras

Foto: Alex Silva/Estadão
34 | 139

Pato

Foto: JF Diorio,/Divulgação
35 | 139

São Paulo perde para o Avaí

Foto: Petra Mafalda/Mafalda Press
36 | 139

Grêmio x São Paulo

Foto: Djudu Contursi
37 | 139

Grêmio x São Paulo

Foto: Lucas Uebel/Divulgação
38 | 139

São Paulo perde para o Santos na Vila

Foto: Alex Silva/Estadão
39 | 139

São Paulo perde para o Santos na Vila

Foto: Alex Silva/Estadão
40 | 139

Noite de Rogérios no Morumbi

Foto: Alex Silva/ Estadão
41 | 139

Rogério Ceni recebe homenagem

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
42 | 139

Rogério recebe homenagem

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
43 | 139

Rogério recebe homenagem

44 | 139

São Paulo empata com o Joinville

Foto: Fernando Remor/Mafalda Press
45 | 139

Michel Bastos e Ganso comemoram gol no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
46 | 139

São Paulo bate Ponte Preta no Morumbi e reencontra a paz

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
47 | 139

Pato diz que quer ficar no São Paulo, mas já fala em tom de despedida

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
48 | 139

São Paulo elimina o Ceará na Copa do Brasil

Foto: Jarbas Oliveira/Estadão
49 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
50 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
51 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
52 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
53 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
54 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
55 | 139

Rafael Toloi

Foto: Alex Silva/Estadão
56 | 139

Pato marca e São Paulo vence o Figueirense

Foto: Eduardo Valente
57 | 139

ctv-szp-luis-fabiano-gol-alex-silva-932

Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo
58 | 139

ctv-a6x-ganso-932

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
59 | 139

ctv-2yn-osorio-rafael-arbex-932

Foto: Rafael Arbex/ Estadão Conteúdo
60 | 139

ctv-71b-luis-fabiano-932

Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo
61 | 139

Pratto marca três em vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo

Foto: Bruno Cantini/Divulgação
62 | 139

São Paulo derrota Cruzeiro em casa

Foto: Rafael Arbex/ Estadão
63 | 139

Sport x São Paulo

Foto: Ezequiel Vannoni
64 | 139

São Paulo quebra recorde de público do Campeonato Brasileiro

Foto: Divulgação
65 | 139

Alexandre Pato

Foto: Sérgio Castro/Estadão
66 | 139

São Paulo goleia o Vasco

Foto: André Borges/Frame
67 | 139

Hudson, volante do São Paulo

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
68 | 139

Osorio comadna São Paulo do banco de reservas

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
69 | 139

Relacionado pela 1ª vez após volta, Breno pode reestrear no São Paulo

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
70 | 139

São Paulo perde para o Atlético-PR fora

Foto: Geraldo Bubniak/Estadão
71 | 139

Palmeiras x São Paulo

Foto: Alex Alves/Estadão
72 | 139

Palmeiras x São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
73 | 139

São Paulo x Avaí

Foto: Felipe Rau/Estadão
74 | 139

São Paulo bate Chapecoense por 1 a 0

Foto: Márcio Cunha/Agência O Dia
75 | 139

São Paulo derrota o Grêmio por 2 a 0

Foto: Gabriela Bilo/Estadão Conteúdo
76 | 139

São Paulo derrota o Grêmio por 2 a 0

Foto: Gabriela Bilo/Estadão Conteúdo
77 | 139

Michel Bastos marca e São Paulo vence o Santos

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
78 | 139

Paulo Miranda marca contra o Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
79 | 139

Rogério Ceni marca contra o Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
80 | 139

Osorio vai ao Morumbi em vitória sobre o Santos

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
81 | 139

São Paulo empata com o Inter

Foto: Alexandre Lops/Divulgação
82 | 139

São Paulo vence o Joinville no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
83 | 139

São Paulo vence o Joinville no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
84 | 139

Abatido pela queda Libertadores, São Paulo perde em Campinas

Foto: Felipe Rau/Estadão
85 | 139

Fábio

Foto: Paulo Fonseca/EFE
86 | 139

Damião marca pelo Cruzeiro em jogo que decretou a eliminação do São Paulo na Libertadores de 2015

Foto: Eugenio Sávop/AP
87 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santana/Estadão
88 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santana/Estadão
89 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santanna/Estadão
90 | 139

Centurión marca gol do São Paulo contra o Cruzeiro

Foto: Alex Silva/Estadão
91 | 139

Fábio faz defesa em São Paulo x Cruzeiro

Foto: Daniel Teixeiras/Estadão
92 | 139

Morumbi recebeu mais de 66 mil pessoas em São Paulo x Cruzeiro

Foto: Alex Silva/Estadão
93 | 139

Novo uniforme São Paulo, Under Armour

Foto: Ciro Campos/ Divulgação
94 | 139

Michel Bastos

Foto: André Penner/AP
95 | 139

Rogério Ceni

Foto: Alex Silva/Estadão
96 | 139

Luis Fabiano

Foto: Alex Silva/Estadão
97 | 139

São Paulo bate o Danubio

Foto: Matilde Campodonico/AP
98 | 139

São Paulo bate o Danubio

Foto: Andres Stapff/Reuters
99 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
100 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
101 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
102 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
103 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
104 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
105 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: J. F. Diorio/Estadão
106 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: J. F. Diorio/Estadão
107 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
108 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
109 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Felipe Rau/Estadão
110 | 139

Botafogo-SP x São Paulo

Foto: Célio Messias
111 | 139

Botafogo-SP x São Paulo

Foto: Célio Messias
112 | 139

São Paulo perde para o San Lorenzo

Foto: Juan Mabromata/AFP
113 | 139

São Paulo perde para o San Lorenzo

Foto: Juan Mabromata/AFP
114 | 139

Michel Bastos disputa lance com Emanuel Mas, do San Lorenzo

Foto: Juan Mambromata/ AFP
115 | 139

San Lorenzo x São Paulo atrasa mais de 20 minutos

Foto: Juan Mabromata/ AFP
116 | 139

Protesto na frente do CT do São Paulo

Foto: Ciro Campos/ Estadão
117 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
118 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
119 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
120 | 139

São-paulinos protestam

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
121 | 139

São Paulo perde para o Palmeiras fora de casa

Foto: Alex Silva/Estadão
122 | 139

São Paulo perde para o Palmeiras fora de casa

Foto: J. F. Diório/Estadão
123 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
124 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
125 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
126 | 139

São Paulo vence o San Lorenzo

Foto: Alex Silva/Estadão
127 | 139

São Paulo vira para cima da Ponte Preta

Foto: Rodrigo Villalba/FuturaPress
128 | 139

ctv-ltx-pato-sao-paulo-celio-messias-02032014

Foto: Célio Messias
129 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
130 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
131 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
132 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Nelson Almeida/AFP
133 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: José Patrício/Estadão
134 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
135 | 139

São Paulo derrota o Audax pelo Paulistão

Foto: Marcos Bezzerra/Futura Press
136 | 139

Michel Bastos disputa lance com Fagner, lateral do Corinthians, na Arena Corinthians

Foto: JF Diorio/ Estado Conteúdo
137 | 139

'Não abro mão do Muricy', afirma presidente do São Paulo

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
138 | 139

Fora de casa, São Paulo goleia o Bragantino por 5x0

Foto: Miguel Schincariol/Estadão
139 | 139

Centurion assina com o Tricolor

Foto: Raphael Castello

Nesta segunda parte da entrevista exclusiva de Carlos Miguel Aidar ao Estado, o ex-presidente do São Paulo detalha planos para o futebol e detalhes de reforços para a próxima temporada, como a contratação de um zagueiro e a engenharia financeira para ficar com Alexandre Pato. Um das ideias ainda era trazer Doriva para compor a comissão técnica em outra função.

Qual momento foi determinante para a sua decisão de renunciar?

O estopim foi a existência de uma gravação que até agora eu não ouvi. E não lembro exatamente do que eu falei. Mas é muito frustrante ter um amigo que leva um gravador escondido. Acho isso bastante desagradável. Mas enfim, paciência.

 Foto: Sérgio Castro/Estadão

Em e-mail, o Ataíde te acusou de irregularidades em outras negociações, como a do Wesley e do Denilson.

Welsey foi negociado pelo Gustavo Vieira. Não foi por mim. Não sei se o Ataíde participou. Eu não participei. Denilson foi negociado pelo futebol profissional com dois agentes, dois empresários no meio, eu só assinei o contrato. É muito fácil falar as coisas. Eu quero ver provas. Ponha na mesa a negociação, a comissão, a participação, gravação, faça o que quiser. Mas quero ver provas. A partir do momento da dissidência com o Juvenal, foi uma enxurrada de acusações em cima da minha filha, da minha namorada, família. Foi um horror. Foi um desgaste tremendo. Se eu tenho um arrependimento hoje, é de ter voltado à presidência do São Paulo. Eu me arrependo disso. Família triste, perdi o escritório, clientes, perdi um amigo chamado Ataíde, que eu quis ajudar. Só me meti nisso porque quis ajudá-lo, porque eu sei que ele precisava. Essa é a história. Mas cadê a prova? Não adianta ficar falando. A internet é o veículo dos imbecis, como disse Umberto Eco. Mas ia ficar guerreando, sangrando na presidência e fazendo o São Paulo sofrer? Sempre pensei no clube em primeiro lugar. Torci feito um louco nesses jogos, agoniado para estar no estádio e gritar na hora do gol do Pato. Para mim isso me dói, me machuca e muito. Nunca pensei em chegar aos quase 70 anos desse jeito. Ao contrário. Eu estava em um colchão de conforto no meu escritório que era fantástico. Eu fundei o escritório. Para que deixei isso para passar o que passei no São Paulo?

O senhor se sente traído?

Sem a menor dúvida. Eu me sinto traído, desgostoso, desapontado, triste.

A escolha pelo Doriva foi sua?

Quando Osorio foi contrato eu tinha duas outras opções. Uma era o José Peseiro, português, e outra era o Doriva, com quem já tinha falado. Como ex-atleta do São Paulo, falou que tinha o sonho de dirigir o clube. Quando o Osorio estava começando a claudicar, falei para tirar o Milton, mandá-lo para a base e o Ataíde concordou. O plano era trazer o Doriva e prepará-lo para ser o auxiliar técnico do São Paulo para no futuro ser o técnico do time. Eu estava pensando no futuro. Sempre planejei, a vida toda. Mas o que aconteceu? Fiquei com um certo receio de menosprezar o Doriva ao oferecer o trabalho de auxiliar, mas pior do que isso, o Osorio ficou dependente do Milton. Inteiramente.

Dependente no quê?

Para andar em São Paulo, para escolher imóvel, para ir ao shopping, com as mulheres, para visita, para comprar roupa, pegar taxi, para ir ao museu, para jogar bola, pegar o filho, para ouvir samba, assar carne...para tudo. Ataíde e eu tínhamos planejado para que o Milton saísse e fosse para a base em 2016. O Milton é bom observador, tem uma capacidade em avaliar o potencial futuro de um jogador. Tem um olho clínico bom. Mas resolvemos deixar. Quando o Osorio começou com essa frescura de sair, liguei para o Doriva de novo e o chamei para conversar. Ele estava em Curitiba, com a Ponte Preta, e no dia seguinte, um domingo, o Chimello foi encontrá-lo em Vinhedo. Os dois trabalharam juntos no Ituano. 

Já sabia que estava de saída quando foi procurar o Doriva?

De jeito nenhum. Fui depor na CPI do futebol em uma quarta, em Brasília, depois me reuni com ele e a comissão técnica, quando acertamos os detalhes. Uma semana depois renunciei. Contei ao Doriva que o clima político estava pesado, ruim e que queriam a minha cabeça. Disse ao Doriva que ele era o treinador da preferência do Ataíde. Lembro que o Ataíde concordou com isso. O Doriva era um nome de consenso. Mas como a iniciativa partiu de mim, já ouvi dizer que estão querendo colocar o Paulo Autuori lá. Isso é especulação.

Antes de sair, estava negociando com algum jogador?

Eu pedi para o (José Eduardo) Chimello (gerente de futebol) sondar o Edcarlos, porque tem contrato vencendo no fim do ano e está em condições de assinar um pré-contrato. Mas quando eu vi que ia renunciar, pedi para o Chimello parar tudo.

E o Pato, será que tem chance de ficar?

O que estava estruturando é o seguinte. O Pato é detentor de 40% dos direitos dele. Na verdade, então, ele custa 60% de 10 milhões de euros. Então, para o São Paulo, custaria 6 milhões de euros. Eu acho que vale isso. O problema é que o clube não tem esse dinheiro. Mas se você consegue estrutura o fundo de investimento, faz uma captação, acho que vale o investimento para vender o Pato na janela de 2017. O prazo agora é 31 de dezembro, até essa data o São Paulo pode pagar 10 milhões de euros. Eu já tinha conversado com o Pato, aliás junto com o Ataíde, para ele baixar o salário dele, que está fora dos padrões. Ele teria que reduzir bastante para o clube fazer esse esforço de contratação.

Ele se manifestou favorável?

Bastante. Mas agora, pelo que eu li, parece que já não está mais entusiasmado. Soube que o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, falou que tinha que preservar o que era do clube. Estou achando que ele volta ao Corinthians. Esse negócio de perder jogador é desculpa. Quando se ganha um jogo tudo está bom. Se perde, a desculpa vira a bola, o árbitro e ninguém assume. Até foi bom desfazer de oito jogadores, porque assim o rodízio diminuía.

Ficou frustrado pelo Leco ter promovido o retorno de alguns desafetos seus?

O regime é presidencialista. Não posso ficar decepcionado ou feliz. Tenho que aceitar. Não me cabe julgar se foi bom ou ruim. Não está em mim essa faculdade. O Leco vai se cercar das pessoas que ele considera mais adequadas. O vice financeiro certamente será alguém indicado pelo Abílio Diniz. Eles tentaram me desestabilizar e se uniram em torno desse projeto. Agora que alcançaram o poder, vão ter que se organizar. Agora que estou fora, já não existe a razão comum.

Agora que passou tudo, pensa em reatar com Juvenal?

Não. O São Paulo para mim é uma página virada, deixou de existir. Tenho 14 cadeiras cativas, pago minha garagem no estádio, vou continuar vendo jogo do lugar que eu via. O São Paulo como direção é uma página virada, mas como amor continua palpitando.

Como fica o time para 2016?

É por isso que o São Paulo está investindo na base. Não tem caixa para fazer grandes contratações. O futebol brasileiro não comporta mais. Todos os times vão ter equipes mais modestas. Mesmo o futebol dos Estados Unidos, que cresce exponencialmente, paga muito mal. A grande tarefa do Leco é organizar financeiramente o São Paulo. Com o apoio do Abílio, isso será mais fácil, porque ele traz credibilidade ao mercado. Ele vai querer mandar na área financeira. Comigo ele queria ser, mas sem realmente ser, o presidente do São Paulo.

O São Paulo enfrentou um problema de vazar muitas informações. Isso te preocupou?

Muito. O São Paulo virou um BBB. Vai ser difícil achar quem era o maior fofoqueiro. Posso até cometer injustiça.

São Paulo em 2015

1 | 139

Plateia ilustre

Foto: Reprodução/Instagram
2 | 139

O gol do alívio

Foto: Carlos Costa/Futura Press
3 | 139

Jogo sem sustos

Foto: Adalberto Marques/AGIF
4 | 139

Thiago Mendes decide no Morumbi

Foto: Gabriela Biló/Estadão
5 | 139

São Paulo x Figueirense

Foto: Rafael Arbex/Estadão
6 | 139

Luis Fabiano chora

Foto: Gabriela Biló/Estadão
7 | 139

Luis Fabiano se despede

Foto: Rafael Arbex/Estadão
8 | 139

São Paulo x Figueirense

Foto: Rafael Arbex/Estadão
9 | 139

São Paulo acumula sequência de fracassos contra rivais em 2015

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
10 | 139

Torcida do São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
11 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
12 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
13 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
14 | 139

Alan Kardec

15 | 139

São Paulo

Foto: Divulgação
16 | 139

São Paulo

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
17 | 139

Michel Bastos

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
18 | 139

São Paulo é anulado pelo Santos na Copa do Brasil

Foto: Alex Silva/ Estadão
19 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
20 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
21 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
22 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
23 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
24 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
25 | 139

São Paulo em 2015

Foto: Sergio Castro/Estadão
26 | 139

São Paulo em 2015

Foto: Sergio Castro/Estadão
27 | 139

Fluminense vence o São Paulo

Foto: Divulgação
28 | 139

Competência de Fred e falhas do São Paulo definem resultado

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
29 | 139

São Paulo x Atlético-PR

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
30 | 139

São Paulo x Atlético-PR

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
31 | 139

ctv-v3c-sao-paulo-furacao3-daniel-teixeira-estadao-932

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
32 | 139

São Paulo x Palmeiras

Foto: Alex Silva/Estadão
33 | 139

São Paulo x Palmeiras

Foto: Alex Silva/Estadão
34 | 139

Pato

Foto: JF Diorio,/Divulgação
35 | 139

São Paulo perde para o Avaí

Foto: Petra Mafalda/Mafalda Press
36 | 139

Grêmio x São Paulo

Foto: Djudu Contursi
37 | 139

Grêmio x São Paulo

Foto: Lucas Uebel/Divulgação
38 | 139

São Paulo perde para o Santos na Vila

Foto: Alex Silva/Estadão
39 | 139

São Paulo perde para o Santos na Vila

Foto: Alex Silva/Estadão
40 | 139

Noite de Rogérios no Morumbi

Foto: Alex Silva/ Estadão
41 | 139

Rogério Ceni recebe homenagem

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
42 | 139

Rogério recebe homenagem

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
43 | 139

Rogério recebe homenagem

44 | 139

São Paulo empata com o Joinville

Foto: Fernando Remor/Mafalda Press
45 | 139

Michel Bastos e Ganso comemoram gol no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
46 | 139

São Paulo bate Ponte Preta no Morumbi e reencontra a paz

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
47 | 139

Pato diz que quer ficar no São Paulo, mas já fala em tom de despedida

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
48 | 139

São Paulo elimina o Ceará na Copa do Brasil

Foto: Jarbas Oliveira/Estadão
49 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
50 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
51 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
52 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
53 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
54 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
55 | 139

Rafael Toloi

Foto: Alex Silva/Estadão
56 | 139

Pato marca e São Paulo vence o Figueirense

Foto: Eduardo Valente
57 | 139

ctv-szp-luis-fabiano-gol-alex-silva-932

Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo
58 | 139

ctv-a6x-ganso-932

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
59 | 139

ctv-2yn-osorio-rafael-arbex-932

Foto: Rafael Arbex/ Estadão Conteúdo
60 | 139

ctv-71b-luis-fabiano-932

Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo
61 | 139

Pratto marca três em vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo

Foto: Bruno Cantini/Divulgação
62 | 139

São Paulo derrota Cruzeiro em casa

Foto: Rafael Arbex/ Estadão
63 | 139

Sport x São Paulo

Foto: Ezequiel Vannoni
64 | 139

São Paulo quebra recorde de público do Campeonato Brasileiro

Foto: Divulgação
65 | 139

Alexandre Pato

Foto: Sérgio Castro/Estadão
66 | 139

São Paulo goleia o Vasco

Foto: André Borges/Frame
67 | 139

Hudson, volante do São Paulo

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
68 | 139

Osorio comadna São Paulo do banco de reservas

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
69 | 139

Relacionado pela 1ª vez após volta, Breno pode reestrear no São Paulo

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
70 | 139

São Paulo perde para o Atlético-PR fora

Foto: Geraldo Bubniak/Estadão
71 | 139

Palmeiras x São Paulo

Foto: Alex Alves/Estadão
72 | 139

Palmeiras x São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
73 | 139

São Paulo x Avaí

Foto: Felipe Rau/Estadão
74 | 139

São Paulo bate Chapecoense por 1 a 0

Foto: Márcio Cunha/Agência O Dia
75 | 139

São Paulo derrota o Grêmio por 2 a 0

Foto: Gabriela Bilo/Estadão Conteúdo
76 | 139

São Paulo derrota o Grêmio por 2 a 0

Foto: Gabriela Bilo/Estadão Conteúdo
77 | 139

Michel Bastos marca e São Paulo vence o Santos

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
78 | 139

Paulo Miranda marca contra o Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
79 | 139

Rogério Ceni marca contra o Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
80 | 139

Osorio vai ao Morumbi em vitória sobre o Santos

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
81 | 139

São Paulo empata com o Inter

Foto: Alexandre Lops/Divulgação
82 | 139

São Paulo vence o Joinville no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
83 | 139

São Paulo vence o Joinville no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
84 | 139

Abatido pela queda Libertadores, São Paulo perde em Campinas

Foto: Felipe Rau/Estadão
85 | 139

Fábio

Foto: Paulo Fonseca/EFE
86 | 139

Damião marca pelo Cruzeiro em jogo que decretou a eliminação do São Paulo na Libertadores de 2015

Foto: Eugenio Sávop/AP
87 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santana/Estadão
88 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santana/Estadão
89 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santanna/Estadão
90 | 139

Centurión marca gol do São Paulo contra o Cruzeiro

Foto: Alex Silva/Estadão
91 | 139

Fábio faz defesa em São Paulo x Cruzeiro

Foto: Daniel Teixeiras/Estadão
92 | 139

Morumbi recebeu mais de 66 mil pessoas em São Paulo x Cruzeiro

Foto: Alex Silva/Estadão
93 | 139

Novo uniforme São Paulo, Under Armour

Foto: Ciro Campos/ Divulgação
94 | 139

Michel Bastos

Foto: André Penner/AP
95 | 139

Rogério Ceni

Foto: Alex Silva/Estadão
96 | 139

Luis Fabiano

Foto: Alex Silva/Estadão
97 | 139

São Paulo bate o Danubio

Foto: Matilde Campodonico/AP
98 | 139

São Paulo bate o Danubio

Foto: Andres Stapff/Reuters
99 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
100 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
101 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
102 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
103 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
104 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
105 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: J. F. Diorio/Estadão
106 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: J. F. Diorio/Estadão
107 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
108 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
109 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Felipe Rau/Estadão
110 | 139

Botafogo-SP x São Paulo

Foto: Célio Messias
111 | 139

Botafogo-SP x São Paulo

Foto: Célio Messias
112 | 139

São Paulo perde para o San Lorenzo

Foto: Juan Mabromata/AFP
113 | 139

São Paulo perde para o San Lorenzo

Foto: Juan Mabromata/AFP
114 | 139

Michel Bastos disputa lance com Emanuel Mas, do San Lorenzo

Foto: Juan Mambromata/ AFP
115 | 139

San Lorenzo x São Paulo atrasa mais de 20 minutos

Foto: Juan Mabromata/ AFP
116 | 139

Protesto na frente do CT do São Paulo

Foto: Ciro Campos/ Estadão
117 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
118 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
119 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
120 | 139

São-paulinos protestam

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
121 | 139

São Paulo perde para o Palmeiras fora de casa

Foto: Alex Silva/Estadão
122 | 139

São Paulo perde para o Palmeiras fora de casa

Foto: J. F. Diório/Estadão
123 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
124 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
125 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
126 | 139

São Paulo vence o San Lorenzo

Foto: Alex Silva/Estadão
127 | 139

São Paulo vira para cima da Ponte Preta

Foto: Rodrigo Villalba/FuturaPress
128 | 139

ctv-ltx-pato-sao-paulo-celio-messias-02032014

Foto: Célio Messias
129 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
130 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
131 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
132 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Nelson Almeida/AFP
133 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: José Patrício/Estadão
134 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
135 | 139

São Paulo derrota o Audax pelo Paulistão

Foto: Marcos Bezzerra/Futura Press
136 | 139

Michel Bastos disputa lance com Fagner, lateral do Corinthians, na Arena Corinthians

Foto: JF Diorio/ Estado Conteúdo
137 | 139

'Não abro mão do Muricy', afirma presidente do São Paulo

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
138 | 139

Fora de casa, São Paulo goleia o Bragantino por 5x0

Foto: Miguel Schincariol/Estadão
139 | 139

Centurion assina com o Tricolor

Foto: Raphael Castello

Nesta segunda parte da entrevista exclusiva de Carlos Miguel Aidar ao Estado, o ex-presidente do São Paulo detalha planos para o futebol e detalhes de reforços para a próxima temporada, como a contratação de um zagueiro e a engenharia financeira para ficar com Alexandre Pato. Um das ideias ainda era trazer Doriva para compor a comissão técnica em outra função.

Qual momento foi determinante para a sua decisão de renunciar?

O estopim foi a existência de uma gravação que até agora eu não ouvi. E não lembro exatamente do que eu falei. Mas é muito frustrante ter um amigo que leva um gravador escondido. Acho isso bastante desagradável. Mas enfim, paciência.

 Foto: Sérgio Castro/Estadão

Em e-mail, o Ataíde te acusou de irregularidades em outras negociações, como a do Wesley e do Denilson.

Welsey foi negociado pelo Gustavo Vieira. Não foi por mim. Não sei se o Ataíde participou. Eu não participei. Denilson foi negociado pelo futebol profissional com dois agentes, dois empresários no meio, eu só assinei o contrato. É muito fácil falar as coisas. Eu quero ver provas. Ponha na mesa a negociação, a comissão, a participação, gravação, faça o que quiser. Mas quero ver provas. A partir do momento da dissidência com o Juvenal, foi uma enxurrada de acusações em cima da minha filha, da minha namorada, família. Foi um horror. Foi um desgaste tremendo. Se eu tenho um arrependimento hoje, é de ter voltado à presidência do São Paulo. Eu me arrependo disso. Família triste, perdi o escritório, clientes, perdi um amigo chamado Ataíde, que eu quis ajudar. Só me meti nisso porque quis ajudá-lo, porque eu sei que ele precisava. Essa é a história. Mas cadê a prova? Não adianta ficar falando. A internet é o veículo dos imbecis, como disse Umberto Eco. Mas ia ficar guerreando, sangrando na presidência e fazendo o São Paulo sofrer? Sempre pensei no clube em primeiro lugar. Torci feito um louco nesses jogos, agoniado para estar no estádio e gritar na hora do gol do Pato. Para mim isso me dói, me machuca e muito. Nunca pensei em chegar aos quase 70 anos desse jeito. Ao contrário. Eu estava em um colchão de conforto no meu escritório que era fantástico. Eu fundei o escritório. Para que deixei isso para passar o que passei no São Paulo?

O senhor se sente traído?

Sem a menor dúvida. Eu me sinto traído, desgostoso, desapontado, triste.

A escolha pelo Doriva foi sua?

Quando Osorio foi contrato eu tinha duas outras opções. Uma era o José Peseiro, português, e outra era o Doriva, com quem já tinha falado. Como ex-atleta do São Paulo, falou que tinha o sonho de dirigir o clube. Quando o Osorio estava começando a claudicar, falei para tirar o Milton, mandá-lo para a base e o Ataíde concordou. O plano era trazer o Doriva e prepará-lo para ser o auxiliar técnico do São Paulo para no futuro ser o técnico do time. Eu estava pensando no futuro. Sempre planejei, a vida toda. Mas o que aconteceu? Fiquei com um certo receio de menosprezar o Doriva ao oferecer o trabalho de auxiliar, mas pior do que isso, o Osorio ficou dependente do Milton. Inteiramente.

Dependente no quê?

Para andar em São Paulo, para escolher imóvel, para ir ao shopping, com as mulheres, para visita, para comprar roupa, pegar taxi, para ir ao museu, para jogar bola, pegar o filho, para ouvir samba, assar carne...para tudo. Ataíde e eu tínhamos planejado para que o Milton saísse e fosse para a base em 2016. O Milton é bom observador, tem uma capacidade em avaliar o potencial futuro de um jogador. Tem um olho clínico bom. Mas resolvemos deixar. Quando o Osorio começou com essa frescura de sair, liguei para o Doriva de novo e o chamei para conversar. Ele estava em Curitiba, com a Ponte Preta, e no dia seguinte, um domingo, o Chimello foi encontrá-lo em Vinhedo. Os dois trabalharam juntos no Ituano. 

Já sabia que estava de saída quando foi procurar o Doriva?

De jeito nenhum. Fui depor na CPI do futebol em uma quarta, em Brasília, depois me reuni com ele e a comissão técnica, quando acertamos os detalhes. Uma semana depois renunciei. Contei ao Doriva que o clima político estava pesado, ruim e que queriam a minha cabeça. Disse ao Doriva que ele era o treinador da preferência do Ataíde. Lembro que o Ataíde concordou com isso. O Doriva era um nome de consenso. Mas como a iniciativa partiu de mim, já ouvi dizer que estão querendo colocar o Paulo Autuori lá. Isso é especulação.

Antes de sair, estava negociando com algum jogador?

Eu pedi para o (José Eduardo) Chimello (gerente de futebol) sondar o Edcarlos, porque tem contrato vencendo no fim do ano e está em condições de assinar um pré-contrato. Mas quando eu vi que ia renunciar, pedi para o Chimello parar tudo.

E o Pato, será que tem chance de ficar?

O que estava estruturando é o seguinte. O Pato é detentor de 40% dos direitos dele. Na verdade, então, ele custa 60% de 10 milhões de euros. Então, para o São Paulo, custaria 6 milhões de euros. Eu acho que vale isso. O problema é que o clube não tem esse dinheiro. Mas se você consegue estrutura o fundo de investimento, faz uma captação, acho que vale o investimento para vender o Pato na janela de 2017. O prazo agora é 31 de dezembro, até essa data o São Paulo pode pagar 10 milhões de euros. Eu já tinha conversado com o Pato, aliás junto com o Ataíde, para ele baixar o salário dele, que está fora dos padrões. Ele teria que reduzir bastante para o clube fazer esse esforço de contratação.

Ele se manifestou favorável?

Bastante. Mas agora, pelo que eu li, parece que já não está mais entusiasmado. Soube que o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, falou que tinha que preservar o que era do clube. Estou achando que ele volta ao Corinthians. Esse negócio de perder jogador é desculpa. Quando se ganha um jogo tudo está bom. Se perde, a desculpa vira a bola, o árbitro e ninguém assume. Até foi bom desfazer de oito jogadores, porque assim o rodízio diminuía.

Ficou frustrado pelo Leco ter promovido o retorno de alguns desafetos seus?

O regime é presidencialista. Não posso ficar decepcionado ou feliz. Tenho que aceitar. Não me cabe julgar se foi bom ou ruim. Não está em mim essa faculdade. O Leco vai se cercar das pessoas que ele considera mais adequadas. O vice financeiro certamente será alguém indicado pelo Abílio Diniz. Eles tentaram me desestabilizar e se uniram em torno desse projeto. Agora que alcançaram o poder, vão ter que se organizar. Agora que estou fora, já não existe a razão comum.

Agora que passou tudo, pensa em reatar com Juvenal?

Não. O São Paulo para mim é uma página virada, deixou de existir. Tenho 14 cadeiras cativas, pago minha garagem no estádio, vou continuar vendo jogo do lugar que eu via. O São Paulo como direção é uma página virada, mas como amor continua palpitando.

Como fica o time para 2016?

É por isso que o São Paulo está investindo na base. Não tem caixa para fazer grandes contratações. O futebol brasileiro não comporta mais. Todos os times vão ter equipes mais modestas. Mesmo o futebol dos Estados Unidos, que cresce exponencialmente, paga muito mal. A grande tarefa do Leco é organizar financeiramente o São Paulo. Com o apoio do Abílio, isso será mais fácil, porque ele traz credibilidade ao mercado. Ele vai querer mandar na área financeira. Comigo ele queria ser, mas sem realmente ser, o presidente do São Paulo.

O São Paulo enfrentou um problema de vazar muitas informações. Isso te preocupou?

Muito. O São Paulo virou um BBB. Vai ser difícil achar quem era o maior fofoqueiro. Posso até cometer injustiça.

São Paulo em 2015

1 | 139

Plateia ilustre

Foto: Reprodução/Instagram
2 | 139

O gol do alívio

Foto: Carlos Costa/Futura Press
3 | 139

Jogo sem sustos

Foto: Adalberto Marques/AGIF
4 | 139

Thiago Mendes decide no Morumbi

Foto: Gabriela Biló/Estadão
5 | 139

São Paulo x Figueirense

Foto: Rafael Arbex/Estadão
6 | 139

Luis Fabiano chora

Foto: Gabriela Biló/Estadão
7 | 139

Luis Fabiano se despede

Foto: Rafael Arbex/Estadão
8 | 139

São Paulo x Figueirense

Foto: Rafael Arbex/Estadão
9 | 139

São Paulo acumula sequência de fracassos contra rivais em 2015

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
10 | 139

Torcida do São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
11 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
12 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
13 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
14 | 139

Alan Kardec

15 | 139

São Paulo

Foto: Divulgação
16 | 139

São Paulo

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
17 | 139

Michel Bastos

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
18 | 139

São Paulo é anulado pelo Santos na Copa do Brasil

Foto: Alex Silva/ Estadão
19 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
20 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
21 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
22 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
23 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
24 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
25 | 139

São Paulo em 2015

Foto: Sergio Castro/Estadão
26 | 139

São Paulo em 2015

Foto: Sergio Castro/Estadão
27 | 139

Fluminense vence o São Paulo

Foto: Divulgação
28 | 139

Competência de Fred e falhas do São Paulo definem resultado

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
29 | 139

São Paulo x Atlético-PR

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
30 | 139

São Paulo x Atlético-PR

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
31 | 139

ctv-v3c-sao-paulo-furacao3-daniel-teixeira-estadao-932

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
32 | 139

São Paulo x Palmeiras

Foto: Alex Silva/Estadão
33 | 139

São Paulo x Palmeiras

Foto: Alex Silva/Estadão
34 | 139

Pato

Foto: JF Diorio,/Divulgação
35 | 139

São Paulo perde para o Avaí

Foto: Petra Mafalda/Mafalda Press
36 | 139

Grêmio x São Paulo

Foto: Djudu Contursi
37 | 139

Grêmio x São Paulo

Foto: Lucas Uebel/Divulgação
38 | 139

São Paulo perde para o Santos na Vila

Foto: Alex Silva/Estadão
39 | 139

São Paulo perde para o Santos na Vila

Foto: Alex Silva/Estadão
40 | 139

Noite de Rogérios no Morumbi

Foto: Alex Silva/ Estadão
41 | 139

Rogério Ceni recebe homenagem

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
42 | 139

Rogério recebe homenagem

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
43 | 139

Rogério recebe homenagem

44 | 139

São Paulo empata com o Joinville

Foto: Fernando Remor/Mafalda Press
45 | 139

Michel Bastos e Ganso comemoram gol no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
46 | 139

São Paulo bate Ponte Preta no Morumbi e reencontra a paz

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
47 | 139

Pato diz que quer ficar no São Paulo, mas já fala em tom de despedida

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
48 | 139

São Paulo elimina o Ceará na Copa do Brasil

Foto: Jarbas Oliveira/Estadão
49 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
50 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
51 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
52 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
53 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
54 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
55 | 139

Rafael Toloi

Foto: Alex Silva/Estadão
56 | 139

Pato marca e São Paulo vence o Figueirense

Foto: Eduardo Valente
57 | 139

ctv-szp-luis-fabiano-gol-alex-silva-932

Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo
58 | 139

ctv-a6x-ganso-932

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
59 | 139

ctv-2yn-osorio-rafael-arbex-932

Foto: Rafael Arbex/ Estadão Conteúdo
60 | 139

ctv-71b-luis-fabiano-932

Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo
61 | 139

Pratto marca três em vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo

Foto: Bruno Cantini/Divulgação
62 | 139

São Paulo derrota Cruzeiro em casa

Foto: Rafael Arbex/ Estadão
63 | 139

Sport x São Paulo

Foto: Ezequiel Vannoni
64 | 139

São Paulo quebra recorde de público do Campeonato Brasileiro

Foto: Divulgação
65 | 139

Alexandre Pato

Foto: Sérgio Castro/Estadão
66 | 139

São Paulo goleia o Vasco

Foto: André Borges/Frame
67 | 139

Hudson, volante do São Paulo

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
68 | 139

Osorio comadna São Paulo do banco de reservas

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
69 | 139

Relacionado pela 1ª vez após volta, Breno pode reestrear no São Paulo

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
70 | 139

São Paulo perde para o Atlético-PR fora

Foto: Geraldo Bubniak/Estadão
71 | 139

Palmeiras x São Paulo

Foto: Alex Alves/Estadão
72 | 139

Palmeiras x São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
73 | 139

São Paulo x Avaí

Foto: Felipe Rau/Estadão
74 | 139

São Paulo bate Chapecoense por 1 a 0

Foto: Márcio Cunha/Agência O Dia
75 | 139

São Paulo derrota o Grêmio por 2 a 0

Foto: Gabriela Bilo/Estadão Conteúdo
76 | 139

São Paulo derrota o Grêmio por 2 a 0

Foto: Gabriela Bilo/Estadão Conteúdo
77 | 139

Michel Bastos marca e São Paulo vence o Santos

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
78 | 139

Paulo Miranda marca contra o Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
79 | 139

Rogério Ceni marca contra o Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
80 | 139

Osorio vai ao Morumbi em vitória sobre o Santos

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
81 | 139

São Paulo empata com o Inter

Foto: Alexandre Lops/Divulgação
82 | 139

São Paulo vence o Joinville no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
83 | 139

São Paulo vence o Joinville no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
84 | 139

Abatido pela queda Libertadores, São Paulo perde em Campinas

Foto: Felipe Rau/Estadão
85 | 139

Fábio

Foto: Paulo Fonseca/EFE
86 | 139

Damião marca pelo Cruzeiro em jogo que decretou a eliminação do São Paulo na Libertadores de 2015

Foto: Eugenio Sávop/AP
87 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santana/Estadão
88 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santana/Estadão
89 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santanna/Estadão
90 | 139

Centurión marca gol do São Paulo contra o Cruzeiro

Foto: Alex Silva/Estadão
91 | 139

Fábio faz defesa em São Paulo x Cruzeiro

Foto: Daniel Teixeiras/Estadão
92 | 139

Morumbi recebeu mais de 66 mil pessoas em São Paulo x Cruzeiro

Foto: Alex Silva/Estadão
93 | 139

Novo uniforme São Paulo, Under Armour

Foto: Ciro Campos/ Divulgação
94 | 139

Michel Bastos

Foto: André Penner/AP
95 | 139

Rogério Ceni

Foto: Alex Silva/Estadão
96 | 139

Luis Fabiano

Foto: Alex Silva/Estadão
97 | 139

São Paulo bate o Danubio

Foto: Matilde Campodonico/AP
98 | 139

São Paulo bate o Danubio

Foto: Andres Stapff/Reuters
99 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
100 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
101 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
102 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
103 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
104 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
105 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: J. F. Diorio/Estadão
106 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: J. F. Diorio/Estadão
107 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
108 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
109 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Felipe Rau/Estadão
110 | 139

Botafogo-SP x São Paulo

Foto: Célio Messias
111 | 139

Botafogo-SP x São Paulo

Foto: Célio Messias
112 | 139

São Paulo perde para o San Lorenzo

Foto: Juan Mabromata/AFP
113 | 139

São Paulo perde para o San Lorenzo

Foto: Juan Mabromata/AFP
114 | 139

Michel Bastos disputa lance com Emanuel Mas, do San Lorenzo

Foto: Juan Mambromata/ AFP
115 | 139

San Lorenzo x São Paulo atrasa mais de 20 minutos

Foto: Juan Mabromata/ AFP
116 | 139

Protesto na frente do CT do São Paulo

Foto: Ciro Campos/ Estadão
117 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
118 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
119 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
120 | 139

São-paulinos protestam

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
121 | 139

São Paulo perde para o Palmeiras fora de casa

Foto: Alex Silva/Estadão
122 | 139

São Paulo perde para o Palmeiras fora de casa

Foto: J. F. Diório/Estadão
123 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
124 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
125 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
126 | 139

São Paulo vence o San Lorenzo

Foto: Alex Silva/Estadão
127 | 139

São Paulo vira para cima da Ponte Preta

Foto: Rodrigo Villalba/FuturaPress
128 | 139

ctv-ltx-pato-sao-paulo-celio-messias-02032014

Foto: Célio Messias
129 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
130 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
131 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
132 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Nelson Almeida/AFP
133 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: José Patrício/Estadão
134 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
135 | 139

São Paulo derrota o Audax pelo Paulistão

Foto: Marcos Bezzerra/Futura Press
136 | 139

Michel Bastos disputa lance com Fagner, lateral do Corinthians, na Arena Corinthians

Foto: JF Diorio/ Estado Conteúdo
137 | 139

'Não abro mão do Muricy', afirma presidente do São Paulo

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
138 | 139

Fora de casa, São Paulo goleia o Bragantino por 5x0

Foto: Miguel Schincariol/Estadão
139 | 139

Centurion assina com o Tricolor

Foto: Raphael Castello

Nesta segunda parte da entrevista exclusiva de Carlos Miguel Aidar ao Estado, o ex-presidente do São Paulo detalha planos para o futebol e detalhes de reforços para a próxima temporada, como a contratação de um zagueiro e a engenharia financeira para ficar com Alexandre Pato. Um das ideias ainda era trazer Doriva para compor a comissão técnica em outra função.

Qual momento foi determinante para a sua decisão de renunciar?

O estopim foi a existência de uma gravação que até agora eu não ouvi. E não lembro exatamente do que eu falei. Mas é muito frustrante ter um amigo que leva um gravador escondido. Acho isso bastante desagradável. Mas enfim, paciência.

 Foto: Sérgio Castro/Estadão

Em e-mail, o Ataíde te acusou de irregularidades em outras negociações, como a do Wesley e do Denilson.

Welsey foi negociado pelo Gustavo Vieira. Não foi por mim. Não sei se o Ataíde participou. Eu não participei. Denilson foi negociado pelo futebol profissional com dois agentes, dois empresários no meio, eu só assinei o contrato. É muito fácil falar as coisas. Eu quero ver provas. Ponha na mesa a negociação, a comissão, a participação, gravação, faça o que quiser. Mas quero ver provas. A partir do momento da dissidência com o Juvenal, foi uma enxurrada de acusações em cima da minha filha, da minha namorada, família. Foi um horror. Foi um desgaste tremendo. Se eu tenho um arrependimento hoje, é de ter voltado à presidência do São Paulo. Eu me arrependo disso. Família triste, perdi o escritório, clientes, perdi um amigo chamado Ataíde, que eu quis ajudar. Só me meti nisso porque quis ajudá-lo, porque eu sei que ele precisava. Essa é a história. Mas cadê a prova? Não adianta ficar falando. A internet é o veículo dos imbecis, como disse Umberto Eco. Mas ia ficar guerreando, sangrando na presidência e fazendo o São Paulo sofrer? Sempre pensei no clube em primeiro lugar. Torci feito um louco nesses jogos, agoniado para estar no estádio e gritar na hora do gol do Pato. Para mim isso me dói, me machuca e muito. Nunca pensei em chegar aos quase 70 anos desse jeito. Ao contrário. Eu estava em um colchão de conforto no meu escritório que era fantástico. Eu fundei o escritório. Para que deixei isso para passar o que passei no São Paulo?

O senhor se sente traído?

Sem a menor dúvida. Eu me sinto traído, desgostoso, desapontado, triste.

A escolha pelo Doriva foi sua?

Quando Osorio foi contrato eu tinha duas outras opções. Uma era o José Peseiro, português, e outra era o Doriva, com quem já tinha falado. Como ex-atleta do São Paulo, falou que tinha o sonho de dirigir o clube. Quando o Osorio estava começando a claudicar, falei para tirar o Milton, mandá-lo para a base e o Ataíde concordou. O plano era trazer o Doriva e prepará-lo para ser o auxiliar técnico do São Paulo para no futuro ser o técnico do time. Eu estava pensando no futuro. Sempre planejei, a vida toda. Mas o que aconteceu? Fiquei com um certo receio de menosprezar o Doriva ao oferecer o trabalho de auxiliar, mas pior do que isso, o Osorio ficou dependente do Milton. Inteiramente.

Dependente no quê?

Para andar em São Paulo, para escolher imóvel, para ir ao shopping, com as mulheres, para visita, para comprar roupa, pegar taxi, para ir ao museu, para jogar bola, pegar o filho, para ouvir samba, assar carne...para tudo. Ataíde e eu tínhamos planejado para que o Milton saísse e fosse para a base em 2016. O Milton é bom observador, tem uma capacidade em avaliar o potencial futuro de um jogador. Tem um olho clínico bom. Mas resolvemos deixar. Quando o Osorio começou com essa frescura de sair, liguei para o Doriva de novo e o chamei para conversar. Ele estava em Curitiba, com a Ponte Preta, e no dia seguinte, um domingo, o Chimello foi encontrá-lo em Vinhedo. Os dois trabalharam juntos no Ituano. 

Já sabia que estava de saída quando foi procurar o Doriva?

De jeito nenhum. Fui depor na CPI do futebol em uma quarta, em Brasília, depois me reuni com ele e a comissão técnica, quando acertamos os detalhes. Uma semana depois renunciei. Contei ao Doriva que o clima político estava pesado, ruim e que queriam a minha cabeça. Disse ao Doriva que ele era o treinador da preferência do Ataíde. Lembro que o Ataíde concordou com isso. O Doriva era um nome de consenso. Mas como a iniciativa partiu de mim, já ouvi dizer que estão querendo colocar o Paulo Autuori lá. Isso é especulação.

Antes de sair, estava negociando com algum jogador?

Eu pedi para o (José Eduardo) Chimello (gerente de futebol) sondar o Edcarlos, porque tem contrato vencendo no fim do ano e está em condições de assinar um pré-contrato. Mas quando eu vi que ia renunciar, pedi para o Chimello parar tudo.

E o Pato, será que tem chance de ficar?

O que estava estruturando é o seguinte. O Pato é detentor de 40% dos direitos dele. Na verdade, então, ele custa 60% de 10 milhões de euros. Então, para o São Paulo, custaria 6 milhões de euros. Eu acho que vale isso. O problema é que o clube não tem esse dinheiro. Mas se você consegue estrutura o fundo de investimento, faz uma captação, acho que vale o investimento para vender o Pato na janela de 2017. O prazo agora é 31 de dezembro, até essa data o São Paulo pode pagar 10 milhões de euros. Eu já tinha conversado com o Pato, aliás junto com o Ataíde, para ele baixar o salário dele, que está fora dos padrões. Ele teria que reduzir bastante para o clube fazer esse esforço de contratação.

Ele se manifestou favorável?

Bastante. Mas agora, pelo que eu li, parece que já não está mais entusiasmado. Soube que o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, falou que tinha que preservar o que era do clube. Estou achando que ele volta ao Corinthians. Esse negócio de perder jogador é desculpa. Quando se ganha um jogo tudo está bom. Se perde, a desculpa vira a bola, o árbitro e ninguém assume. Até foi bom desfazer de oito jogadores, porque assim o rodízio diminuía.

Ficou frustrado pelo Leco ter promovido o retorno de alguns desafetos seus?

O regime é presidencialista. Não posso ficar decepcionado ou feliz. Tenho que aceitar. Não me cabe julgar se foi bom ou ruim. Não está em mim essa faculdade. O Leco vai se cercar das pessoas que ele considera mais adequadas. O vice financeiro certamente será alguém indicado pelo Abílio Diniz. Eles tentaram me desestabilizar e se uniram em torno desse projeto. Agora que alcançaram o poder, vão ter que se organizar. Agora que estou fora, já não existe a razão comum.

Agora que passou tudo, pensa em reatar com Juvenal?

Não. O São Paulo para mim é uma página virada, deixou de existir. Tenho 14 cadeiras cativas, pago minha garagem no estádio, vou continuar vendo jogo do lugar que eu via. O São Paulo como direção é uma página virada, mas como amor continua palpitando.

Como fica o time para 2016?

É por isso que o São Paulo está investindo na base. Não tem caixa para fazer grandes contratações. O futebol brasileiro não comporta mais. Todos os times vão ter equipes mais modestas. Mesmo o futebol dos Estados Unidos, que cresce exponencialmente, paga muito mal. A grande tarefa do Leco é organizar financeiramente o São Paulo. Com o apoio do Abílio, isso será mais fácil, porque ele traz credibilidade ao mercado. Ele vai querer mandar na área financeira. Comigo ele queria ser, mas sem realmente ser, o presidente do São Paulo.

O São Paulo enfrentou um problema de vazar muitas informações. Isso te preocupou?

Muito. O São Paulo virou um BBB. Vai ser difícil achar quem era o maior fofoqueiro. Posso até cometer injustiça.

São Paulo em 2015

1 | 139

Plateia ilustre

Foto: Reprodução/Instagram
2 | 139

O gol do alívio

Foto: Carlos Costa/Futura Press
3 | 139

Jogo sem sustos

Foto: Adalberto Marques/AGIF
4 | 139

Thiago Mendes decide no Morumbi

Foto: Gabriela Biló/Estadão
5 | 139

São Paulo x Figueirense

Foto: Rafael Arbex/Estadão
6 | 139

Luis Fabiano chora

Foto: Gabriela Biló/Estadão
7 | 139

Luis Fabiano se despede

Foto: Rafael Arbex/Estadão
8 | 139

São Paulo x Figueirense

Foto: Rafael Arbex/Estadão
9 | 139

São Paulo acumula sequência de fracassos contra rivais em 2015

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
10 | 139

Torcida do São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
11 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
12 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
13 | 139

Corinthians goleia o São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
14 | 139

Alan Kardec

15 | 139

São Paulo

Foto: Divulgação
16 | 139

São Paulo

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
17 | 139

Michel Bastos

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
18 | 139

São Paulo é anulado pelo Santos na Copa do Brasil

Foto: Alex Silva/ Estadão
19 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
20 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
21 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
22 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
23 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
24 | 139

São Paulo x Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
25 | 139

São Paulo em 2015

Foto: Sergio Castro/Estadão
26 | 139

São Paulo em 2015

Foto: Sergio Castro/Estadão
27 | 139

Fluminense vence o São Paulo

Foto: Divulgação
28 | 139

Competência de Fred e falhas do São Paulo definem resultado

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
29 | 139

São Paulo x Atlético-PR

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
30 | 139

São Paulo x Atlético-PR

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
31 | 139

ctv-v3c-sao-paulo-furacao3-daniel-teixeira-estadao-932

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
32 | 139

São Paulo x Palmeiras

Foto: Alex Silva/Estadão
33 | 139

São Paulo x Palmeiras

Foto: Alex Silva/Estadão
34 | 139

Pato

Foto: JF Diorio,/Divulgação
35 | 139

São Paulo perde para o Avaí

Foto: Petra Mafalda/Mafalda Press
36 | 139

Grêmio x São Paulo

Foto: Djudu Contursi
37 | 139

Grêmio x São Paulo

Foto: Lucas Uebel/Divulgação
38 | 139

São Paulo perde para o Santos na Vila

Foto: Alex Silva/Estadão
39 | 139

São Paulo perde para o Santos na Vila

Foto: Alex Silva/Estadão
40 | 139

Noite de Rogérios no Morumbi

Foto: Alex Silva/ Estadão
41 | 139

Rogério Ceni recebe homenagem

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
42 | 139

Rogério recebe homenagem

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
43 | 139

Rogério recebe homenagem

44 | 139

São Paulo empata com o Joinville

Foto: Fernando Remor/Mafalda Press
45 | 139

Michel Bastos e Ganso comemoram gol no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
46 | 139

São Paulo bate Ponte Preta no Morumbi e reencontra a paz

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
47 | 139

Pato diz que quer ficar no São Paulo, mas já fala em tom de despedida

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
48 | 139

São Paulo elimina o Ceará na Copa do Brasil

Foto: Jarbas Oliveira/Estadão
49 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
50 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
51 | 139

Flamengo x São Paulo

Foto: Fábio Motta/Estadão
52 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
53 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
54 | 139

São Paulo x Ceará

Foto: Alex Silva/Estadão
55 | 139

Rafael Toloi

Foto: Alex Silva/Estadão
56 | 139

Pato marca e São Paulo vence o Figueirense

Foto: Eduardo Valente
57 | 139

ctv-szp-luis-fabiano-gol-alex-silva-932

Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo
58 | 139

ctv-a6x-ganso-932

Foto: Alex Silva/ Estadão Conteúdo
59 | 139

ctv-2yn-osorio-rafael-arbex-932

Foto: Rafael Arbex/ Estadão Conteúdo
60 | 139

ctv-71b-luis-fabiano-932

Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo
61 | 139

Pratto marca três em vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo

Foto: Bruno Cantini/Divulgação
62 | 139

São Paulo derrota Cruzeiro em casa

Foto: Rafael Arbex/ Estadão
63 | 139

Sport x São Paulo

Foto: Ezequiel Vannoni
64 | 139

São Paulo quebra recorde de público do Campeonato Brasileiro

Foto: Divulgação
65 | 139

Alexandre Pato

Foto: Sérgio Castro/Estadão
66 | 139

São Paulo goleia o Vasco

Foto: André Borges/Frame
67 | 139

Hudson, volante do São Paulo

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
68 | 139

Osorio comadna São Paulo do banco de reservas

Foto: Gabriela Bilo/Estadão
69 | 139

Relacionado pela 1ª vez após volta, Breno pode reestrear no São Paulo

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
70 | 139

São Paulo perde para o Atlético-PR fora

Foto: Geraldo Bubniak/Estadão
71 | 139

Palmeiras x São Paulo

Foto: Alex Alves/Estadão
72 | 139

Palmeiras x São Paulo

Foto: Alex Silva/Estadão
73 | 139

São Paulo x Avaí

Foto: Felipe Rau/Estadão
74 | 139

São Paulo bate Chapecoense por 1 a 0

Foto: Márcio Cunha/Agência O Dia
75 | 139

São Paulo derrota o Grêmio por 2 a 0

Foto: Gabriela Bilo/Estadão Conteúdo
76 | 139

São Paulo derrota o Grêmio por 2 a 0

Foto: Gabriela Bilo/Estadão Conteúdo
77 | 139

Michel Bastos marca e São Paulo vence o Santos

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
78 | 139

Paulo Miranda marca contra o Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
79 | 139

Rogério Ceni marca contra o Santos

Foto: Alex Silva/Estadão
80 | 139

Osorio vai ao Morumbi em vitória sobre o Santos

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
81 | 139

São Paulo empata com o Inter

Foto: Alexandre Lops/Divulgação
82 | 139

São Paulo vence o Joinville no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
83 | 139

São Paulo vence o Joinville no Morumbi

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
84 | 139

Abatido pela queda Libertadores, São Paulo perde em Campinas

Foto: Felipe Rau/Estadão
85 | 139

Fábio

Foto: Paulo Fonseca/EFE
86 | 139

Damião marca pelo Cruzeiro em jogo que decretou a eliminação do São Paulo na Libertadores de 2015

Foto: Eugenio Sávop/AP
87 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santana/Estadão
88 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santana/Estadão
89 | 139

São Paulo engrena após entrada de titulares e vence Flamengo

Foto: Werther Santanna/Estadão
90 | 139

Centurión marca gol do São Paulo contra o Cruzeiro

Foto: Alex Silva/Estadão
91 | 139

Fábio faz defesa em São Paulo x Cruzeiro

Foto: Daniel Teixeiras/Estadão
92 | 139

Morumbi recebeu mais de 66 mil pessoas em São Paulo x Cruzeiro

Foto: Alex Silva/Estadão
93 | 139

Novo uniforme São Paulo, Under Armour

Foto: Ciro Campos/ Divulgação
94 | 139

Michel Bastos

Foto: André Penner/AP
95 | 139

Rogério Ceni

Foto: Alex Silva/Estadão
96 | 139

Luis Fabiano

Foto: Alex Silva/Estadão
97 | 139

São Paulo bate o Danubio

Foto: Matilde Campodonico/AP
98 | 139

São Paulo bate o Danubio

Foto: Andres Stapff/Reuters
99 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
100 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
101 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
102 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
103 | 139

São Paulo elimina o Red Bull

Foto: Felipe Rau/Estadão
104 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
105 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: J. F. Diorio/Estadão
106 | 139

São Paulo rebaixa a Portuguesa

Foto: J. F. Diorio/Estadão
107 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
108 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
109 | 139

Muricy é demitido do São Paulo

Foto: Felipe Rau/Estadão
110 | 139

Botafogo-SP x São Paulo

Foto: Célio Messias
111 | 139

Botafogo-SP x São Paulo

Foto: Célio Messias
112 | 139

São Paulo perde para o San Lorenzo

Foto: Juan Mabromata/AFP
113 | 139

São Paulo perde para o San Lorenzo

Foto: Juan Mabromata/AFP
114 | 139

Michel Bastos disputa lance com Emanuel Mas, do San Lorenzo

Foto: Juan Mambromata/ AFP
115 | 139

San Lorenzo x São Paulo atrasa mais de 20 minutos

Foto: Juan Mabromata/ AFP
116 | 139

Protesto na frente do CT do São Paulo

Foto: Ciro Campos/ Estadão
117 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
118 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
119 | 139

São Paulo x Linense

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
120 | 139

São-paulinos protestam

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
121 | 139

São Paulo perde para o Palmeiras fora de casa

Foto: Alex Silva/Estadão
122 | 139

São Paulo perde para o Palmeiras fora de casa

Foto: J. F. Diório/Estadão
123 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
124 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
125 | 139

Kardec marca dois e São Paulo supera o Marília no Morumbi

Foto: Alex Silva/Estadão
126 | 139

São Paulo vence o San Lorenzo

Foto: Alex Silva/Estadão
127 | 139

São Paulo vira para cima da Ponte Preta

Foto: Rodrigo Villalba/FuturaPress
128 | 139

ctv-ltx-pato-sao-paulo-celio-messias-02032014

Foto: Célio Messias
129 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
130 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
131 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
132 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Nelson Almeida/AFP
133 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: José Patrício/Estadão
134 | 139

São Paulo goleia o Danubio pela Libertadores

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
135 | 139

São Paulo derrota o Audax pelo Paulistão

Foto: Marcos Bezzerra/Futura Press
136 | 139

Michel Bastos disputa lance com Fagner, lateral do Corinthians, na Arena Corinthians

Foto: JF Diorio/ Estado Conteúdo
137 | 139

'Não abro mão do Muricy', afirma presidente do São Paulo

Foto: Rubens Chiri/Divulgação
138 | 139

Fora de casa, São Paulo goleia o Bragantino por 5x0

Foto: Miguel Schincariol/Estadão
139 | 139

Centurion assina com o Tricolor

Foto: Raphael Castello

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.