Começa a temporada de 2013 da Fórmula 1!


05/II/13

Por liviooricchio

Jerez de la Frontera Bom dia, amigos. Ao menos para mim, que escrevo, aqui do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Nos aproximamos do meio dia e a temperatura é de 14,7 graus Celsius. Céu azul sem nubens, lindo. O primeiro dia de testes da temporada de 2013 está em curso.

O tempo não para na Fórmula 1. Se as equipes desejarem treinar o dia todo que o façam. Não há intervalo para almoço. Nesse instante, apenas Mark Webber, da Red Bull, está na pista. Aquela boa impressão causada pelo modelo STR8-Ferrari da Toro Rosso ao menos nessa primeira atividade prática da Fórmula 1 se confirma. Daniel Ricciardo completou 29 voltas com o carro concebido por James Key e registra o melhor tempo, 1min20s547. Mas não tem maior representatividade. Por enquanto.

Logo no início da sessão, às 9 horas, Jenson Button parou com a McLaren MP4/28-Mercedes no meio do traçado. Havia completado apenas 3 voltas. Foi rebocado até os boxes e lá permanece. Nico Rosberg com a Mercedes W04 deu 14 voltas e, de repente, o motor Mercedes começou a soltar fumaça. Da mesma forma não regressou ao teste. O alemão tinha 1min20s846, segundo tempo.

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Por estar com o modelo do ano passado da Williams, FW34-Renault, Pastor Maldonado não precisa parar toda hora. Faz experimentos com componentes do FW35, a ser apresentado na próxima série de ensaios, em Barcelona, de 19 a 22 deste mês. O venezuelano completou 38 voltas e tem o terceiro tempo, 1min20s864.

Estou bastante curioso para conhecer a opinião dos pilotos e, principalmente, dos técnicos a respeito dos novos pneus Pirelli. Como disse Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull, "é a maior variável que temos este ano".

Na sequência temos: Espera, espera, Paul Di Resta estava na pista acaba de marcar 1min20s558 na melhor de suas 27 passagens diante dos boxes, segundo tempo. Romain Grosjean, com a nova Lotus E21-Renault obteve 1min21s175 (15 voltas). A Sauber C32-Ferrari é outro carro que me chamou a atenção, por suas laterais estreitas parecerem facilitar o fluxo de ar sobre os terminais de escape, auxiliando o deslocamento dos gases para o difusor, a fim de gerar maior pressão aerodinâmica. Nico Hulkenberg completou 32 voltas com o C32 e tem 1min21s553, sexto.

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Felipe Massa aparece a seguir, com a Ferrari F138. Nesse momento voltou à pista. Com 26 voltas registra 1min21s598, sétimo, uma posição à frente de Mark Webber com a Red Bull RB9-Renault, 1min22s969 (30 voltas).

Importante: os carros estão equipados com vários tipos de sensores e a preocupação maior dos pilotos não é verificar o seu limite. Os tempos têm pequena relevância. Mais importante, a essa altura, é verificar os long runs, as séries de voltas sem parar e os tempos, ou seja a constância num bom ritmo. No fim do dia, no outro texto que vou redigir, falaremos disso.

A nova Caterham CT03-Renault apresentada hoje, a exemplo da maioria dos projetos este ano, representa a evolução do modelo de 2012. O holandês Giedo van der Garde, estreante, acelera o carro. Deu 21 voltas com 1min24s994 na melhor. A adversária da Caterham, Marussia, também lançou seu novo carro hoje de manhã, antes de o teste começar. O modelo MR02-Cosworth está sendo pilotado por Max Chilton, outro estreante. Marca 1min25s176 (17 voltas).

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Mais uma vez fui falar com o pessoal da Marussia e ouvi o mesmo discurso de ontem: "Não há nada assinado, ainda, com Luiz Razia". O time da empresa russa informou hoje, aqui em Jerez, informalmente, não ter o nome do piloto que vai acelerar o MR02 quinta e sexta-feira, ratificando que Luiz Razia ainda não tem sua situação definida com a Marussia. Vamos torcer para dar certo. O que me chama a atenção é o piloto vir a público, na nave-mãe, a TV Globo, há dias, e anunciar ter assinado contrato com a Marussia. O contrato ainda não está assinado. Palavra dos homens que comandam a escuderia, tanto que não está escalado para o teste.

Mais tarde venho com outras informações. Vou almoçar agora nas dependências da Sauber. Repare que não falei motorhome.

Abraços!

Jerez de la Frontera Bom dia, amigos. Ao menos para mim, que escrevo, aqui do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Nos aproximamos do meio dia e a temperatura é de 14,7 graus Celsius. Céu azul sem nubens, lindo. O primeiro dia de testes da temporada de 2013 está em curso.

O tempo não para na Fórmula 1. Se as equipes desejarem treinar o dia todo que o façam. Não há intervalo para almoço. Nesse instante, apenas Mark Webber, da Red Bull, está na pista. Aquela boa impressão causada pelo modelo STR8-Ferrari da Toro Rosso ao menos nessa primeira atividade prática da Fórmula 1 se confirma. Daniel Ricciardo completou 29 voltas com o carro concebido por James Key e registra o melhor tempo, 1min20s547. Mas não tem maior representatividade. Por enquanto.

Logo no início da sessão, às 9 horas, Jenson Button parou com a McLaren MP4/28-Mercedes no meio do traçado. Havia completado apenas 3 voltas. Foi rebocado até os boxes e lá permanece. Nico Rosberg com a Mercedes W04 deu 14 voltas e, de repente, o motor Mercedes começou a soltar fumaça. Da mesma forma não regressou ao teste. O alemão tinha 1min20s846, segundo tempo.

Por estar com o modelo do ano passado da Williams, FW34-Renault, Pastor Maldonado não precisa parar toda hora. Faz experimentos com componentes do FW35, a ser apresentado na próxima série de ensaios, em Barcelona, de 19 a 22 deste mês. O venezuelano completou 38 voltas e tem o terceiro tempo, 1min20s864.

Estou bastante curioso para conhecer a opinião dos pilotos e, principalmente, dos técnicos a respeito dos novos pneus Pirelli. Como disse Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull, "é a maior variável que temos este ano".

Na sequência temos: Espera, espera, Paul Di Resta estava na pista acaba de marcar 1min20s558 na melhor de suas 27 passagens diante dos boxes, segundo tempo. Romain Grosjean, com a nova Lotus E21-Renault obteve 1min21s175 (15 voltas). A Sauber C32-Ferrari é outro carro que me chamou a atenção, por suas laterais estreitas parecerem facilitar o fluxo de ar sobre os terminais de escape, auxiliando o deslocamento dos gases para o difusor, a fim de gerar maior pressão aerodinâmica. Nico Hulkenberg completou 32 voltas com o C32 e tem 1min21s553, sexto.

Felipe Massa aparece a seguir, com a Ferrari F138. Nesse momento voltou à pista. Com 26 voltas registra 1min21s598, sétimo, uma posição à frente de Mark Webber com a Red Bull RB9-Renault, 1min22s969 (30 voltas).

Importante: os carros estão equipados com vários tipos de sensores e a preocupação maior dos pilotos não é verificar o seu limite. Os tempos têm pequena relevância. Mais importante, a essa altura, é verificar os long runs, as séries de voltas sem parar e os tempos, ou seja a constância num bom ritmo. No fim do dia, no outro texto que vou redigir, falaremos disso.

A nova Caterham CT03-Renault apresentada hoje, a exemplo da maioria dos projetos este ano, representa a evolução do modelo de 2012. O holandês Giedo van der Garde, estreante, acelera o carro. Deu 21 voltas com 1min24s994 na melhor. A adversária da Caterham, Marussia, também lançou seu novo carro hoje de manhã, antes de o teste começar. O modelo MR02-Cosworth está sendo pilotado por Max Chilton, outro estreante. Marca 1min25s176 (17 voltas).

Mais uma vez fui falar com o pessoal da Marussia e ouvi o mesmo discurso de ontem: "Não há nada assinado, ainda, com Luiz Razia". O time da empresa russa informou hoje, aqui em Jerez, informalmente, não ter o nome do piloto que vai acelerar o MR02 quinta e sexta-feira, ratificando que Luiz Razia ainda não tem sua situação definida com a Marussia. Vamos torcer para dar certo. O que me chama a atenção é o piloto vir a público, na nave-mãe, a TV Globo, há dias, e anunciar ter assinado contrato com a Marussia. O contrato ainda não está assinado. Palavra dos homens que comandam a escuderia, tanto que não está escalado para o teste.

Mais tarde venho com outras informações. Vou almoçar agora nas dependências da Sauber. Repare que não falei motorhome.

Abraços!

Jerez de la Frontera Bom dia, amigos. Ao menos para mim, que escrevo, aqui do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Nos aproximamos do meio dia e a temperatura é de 14,7 graus Celsius. Céu azul sem nubens, lindo. O primeiro dia de testes da temporada de 2013 está em curso.

O tempo não para na Fórmula 1. Se as equipes desejarem treinar o dia todo que o façam. Não há intervalo para almoço. Nesse instante, apenas Mark Webber, da Red Bull, está na pista. Aquela boa impressão causada pelo modelo STR8-Ferrari da Toro Rosso ao menos nessa primeira atividade prática da Fórmula 1 se confirma. Daniel Ricciardo completou 29 voltas com o carro concebido por James Key e registra o melhor tempo, 1min20s547. Mas não tem maior representatividade. Por enquanto.

Logo no início da sessão, às 9 horas, Jenson Button parou com a McLaren MP4/28-Mercedes no meio do traçado. Havia completado apenas 3 voltas. Foi rebocado até os boxes e lá permanece. Nico Rosberg com a Mercedes W04 deu 14 voltas e, de repente, o motor Mercedes começou a soltar fumaça. Da mesma forma não regressou ao teste. O alemão tinha 1min20s846, segundo tempo.

Por estar com o modelo do ano passado da Williams, FW34-Renault, Pastor Maldonado não precisa parar toda hora. Faz experimentos com componentes do FW35, a ser apresentado na próxima série de ensaios, em Barcelona, de 19 a 22 deste mês. O venezuelano completou 38 voltas e tem o terceiro tempo, 1min20s864.

Estou bastante curioso para conhecer a opinião dos pilotos e, principalmente, dos técnicos a respeito dos novos pneus Pirelli. Como disse Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull, "é a maior variável que temos este ano".

Na sequência temos: Espera, espera, Paul Di Resta estava na pista acaba de marcar 1min20s558 na melhor de suas 27 passagens diante dos boxes, segundo tempo. Romain Grosjean, com a nova Lotus E21-Renault obteve 1min21s175 (15 voltas). A Sauber C32-Ferrari é outro carro que me chamou a atenção, por suas laterais estreitas parecerem facilitar o fluxo de ar sobre os terminais de escape, auxiliando o deslocamento dos gases para o difusor, a fim de gerar maior pressão aerodinâmica. Nico Hulkenberg completou 32 voltas com o C32 e tem 1min21s553, sexto.

Felipe Massa aparece a seguir, com a Ferrari F138. Nesse momento voltou à pista. Com 26 voltas registra 1min21s598, sétimo, uma posição à frente de Mark Webber com a Red Bull RB9-Renault, 1min22s969 (30 voltas).

Importante: os carros estão equipados com vários tipos de sensores e a preocupação maior dos pilotos não é verificar o seu limite. Os tempos têm pequena relevância. Mais importante, a essa altura, é verificar os long runs, as séries de voltas sem parar e os tempos, ou seja a constância num bom ritmo. No fim do dia, no outro texto que vou redigir, falaremos disso.

A nova Caterham CT03-Renault apresentada hoje, a exemplo da maioria dos projetos este ano, representa a evolução do modelo de 2012. O holandês Giedo van der Garde, estreante, acelera o carro. Deu 21 voltas com 1min24s994 na melhor. A adversária da Caterham, Marussia, também lançou seu novo carro hoje de manhã, antes de o teste começar. O modelo MR02-Cosworth está sendo pilotado por Max Chilton, outro estreante. Marca 1min25s176 (17 voltas).

Mais uma vez fui falar com o pessoal da Marussia e ouvi o mesmo discurso de ontem: "Não há nada assinado, ainda, com Luiz Razia". O time da empresa russa informou hoje, aqui em Jerez, informalmente, não ter o nome do piloto que vai acelerar o MR02 quinta e sexta-feira, ratificando que Luiz Razia ainda não tem sua situação definida com a Marussia. Vamos torcer para dar certo. O que me chama a atenção é o piloto vir a público, na nave-mãe, a TV Globo, há dias, e anunciar ter assinado contrato com a Marussia. O contrato ainda não está assinado. Palavra dos homens que comandam a escuderia, tanto que não está escalado para o teste.

Mais tarde venho com outras informações. Vou almoçar agora nas dependências da Sauber. Repare que não falei motorhome.

Abraços!

Jerez de la Frontera Bom dia, amigos. Ao menos para mim, que escrevo, aqui do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Nos aproximamos do meio dia e a temperatura é de 14,7 graus Celsius. Céu azul sem nubens, lindo. O primeiro dia de testes da temporada de 2013 está em curso.

O tempo não para na Fórmula 1. Se as equipes desejarem treinar o dia todo que o façam. Não há intervalo para almoço. Nesse instante, apenas Mark Webber, da Red Bull, está na pista. Aquela boa impressão causada pelo modelo STR8-Ferrari da Toro Rosso ao menos nessa primeira atividade prática da Fórmula 1 se confirma. Daniel Ricciardo completou 29 voltas com o carro concebido por James Key e registra o melhor tempo, 1min20s547. Mas não tem maior representatividade. Por enquanto.

Logo no início da sessão, às 9 horas, Jenson Button parou com a McLaren MP4/28-Mercedes no meio do traçado. Havia completado apenas 3 voltas. Foi rebocado até os boxes e lá permanece. Nico Rosberg com a Mercedes W04 deu 14 voltas e, de repente, o motor Mercedes começou a soltar fumaça. Da mesma forma não regressou ao teste. O alemão tinha 1min20s846, segundo tempo.

Por estar com o modelo do ano passado da Williams, FW34-Renault, Pastor Maldonado não precisa parar toda hora. Faz experimentos com componentes do FW35, a ser apresentado na próxima série de ensaios, em Barcelona, de 19 a 22 deste mês. O venezuelano completou 38 voltas e tem o terceiro tempo, 1min20s864.

Estou bastante curioso para conhecer a opinião dos pilotos e, principalmente, dos técnicos a respeito dos novos pneus Pirelli. Como disse Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull, "é a maior variável que temos este ano".

Na sequência temos: Espera, espera, Paul Di Resta estava na pista acaba de marcar 1min20s558 na melhor de suas 27 passagens diante dos boxes, segundo tempo. Romain Grosjean, com a nova Lotus E21-Renault obteve 1min21s175 (15 voltas). A Sauber C32-Ferrari é outro carro que me chamou a atenção, por suas laterais estreitas parecerem facilitar o fluxo de ar sobre os terminais de escape, auxiliando o deslocamento dos gases para o difusor, a fim de gerar maior pressão aerodinâmica. Nico Hulkenberg completou 32 voltas com o C32 e tem 1min21s553, sexto.

Felipe Massa aparece a seguir, com a Ferrari F138. Nesse momento voltou à pista. Com 26 voltas registra 1min21s598, sétimo, uma posição à frente de Mark Webber com a Red Bull RB9-Renault, 1min22s969 (30 voltas).

Importante: os carros estão equipados com vários tipos de sensores e a preocupação maior dos pilotos não é verificar o seu limite. Os tempos têm pequena relevância. Mais importante, a essa altura, é verificar os long runs, as séries de voltas sem parar e os tempos, ou seja a constância num bom ritmo. No fim do dia, no outro texto que vou redigir, falaremos disso.

A nova Caterham CT03-Renault apresentada hoje, a exemplo da maioria dos projetos este ano, representa a evolução do modelo de 2012. O holandês Giedo van der Garde, estreante, acelera o carro. Deu 21 voltas com 1min24s994 na melhor. A adversária da Caterham, Marussia, também lançou seu novo carro hoje de manhã, antes de o teste começar. O modelo MR02-Cosworth está sendo pilotado por Max Chilton, outro estreante. Marca 1min25s176 (17 voltas).

Mais uma vez fui falar com o pessoal da Marussia e ouvi o mesmo discurso de ontem: "Não há nada assinado, ainda, com Luiz Razia". O time da empresa russa informou hoje, aqui em Jerez, informalmente, não ter o nome do piloto que vai acelerar o MR02 quinta e sexta-feira, ratificando que Luiz Razia ainda não tem sua situação definida com a Marussia. Vamos torcer para dar certo. O que me chama a atenção é o piloto vir a público, na nave-mãe, a TV Globo, há dias, e anunciar ter assinado contrato com a Marussia. O contrato ainda não está assinado. Palavra dos homens que comandam a escuderia, tanto que não está escalado para o teste.

Mais tarde venho com outras informações. Vou almoçar agora nas dependências da Sauber. Repare que não falei motorhome.

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