Bastidores e curiosidades do Dacar

UTV? Conheça a história do veículo que os brasileiros foram campeões do Rally Dakar 2017


Tudo bem? O Dakar 2017 já acabou, mas ainda tenho muita história para contar.

Por Ricardo Ribeiro

Guarde bem essas letras: U T V... Elas vão revolucionar o esporteoff-road no Brasil.

Ainda mais agora, que uma dupla de brasileiros entrou para a história mundial ao se tornar campeã do Rally Dakar 2017. O piloto Leandro Torres e o navegador Lourival Roldan venceram nos UTVs e passaram a fazer parte da seleta lista dos "melhores do mundo". O título é inédito para o Brasil: nunca ninguém havia garantido o primeiro lugar de uma categoria na classificação geral.

Acredito que a paixão pelos UTVs vai bombar ainda mais nos próximos anos, principalmente agora, depois de uma vitória no maior rali do mundo.

continua após a publicidade

Em resumo:

UTV, na tradução livre, significa "Veículo Utilitário de Multitarefas"

Tem quatro rodas e um, dois e quatro lugares

continua após a publicidade

Tem cabine tubular, cinto de segurança e os ocupantes devem usar capacete

Usado para lazer (grande maioria), como chácaras, sítios e fazendas, e competições

Ideal para terra, areia, lama e até neve

continua após a publicidade

Os motores podem ter até 1000 cilindradas

Modelos novos fazem de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos

Os UTVs Podem custar cerca de R$ 100.000,00, dependendo da configuração. Mas têm modelos bem mais baratos

continua após a publicidade

Investimento para correr e vencer o Rally Dakar 2017: R$ 515.000,00

Crescimento nas vendas foi de 306% de 2013 até hoje. Em 2016 foram vendidas cerca de 700 unidades (dados ainda não consolidados)

http://www.dailymotion.com/video/x5851z4_stage-9-dakar-explore-dakar-2017_sport#tab_embed

continua após a publicidade

 

continua após a publicidade
Marcos Ermírio de Moraes, diretor-geral do Rally dos Sertões, durante apresentação para o Governo do Mato Grosso do Sul e imprensa. Foto: Divulgação/Depto. de Comunicação do Governo do Mato Grosso do Sul

"Percebemos que muitos pilotos de carros e quadriciclos estão migrando para o UTV", afirma Flavia Moreira, diretora-executiva do Rally Piocerá, que em 2017 completará 30 anos. Até o tradicional Enduro da Independência já chegou a pensar na criação de uma categoria UTV, apesar de a prova de 2017 seja apenas de motocicletas.

Resultados oficiais da primeira corrida de UTV "experimental" no Brasil, em dezembro de 2011 Foto: Estadão

Guarde bem essas letras: U T V... Elas vão revolucionar o esporteoff-road no Brasil.

Ainda mais agora, que uma dupla de brasileiros entrou para a história mundial ao se tornar campeã do Rally Dakar 2017. O piloto Leandro Torres e o navegador Lourival Roldan venceram nos UTVs e passaram a fazer parte da seleta lista dos "melhores do mundo". O título é inédito para o Brasil: nunca ninguém havia garantido o primeiro lugar de uma categoria na classificação geral.

Acredito que a paixão pelos UTVs vai bombar ainda mais nos próximos anos, principalmente agora, depois de uma vitória no maior rali do mundo.

Em resumo:

UTV, na tradução livre, significa "Veículo Utilitário de Multitarefas"

Tem quatro rodas e um, dois e quatro lugares

Tem cabine tubular, cinto de segurança e os ocupantes devem usar capacete

Usado para lazer (grande maioria), como chácaras, sítios e fazendas, e competições

Ideal para terra, areia, lama e até neve

Os motores podem ter até 1000 cilindradas

Modelos novos fazem de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos

Os UTVs Podem custar cerca de R$ 100.000,00, dependendo da configuração. Mas têm modelos bem mais baratos

Investimento para correr e vencer o Rally Dakar 2017: R$ 515.000,00

Crescimento nas vendas foi de 306% de 2013 até hoje. Em 2016 foram vendidas cerca de 700 unidades (dados ainda não consolidados)

http://www.dailymotion.com/video/x5851z4_stage-9-dakar-explore-dakar-2017_sport#tab_embed

 

Marcos Ermírio de Moraes, diretor-geral do Rally dos Sertões, durante apresentação para o Governo do Mato Grosso do Sul e imprensa. Foto: Divulgação/Depto. de Comunicação do Governo do Mato Grosso do Sul

"Percebemos que muitos pilotos de carros e quadriciclos estão migrando para o UTV", afirma Flavia Moreira, diretora-executiva do Rally Piocerá, que em 2017 completará 30 anos. Até o tradicional Enduro da Independência já chegou a pensar na criação de uma categoria UTV, apesar de a prova de 2017 seja apenas de motocicletas.

Resultados oficiais da primeira corrida de UTV "experimental" no Brasil, em dezembro de 2011 Foto: Estadão

Guarde bem essas letras: U T V... Elas vão revolucionar o esporteoff-road no Brasil.

Ainda mais agora, que uma dupla de brasileiros entrou para a história mundial ao se tornar campeã do Rally Dakar 2017. O piloto Leandro Torres e o navegador Lourival Roldan venceram nos UTVs e passaram a fazer parte da seleta lista dos "melhores do mundo". O título é inédito para o Brasil: nunca ninguém havia garantido o primeiro lugar de uma categoria na classificação geral.

Acredito que a paixão pelos UTVs vai bombar ainda mais nos próximos anos, principalmente agora, depois de uma vitória no maior rali do mundo.

Em resumo:

UTV, na tradução livre, significa "Veículo Utilitário de Multitarefas"

Tem quatro rodas e um, dois e quatro lugares

Tem cabine tubular, cinto de segurança e os ocupantes devem usar capacete

Usado para lazer (grande maioria), como chácaras, sítios e fazendas, e competições

Ideal para terra, areia, lama e até neve

Os motores podem ter até 1000 cilindradas

Modelos novos fazem de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos

Os UTVs Podem custar cerca de R$ 100.000,00, dependendo da configuração. Mas têm modelos bem mais baratos

Investimento para correr e vencer o Rally Dakar 2017: R$ 515.000,00

Crescimento nas vendas foi de 306% de 2013 até hoje. Em 2016 foram vendidas cerca de 700 unidades (dados ainda não consolidados)

http://www.dailymotion.com/video/x5851z4_stage-9-dakar-explore-dakar-2017_sport#tab_embed

 

Marcos Ermírio de Moraes, diretor-geral do Rally dos Sertões, durante apresentação para o Governo do Mato Grosso do Sul e imprensa. Foto: Divulgação/Depto. de Comunicação do Governo do Mato Grosso do Sul

"Percebemos que muitos pilotos de carros e quadriciclos estão migrando para o UTV", afirma Flavia Moreira, diretora-executiva do Rally Piocerá, que em 2017 completará 30 anos. Até o tradicional Enduro da Independência já chegou a pensar na criação de uma categoria UTV, apesar de a prova de 2017 seja apenas de motocicletas.

Resultados oficiais da primeira corrida de UTV "experimental" no Brasil, em dezembro de 2011 Foto: Estadão

Guarde bem essas letras: U T V... Elas vão revolucionar o esporteoff-road no Brasil.

Ainda mais agora, que uma dupla de brasileiros entrou para a história mundial ao se tornar campeã do Rally Dakar 2017. O piloto Leandro Torres e o navegador Lourival Roldan venceram nos UTVs e passaram a fazer parte da seleta lista dos "melhores do mundo". O título é inédito para o Brasil: nunca ninguém havia garantido o primeiro lugar de uma categoria na classificação geral.

Acredito que a paixão pelos UTVs vai bombar ainda mais nos próximos anos, principalmente agora, depois de uma vitória no maior rali do mundo.

Em resumo:

UTV, na tradução livre, significa "Veículo Utilitário de Multitarefas"

Tem quatro rodas e um, dois e quatro lugares

Tem cabine tubular, cinto de segurança e os ocupantes devem usar capacete

Usado para lazer (grande maioria), como chácaras, sítios e fazendas, e competições

Ideal para terra, areia, lama e até neve

Os motores podem ter até 1000 cilindradas

Modelos novos fazem de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos

Os UTVs Podem custar cerca de R$ 100.000,00, dependendo da configuração. Mas têm modelos bem mais baratos

Investimento para correr e vencer o Rally Dakar 2017: R$ 515.000,00

Crescimento nas vendas foi de 306% de 2013 até hoje. Em 2016 foram vendidas cerca de 700 unidades (dados ainda não consolidados)

http://www.dailymotion.com/video/x5851z4_stage-9-dakar-explore-dakar-2017_sport#tab_embed

 

Marcos Ermírio de Moraes, diretor-geral do Rally dos Sertões, durante apresentação para o Governo do Mato Grosso do Sul e imprensa. Foto: Divulgação/Depto. de Comunicação do Governo do Mato Grosso do Sul

"Percebemos que muitos pilotos de carros e quadriciclos estão migrando para o UTV", afirma Flavia Moreira, diretora-executiva do Rally Piocerá, que em 2017 completará 30 anos. Até o tradicional Enduro da Independência já chegou a pensar na criação de uma categoria UTV, apesar de a prova de 2017 seja apenas de motocicletas.

Resultados oficiais da primeira corrida de UTV "experimental" no Brasil, em dezembro de 2011 Foto: Estadão

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.