Ferrari vai analisar problema no pitstop de Massa


Equipe cometeu erro durante parada nos boxes e tirou a chance de o brasileiro vencer o GP de Cingapura

Por Alan Baldwin

A Ferrari vai revisar seu sistema eletrônico de luzes no pitstop depois que um erro humano custou a vitória a Felipe Massa no Grande Prêmio de Cingapura, no domingo, causando um grande golpe nas esperanças de título do piloto brasileiro. Veja também:  Fórmula 1 - Classificação  Confira os batidores da F-1 no blog do Lívio Oricchio Ferrari fala em três dobradinhas para dar título a Massa  Massa admite: não era para ir bem em Cingapura Alonso surpreende e vence GP com trapalhada da Ferrari  O "GP trapalhão" da Ferrari Massa, que começou a corrida na pole position, foi de primeiro a último depois do erro grave nos boxes. Ele terminou a prova em 13.°, e não pontuou. O diretor da equipe, Stefano Domenicali, explicou depois da corrida que um mecânico da Ferrari havia dado a luz verde a Massa na hora errada, enquanto a mangueira de abastecimento ainda estava conectada ao carro. Os sinais de luz são normalmente conectados a um pino na mangueira de abastecimento, indicando ao piloto que ele pode sair assim que a mangueira estiver desacoplada. No entanto, como haviam carros transitando pelos boxes enquanto o "safety car" estava na pista, a Ferrari trocou o sistema automático das luzes para a operação manual e o erro do mecânico foi dar o sinal verde de "siga" antes da hora. "Nós não estávamos usando o sistema eletrônico, ele estava sendo operado manualmente", disse Domenicali ao site da Ferrari. "Quando há muitos carros entrando nos boxes em uma situação de safety car, é melhor ter o sistema trabalhando manualmente", acrescentou. "Você pode controlar a luz verde, e infelizmente, houve um erro. Vamos analisar o que fizemos em outros paradas nos boxes". A Ferrari é a única equipe que utiliza o sistema de luzes para determinar a saída dos carros dos boxes, enquanto os outros times ainda usam os convencionais "pirulitos", segurados por mecânicos na frente dos carros.

A Ferrari vai revisar seu sistema eletrônico de luzes no pitstop depois que um erro humano custou a vitória a Felipe Massa no Grande Prêmio de Cingapura, no domingo, causando um grande golpe nas esperanças de título do piloto brasileiro. Veja também:  Fórmula 1 - Classificação  Confira os batidores da F-1 no blog do Lívio Oricchio Ferrari fala em três dobradinhas para dar título a Massa  Massa admite: não era para ir bem em Cingapura Alonso surpreende e vence GP com trapalhada da Ferrari  O "GP trapalhão" da Ferrari Massa, que começou a corrida na pole position, foi de primeiro a último depois do erro grave nos boxes. Ele terminou a prova em 13.°, e não pontuou. O diretor da equipe, Stefano Domenicali, explicou depois da corrida que um mecânico da Ferrari havia dado a luz verde a Massa na hora errada, enquanto a mangueira de abastecimento ainda estava conectada ao carro. Os sinais de luz são normalmente conectados a um pino na mangueira de abastecimento, indicando ao piloto que ele pode sair assim que a mangueira estiver desacoplada. No entanto, como haviam carros transitando pelos boxes enquanto o "safety car" estava na pista, a Ferrari trocou o sistema automático das luzes para a operação manual e o erro do mecânico foi dar o sinal verde de "siga" antes da hora. "Nós não estávamos usando o sistema eletrônico, ele estava sendo operado manualmente", disse Domenicali ao site da Ferrari. "Quando há muitos carros entrando nos boxes em uma situação de safety car, é melhor ter o sistema trabalhando manualmente", acrescentou. "Você pode controlar a luz verde, e infelizmente, houve um erro. Vamos analisar o que fizemos em outros paradas nos boxes". A Ferrari é a única equipe que utiliza o sistema de luzes para determinar a saída dos carros dos boxes, enquanto os outros times ainda usam os convencionais "pirulitos", segurados por mecânicos na frente dos carros.

A Ferrari vai revisar seu sistema eletrônico de luzes no pitstop depois que um erro humano custou a vitória a Felipe Massa no Grande Prêmio de Cingapura, no domingo, causando um grande golpe nas esperanças de título do piloto brasileiro. Veja também:  Fórmula 1 - Classificação  Confira os batidores da F-1 no blog do Lívio Oricchio Ferrari fala em três dobradinhas para dar título a Massa  Massa admite: não era para ir bem em Cingapura Alonso surpreende e vence GP com trapalhada da Ferrari  O "GP trapalhão" da Ferrari Massa, que começou a corrida na pole position, foi de primeiro a último depois do erro grave nos boxes. Ele terminou a prova em 13.°, e não pontuou. O diretor da equipe, Stefano Domenicali, explicou depois da corrida que um mecânico da Ferrari havia dado a luz verde a Massa na hora errada, enquanto a mangueira de abastecimento ainda estava conectada ao carro. Os sinais de luz são normalmente conectados a um pino na mangueira de abastecimento, indicando ao piloto que ele pode sair assim que a mangueira estiver desacoplada. No entanto, como haviam carros transitando pelos boxes enquanto o "safety car" estava na pista, a Ferrari trocou o sistema automático das luzes para a operação manual e o erro do mecânico foi dar o sinal verde de "siga" antes da hora. "Nós não estávamos usando o sistema eletrônico, ele estava sendo operado manualmente", disse Domenicali ao site da Ferrari. "Quando há muitos carros entrando nos boxes em uma situação de safety car, é melhor ter o sistema trabalhando manualmente", acrescentou. "Você pode controlar a luz verde, e infelizmente, houve um erro. Vamos analisar o que fizemos em outros paradas nos boxes". A Ferrari é a única equipe que utiliza o sistema de luzes para determinar a saída dos carros dos boxes, enquanto os outros times ainda usam os convencionais "pirulitos", segurados por mecânicos na frente dos carros.

A Ferrari vai revisar seu sistema eletrônico de luzes no pitstop depois que um erro humano custou a vitória a Felipe Massa no Grande Prêmio de Cingapura, no domingo, causando um grande golpe nas esperanças de título do piloto brasileiro. Veja também:  Fórmula 1 - Classificação  Confira os batidores da F-1 no blog do Lívio Oricchio Ferrari fala em três dobradinhas para dar título a Massa  Massa admite: não era para ir bem em Cingapura Alonso surpreende e vence GP com trapalhada da Ferrari  O "GP trapalhão" da Ferrari Massa, que começou a corrida na pole position, foi de primeiro a último depois do erro grave nos boxes. Ele terminou a prova em 13.°, e não pontuou. O diretor da equipe, Stefano Domenicali, explicou depois da corrida que um mecânico da Ferrari havia dado a luz verde a Massa na hora errada, enquanto a mangueira de abastecimento ainda estava conectada ao carro. Os sinais de luz são normalmente conectados a um pino na mangueira de abastecimento, indicando ao piloto que ele pode sair assim que a mangueira estiver desacoplada. No entanto, como haviam carros transitando pelos boxes enquanto o "safety car" estava na pista, a Ferrari trocou o sistema automático das luzes para a operação manual e o erro do mecânico foi dar o sinal verde de "siga" antes da hora. "Nós não estávamos usando o sistema eletrônico, ele estava sendo operado manualmente", disse Domenicali ao site da Ferrari. "Quando há muitos carros entrando nos boxes em uma situação de safety car, é melhor ter o sistema trabalhando manualmente", acrescentou. "Você pode controlar a luz verde, e infelizmente, houve um erro. Vamos analisar o que fizemos em outros paradas nos boxes". A Ferrari é a única equipe que utiliza o sistema de luzes para determinar a saída dos carros dos boxes, enquanto os outros times ainda usam os convencionais "pirulitos", segurados por mecânicos na frente dos carros.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.