IRL: Brasileiro faz sucesso no acesso


Por Agencia Estado

Jaime Câmara nunca venceu uma corrida no Brasil. Mas no primeiro ano de Infitini Pro-Series, a categoria de acesso à Indy Racing League, o piloto goiano já ganhou duas corridas em traçados ovais e prepara o caminho para chegar a IRL em 2007. "Nunca pensei em correr na Europa. Gosto mais da disputa das provas do automobilismo americano. Além disso, estou mais acostumado com o estilo de vida americano", justifica. No Brasil, a melhor classificação de Jaime foi um 2.º lugar no Sul-Americano de F-3 light, em 2003. Quando não estava correndo, Jaime passava o tempo aprendendo a pilotar helicópteros. Até que resolveu encarar de vez o automobilismo profissional. "No final do ano passado vim para os EUA e fiz um teste. Depois negociei para disputar a Infiniti. Minha adaptação foi mais rápida do que imaginava". Jaiminho ganhou a etapa de Indianápolis, preliminar das 500 Milhas, e venceu em Nashville, na semana passada. Nas duas corridas, largou na pole e venceu de ponta a ponta. Dessa forma, o piloto saltou para o 3.º lugar no campeonato com 234 pontos. O líder é o americano Wade Cunningham, com 259. No domingo, Jaime Câmara volta a correr na Infiniti, no circuito de Milwaukee. No começo do ano, o goiano participou de um teste coletivo neste oval curto (uma milha ou 1609 metros) e foi o mais rápido. "Claro que situação de corrida é diferente. Mas temos uma boa referência da pista." Câmara atribui ao engenheiro Tim Neff, da equipe Sam Schmidt, o seu sucesso nos ovais: "Ele me dá a orientação precisa e eu sei as informações corretas que preciso passar para a equipe. Isso começou logo nos primeiros testes", explica. A Infiniti corre com chassi Dallara, motor Infiniti (Nissan) de 3,8 litros e pneus Firestone. O campeonato tem ainda 7 corridas pela frente, incluindo a de domingo em Milwaukee. Com exceção de Kentucky, Jaime não conhece os traçados restantes. "Mas vamos estudá-las e conseguir tirar o máximo nelas." Enquanto se prepara para uma possível disputa do título, repetindo o que o piloto Tiago Medeiros fez no ano passado, Jaime também pensa no futuro. "Eu acho que o melhor é fazer mais uma temporada na Infiniti. Depois tentar a IRL em 2007", avalia. Em Miami, onde mora, o piloto mantém um relacionamento estreito com Tony Kanaan e Vitor Meira, da Indy Racing League. "Estou acompanhando tudo na IRL já que a Infiniti faz as preliminares. Isso ajuda. Você acaba conhecendo as pessoas chaves em todas as equipes".

Jaime Câmara nunca venceu uma corrida no Brasil. Mas no primeiro ano de Infitini Pro-Series, a categoria de acesso à Indy Racing League, o piloto goiano já ganhou duas corridas em traçados ovais e prepara o caminho para chegar a IRL em 2007. "Nunca pensei em correr na Europa. Gosto mais da disputa das provas do automobilismo americano. Além disso, estou mais acostumado com o estilo de vida americano", justifica. No Brasil, a melhor classificação de Jaime foi um 2.º lugar no Sul-Americano de F-3 light, em 2003. Quando não estava correndo, Jaime passava o tempo aprendendo a pilotar helicópteros. Até que resolveu encarar de vez o automobilismo profissional. "No final do ano passado vim para os EUA e fiz um teste. Depois negociei para disputar a Infiniti. Minha adaptação foi mais rápida do que imaginava". Jaiminho ganhou a etapa de Indianápolis, preliminar das 500 Milhas, e venceu em Nashville, na semana passada. Nas duas corridas, largou na pole e venceu de ponta a ponta. Dessa forma, o piloto saltou para o 3.º lugar no campeonato com 234 pontos. O líder é o americano Wade Cunningham, com 259. No domingo, Jaime Câmara volta a correr na Infiniti, no circuito de Milwaukee. No começo do ano, o goiano participou de um teste coletivo neste oval curto (uma milha ou 1609 metros) e foi o mais rápido. "Claro que situação de corrida é diferente. Mas temos uma boa referência da pista." Câmara atribui ao engenheiro Tim Neff, da equipe Sam Schmidt, o seu sucesso nos ovais: "Ele me dá a orientação precisa e eu sei as informações corretas que preciso passar para a equipe. Isso começou logo nos primeiros testes", explica. A Infiniti corre com chassi Dallara, motor Infiniti (Nissan) de 3,8 litros e pneus Firestone. O campeonato tem ainda 7 corridas pela frente, incluindo a de domingo em Milwaukee. Com exceção de Kentucky, Jaime não conhece os traçados restantes. "Mas vamos estudá-las e conseguir tirar o máximo nelas." Enquanto se prepara para uma possível disputa do título, repetindo o que o piloto Tiago Medeiros fez no ano passado, Jaime também pensa no futuro. "Eu acho que o melhor é fazer mais uma temporada na Infiniti. Depois tentar a IRL em 2007", avalia. Em Miami, onde mora, o piloto mantém um relacionamento estreito com Tony Kanaan e Vitor Meira, da Indy Racing League. "Estou acompanhando tudo na IRL já que a Infiniti faz as preliminares. Isso ajuda. Você acaba conhecendo as pessoas chaves em todas as equipes".

Jaime Câmara nunca venceu uma corrida no Brasil. Mas no primeiro ano de Infitini Pro-Series, a categoria de acesso à Indy Racing League, o piloto goiano já ganhou duas corridas em traçados ovais e prepara o caminho para chegar a IRL em 2007. "Nunca pensei em correr na Europa. Gosto mais da disputa das provas do automobilismo americano. Além disso, estou mais acostumado com o estilo de vida americano", justifica. No Brasil, a melhor classificação de Jaime foi um 2.º lugar no Sul-Americano de F-3 light, em 2003. Quando não estava correndo, Jaime passava o tempo aprendendo a pilotar helicópteros. Até que resolveu encarar de vez o automobilismo profissional. "No final do ano passado vim para os EUA e fiz um teste. Depois negociei para disputar a Infiniti. Minha adaptação foi mais rápida do que imaginava". Jaiminho ganhou a etapa de Indianápolis, preliminar das 500 Milhas, e venceu em Nashville, na semana passada. Nas duas corridas, largou na pole e venceu de ponta a ponta. Dessa forma, o piloto saltou para o 3.º lugar no campeonato com 234 pontos. O líder é o americano Wade Cunningham, com 259. No domingo, Jaime Câmara volta a correr na Infiniti, no circuito de Milwaukee. No começo do ano, o goiano participou de um teste coletivo neste oval curto (uma milha ou 1609 metros) e foi o mais rápido. "Claro que situação de corrida é diferente. Mas temos uma boa referência da pista." Câmara atribui ao engenheiro Tim Neff, da equipe Sam Schmidt, o seu sucesso nos ovais: "Ele me dá a orientação precisa e eu sei as informações corretas que preciso passar para a equipe. Isso começou logo nos primeiros testes", explica. A Infiniti corre com chassi Dallara, motor Infiniti (Nissan) de 3,8 litros e pneus Firestone. O campeonato tem ainda 7 corridas pela frente, incluindo a de domingo em Milwaukee. Com exceção de Kentucky, Jaime não conhece os traçados restantes. "Mas vamos estudá-las e conseguir tirar o máximo nelas." Enquanto se prepara para uma possível disputa do título, repetindo o que o piloto Tiago Medeiros fez no ano passado, Jaime também pensa no futuro. "Eu acho que o melhor é fazer mais uma temporada na Infiniti. Depois tentar a IRL em 2007", avalia. Em Miami, onde mora, o piloto mantém um relacionamento estreito com Tony Kanaan e Vitor Meira, da Indy Racing League. "Estou acompanhando tudo na IRL já que a Infiniti faz as preliminares. Isso ajuda. Você acaba conhecendo as pessoas chaves em todas as equipes".

Jaime Câmara nunca venceu uma corrida no Brasil. Mas no primeiro ano de Infitini Pro-Series, a categoria de acesso à Indy Racing League, o piloto goiano já ganhou duas corridas em traçados ovais e prepara o caminho para chegar a IRL em 2007. "Nunca pensei em correr na Europa. Gosto mais da disputa das provas do automobilismo americano. Além disso, estou mais acostumado com o estilo de vida americano", justifica. No Brasil, a melhor classificação de Jaime foi um 2.º lugar no Sul-Americano de F-3 light, em 2003. Quando não estava correndo, Jaime passava o tempo aprendendo a pilotar helicópteros. Até que resolveu encarar de vez o automobilismo profissional. "No final do ano passado vim para os EUA e fiz um teste. Depois negociei para disputar a Infiniti. Minha adaptação foi mais rápida do que imaginava". Jaiminho ganhou a etapa de Indianápolis, preliminar das 500 Milhas, e venceu em Nashville, na semana passada. Nas duas corridas, largou na pole e venceu de ponta a ponta. Dessa forma, o piloto saltou para o 3.º lugar no campeonato com 234 pontos. O líder é o americano Wade Cunningham, com 259. No domingo, Jaime Câmara volta a correr na Infiniti, no circuito de Milwaukee. No começo do ano, o goiano participou de um teste coletivo neste oval curto (uma milha ou 1609 metros) e foi o mais rápido. "Claro que situação de corrida é diferente. Mas temos uma boa referência da pista." Câmara atribui ao engenheiro Tim Neff, da equipe Sam Schmidt, o seu sucesso nos ovais: "Ele me dá a orientação precisa e eu sei as informações corretas que preciso passar para a equipe. Isso começou logo nos primeiros testes", explica. A Infiniti corre com chassi Dallara, motor Infiniti (Nissan) de 3,8 litros e pneus Firestone. O campeonato tem ainda 7 corridas pela frente, incluindo a de domingo em Milwaukee. Com exceção de Kentucky, Jaime não conhece os traçados restantes. "Mas vamos estudá-las e conseguir tirar o máximo nelas." Enquanto se prepara para uma possível disputa do título, repetindo o que o piloto Tiago Medeiros fez no ano passado, Jaime também pensa no futuro. "Eu acho que o melhor é fazer mais uma temporada na Infiniti. Depois tentar a IRL em 2007", avalia. Em Miami, onde mora, o piloto mantém um relacionamento estreito com Tony Kanaan e Vitor Meira, da Indy Racing League. "Estou acompanhando tudo na IRL já que a Infiniti faz as preliminares. Isso ajuda. Você acaba conhecendo as pessoas chaves em todas as equipes".

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