Conversa de pista

Opinião|Mas... prá que serve aquilo?


Aparato aerodinâmico pode ser o pulo do gato da Mercedes para esta temporada. Asa de dimensões sutis funciona como laminador do fluxo de ar

Por Wagner Gonzalez

Olhando rápido na Ferrari SF70H quase não dá para perceber que ela está ali; no W08 da Mercedes, o acabamento na cor preta também não ajuda muito, como se nota na foto de abertura... Tecnicamente definido como apêndice aerodinâmico e já conhecido como "T Wing" (Asa T, em inglês, referência clara à sua forma) o aparato pequeno e sutil instalado no capô do motor tem uma função igualmente discreta: laminar o fluxo de ar que corre em direção à asa traseira. Não é nada inédito: o conceito já foi explorado por algumas equipes, mas nunca provou resultados significativos, basta dizer que sequer virou moda...

 

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Na ilustração à esquerda, o fluxo de ar conturbado gera menor carga. No desenho à direita, o ar laminado tem mais contato com a superfície da asa e gera maior pressão aerodinãmica (Ilustração Wagner Gonzalez) Foto: Estadão

O princípio de funcionamento da "Asa T" é basicamente eliminar a turbulência gerada pelos elementos montados em torno do santantônio: câmeras de TV, entradas de ar, dutos de refrigeração, etc. Ao permitir que o ar chegue mais ordenado - ou laminado, como se diz no jargão aerodinâmico -, a pressão exercida sobre a asa traseira é maior e, consequentemente, gera maior carga aerodinâmica. Isso ajuda a entender a aparência frágil do suporte da asa; no Mercedes W08 ela é fixada em um pilar montado sobre a base do capô do motor. O aerofólio traseiro, cujos elementos podem gerar carga superior a 2.000 kg, requerem uma estrutura muito mais resistente e rígida.

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A Ferrari optou por uma solução mista e combinou a Asa T com a lâmina "Barbatana de Tubarão" (Ferrari) Foto: Estadão

Ao contrário da Mercedes, que pelo menos por enquanto não aderiu à barbatana de tubarão, a Ferrari optou por unir dois conceitos e instalou a Asa T junto à extremidade posterior superior dessa lâmina longitudinal, recurso até agora aplicado singularmente nos Force India VJM10, McLaren MCL32, Renault RS17 e Sauber C36. A proposta dos italianos é ainda mais sutil que a dos alemães: ao ser instalada junto à barbatana ("shark fin") ela tem função complementar. A McLaren, aparentemente, foi quem usou esse recurso ao extremo.

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O McLaren MCL32 Honda exibe a barbatana em dimensões aparentemente maiores quea de outros carros (McLaren) Foto: Estadão

Olhando rápido na Ferrari SF70H quase não dá para perceber que ela está ali; no W08 da Mercedes, o acabamento na cor preta também não ajuda muito, como se nota na foto de abertura... Tecnicamente definido como apêndice aerodinâmico e já conhecido como "T Wing" (Asa T, em inglês, referência clara à sua forma) o aparato pequeno e sutil instalado no capô do motor tem uma função igualmente discreta: laminar o fluxo de ar que corre em direção à asa traseira. Não é nada inédito: o conceito já foi explorado por algumas equipes, mas nunca provou resultados significativos, basta dizer que sequer virou moda...

 

Na ilustração à esquerda, o fluxo de ar conturbado gera menor carga. No desenho à direita, o ar laminado tem mais contato com a superfície da asa e gera maior pressão aerodinãmica (Ilustração Wagner Gonzalez) Foto: Estadão

O princípio de funcionamento da "Asa T" é basicamente eliminar a turbulência gerada pelos elementos montados em torno do santantônio: câmeras de TV, entradas de ar, dutos de refrigeração, etc. Ao permitir que o ar chegue mais ordenado - ou laminado, como se diz no jargão aerodinâmico -, a pressão exercida sobre a asa traseira é maior e, consequentemente, gera maior carga aerodinâmica. Isso ajuda a entender a aparência frágil do suporte da asa; no Mercedes W08 ela é fixada em um pilar montado sobre a base do capô do motor. O aerofólio traseiro, cujos elementos podem gerar carga superior a 2.000 kg, requerem uma estrutura muito mais resistente e rígida.

A Ferrari optou por uma solução mista e combinou a Asa T com a lâmina "Barbatana de Tubarão" (Ferrari) Foto: Estadão

Ao contrário da Mercedes, que pelo menos por enquanto não aderiu à barbatana de tubarão, a Ferrari optou por unir dois conceitos e instalou a Asa T junto à extremidade posterior superior dessa lâmina longitudinal, recurso até agora aplicado singularmente nos Force India VJM10, McLaren MCL32, Renault RS17 e Sauber C36. A proposta dos italianos é ainda mais sutil que a dos alemães: ao ser instalada junto à barbatana ("shark fin") ela tem função complementar. A McLaren, aparentemente, foi quem usou esse recurso ao extremo.

O McLaren MCL32 Honda exibe a barbatana em dimensões aparentemente maiores quea de outros carros (McLaren) Foto: Estadão

Olhando rápido na Ferrari SF70H quase não dá para perceber que ela está ali; no W08 da Mercedes, o acabamento na cor preta também não ajuda muito, como se nota na foto de abertura... Tecnicamente definido como apêndice aerodinâmico e já conhecido como "T Wing" (Asa T, em inglês, referência clara à sua forma) o aparato pequeno e sutil instalado no capô do motor tem uma função igualmente discreta: laminar o fluxo de ar que corre em direção à asa traseira. Não é nada inédito: o conceito já foi explorado por algumas equipes, mas nunca provou resultados significativos, basta dizer que sequer virou moda...

 

Na ilustração à esquerda, o fluxo de ar conturbado gera menor carga. No desenho à direita, o ar laminado tem mais contato com a superfície da asa e gera maior pressão aerodinãmica (Ilustração Wagner Gonzalez) Foto: Estadão

O princípio de funcionamento da "Asa T" é basicamente eliminar a turbulência gerada pelos elementos montados em torno do santantônio: câmeras de TV, entradas de ar, dutos de refrigeração, etc. Ao permitir que o ar chegue mais ordenado - ou laminado, como se diz no jargão aerodinâmico -, a pressão exercida sobre a asa traseira é maior e, consequentemente, gera maior carga aerodinâmica. Isso ajuda a entender a aparência frágil do suporte da asa; no Mercedes W08 ela é fixada em um pilar montado sobre a base do capô do motor. O aerofólio traseiro, cujos elementos podem gerar carga superior a 2.000 kg, requerem uma estrutura muito mais resistente e rígida.

A Ferrari optou por uma solução mista e combinou a Asa T com a lâmina "Barbatana de Tubarão" (Ferrari) Foto: Estadão

Ao contrário da Mercedes, que pelo menos por enquanto não aderiu à barbatana de tubarão, a Ferrari optou por unir dois conceitos e instalou a Asa T junto à extremidade posterior superior dessa lâmina longitudinal, recurso até agora aplicado singularmente nos Force India VJM10, McLaren MCL32, Renault RS17 e Sauber C36. A proposta dos italianos é ainda mais sutil que a dos alemães: ao ser instalada junto à barbatana ("shark fin") ela tem função complementar. A McLaren, aparentemente, foi quem usou esse recurso ao extremo.

O McLaren MCL32 Honda exibe a barbatana em dimensões aparentemente maiores quea de outros carros (McLaren) Foto: Estadão

Olhando rápido na Ferrari SF70H quase não dá para perceber que ela está ali; no W08 da Mercedes, o acabamento na cor preta também não ajuda muito, como se nota na foto de abertura... Tecnicamente definido como apêndice aerodinâmico e já conhecido como "T Wing" (Asa T, em inglês, referência clara à sua forma) o aparato pequeno e sutil instalado no capô do motor tem uma função igualmente discreta: laminar o fluxo de ar que corre em direção à asa traseira. Não é nada inédito: o conceito já foi explorado por algumas equipes, mas nunca provou resultados significativos, basta dizer que sequer virou moda...

 

Na ilustração à esquerda, o fluxo de ar conturbado gera menor carga. No desenho à direita, o ar laminado tem mais contato com a superfície da asa e gera maior pressão aerodinãmica (Ilustração Wagner Gonzalez) Foto: Estadão

O princípio de funcionamento da "Asa T" é basicamente eliminar a turbulência gerada pelos elementos montados em torno do santantônio: câmeras de TV, entradas de ar, dutos de refrigeração, etc. Ao permitir que o ar chegue mais ordenado - ou laminado, como se diz no jargão aerodinâmico -, a pressão exercida sobre a asa traseira é maior e, consequentemente, gera maior carga aerodinâmica. Isso ajuda a entender a aparência frágil do suporte da asa; no Mercedes W08 ela é fixada em um pilar montado sobre a base do capô do motor. O aerofólio traseiro, cujos elementos podem gerar carga superior a 2.000 kg, requerem uma estrutura muito mais resistente e rígida.

A Ferrari optou por uma solução mista e combinou a Asa T com a lâmina "Barbatana de Tubarão" (Ferrari) Foto: Estadão

Ao contrário da Mercedes, que pelo menos por enquanto não aderiu à barbatana de tubarão, a Ferrari optou por unir dois conceitos e instalou a Asa T junto à extremidade posterior superior dessa lâmina longitudinal, recurso até agora aplicado singularmente nos Force India VJM10, McLaren MCL32, Renault RS17 e Sauber C36. A proposta dos italianos é ainda mais sutil que a dos alemães: ao ser instalada junto à barbatana ("shark fin") ela tem função complementar. A McLaren, aparentemente, foi quem usou esse recurso ao extremo.

O McLaren MCL32 Honda exibe a barbatana em dimensões aparentemente maiores quea de outros carros (McLaren) Foto: Estadão
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