Autoridades afirmam que falha técnica causou acidente com Airbus da AirAsia em 2014


Comitê Nacional de Segurança do Transporte da Indonésia disse que o computador de controle do avião apresentava repetidos erros em razão de uma rachadura na junção de uma soldadura, o que fez com que o piloto perdesse o controle do avião

Por Redação

BANGCOC - Uma falha mecânica foi a causa principal do acidente com o Airbus A320-200 da companhia AirAsia, que caiu no dia 28 de dezembro de 2014 nas águas da Ilha de Bornéu com 162 pessoas a bordo, anunciaram nesta terça-feira, 1, as autoridades da Indonésia.

Os repetidos erros no computador do controle de voo do avião em razão de uma rachadura na junção de uma soldadura fez com que o piloto perdesse o controle da aeronave, disse o Comitê Nacional de Segurança do Transporte da Indonésia em entrevista coletiva na capital Jacarta, segundo a emissora de televisão Channel NewsAsia. Esse problema já havia acontecido outras 23 vezes no ano anterior.

Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

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Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

Foto: AP
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Mergulhadores vasculham cauda de avião da AirAsia em busca por caixas-pretas

Foto: NYT
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Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

Foto: AP
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Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

Foto: REUTERS
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Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

Foto: EFE
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Vitima da AirAsia é encontrada na Indonesia

Foto: Bagus Indahono / Efe
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No primeiro relatório sobre o acidente, os investigadores não haviam identificado uma razão para o voo QZ8501 ter desaparecido do radar, mas estabeleceu uma sequência de falhas no funcionamento dos componentes e nas ações de manutenção e da tripulação. Ele também apontava que o tempo tempestuoso não teve participação no desastre.

Oficiais disseram que as gravações das caixas-pretas do avião indicavam que a tripulação tentou desligar a energia do computador que controla o sistema de movimentação reiniciando o disjuntor, algo que normalmente não é feito durante os voos. Mas alertaram que não havia prova disso.

A interrupção de energia para o computador fez com que o piloto automático fosse desengatado e removeu as proteções automáticas, devolvendo o controle manual para a tripulação."Na sequência, a ação tripulação do voo resultou na incapacidade de controlar a aeronave", disse a comissão nacional de segurança do transporte, em um comunicado.

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Após quase três dias de buscas, foram encontrados os destroços do avião da AirAsia que estava desaparecido desde domingo. Dezenas de corpos de passageiros foram encontrados para o desespero dos familiares.

O relatório final apresentado nesta terça-feira determina que o computador do controle de voo falhou quatro vezes antes que a aeronave entrasse "em estado de bloqueio prolongado que estava além da capacidade da tripulação para ser recuperado".

O voo QZ8501 da AirAsia decolou de Surabaia, na Ilha de Java, na madrugada do dia 28 de dezembro de 2014 com 162 pessoas a bordo e deveria ter aterrissado em Cingapura algumas horas mais tarde.

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O avião voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio. Antes de perder comunicação, o piloto solicitou permissão à torre de controle para subir de 32 mil pés para 38 mil com o objetivo de evitar uma tempestade que estava a caminho. Naquele momento, a aeronave sobrevoava o mar ao sul da ilha de Bornéu.

A torre de controle concedeu a permissão, mas o avião virou para a esquerda, subiu até 37.400 pés em 30 segundos e depois desceu a 32 mil pés em outros 30 segundos, antes de começar a queda mortal em direção ao mar. /EFE e REUTERS

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Depois de duas semanas de buscas, uma das caixas-pretas da aeronave que caiu com 162 pessoas a bordo perto da costa da Indonésia foi retirada do fundo do mar

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Para lembrar

Na madrugada do dia 28 de dezembro, o Airbus A320 da AirAsia desapareceu enquanto sobrevoava a Indonésia em direção a Cingapura. O voo QZ8501 partiu de Surabaya e saiu dos radares 42 minutos após a decolagem.

Alguns dias depois, equipes de resgate encontraram partes da aeronave, pertences e corpos de alguns passageiros no Mar de Java.

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Todas as 162 pessoas a bordo morreram. Na aeronave viajavam três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio, um cingapuriano e 155 indonésios, entre passageiros e uma tripulação de sete pessoas.

BANGCOC - Uma falha mecânica foi a causa principal do acidente com o Airbus A320-200 da companhia AirAsia, que caiu no dia 28 de dezembro de 2014 nas águas da Ilha de Bornéu com 162 pessoas a bordo, anunciaram nesta terça-feira, 1, as autoridades da Indonésia.

Os repetidos erros no computador do controle de voo do avião em razão de uma rachadura na junção de uma soldadura fez com que o piloto perdesse o controle da aeronave, disse o Comitê Nacional de Segurança do Transporte da Indonésia em entrevista coletiva na capital Jacarta, segundo a emissora de televisão Channel NewsAsia. Esse problema já havia acontecido outras 23 vezes no ano anterior.

Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

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Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

Foto: AP
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Mergulhadores vasculham cauda de avião da AirAsia em busca por caixas-pretas

Foto: NYT
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Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

Foto: AP
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Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

Foto: REUTERS
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Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

Foto: EFE
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Vitima da AirAsia é encontrada na Indonesia

Foto: Bagus Indahono / Efe

No primeiro relatório sobre o acidente, os investigadores não haviam identificado uma razão para o voo QZ8501 ter desaparecido do radar, mas estabeleceu uma sequência de falhas no funcionamento dos componentes e nas ações de manutenção e da tripulação. Ele também apontava que o tempo tempestuoso não teve participação no desastre.

Oficiais disseram que as gravações das caixas-pretas do avião indicavam que a tripulação tentou desligar a energia do computador que controla o sistema de movimentação reiniciando o disjuntor, algo que normalmente não é feito durante os voos. Mas alertaram que não havia prova disso.

A interrupção de energia para o computador fez com que o piloto automático fosse desengatado e removeu as proteções automáticas, devolvendo o controle manual para a tripulação."Na sequência, a ação tripulação do voo resultou na incapacidade de controlar a aeronave", disse a comissão nacional de segurança do transporte, em um comunicado.

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Após quase três dias de buscas, foram encontrados os destroços do avião da AirAsia que estava desaparecido desde domingo. Dezenas de corpos de passageiros foram encontrados para o desespero dos familiares.

O relatório final apresentado nesta terça-feira determina que o computador do controle de voo falhou quatro vezes antes que a aeronave entrasse "em estado de bloqueio prolongado que estava além da capacidade da tripulação para ser recuperado".

O voo QZ8501 da AirAsia decolou de Surabaia, na Ilha de Java, na madrugada do dia 28 de dezembro de 2014 com 162 pessoas a bordo e deveria ter aterrissado em Cingapura algumas horas mais tarde.

O avião voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio. Antes de perder comunicação, o piloto solicitou permissão à torre de controle para subir de 32 mil pés para 38 mil com o objetivo de evitar uma tempestade que estava a caminho. Naquele momento, a aeronave sobrevoava o mar ao sul da ilha de Bornéu.

A torre de controle concedeu a permissão, mas o avião virou para a esquerda, subiu até 37.400 pés em 30 segundos e depois desceu a 32 mil pés em outros 30 segundos, antes de começar a queda mortal em direção ao mar. /EFE e REUTERS

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Depois de duas semanas de buscas, uma das caixas-pretas da aeronave que caiu com 162 pessoas a bordo perto da costa da Indonésia foi retirada do fundo do mar

Para lembrar

Na madrugada do dia 28 de dezembro, o Airbus A320 da AirAsia desapareceu enquanto sobrevoava a Indonésia em direção a Cingapura. O voo QZ8501 partiu de Surabaya e saiu dos radares 42 minutos após a decolagem.

Alguns dias depois, equipes de resgate encontraram partes da aeronave, pertences e corpos de alguns passageiros no Mar de Java.

Todas as 162 pessoas a bordo morreram. Na aeronave viajavam três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio, um cingapuriano e 155 indonésios, entre passageiros e uma tripulação de sete pessoas.

BANGCOC - Uma falha mecânica foi a causa principal do acidente com o Airbus A320-200 da companhia AirAsia, que caiu no dia 28 de dezembro de 2014 nas águas da Ilha de Bornéu com 162 pessoas a bordo, anunciaram nesta terça-feira, 1, as autoridades da Indonésia.

Os repetidos erros no computador do controle de voo do avião em razão de uma rachadura na junção de uma soldadura fez com que o piloto perdesse o controle da aeronave, disse o Comitê Nacional de Segurança do Transporte da Indonésia em entrevista coletiva na capital Jacarta, segundo a emissora de televisão Channel NewsAsia. Esse problema já havia acontecido outras 23 vezes no ano anterior.

Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

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Mergulhadores vasculham cauda de avião da AirAsia em busca por caixas-pretas

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Vitima da AirAsia é encontrada na Indonesia

Foto: Bagus Indahono / Efe

No primeiro relatório sobre o acidente, os investigadores não haviam identificado uma razão para o voo QZ8501 ter desaparecido do radar, mas estabeleceu uma sequência de falhas no funcionamento dos componentes e nas ações de manutenção e da tripulação. Ele também apontava que o tempo tempestuoso não teve participação no desastre.

Oficiais disseram que as gravações das caixas-pretas do avião indicavam que a tripulação tentou desligar a energia do computador que controla o sistema de movimentação reiniciando o disjuntor, algo que normalmente não é feito durante os voos. Mas alertaram que não havia prova disso.

A interrupção de energia para o computador fez com que o piloto automático fosse desengatado e removeu as proteções automáticas, devolvendo o controle manual para a tripulação."Na sequência, a ação tripulação do voo resultou na incapacidade de controlar a aeronave", disse a comissão nacional de segurança do transporte, em um comunicado.

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Após quase três dias de buscas, foram encontrados os destroços do avião da AirAsia que estava desaparecido desde domingo. Dezenas de corpos de passageiros foram encontrados para o desespero dos familiares.

O relatório final apresentado nesta terça-feira determina que o computador do controle de voo falhou quatro vezes antes que a aeronave entrasse "em estado de bloqueio prolongado que estava além da capacidade da tripulação para ser recuperado".

O voo QZ8501 da AirAsia decolou de Surabaia, na Ilha de Java, na madrugada do dia 28 de dezembro de 2014 com 162 pessoas a bordo e deveria ter aterrissado em Cingapura algumas horas mais tarde.

O avião voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio. Antes de perder comunicação, o piloto solicitou permissão à torre de controle para subir de 32 mil pés para 38 mil com o objetivo de evitar uma tempestade que estava a caminho. Naquele momento, a aeronave sobrevoava o mar ao sul da ilha de Bornéu.

A torre de controle concedeu a permissão, mas o avião virou para a esquerda, subiu até 37.400 pés em 30 segundos e depois desceu a 32 mil pés em outros 30 segundos, antes de começar a queda mortal em direção ao mar. /EFE e REUTERS

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Depois de duas semanas de buscas, uma das caixas-pretas da aeronave que caiu com 162 pessoas a bordo perto da costa da Indonésia foi retirada do fundo do mar

Para lembrar

Na madrugada do dia 28 de dezembro, o Airbus A320 da AirAsia desapareceu enquanto sobrevoava a Indonésia em direção a Cingapura. O voo QZ8501 partiu de Surabaya e saiu dos radares 42 minutos após a decolagem.

Alguns dias depois, equipes de resgate encontraram partes da aeronave, pertences e corpos de alguns passageiros no Mar de Java.

Todas as 162 pessoas a bordo morreram. Na aeronave viajavam três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio, um cingapuriano e 155 indonésios, entre passageiros e uma tripulação de sete pessoas.

BANGCOC - Uma falha mecânica foi a causa principal do acidente com o Airbus A320-200 da companhia AirAsia, que caiu no dia 28 de dezembro de 2014 nas águas da Ilha de Bornéu com 162 pessoas a bordo, anunciaram nesta terça-feira, 1, as autoridades da Indonésia.

Os repetidos erros no computador do controle de voo do avião em razão de uma rachadura na junção de uma soldadura fez com que o piloto perdesse o controle da aeronave, disse o Comitê Nacional de Segurança do Transporte da Indonésia em entrevista coletiva na capital Jacarta, segundo a emissora de televisão Channel NewsAsia. Esse problema já havia acontecido outras 23 vezes no ano anterior.

Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

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Airbus A320 da AirAsia cai na Indonésia

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Foto: Bagus Indahono / Efe

No primeiro relatório sobre o acidente, os investigadores não haviam identificado uma razão para o voo QZ8501 ter desaparecido do radar, mas estabeleceu uma sequência de falhas no funcionamento dos componentes e nas ações de manutenção e da tripulação. Ele também apontava que o tempo tempestuoso não teve participação no desastre.

Oficiais disseram que as gravações das caixas-pretas do avião indicavam que a tripulação tentou desligar a energia do computador que controla o sistema de movimentação reiniciando o disjuntor, algo que normalmente não é feito durante os voos. Mas alertaram que não havia prova disso.

A interrupção de energia para o computador fez com que o piloto automático fosse desengatado e removeu as proteções automáticas, devolvendo o controle manual para a tripulação."Na sequência, a ação tripulação do voo resultou na incapacidade de controlar a aeronave", disse a comissão nacional de segurança do transporte, em um comunicado.

Seu navegador não suporta esse video.

Após quase três dias de buscas, foram encontrados os destroços do avião da AirAsia que estava desaparecido desde domingo. Dezenas de corpos de passageiros foram encontrados para o desespero dos familiares.

O relatório final apresentado nesta terça-feira determina que o computador do controle de voo falhou quatro vezes antes que a aeronave entrasse "em estado de bloqueio prolongado que estava além da capacidade da tripulação para ser recuperado".

O voo QZ8501 da AirAsia decolou de Surabaia, na Ilha de Java, na madrugada do dia 28 de dezembro de 2014 com 162 pessoas a bordo e deveria ter aterrissado em Cingapura algumas horas mais tarde.

O avião voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio. Antes de perder comunicação, o piloto solicitou permissão à torre de controle para subir de 32 mil pés para 38 mil com o objetivo de evitar uma tempestade que estava a caminho. Naquele momento, a aeronave sobrevoava o mar ao sul da ilha de Bornéu.

A torre de controle concedeu a permissão, mas o avião virou para a esquerda, subiu até 37.400 pés em 30 segundos e depois desceu a 32 mil pés em outros 30 segundos, antes de começar a queda mortal em direção ao mar. /EFE e REUTERS

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Para lembrar

Na madrugada do dia 28 de dezembro, o Airbus A320 da AirAsia desapareceu enquanto sobrevoava a Indonésia em direção a Cingapura. O voo QZ8501 partiu de Surabaya e saiu dos radares 42 minutos após a decolagem.

Alguns dias depois, equipes de resgate encontraram partes da aeronave, pertences e corpos de alguns passageiros no Mar de Java.

Todas as 162 pessoas a bordo morreram. Na aeronave viajavam três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio, um cingapuriano e 155 indonésios, entre passageiros e uma tripulação de sete pessoas.

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