*Atualizado às 11h15 da terça-feira, 10, para incluir nova forma de checagem
A partir desta segunda-feira, 9, o Facebook vai começar a avisar os 87 milhões de usuários que tiveram seus dados pessois usados ilicitamente pela consultoria Cambridge Analytica, no escândalo revelado em março e que tem abalado a imagem da rede social. Segundo o Facebook, mais de 440 mil brasileiros estão no grupo – mas como saber se você foi um deles?
É simples: para saber se você ou algum de seus amigos utilizou o teste This is Your Digital Life, usado pelo pesquisador Aleksandr Kogan para a base de dados que foi cedida à consultoria Cambridge Analytica, basta acessar este link.
Além disso, o Facebook, todos os 2,13 bilhões de usuários da rede social vão receber nesta segunda-feira ou nos próximos dias, avisos como os exibidos na imagem que ilustra este texto. Por enquanto, as notificações ainda não começaram a ser exibidas no Brasil – procurada, a assessoria de imprensa do Facebook ressaltou que os avisos aparecerão "de forma gradativa" pelo mundo.
A empresa também não divulgou como serão os dois textos em português a serem exibidos para os usuários. O teor deles, porém, deve ser parecido com os feitos em inglês e já disponíveis para usuários americanos.
Dois grupos. Para aqueles que não tiveram seus dados coletados pelo teste This Is Your Digital Life, a empresa vai exibir um comunicado simples, como o que está à esquerda da imagem. Nele, a empresa fala sobre a importância de manter dados seguros. No link em azul, será possível acessar a área de permissões concedidas a aplicativos e sites vinculados à conta do usuário no Facebook. Depois, os usuários poderão desativar o uso de apps dentro da plataforma, caso assim desejem
Já para quem teve seus dados afetados, a empresa mandará uma notificação como a que aparece na direita da imagem. Além de ressaltar a importância da segurança dos dados, a empresa explica que as informações da pessoa podem ter sido "mal utilizadas por uma empresa chamada Cambridge Analytica". No link em azul, será possível ver como as informações foram afetadas.
A história do Facebook em 30 fotos
Entenda o caso. Reportagens dos jornais The New York Times e The Observer, de Londres, revelaram que a empresa de inteligência Cambridge Analytica colheu informações privadas de 50 milhões de usuários do Facebook, em um esforço para beneficiar a campanha eleitoral do presidente americano, Donald Trump, em 2016. Nas semanas seguintes, o Facebook revelou que pelo menos 87 milhões de pessoas tiveram seus dados afetados.
A empresa britânica de inteligência digital coleta e relaciona dados para ações de marketing digital feitas por companhias e políticos. No caso em questão, ela usou o método para desenvolver ações para influenciar o cenário político americano e favorecer Trump.
Atingir o objetivo só foi possível graças a uma parceria com outra empresa, a também britânica Global Science Research, liderada por Aleksandr Kogan, pesquisador da Universidade de Cambridge. Ele criou um quiz online, chamado This is your digital life (Esta é sua vida digital), que exigia que as pessoas conectassem sua conta do Facebook para ser acessado. Isso permitiu que o quiz de Kogan obtivesse informações pessoais dos usuários da rede social e de seus amigos.
Os dados obtidos por meio do teste foram vendidos pela Global Science à Cambridge Analytica, numa clara violação aos termos de uso do Facebook. Isso permitiu que a empresa de inteligência cruzasse dados com outras fontes e chegasse a um perfil preciso das pessoas, usado para enviar mensagens direcionadas – incluindo notícias falsas – para influenciar votos.