Facebook testa função que tira posts de páginas do feed de notícias


Em seis países, rede social está testando recurso em que usuários veem apenas publicações pagas e feitas por amigos; sistema pode gerar impacto para pequenos negócios

Por Redação Link
Novo recurso do Facebook pode ser acessado no menu lateral da rede social, apenas nas versões do aplicativo da empresa para dispositivos móveis Foto: Claudia Tozetto/Estadão

O Facebook começou a testar nesta semana uma mudança que pode alterar dramaticamente a forma como os usuários se relacionam com as páginas na rede social. Desde o último sábado, 21, quem usa o Facebook no Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja começou a não ver mais posts feitos por páginas no feed de notícias principal, que ficou restrito a publicações de amigos ou patrocinadas. 

Para encontrar os posts feitos por páginas, era preciso acessar o Feed de Exploração, funcionalidade que foi criada pela rede social para ajudar os usuários a descobrirem outros tipos de conteúdo no Facebook, indo além do que aparece na linha do tempo principal. 

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A novidade foi descoberta por um jornalista eslovaco, Filip Struhárik, que reportou que algumas páginas estavam "vendo quedas dramáticas em alcance orgânico" – alcance orgânico, no jargão do Facebook, é o número total de usuários que uma publicação consegue alcançar sem precisar pagar para chegar a mais pessoas. O assunto teve repercussão global, levando o Facebook a se pronunciar sobre o tema. 

"As pessoas nos dizem que querem uma forma mais fácil de ver posts de amigos e família. Estamos testando ter um espaço dedicado para que as pessoas possam manter contato com seus amigos e familiares, e outro espaço separado, chamado Exploração, com posts de páginas", disse Adam Mosseri, diretor da área responsável pelo feed de notícias no Facebook. 

"O objetivo desse teste é entender se as pessoas preferem ter espaços separados para conteúdo pessoal e público", explicou. "Vamos ouvir o que as pessoas dizem sobre a experiência para entender se é uma ideia que vale a pena seguir adiante."

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No Brasil, o Feed de Exploração pode ser acessado no menu do Facebook nos smartphones– é o ícone dos "três risquinhos". No iOS, o ícone está no canto inferior direito; no Android, no canto superior direito. "Publicações mais relevantes para você, de todo o Facebook", diz a descrição do Feed de Exploração. 

Com o novo recurso, o usuário pode encontrar reportagens, vídeos e fotos que estão em alta na rede social. Cada usuário terá uma ordem diferente e posts específicos no Feed de Exploração, uma vez que a linha do tempo é construída a partir de um algoritmo que já mede o tipo de conteúdo preferido daquele usuário, e também a de seus amigos. 

Novo recurso do Facebook pode ser acessado no menu lateral da rede social, apenas nas versões do aplicativo da empresa para dispositivos móveis Foto: Claudia Tozetto/Estadão

O Facebook começou a testar nesta semana uma mudança que pode alterar dramaticamente a forma como os usuários se relacionam com as páginas na rede social. Desde o último sábado, 21, quem usa o Facebook no Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja começou a não ver mais posts feitos por páginas no feed de notícias principal, que ficou restrito a publicações de amigos ou patrocinadas. 

Para encontrar os posts feitos por páginas, era preciso acessar o Feed de Exploração, funcionalidade que foi criada pela rede social para ajudar os usuários a descobrirem outros tipos de conteúdo no Facebook, indo além do que aparece na linha do tempo principal. 

A novidade foi descoberta por um jornalista eslovaco, Filip Struhárik, que reportou que algumas páginas estavam "vendo quedas dramáticas em alcance orgânico" – alcance orgânico, no jargão do Facebook, é o número total de usuários que uma publicação consegue alcançar sem precisar pagar para chegar a mais pessoas. O assunto teve repercussão global, levando o Facebook a se pronunciar sobre o tema. 

"As pessoas nos dizem que querem uma forma mais fácil de ver posts de amigos e família. Estamos testando ter um espaço dedicado para que as pessoas possam manter contato com seus amigos e familiares, e outro espaço separado, chamado Exploração, com posts de páginas", disse Adam Mosseri, diretor da área responsável pelo feed de notícias no Facebook. 

"O objetivo desse teste é entender se as pessoas preferem ter espaços separados para conteúdo pessoal e público", explicou. "Vamos ouvir o que as pessoas dizem sobre a experiência para entender se é uma ideia que vale a pena seguir adiante."

No Brasil, o Feed de Exploração pode ser acessado no menu do Facebook nos smartphones– é o ícone dos "três risquinhos". No iOS, o ícone está no canto inferior direito; no Android, no canto superior direito. "Publicações mais relevantes para você, de todo o Facebook", diz a descrição do Feed de Exploração. 

Com o novo recurso, o usuário pode encontrar reportagens, vídeos e fotos que estão em alta na rede social. Cada usuário terá uma ordem diferente e posts específicos no Feed de Exploração, uma vez que a linha do tempo é construída a partir de um algoritmo que já mede o tipo de conteúdo preferido daquele usuário, e também a de seus amigos. 

Novo recurso do Facebook pode ser acessado no menu lateral da rede social, apenas nas versões do aplicativo da empresa para dispositivos móveis Foto: Claudia Tozetto/Estadão

O Facebook começou a testar nesta semana uma mudança que pode alterar dramaticamente a forma como os usuários se relacionam com as páginas na rede social. Desde o último sábado, 21, quem usa o Facebook no Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja começou a não ver mais posts feitos por páginas no feed de notícias principal, que ficou restrito a publicações de amigos ou patrocinadas. 

Para encontrar os posts feitos por páginas, era preciso acessar o Feed de Exploração, funcionalidade que foi criada pela rede social para ajudar os usuários a descobrirem outros tipos de conteúdo no Facebook, indo além do que aparece na linha do tempo principal. 

A novidade foi descoberta por um jornalista eslovaco, Filip Struhárik, que reportou que algumas páginas estavam "vendo quedas dramáticas em alcance orgânico" – alcance orgânico, no jargão do Facebook, é o número total de usuários que uma publicação consegue alcançar sem precisar pagar para chegar a mais pessoas. O assunto teve repercussão global, levando o Facebook a se pronunciar sobre o tema. 

"As pessoas nos dizem que querem uma forma mais fácil de ver posts de amigos e família. Estamos testando ter um espaço dedicado para que as pessoas possam manter contato com seus amigos e familiares, e outro espaço separado, chamado Exploração, com posts de páginas", disse Adam Mosseri, diretor da área responsável pelo feed de notícias no Facebook. 

"O objetivo desse teste é entender se as pessoas preferem ter espaços separados para conteúdo pessoal e público", explicou. "Vamos ouvir o que as pessoas dizem sobre a experiência para entender se é uma ideia que vale a pena seguir adiante."

No Brasil, o Feed de Exploração pode ser acessado no menu do Facebook nos smartphones– é o ícone dos "três risquinhos". No iOS, o ícone está no canto inferior direito; no Android, no canto superior direito. "Publicações mais relevantes para você, de todo o Facebook", diz a descrição do Feed de Exploração. 

Com o novo recurso, o usuário pode encontrar reportagens, vídeos e fotos que estão em alta na rede social. Cada usuário terá uma ordem diferente e posts específicos no Feed de Exploração, uma vez que a linha do tempo é construída a partir de um algoritmo que já mede o tipo de conteúdo preferido daquele usuário, e também a de seus amigos. 

Novo recurso do Facebook pode ser acessado no menu lateral da rede social, apenas nas versões do aplicativo da empresa para dispositivos móveis Foto: Claudia Tozetto/Estadão

O Facebook começou a testar nesta semana uma mudança que pode alterar dramaticamente a forma como os usuários se relacionam com as páginas na rede social. Desde o último sábado, 21, quem usa o Facebook no Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja começou a não ver mais posts feitos por páginas no feed de notícias principal, que ficou restrito a publicações de amigos ou patrocinadas. 

Para encontrar os posts feitos por páginas, era preciso acessar o Feed de Exploração, funcionalidade que foi criada pela rede social para ajudar os usuários a descobrirem outros tipos de conteúdo no Facebook, indo além do que aparece na linha do tempo principal. 

A novidade foi descoberta por um jornalista eslovaco, Filip Struhárik, que reportou que algumas páginas estavam "vendo quedas dramáticas em alcance orgânico" – alcance orgânico, no jargão do Facebook, é o número total de usuários que uma publicação consegue alcançar sem precisar pagar para chegar a mais pessoas. O assunto teve repercussão global, levando o Facebook a se pronunciar sobre o tema. 

"As pessoas nos dizem que querem uma forma mais fácil de ver posts de amigos e família. Estamos testando ter um espaço dedicado para que as pessoas possam manter contato com seus amigos e familiares, e outro espaço separado, chamado Exploração, com posts de páginas", disse Adam Mosseri, diretor da área responsável pelo feed de notícias no Facebook. 

"O objetivo desse teste é entender se as pessoas preferem ter espaços separados para conteúdo pessoal e público", explicou. "Vamos ouvir o que as pessoas dizem sobre a experiência para entender se é uma ideia que vale a pena seguir adiante."

No Brasil, o Feed de Exploração pode ser acessado no menu do Facebook nos smartphones– é o ícone dos "três risquinhos". No iOS, o ícone está no canto inferior direito; no Android, no canto superior direito. "Publicações mais relevantes para você, de todo o Facebook", diz a descrição do Feed de Exploração. 

Com o novo recurso, o usuário pode encontrar reportagens, vídeos e fotos que estão em alta na rede social. Cada usuário terá uma ordem diferente e posts específicos no Feed de Exploração, uma vez que a linha do tempo é construída a partir de um algoritmo que já mede o tipo de conteúdo preferido daquele usuário, e também a de seus amigos. 

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