Nubank vai usar geolocalização de smartphone para evitar fraudes


Sistema já é usado por outras empresas para prevenir transações indevidas em cartão de crédito; novidade aparece com atualização de política de privacidade da empresa

Por Redação Link
Atualmente, cerca de 500 mil pessoas aguardam aprovação na Nubank Foto: Nubank

A startup brasileira de cartões de crédito Nubank vai começar a usar a localização do smartphone do usuário para prevenir transações fraudulentas. A novidade apareceu em uma atualização na política de privacidade da empresa nesta semana. 

A partir de agora, o texto inclui a frase “dados de geolocalização que não permitam identificar o cliente individualmente podem ser compartilhados com eventuais provedores desse serviço”. É uma medida simples: como muita gente carrega o celular para onde quer que for, essa é uma forma fácil de saber se a compra foi feita no mesmo lugar que o cartão está sendo utilizado. 

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Segundo o Nubank, em nota enviada ao Estado, "a empresa está sempre procurando maneiras de simplificar e melhorar a experiência com o aplicativo". Além disso, a empresa diz que quer tornar as compras mais seguras, bem como "conhecer melhor o perfil de uso dos clientes para ajustar limites no futuro". 

A startup brasileira não é a primeira a fazer isso: no exterior, as bandeiras de cartão Visa e MasterCard já usam sistemas semelhantes com seus aplicativos. A assessoria da Visa disse que a função ainda não está disponível no Brasil. 

Caso você não queira dividir os dados de localização do seu smartphone com o Nubank, é possível alterar isso no sistema da empresa.

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Caso você use Android, por exemplo, a alteração pode ser feita no menu Configurar, na aba de aplicativos. Procure pelo Nubank na lista, seleciona o menu de "Permissões" e desative a opção Localização. No iOS, isso vale para o menu "Ajustes", depois "Privacidade", aí entre em "Localização" e desative o Nubank. 

Saiba como usar os pontos no programa de fidelidade do Nubank

1 | 4

Troca

Foto: Nubank
2 | 4

Passagem Aérea

Foto: Estadão
3 | 4

Uber

Foto: Bruno Capelas/Estadão
4 | 4

Hotel

Foto: Reuters/Mike Segar
Atualmente, cerca de 500 mil pessoas aguardam aprovação na Nubank Foto: Nubank

A startup brasileira de cartões de crédito Nubank vai começar a usar a localização do smartphone do usuário para prevenir transações fraudulentas. A novidade apareceu em uma atualização na política de privacidade da empresa nesta semana. 

A partir de agora, o texto inclui a frase “dados de geolocalização que não permitam identificar o cliente individualmente podem ser compartilhados com eventuais provedores desse serviço”. É uma medida simples: como muita gente carrega o celular para onde quer que for, essa é uma forma fácil de saber se a compra foi feita no mesmo lugar que o cartão está sendo utilizado. 

Segundo o Nubank, em nota enviada ao Estado, "a empresa está sempre procurando maneiras de simplificar e melhorar a experiência com o aplicativo". Além disso, a empresa diz que quer tornar as compras mais seguras, bem como "conhecer melhor o perfil de uso dos clientes para ajustar limites no futuro". 

A startup brasileira não é a primeira a fazer isso: no exterior, as bandeiras de cartão Visa e MasterCard já usam sistemas semelhantes com seus aplicativos. A assessoria da Visa disse que a função ainda não está disponível no Brasil. 

Caso você não queira dividir os dados de localização do seu smartphone com o Nubank, é possível alterar isso no sistema da empresa.

Caso você use Android, por exemplo, a alteração pode ser feita no menu Configurar, na aba de aplicativos. Procure pelo Nubank na lista, seleciona o menu de "Permissões" e desative a opção Localização. No iOS, isso vale para o menu "Ajustes", depois "Privacidade", aí entre em "Localização" e desative o Nubank. 

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Atualmente, cerca de 500 mil pessoas aguardam aprovação na Nubank Foto: Nubank

A startup brasileira de cartões de crédito Nubank vai começar a usar a localização do smartphone do usuário para prevenir transações fraudulentas. A novidade apareceu em uma atualização na política de privacidade da empresa nesta semana. 

A partir de agora, o texto inclui a frase “dados de geolocalização que não permitam identificar o cliente individualmente podem ser compartilhados com eventuais provedores desse serviço”. É uma medida simples: como muita gente carrega o celular para onde quer que for, essa é uma forma fácil de saber se a compra foi feita no mesmo lugar que o cartão está sendo utilizado. 

Segundo o Nubank, em nota enviada ao Estado, "a empresa está sempre procurando maneiras de simplificar e melhorar a experiência com o aplicativo". Além disso, a empresa diz que quer tornar as compras mais seguras, bem como "conhecer melhor o perfil de uso dos clientes para ajustar limites no futuro". 

A startup brasileira não é a primeira a fazer isso: no exterior, as bandeiras de cartão Visa e MasterCard já usam sistemas semelhantes com seus aplicativos. A assessoria da Visa disse que a função ainda não está disponível no Brasil. 

Caso você não queira dividir os dados de localização do seu smartphone com o Nubank, é possível alterar isso no sistema da empresa.

Caso você use Android, por exemplo, a alteração pode ser feita no menu Configurar, na aba de aplicativos. Procure pelo Nubank na lista, seleciona o menu de "Permissões" e desative a opção Localização. No iOS, isso vale para o menu "Ajustes", depois "Privacidade", aí entre em "Localização" e desative o Nubank. 

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A startup brasileira de cartões de crédito Nubank vai começar a usar a localização do smartphone do usuário para prevenir transações fraudulentas. A novidade apareceu em uma atualização na política de privacidade da empresa nesta semana. 

A partir de agora, o texto inclui a frase “dados de geolocalização que não permitam identificar o cliente individualmente podem ser compartilhados com eventuais provedores desse serviço”. É uma medida simples: como muita gente carrega o celular para onde quer que for, essa é uma forma fácil de saber se a compra foi feita no mesmo lugar que o cartão está sendo utilizado. 

Segundo o Nubank, em nota enviada ao Estado, "a empresa está sempre procurando maneiras de simplificar e melhorar a experiência com o aplicativo". Além disso, a empresa diz que quer tornar as compras mais seguras, bem como "conhecer melhor o perfil de uso dos clientes para ajustar limites no futuro". 

A startup brasileira não é a primeira a fazer isso: no exterior, as bandeiras de cartão Visa e MasterCard já usam sistemas semelhantes com seus aplicativos. A assessoria da Visa disse que a função ainda não está disponível no Brasil. 

Caso você não queira dividir os dados de localização do seu smartphone com o Nubank, é possível alterar isso no sistema da empresa.

Caso você use Android, por exemplo, a alteração pode ser feita no menu Configurar, na aba de aplicativos. Procure pelo Nubank na lista, seleciona o menu de "Permissões" e desative a opção Localização. No iOS, isso vale para o menu "Ajustes", depois "Privacidade", aí entre em "Localização" e desative o Nubank. 

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