Uber leva multa de US$ 650 mi por questão trabalhista nos EUA


Estado de Nova Jersey condenou a empresa por considerar motorista como parceiro independente, e não como funcionário; companhia vai recorrer

Por Redação Link
O Uber afirma que os seus motoristas são parceiros independentes Foto: Chris J. Ratcliffe/Bloomberg

O departamento de trabalho do Estado de Nova Jersey solicitou que o aplicativo de transporte Uber pague US$ 650 milhões em impostos de seguro-desemprego e invalidez relativos aos últimos quatro anos. As autoridades afirmam que os motoristas do aplicativo são funcionários, não parceiros, e por esse motivo a empresa deve esses pagamentos. A informação é da agência de notícias Bloomberg

O comissário de trabalho Robert Asaro-Angelo disse que o Uber classifica seus funcionários de forma errada, e que “não há razão” para os motoristas sob demanda não serem tratados como um equipe de trabalhadores flexíveis. 

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O Uber contestou a decisão: "Estamos contestando essa determinação preliminar, que é incorreta, porque os motoristas são parceiros independentes em Nova Jersey e em qualquer outro lugar", disse um porta-voz do Uber à Bloomberg

O aplicativo de transporte afirma que tratar os motoristas como funcionários limitaria a flexibilidade de eles trabalharem quando querem. Entretanto, a postura do Uber é criticada por permitir que a empresa não assuma responsabilidades como o pagamento de salário mínimo e outros direitos trabalhistas. 

Essa discussão é antiga. Em setembro, o Senado do Estado da Califórnia – equivalente à uma assembléia legislativa no Brasil – aprovou uma lei que estabelece que os motoristas de Uber são considerados funcionários. Já no Brasil, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu neste ano que motoristas que prestam serviços de transportes pelo aplicativo Uber não têm qualquer tipo de vínculo trabalhista com a empresa. 

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25 fatos sobre a história do Uber

1 | 25

Lançamento

Foto: Jack Atley/The New York Times
2 | 25

Primeira viagem

Foto: Lucy Nicholson/Reuters
3 | 25

Mudança

Foto: Chris J. Ratcliffe/Bloomberg
4 | 25

Liderança

Foto: Lucas Jackso/Reuters
5 | 25

Aporte

Foto: Adnan Abidi/Reuters
6 | 25

Expansão

Foto: Tyrone Siu/Reuters
7 | 25

Aposta

Foto: Andrew Kelly/Reuters
8 | 25

Popularização

Foto: Hannah McKay/Reuters
9 | 25

Mais investimento

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10 | 25

Viagens compartilhadas

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11 | 25

Brasil

Foto: Chris Ratcliffe/Bloomberg
12 | 25

UberEats

Foto: Simon Dawson/Reuters
13 | 25

Briga

Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters
14 | 25

Crescimento

Foto: John Taggart/Reuters
15 | 25

Tchau!

Foto: Lucy Nicholson/Reuters
16 | 25

Recorde

Foto: Danish Siddiqui/Reuters
17 | 25

Polêmica

Foto: Adnan Abidi/Reuters
18 | 25

Assédio

Foto: Damien Maloney/The New York Times
19 | 25

Pode entrar, Dara Khosrowshahi

Foto: Amanda Perobelli/Estadão
20 | 25

SoftBank

Foto: Toru Hanai/Reuters
21 | 25

Acidente com carro autônomo

Foto: AP
22 | 25

Bicicletas elétricas

Foto: Krisztian Bocsi/Bloomberg
23 | 25

Patinetes

Foto: Paul Hanna/Reuters
24 | 25

Mercado brasileiro

Foto: Gabriela Biló/Estadão
25 | 25

Estreia na Bolsa

Foto: Kate Munsch/Reuters
O Uber afirma que os seus motoristas são parceiros independentes Foto: Chris J. Ratcliffe/Bloomberg

O departamento de trabalho do Estado de Nova Jersey solicitou que o aplicativo de transporte Uber pague US$ 650 milhões em impostos de seguro-desemprego e invalidez relativos aos últimos quatro anos. As autoridades afirmam que os motoristas do aplicativo são funcionários, não parceiros, e por esse motivo a empresa deve esses pagamentos. A informação é da agência de notícias Bloomberg

O comissário de trabalho Robert Asaro-Angelo disse que o Uber classifica seus funcionários de forma errada, e que “não há razão” para os motoristas sob demanda não serem tratados como um equipe de trabalhadores flexíveis. 

O Uber contestou a decisão: "Estamos contestando essa determinação preliminar, que é incorreta, porque os motoristas são parceiros independentes em Nova Jersey e em qualquer outro lugar", disse um porta-voz do Uber à Bloomberg

O aplicativo de transporte afirma que tratar os motoristas como funcionários limitaria a flexibilidade de eles trabalharem quando querem. Entretanto, a postura do Uber é criticada por permitir que a empresa não assuma responsabilidades como o pagamento de salário mínimo e outros direitos trabalhistas. 

Essa discussão é antiga. Em setembro, o Senado do Estado da Califórnia – equivalente à uma assembléia legislativa no Brasil – aprovou uma lei que estabelece que os motoristas de Uber são considerados funcionários. Já no Brasil, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu neste ano que motoristas que prestam serviços de transportes pelo aplicativo Uber não têm qualquer tipo de vínculo trabalhista com a empresa. 

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O comissário de trabalho Robert Asaro-Angelo disse que o Uber classifica seus funcionários de forma errada, e que “não há razão” para os motoristas sob demanda não serem tratados como um equipe de trabalhadores flexíveis. 

O Uber contestou a decisão: "Estamos contestando essa determinação preliminar, que é incorreta, porque os motoristas são parceiros independentes em Nova Jersey e em qualquer outro lugar", disse um porta-voz do Uber à Bloomberg

O aplicativo de transporte afirma que tratar os motoristas como funcionários limitaria a flexibilidade de eles trabalharem quando querem. Entretanto, a postura do Uber é criticada por permitir que a empresa não assuma responsabilidades como o pagamento de salário mínimo e outros direitos trabalhistas. 

Essa discussão é antiga. Em setembro, o Senado do Estado da Califórnia – equivalente à uma assembléia legislativa no Brasil – aprovou uma lei que estabelece que os motoristas de Uber são considerados funcionários. Já no Brasil, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu neste ano que motoristas que prestam serviços de transportes pelo aplicativo Uber não têm qualquer tipo de vínculo trabalhista com a empresa. 

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O comissário de trabalho Robert Asaro-Angelo disse que o Uber classifica seus funcionários de forma errada, e que “não há razão” para os motoristas sob demanda não serem tratados como um equipe de trabalhadores flexíveis. 

O Uber contestou a decisão: "Estamos contestando essa determinação preliminar, que é incorreta, porque os motoristas são parceiros independentes em Nova Jersey e em qualquer outro lugar", disse um porta-voz do Uber à Bloomberg

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