Os clientes da Apple terão em breve mais opções para consertos em seus dispositivos à medida que a empresa busca reduzir longas esperas para reparos de iPhone em suas lojas de varejo. Até o final do ano, a Apple colocará máquinas próprias para arrumar telas de iPhone rachadas em cerca de 400 centros de reparo terceirizados autorizados em 25 países, disseram executivos da empresa à Reuters. Procurada pelo Estado, a empresa disse que algumas dessas máquinas serão enviadas ao Brasil – mas não soube precisar quais serão as lojas ou quando os aparelhos vão chegar.
O conserto de telas rachadas pode parecer algo pequeno, mas é um negócio global de bilhões de dólares. A mudança também é uma grande transformação para a Apple. A empresa já havia restringido o uso da chamada "Horizon Machine" – a tal máquina que repara as telas – às suas quase 500 lojas de varejo e centros de reparos por correio, além de ter mantido secreto o design do equipamento.
Entre os primeiros destinatários está a varejista norte-americana Best Buy, que há muito tem vendido e prestado serviço em produtos da Apple. A varejista de produtos eletrônicos já possui uma das máquinas de reparo em telas em uma loja da Miami e uma chegando em um ponto de venda em Sunnyvale, Califórnia.
A mudança também ocorre enquanto oito Estados norte-americanos lançaram ações de "direito ao reparo" destinadas a abrir as controladas redes de assistência técnica da Apple e outros fabricantes de alta tecnologia.
A Apple disse que a pressão legislativa não foi um fator na decisão de compartilhar sua tecnologia. A companhia permitiu à Reuters ver e fotografar as máquinas em ação em um laboratório perto de sua sede de Cupertino, Califórnia. Até agora, a Apple nunca havia reconhecido formalmente a existência da Horizon Machine.
O lançamento inicial visa colocar máquinas em 200, ou cerca de 4%, dos 4.800 prestadores de serviços autorizados da Apple em todo o mundo nos próximos meses. A empresa planeja dobrar esse número até o final do ano.
"Nós estamos em uma missão para expandir nosso alcance", disse o diretor sênior de operações de serviços da Apple, Brian Naumann.