Futuro dos games fica mais ‘distante’ dos jogadores


Tecnologias como resolução 4K e realidade virtual fazem consoles darem salto em desempenho – e ganharem preços mais proibitivos

Por Bruno Capelas
Na E3, em Los Angeles, fãs de games testam novos consoles, como o Nintendo Switch, e conhecem lançamentos Foto: Mark Ralston/AFP

A guerra dos videogames ganhou um novo capítulo nesta semana em Los Angeles, durante a E3, maior feira de games do mundo, com o anúncio do Xbox One X, novo videogame da Microsoft. O console chega às lojas dos Estados Unidos em 7 de novembro para disputar espaço com o PlayStation 4 Pro, da Sony. As duas empresas tentam mostrar qual pode ser o futuro dos games. Economicamente, porém, trata-se de uma realidade que ainda parece virtual para muitos jogadores – especialmente no Brasil. 

Juntos, PlayStation 4 Pro e Xbox One X fazem parte de uma “meia geração” de games, isto é, não aposentam suas versões anteriores. Por um lado, eles mostram novas tecnologias como realidade virtual, resolução 4K (Ultra HD) e High Dynamic Range (HDR), que podem melhorar os gráficos e a experiência dos jogadores nos consoles atuais. Por outro, apesar das diferenças, eles continuam fazendo parte da “família” de PlayStation 4 e Xbox One, lançados no final de 2013. Games e acessórios desses aparelhos, já presentes nas casas dos brasileiros, são compatíveis com os novos modelos. 

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“É muito cedo para mudar de geração e anunciarem um hipotético PlayStation 5”, diz Guilherme Camargo, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-gerente geral da Microsoft no Brasil – ele foi o responsável por lançar o Xbox 360 no País. “Muita gente já gastou dinheiro comprando jogos para essas plataformas, que ainda estão se consolidando. Além disso, as empresas teriam enormes custos de marketing para lançar ‘novos’ videogames.”

Normalmente, o ciclo de vida de uma geração de consoles é de cinco anos – mas esse número tem crescido recentemente. Lançado em 2005, o Xbox 360, por exemplo, levou oito anos para ganhar um sucessor.

Top. Com preço de US$ 499, o Xbox One X aposta no alto desempenho para atrair os jogadores e ajudar a Microsoft a recuperar terreno no mercado – hoje, estima-se que a família Xbox One tenha vendido 30 milhões de unidades, bem abaixo dos 60 milhões de PlayStation 4 vendidos desde novembro de 2013. 

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“É um videogame para quem quer performance”, diz Brian Blau, analista da consultoria Gartner. Para ele, o que foi mostrado na E3 pode convencer os jogadores a trocar de Xbox, mas não é o suficiente para converter os fãs do PlayStation – cada marca tem jogos exclusivos. “Não acho que o Xbox One X vai mudar o cenário agora. Quem sabe no futuro, quando o videogame aderir à realidade virtual”, diz o analista.

É justamente na tecnologia de imersão que a Sony aposta parte de suas fichas hoje. Ao lado do PS4 Pro, menos potente que o rival, a empresa tem também o PlayStation VR, óculos de realidade virtual vendidos nos EUA por US$ 399. Nessa E3, a empresa mostrou alguns títulos feitos especialmente para a tecnologia – entre eles, um game de pesca da franquia Final Fantasy. “Quando esse mercado estiver maduro, a Sony estará na frente”, diz Blau.

Muitas moedinhas. A maioria dos jogadores, porém, não vai sair correndo para comprar os novos videogames. Primeiro, porque as principais vantagens de PS4 Pro e Xbox One X só podem ser percebidas quando o videogame é utilizado com uma televisão 4K – no Brasil, modelos de tamanho razoável custam a partir de R$ 2,5 mil. “Ainda é uma combinação bem cara”, avalia o analista da Gartner. “Nem todo mundo tem dinheiro ou mesmo se empolga para jogar em 4K”, diz André Pase, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

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Por serem produtos para fanáticos por games, os dois dispositivos devem ter baixa demanda no País. Faz pouco tempo que PS4 e Xbox One se tornaram consoles bem vendidos – até meados de 2016, segundo dados da GfK, o PlayStation 3 e o Xbox 360 ainda respondiam por mais da metade das vendas. 

É provável que os novos consoles sejam importados. Com o dólar na casa dos R$ 3,30, porém, a expectativa é de que tanto PS4 Pro quanto Xbox One X cheguem por pelo menos R$ 3 mil às lojas de varejo. Uma oferta para poucos.

E3 2017: conheça os principais games anunciados na feira

1 | 49

Homem-Aranha

Foto: Sony
2 | 49

FIFA 18

Foto: EA
3 | 49

Days Gone

Foto: Sony
4 | 49

Mario + Rabbids

Foto: Ubisoft
5 | 49

Shadow of the Colossus

Foto: Sony
6 | 49

Call of Duty: WWII

Foto: Sony
7 | 49

Super Mario Odyssey

Foto: Nintendo
8 | 49

Yoshi

Foto: Nintendo
9 | 49

Assassin's Creed: Origins

10 | 49

Metroid Prime 4

Foto: Nintendo
11 | 49

God of War

Foto: Sony
12 | 49

Madden NFL 18

Foto: EA
13 | 49

PES 2018

Foto: Konami
14 | 49

Pokémon RPG

Foto: Nintendo
15 | 49

Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft
16 | 49

Pokken Tournament DX

Foto: Nintendo
17 | 49

Kirby

Foto: Nintendo
18 | 49

Starlink

Foto: Ubisoft
19 | 49

Just Dance 2018

Foto: Ubisoft
20 | 49

NBA Live 18

Foto: EA
21 | 49

Marvel vs. Capcom: Infinite

Foto: Sony
22 | 49

Knack 2

Foto: Sony
23 | 49

Anthem

Foto: EA
24 | 49

LawBreakers

Foto: Cliffy Bleszinski
25 | 49

Detroit: Become Human

Foto: Sony
26 | 49

Fire Emblem Warriors

Foto: Nintendo
27 | 49

Need for Speed: Payback

Foto: EA
28 | 49

Xenoblade Chronicles 2

Foto: Nintendo
29 | 49

Star Wars Battlefront II

Foto: EA
30 | 49

Destiny 2

Foto: Activision
31 | 49

Terra-média: Sombras da Guerra

Foto: Warner
32 | 49

The Evil Within 2

Foto: Bethesda
33 | 49

Cuphead

Foto: Microsoft
34 | 49

Gran Turismo Sport

Foto: Sony
35 | 49

Skull and Bones

Foto: Ubisoft
36 | 49

Age of Empires: Definitive Edition

Foto: Microsoft
37 | 49

Wolfenstein II: The New Colossus

Foto: Bethesda
38 | 49

Far Cry 5

Foto: Ubisoft
39 | 49

South Park: A Fenda que Abunda Força

Foto: Ubisoft
40 | 49

Life is Strange: Before the Storm

Foto: Square Enix
41 | 49

Forza Motorsport 7

Foto: Microsoft
42 | 49

Metro Exodus

Foto: Microsoft
43 | 49

Tacoma

Foto: Microsoft
44 | 49

A Way Out

Foto: EA
45 | 49

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft
46 | 49

Sea of Thieves

Foto: Microsoft
47 | 49

DragonBall FighterZ

Foto: Bandai Namco
48 | 49

Crackdown 3

Foto: Microsoft
49 | 49

Transference

Foto: Ubisoft
Na E3, em Los Angeles, fãs de games testam novos consoles, como o Nintendo Switch, e conhecem lançamentos Foto: Mark Ralston/AFP

A guerra dos videogames ganhou um novo capítulo nesta semana em Los Angeles, durante a E3, maior feira de games do mundo, com o anúncio do Xbox One X, novo videogame da Microsoft. O console chega às lojas dos Estados Unidos em 7 de novembro para disputar espaço com o PlayStation 4 Pro, da Sony. As duas empresas tentam mostrar qual pode ser o futuro dos games. Economicamente, porém, trata-se de uma realidade que ainda parece virtual para muitos jogadores – especialmente no Brasil. 

Juntos, PlayStation 4 Pro e Xbox One X fazem parte de uma “meia geração” de games, isto é, não aposentam suas versões anteriores. Por um lado, eles mostram novas tecnologias como realidade virtual, resolução 4K (Ultra HD) e High Dynamic Range (HDR), que podem melhorar os gráficos e a experiência dos jogadores nos consoles atuais. Por outro, apesar das diferenças, eles continuam fazendo parte da “família” de PlayStation 4 e Xbox One, lançados no final de 2013. Games e acessórios desses aparelhos, já presentes nas casas dos brasileiros, são compatíveis com os novos modelos. 

“É muito cedo para mudar de geração e anunciarem um hipotético PlayStation 5”, diz Guilherme Camargo, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-gerente geral da Microsoft no Brasil – ele foi o responsável por lançar o Xbox 360 no País. “Muita gente já gastou dinheiro comprando jogos para essas plataformas, que ainda estão se consolidando. Além disso, as empresas teriam enormes custos de marketing para lançar ‘novos’ videogames.”

Normalmente, o ciclo de vida de uma geração de consoles é de cinco anos – mas esse número tem crescido recentemente. Lançado em 2005, o Xbox 360, por exemplo, levou oito anos para ganhar um sucessor.

Top. Com preço de US$ 499, o Xbox One X aposta no alto desempenho para atrair os jogadores e ajudar a Microsoft a recuperar terreno no mercado – hoje, estima-se que a família Xbox One tenha vendido 30 milhões de unidades, bem abaixo dos 60 milhões de PlayStation 4 vendidos desde novembro de 2013. 

“É um videogame para quem quer performance”, diz Brian Blau, analista da consultoria Gartner. Para ele, o que foi mostrado na E3 pode convencer os jogadores a trocar de Xbox, mas não é o suficiente para converter os fãs do PlayStation – cada marca tem jogos exclusivos. “Não acho que o Xbox One X vai mudar o cenário agora. Quem sabe no futuro, quando o videogame aderir à realidade virtual”, diz o analista.

É justamente na tecnologia de imersão que a Sony aposta parte de suas fichas hoje. Ao lado do PS4 Pro, menos potente que o rival, a empresa tem também o PlayStation VR, óculos de realidade virtual vendidos nos EUA por US$ 399. Nessa E3, a empresa mostrou alguns títulos feitos especialmente para a tecnologia – entre eles, um game de pesca da franquia Final Fantasy. “Quando esse mercado estiver maduro, a Sony estará na frente”, diz Blau.

Muitas moedinhas. A maioria dos jogadores, porém, não vai sair correndo para comprar os novos videogames. Primeiro, porque as principais vantagens de PS4 Pro e Xbox One X só podem ser percebidas quando o videogame é utilizado com uma televisão 4K – no Brasil, modelos de tamanho razoável custam a partir de R$ 2,5 mil. “Ainda é uma combinação bem cara”, avalia o analista da Gartner. “Nem todo mundo tem dinheiro ou mesmo se empolga para jogar em 4K”, diz André Pase, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Por serem produtos para fanáticos por games, os dois dispositivos devem ter baixa demanda no País. Faz pouco tempo que PS4 e Xbox One se tornaram consoles bem vendidos – até meados de 2016, segundo dados da GfK, o PlayStation 3 e o Xbox 360 ainda respondiam por mais da metade das vendas. 

É provável que os novos consoles sejam importados. Com o dólar na casa dos R$ 3,30, porém, a expectativa é de que tanto PS4 Pro quanto Xbox One X cheguem por pelo menos R$ 3 mil às lojas de varejo. Uma oferta para poucos.

E3 2017: conheça os principais games anunciados na feira

1 | 49

Homem-Aranha

Foto: Sony
2 | 49

FIFA 18

Foto: EA
3 | 49

Days Gone

Foto: Sony
4 | 49

Mario + Rabbids

Foto: Ubisoft
5 | 49

Shadow of the Colossus

Foto: Sony
6 | 49

Call of Duty: WWII

Foto: Sony
7 | 49

Super Mario Odyssey

Foto: Nintendo
8 | 49

Yoshi

Foto: Nintendo
9 | 49

Assassin's Creed: Origins

10 | 49

Metroid Prime 4

Foto: Nintendo
11 | 49

God of War

Foto: Sony
12 | 49

Madden NFL 18

Foto: EA
13 | 49

PES 2018

Foto: Konami
14 | 49

Pokémon RPG

Foto: Nintendo
15 | 49

Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft
16 | 49

Pokken Tournament DX

Foto: Nintendo
17 | 49

Kirby

Foto: Nintendo
18 | 49

Starlink

Foto: Ubisoft
19 | 49

Just Dance 2018

Foto: Ubisoft
20 | 49

NBA Live 18

Foto: EA
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Marvel vs. Capcom: Infinite

Foto: Sony
22 | 49

Knack 2

Foto: Sony
23 | 49

Anthem

Foto: EA
24 | 49

LawBreakers

Foto: Cliffy Bleszinski
25 | 49

Detroit: Become Human

Foto: Sony
26 | 49

Fire Emblem Warriors

Foto: Nintendo
27 | 49

Need for Speed: Payback

Foto: EA
28 | 49

Xenoblade Chronicles 2

Foto: Nintendo
29 | 49

Star Wars Battlefront II

Foto: EA
30 | 49

Destiny 2

Foto: Activision
31 | 49

Terra-média: Sombras da Guerra

Foto: Warner
32 | 49

The Evil Within 2

Foto: Bethesda
33 | 49

Cuphead

Foto: Microsoft
34 | 49

Gran Turismo Sport

Foto: Sony
35 | 49

Skull and Bones

Foto: Ubisoft
36 | 49

Age of Empires: Definitive Edition

Foto: Microsoft
37 | 49

Wolfenstein II: The New Colossus

Foto: Bethesda
38 | 49

Far Cry 5

Foto: Ubisoft
39 | 49

South Park: A Fenda que Abunda Força

Foto: Ubisoft
40 | 49

Life is Strange: Before the Storm

Foto: Square Enix
41 | 49

Forza Motorsport 7

Foto: Microsoft
42 | 49

Metro Exodus

Foto: Microsoft
43 | 49

Tacoma

Foto: Microsoft
44 | 49

A Way Out

Foto: EA
45 | 49

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft
46 | 49

Sea of Thieves

Foto: Microsoft
47 | 49

DragonBall FighterZ

Foto: Bandai Namco
48 | 49

Crackdown 3

Foto: Microsoft
49 | 49

Transference

Foto: Ubisoft
Na E3, em Los Angeles, fãs de games testam novos consoles, como o Nintendo Switch, e conhecem lançamentos Foto: Mark Ralston/AFP

A guerra dos videogames ganhou um novo capítulo nesta semana em Los Angeles, durante a E3, maior feira de games do mundo, com o anúncio do Xbox One X, novo videogame da Microsoft. O console chega às lojas dos Estados Unidos em 7 de novembro para disputar espaço com o PlayStation 4 Pro, da Sony. As duas empresas tentam mostrar qual pode ser o futuro dos games. Economicamente, porém, trata-se de uma realidade que ainda parece virtual para muitos jogadores – especialmente no Brasil. 

Juntos, PlayStation 4 Pro e Xbox One X fazem parte de uma “meia geração” de games, isto é, não aposentam suas versões anteriores. Por um lado, eles mostram novas tecnologias como realidade virtual, resolução 4K (Ultra HD) e High Dynamic Range (HDR), que podem melhorar os gráficos e a experiência dos jogadores nos consoles atuais. Por outro, apesar das diferenças, eles continuam fazendo parte da “família” de PlayStation 4 e Xbox One, lançados no final de 2013. Games e acessórios desses aparelhos, já presentes nas casas dos brasileiros, são compatíveis com os novos modelos. 

“É muito cedo para mudar de geração e anunciarem um hipotético PlayStation 5”, diz Guilherme Camargo, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-gerente geral da Microsoft no Brasil – ele foi o responsável por lançar o Xbox 360 no País. “Muita gente já gastou dinheiro comprando jogos para essas plataformas, que ainda estão se consolidando. Além disso, as empresas teriam enormes custos de marketing para lançar ‘novos’ videogames.”

Normalmente, o ciclo de vida de uma geração de consoles é de cinco anos – mas esse número tem crescido recentemente. Lançado em 2005, o Xbox 360, por exemplo, levou oito anos para ganhar um sucessor.

Top. Com preço de US$ 499, o Xbox One X aposta no alto desempenho para atrair os jogadores e ajudar a Microsoft a recuperar terreno no mercado – hoje, estima-se que a família Xbox One tenha vendido 30 milhões de unidades, bem abaixo dos 60 milhões de PlayStation 4 vendidos desde novembro de 2013. 

“É um videogame para quem quer performance”, diz Brian Blau, analista da consultoria Gartner. Para ele, o que foi mostrado na E3 pode convencer os jogadores a trocar de Xbox, mas não é o suficiente para converter os fãs do PlayStation – cada marca tem jogos exclusivos. “Não acho que o Xbox One X vai mudar o cenário agora. Quem sabe no futuro, quando o videogame aderir à realidade virtual”, diz o analista.

É justamente na tecnologia de imersão que a Sony aposta parte de suas fichas hoje. Ao lado do PS4 Pro, menos potente que o rival, a empresa tem também o PlayStation VR, óculos de realidade virtual vendidos nos EUA por US$ 399. Nessa E3, a empresa mostrou alguns títulos feitos especialmente para a tecnologia – entre eles, um game de pesca da franquia Final Fantasy. “Quando esse mercado estiver maduro, a Sony estará na frente”, diz Blau.

Muitas moedinhas. A maioria dos jogadores, porém, não vai sair correndo para comprar os novos videogames. Primeiro, porque as principais vantagens de PS4 Pro e Xbox One X só podem ser percebidas quando o videogame é utilizado com uma televisão 4K – no Brasil, modelos de tamanho razoável custam a partir de R$ 2,5 mil. “Ainda é uma combinação bem cara”, avalia o analista da Gartner. “Nem todo mundo tem dinheiro ou mesmo se empolga para jogar em 4K”, diz André Pase, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Por serem produtos para fanáticos por games, os dois dispositivos devem ter baixa demanda no País. Faz pouco tempo que PS4 e Xbox One se tornaram consoles bem vendidos – até meados de 2016, segundo dados da GfK, o PlayStation 3 e o Xbox 360 ainda respondiam por mais da metade das vendas. 

É provável que os novos consoles sejam importados. Com o dólar na casa dos R$ 3,30, porém, a expectativa é de que tanto PS4 Pro quanto Xbox One X cheguem por pelo menos R$ 3 mil às lojas de varejo. Uma oferta para poucos.

E3 2017: conheça os principais games anunciados na feira

1 | 49

Homem-Aranha

Foto: Sony
2 | 49

FIFA 18

Foto: EA
3 | 49

Days Gone

Foto: Sony
4 | 49

Mario + Rabbids

Foto: Ubisoft
5 | 49

Shadow of the Colossus

Foto: Sony
6 | 49

Call of Duty: WWII

Foto: Sony
7 | 49

Super Mario Odyssey

Foto: Nintendo
8 | 49

Yoshi

Foto: Nintendo
9 | 49

Assassin's Creed: Origins

10 | 49

Metroid Prime 4

Foto: Nintendo
11 | 49

God of War

Foto: Sony
12 | 49

Madden NFL 18

Foto: EA
13 | 49

PES 2018

Foto: Konami
14 | 49

Pokémon RPG

Foto: Nintendo
15 | 49

Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft
16 | 49

Pokken Tournament DX

Foto: Nintendo
17 | 49

Kirby

Foto: Nintendo
18 | 49

Starlink

Foto: Ubisoft
19 | 49

Just Dance 2018

Foto: Ubisoft
20 | 49

NBA Live 18

Foto: EA
21 | 49

Marvel vs. Capcom: Infinite

Foto: Sony
22 | 49

Knack 2

Foto: Sony
23 | 49

Anthem

Foto: EA
24 | 49

LawBreakers

Foto: Cliffy Bleszinski
25 | 49

Detroit: Become Human

Foto: Sony
26 | 49

Fire Emblem Warriors

Foto: Nintendo
27 | 49

Need for Speed: Payback

Foto: EA
28 | 49

Xenoblade Chronicles 2

Foto: Nintendo
29 | 49

Star Wars Battlefront II

Foto: EA
30 | 49

Destiny 2

Foto: Activision
31 | 49

Terra-média: Sombras da Guerra

Foto: Warner
32 | 49

The Evil Within 2

Foto: Bethesda
33 | 49

Cuphead

Foto: Microsoft
34 | 49

Gran Turismo Sport

Foto: Sony
35 | 49

Skull and Bones

Foto: Ubisoft
36 | 49

Age of Empires: Definitive Edition

Foto: Microsoft
37 | 49

Wolfenstein II: The New Colossus

Foto: Bethesda
38 | 49

Far Cry 5

Foto: Ubisoft
39 | 49

South Park: A Fenda que Abunda Força

Foto: Ubisoft
40 | 49

Life is Strange: Before the Storm

Foto: Square Enix
41 | 49

Forza Motorsport 7

Foto: Microsoft
42 | 49

Metro Exodus

Foto: Microsoft
43 | 49

Tacoma

Foto: Microsoft
44 | 49

A Way Out

Foto: EA
45 | 49

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft
46 | 49

Sea of Thieves

Foto: Microsoft
47 | 49

DragonBall FighterZ

Foto: Bandai Namco
48 | 49

Crackdown 3

Foto: Microsoft
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Transference

Foto: Ubisoft
Na E3, em Los Angeles, fãs de games testam novos consoles, como o Nintendo Switch, e conhecem lançamentos Foto: Mark Ralston/AFP

A guerra dos videogames ganhou um novo capítulo nesta semana em Los Angeles, durante a E3, maior feira de games do mundo, com o anúncio do Xbox One X, novo videogame da Microsoft. O console chega às lojas dos Estados Unidos em 7 de novembro para disputar espaço com o PlayStation 4 Pro, da Sony. As duas empresas tentam mostrar qual pode ser o futuro dos games. Economicamente, porém, trata-se de uma realidade que ainda parece virtual para muitos jogadores – especialmente no Brasil. 

Juntos, PlayStation 4 Pro e Xbox One X fazem parte de uma “meia geração” de games, isto é, não aposentam suas versões anteriores. Por um lado, eles mostram novas tecnologias como realidade virtual, resolução 4K (Ultra HD) e High Dynamic Range (HDR), que podem melhorar os gráficos e a experiência dos jogadores nos consoles atuais. Por outro, apesar das diferenças, eles continuam fazendo parte da “família” de PlayStation 4 e Xbox One, lançados no final de 2013. Games e acessórios desses aparelhos, já presentes nas casas dos brasileiros, são compatíveis com os novos modelos. 

“É muito cedo para mudar de geração e anunciarem um hipotético PlayStation 5”, diz Guilherme Camargo, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-gerente geral da Microsoft no Brasil – ele foi o responsável por lançar o Xbox 360 no País. “Muita gente já gastou dinheiro comprando jogos para essas plataformas, que ainda estão se consolidando. Além disso, as empresas teriam enormes custos de marketing para lançar ‘novos’ videogames.”

Normalmente, o ciclo de vida de uma geração de consoles é de cinco anos – mas esse número tem crescido recentemente. Lançado em 2005, o Xbox 360, por exemplo, levou oito anos para ganhar um sucessor.

Top. Com preço de US$ 499, o Xbox One X aposta no alto desempenho para atrair os jogadores e ajudar a Microsoft a recuperar terreno no mercado – hoje, estima-se que a família Xbox One tenha vendido 30 milhões de unidades, bem abaixo dos 60 milhões de PlayStation 4 vendidos desde novembro de 2013. 

“É um videogame para quem quer performance”, diz Brian Blau, analista da consultoria Gartner. Para ele, o que foi mostrado na E3 pode convencer os jogadores a trocar de Xbox, mas não é o suficiente para converter os fãs do PlayStation – cada marca tem jogos exclusivos. “Não acho que o Xbox One X vai mudar o cenário agora. Quem sabe no futuro, quando o videogame aderir à realidade virtual”, diz o analista.

É justamente na tecnologia de imersão que a Sony aposta parte de suas fichas hoje. Ao lado do PS4 Pro, menos potente que o rival, a empresa tem também o PlayStation VR, óculos de realidade virtual vendidos nos EUA por US$ 399. Nessa E3, a empresa mostrou alguns títulos feitos especialmente para a tecnologia – entre eles, um game de pesca da franquia Final Fantasy. “Quando esse mercado estiver maduro, a Sony estará na frente”, diz Blau.

Muitas moedinhas. A maioria dos jogadores, porém, não vai sair correndo para comprar os novos videogames. Primeiro, porque as principais vantagens de PS4 Pro e Xbox One X só podem ser percebidas quando o videogame é utilizado com uma televisão 4K – no Brasil, modelos de tamanho razoável custam a partir de R$ 2,5 mil. “Ainda é uma combinação bem cara”, avalia o analista da Gartner. “Nem todo mundo tem dinheiro ou mesmo se empolga para jogar em 4K”, diz André Pase, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Por serem produtos para fanáticos por games, os dois dispositivos devem ter baixa demanda no País. Faz pouco tempo que PS4 e Xbox One se tornaram consoles bem vendidos – até meados de 2016, segundo dados da GfK, o PlayStation 3 e o Xbox 360 ainda respondiam por mais da metade das vendas. 

É provável que os novos consoles sejam importados. Com o dólar na casa dos R$ 3,30, porém, a expectativa é de que tanto PS4 Pro quanto Xbox One X cheguem por pelo menos R$ 3 mil às lojas de varejo. Uma oferta para poucos.

E3 2017: conheça os principais games anunciados na feira

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Homem-Aranha

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FIFA 18

Foto: EA
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Days Gone

Foto: Sony
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Mario + Rabbids

Foto: Ubisoft
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Shadow of the Colossus

Foto: Sony
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Call of Duty: WWII

Foto: Sony
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Super Mario Odyssey

Foto: Nintendo
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Yoshi

Foto: Nintendo
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Assassin's Creed: Origins

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Metroid Prime 4

Foto: Nintendo
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God of War

Foto: Sony
12 | 49

Madden NFL 18

Foto: EA
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PES 2018

Foto: Konami
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Pokémon RPG

Foto: Nintendo
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Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft
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Pokken Tournament DX

Foto: Nintendo
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Kirby

Foto: Nintendo
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Starlink

Foto: Ubisoft
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Just Dance 2018

Foto: Ubisoft
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NBA Live 18

Foto: EA
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Marvel vs. Capcom: Infinite

Foto: Sony
22 | 49

Knack 2

Foto: Sony
23 | 49

Anthem

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LawBreakers

Foto: Cliffy Bleszinski
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Detroit: Become Human

Foto: Sony
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Fire Emblem Warriors

Foto: Nintendo
27 | 49

Need for Speed: Payback

Foto: EA
28 | 49

Xenoblade Chronicles 2

Foto: Nintendo
29 | 49

Star Wars Battlefront II

Foto: EA
30 | 49

Destiny 2

Foto: Activision
31 | 49

Terra-média: Sombras da Guerra

Foto: Warner
32 | 49

The Evil Within 2

Foto: Bethesda
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Cuphead

Foto: Microsoft
34 | 49

Gran Turismo Sport

Foto: Sony
35 | 49

Skull and Bones

Foto: Ubisoft
36 | 49

Age of Empires: Definitive Edition

Foto: Microsoft
37 | 49

Wolfenstein II: The New Colossus

Foto: Bethesda
38 | 49

Far Cry 5

Foto: Ubisoft
39 | 49

South Park: A Fenda que Abunda Força

Foto: Ubisoft
40 | 49

Life is Strange: Before the Storm

Foto: Square Enix
41 | 49

Forza Motorsport 7

Foto: Microsoft
42 | 49

Metro Exodus

Foto: Microsoft
43 | 49

Tacoma

Foto: Microsoft
44 | 49

A Way Out

Foto: EA
45 | 49

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft
46 | 49

Sea of Thieves

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DragonBall FighterZ

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48 | 49

Crackdown 3

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