Videogames de A(tari) a Z(elda)

Conheça as mecânicas básicas de um game


Por João Coscelli

Correr, pular e atirar são atividades simples nos mais básicos dos jogos. Estamos tão acostumados com elas que parecem até naturais e que já vêm prontas, bastando apenas que os desenvolvedores adicionem elementos gráficos para deixar tudo pronto.

Mas não é bem assim. Tudo é bem complexo e envolve cálculos e mais cálculos e programação. Para mostrar como essas mecânicas funcionam, o americano John Watson, que ainda é um iniciante no estudo de desenvolvimento de games, criou o Game Mechanic Explorer, uma plataforma interativa que explica o funcionamento dessas mecânicas e como programá-las.

Cada exemplo tem como foco um conceito. "Correr", por exemplo, aos poucos ganha complexidade, como aceleração e inércia. "Eles não foram feitos como algo extremamente refinado ou para representar um jogo finalizado", explica. A ideia é conceituar cada uma das mecânicas e fazer delas a porta de entrada para que outros desenvolvedores usem o Game Mechanic Explorer como ponto de partida para suas próprias criações.

continua após a publicidade

Não é um desenvolvedor? Ainda assim é interessante para conhecer com o que trabalham aqueles que fazem os games e saber mais sobre aquilo que jogamos.

Correr, pular e atirar são atividades simples nos mais básicos dos jogos. Estamos tão acostumados com elas que parecem até naturais e que já vêm prontas, bastando apenas que os desenvolvedores adicionem elementos gráficos para deixar tudo pronto.

Mas não é bem assim. Tudo é bem complexo e envolve cálculos e mais cálculos e programação. Para mostrar como essas mecânicas funcionam, o americano John Watson, que ainda é um iniciante no estudo de desenvolvimento de games, criou o Game Mechanic Explorer, uma plataforma interativa que explica o funcionamento dessas mecânicas e como programá-las.

Cada exemplo tem como foco um conceito. "Correr", por exemplo, aos poucos ganha complexidade, como aceleração e inércia. "Eles não foram feitos como algo extremamente refinado ou para representar um jogo finalizado", explica. A ideia é conceituar cada uma das mecânicas e fazer delas a porta de entrada para que outros desenvolvedores usem o Game Mechanic Explorer como ponto de partida para suas próprias criações.

Não é um desenvolvedor? Ainda assim é interessante para conhecer com o que trabalham aqueles que fazem os games e saber mais sobre aquilo que jogamos.

Correr, pular e atirar são atividades simples nos mais básicos dos jogos. Estamos tão acostumados com elas que parecem até naturais e que já vêm prontas, bastando apenas que os desenvolvedores adicionem elementos gráficos para deixar tudo pronto.

Mas não é bem assim. Tudo é bem complexo e envolve cálculos e mais cálculos e programação. Para mostrar como essas mecânicas funcionam, o americano John Watson, que ainda é um iniciante no estudo de desenvolvimento de games, criou o Game Mechanic Explorer, uma plataforma interativa que explica o funcionamento dessas mecânicas e como programá-las.

Cada exemplo tem como foco um conceito. "Correr", por exemplo, aos poucos ganha complexidade, como aceleração e inércia. "Eles não foram feitos como algo extremamente refinado ou para representar um jogo finalizado", explica. A ideia é conceituar cada uma das mecânicas e fazer delas a porta de entrada para que outros desenvolvedores usem o Game Mechanic Explorer como ponto de partida para suas próprias criações.

Não é um desenvolvedor? Ainda assim é interessante para conhecer com o que trabalham aqueles que fazem os games e saber mais sobre aquilo que jogamos.

Correr, pular e atirar são atividades simples nos mais básicos dos jogos. Estamos tão acostumados com elas que parecem até naturais e que já vêm prontas, bastando apenas que os desenvolvedores adicionem elementos gráficos para deixar tudo pronto.

Mas não é bem assim. Tudo é bem complexo e envolve cálculos e mais cálculos e programação. Para mostrar como essas mecânicas funcionam, o americano John Watson, que ainda é um iniciante no estudo de desenvolvimento de games, criou o Game Mechanic Explorer, uma plataforma interativa que explica o funcionamento dessas mecânicas e como programá-las.

Cada exemplo tem como foco um conceito. "Correr", por exemplo, aos poucos ganha complexidade, como aceleração e inércia. "Eles não foram feitos como algo extremamente refinado ou para representar um jogo finalizado", explica. A ideia é conceituar cada uma das mecânicas e fazer delas a porta de entrada para que outros desenvolvedores usem o Game Mechanic Explorer como ponto de partida para suas próprias criações.

Não é um desenvolvedor? Ainda assim é interessante para conhecer com o que trabalham aqueles que fazem os games e saber mais sobre aquilo que jogamos.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.