As vendas de celulares genéricos provocaram uma mudança no mercado de telefones no ano passado de acordo com um novo levantamento da consultoria Gartner divulgado nesta quarta-feira, 9. Os telefones de marcas desconhecidas representaram, somados, vendas maiores do que as da Nokia e foram os principais responsáveis pela perda de participação da empresa líder de mercado. Em 2009 a Nokia era responsável pela venda de 36,4% dos celulares no mundo e passou para 28,9% em 2010. No total, celulares genéricos somaram 30,6% (por volta de 488,5 milhões de unidades) dos telefones vendidos no ano passado. Em 2009, eles representavam 16,5% do mercado ou 199,6 milhões de unidades.
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“O declínio anual da Nokia não pode ser atribuído somente à deficiência da fabricante nos telefones mais avançados, mas também, em parte, é resultado do crescimento das vendas legítimas de celulares genéricos”, diz o Gartner em comunicado divulgado nesta terça. “O que vemos é um aumento do mercado potencial para os fabricantes de aparelhos móveis, a medida em que os consumidores estão mudando o comportamento, preferindo comprar telefones por meio de canais de vendas legítimos em vez de telefones usados ou no mercado cinza”, afirma no comunicado Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas do Gartner.
A Nokia tem perdido espaço nas vendas de smartphones para fabricantes que apostaram no Android e para a Apple, com o iPhone, e perdeu, principalmente, a imagem de uma fabricante líder também em inovação tecnológica. O CEO, Stephen Elop, fará nesta sexta-feira, 11, uma apresentação sobre as estratégias da empresa e sobre um plano de reestruturação.
A fabricante vendeu 461,3 milhões de celulares em 2010, 4,65% a mais do que no ano anterior. No total foram vendidos 1,6 bilhão de celulares em 2010, sendo que 28,9% deles são da Nokia, ainda em primeiro apesar da queda. Em segundo lugar vem Samsung, que vendeu 281 milhões de aparelhos, ou 17,6% do total. As duas líderes de mercado ficaram bastante distantes das outras fabricantes como LG (com 7,1% do mercado), RIM (com 3%), Apple (2,9%), Sony Ericsson (2,6%) e Motorola (2,4%).
Vendas mundiais de aparelhos móveis para usuário final em 2010 (em milhares de unidades)
Fonte: Gartner (Fevereiro de 2011)
Smartphones
Os números do Gartner também mostram o rápido crescimento da plataforma do Google para celulares, o Android, que terminou 2010 como o segundo sistema operacional mais usado nos celulares, presente em 22,7% dos 296,6 milhões de smartphones vendidos em 2010. No ano anterior, o Android era usado apenas em 3,9% dos smartphones.
Ele perde somente para o Symbian, usado principalmente em smartphones da Nokia. Cerca de 111,5 milhões (37,6%) de smartphones Symbian foram vendidos em 2010, mas o sistema teve um queda brusca. Em 2009 tinha 46,9% de participação.
Os smartphones BlackBerry, da Research in Motion, ficaram em terceiro lugar, com 16% de participação, ou 47,4 milhões de unidades.
As três plataformas, porém, estão presentes em diversos modelos, diferente do iOS, sistema usado no iPhone, que ficou com 15,7% do mercado de smartphones, ou 46,6 milhões de unidades vendidas em 2010. É de longe o modelo de smartphone de maior sucesso.
Vendas mundias de smartphones para consumidor final, por sistema operacional (milhares de unidades)
Fonte: Gartner (Fevereiro de 2011)