O que conta é quanta gente se inscreveu


Seguindo esse parâmetro, Orkut segue soberano como maior rede social do Brasil

Por Carla Peralva

Seguindo esse parâmetro, Orkut segue soberano como maior rede social do Brasil

 Foto:

O Facebook sempre alardeia quantos usuários tem. O último anúncio foi na quinta-feira, durante sua conferência anual de desenvolvedores, a F8 (leia mais na página ao lado): 800 milhões. O Google faz a linha mais discreta e são raras as ocasiões em que divulga quantas pessoas estão em redes como Google Plus e Orkut. A medição oficial mais recente é de agosto do ano passado. São 85 milhões de usuários cadastrados no Orkut.

continua após a publicidade

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

Ainda que discordem no quesito divulgação, eles parecem concordar que a melhor medição a ser feita é a da quantidade de pessoas que efetivamente criaram uma conta. Sendo assim, nada mais justo do que levar em conta o número de usuários cadastrados para definir o tamanho de uma rede social.

Em agosto, o Facebook anunciou: temos 25 milhões de usuários brasileiros. O Google não divulga resultados por países, mas o Orkut mantém uma página de estatísticas onde diz: 50,6% dos usuários são do Brasil, ou seja, algo em torno de 43 milhões.

continua após a publicidade

Mas há outro parâmetro frequentemente divulgado que se confunde com o número de cadastrados: são os usuários únicos, como diz o Ibope, ou os visitantes únicos, como prefere a comScore. Divulgados periodicamente pelos dois principais institutos de mediação de internet voltados para o Brasil, ele diz respeito à audiência do site e não ao número de perfis.

reference

Ambos usam a metodologia de painel, em que o acesso à internet de uma amostra da população é monitorado por um software que as pessoas concordam em instalar em seus computadores. Esses dados são usados para estimar o comportamento da população em geral. Não importa quantas vezes um usuário acessa um site ou se ele faz ou não o login na rede social, ele sempre conta como apenas um acesso.

continua após a publicidade

A diferença entre os resultados apresentados pelas duas empresas pode ser dar em função do tamanho e da forma de escolha dessa amostra. Em sua última pesquisa, o Ibope acompanhou mais de 22 mil usuários. Já a comScore conta com um grupo de mais de 55 mil monitorados.

Apesar de distintos, os números de audiência e de usuários cadastrados não são desconexos. Segundo Alejandro Fosk, vice-presidente da comScore na América Latina, a quantidade de visitantes únicos é próxima à de usuários que efetivamente participam de uma rede social – entre 90% e 95% da audiência é realmente usuário. Assim, pelas medições da comScore, o Facebook teria 21,9 milhões de brasileiros e o Orkut, 32,2 milhões.

Ainda segundo o relatório da comScore, a audiência do Orkut cresceu 20% desde julho de 2010. A do Facebook quase triplicou (192%) no mesmo período. Fosk alerta que esse crescimento brusco se deu pois a rede de Zuckerberg ainda contava com pequena base de usuários aqui. O Orkut já está estabelecido há anos no Brasil e cresce no ritmo médio das outras redes sociais.

continua após a publicidade

Fosk também alerta para um outro parâmetro a ser avaliado: o tempo de permanência médio dos usuários. E, nesse quesito, o Orkut ganha de longe. Em junho, foram 4,3 horas gastas ali contra 1,6 hora no Facebook. E daqui a um ano, como está essa disputa? José Calazans, analista de internet do Ibope, diz que é difícil prever. “O mercado de redes sociais brasileiro é muito dinâmico”.

A questão é: só dá para dizer que o Facebook passou o Orkut quando for divulgado que seu número de brasileiros cadastrados superou o da rede social do Google. Até lá, o Brasil segue sendo território do Orkut.

Seguindo esse parâmetro, Orkut segue soberano como maior rede social do Brasil

 Foto:

O Facebook sempre alardeia quantos usuários tem. O último anúncio foi na quinta-feira, durante sua conferência anual de desenvolvedores, a F8 (leia mais na página ao lado): 800 milhões. O Google faz a linha mais discreta e são raras as ocasiões em que divulga quantas pessoas estão em redes como Google Plus e Orkut. A medição oficial mais recente é de agosto do ano passado. São 85 milhões de usuários cadastrados no Orkut.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

Ainda que discordem no quesito divulgação, eles parecem concordar que a melhor medição a ser feita é a da quantidade de pessoas que efetivamente criaram uma conta. Sendo assim, nada mais justo do que levar em conta o número de usuários cadastrados para definir o tamanho de uma rede social.

Em agosto, o Facebook anunciou: temos 25 milhões de usuários brasileiros. O Google não divulga resultados por países, mas o Orkut mantém uma página de estatísticas onde diz: 50,6% dos usuários são do Brasil, ou seja, algo em torno de 43 milhões.

Mas há outro parâmetro frequentemente divulgado que se confunde com o número de cadastrados: são os usuários únicos, como diz o Ibope, ou os visitantes únicos, como prefere a comScore. Divulgados periodicamente pelos dois principais institutos de mediação de internet voltados para o Brasil, ele diz respeito à audiência do site e não ao número de perfis.

reference

Ambos usam a metodologia de painel, em que o acesso à internet de uma amostra da população é monitorado por um software que as pessoas concordam em instalar em seus computadores. Esses dados são usados para estimar o comportamento da população em geral. Não importa quantas vezes um usuário acessa um site ou se ele faz ou não o login na rede social, ele sempre conta como apenas um acesso.

A diferença entre os resultados apresentados pelas duas empresas pode ser dar em função do tamanho e da forma de escolha dessa amostra. Em sua última pesquisa, o Ibope acompanhou mais de 22 mil usuários. Já a comScore conta com um grupo de mais de 55 mil monitorados.

Apesar de distintos, os números de audiência e de usuários cadastrados não são desconexos. Segundo Alejandro Fosk, vice-presidente da comScore na América Latina, a quantidade de visitantes únicos é próxima à de usuários que efetivamente participam de uma rede social – entre 90% e 95% da audiência é realmente usuário. Assim, pelas medições da comScore, o Facebook teria 21,9 milhões de brasileiros e o Orkut, 32,2 milhões.

Ainda segundo o relatório da comScore, a audiência do Orkut cresceu 20% desde julho de 2010. A do Facebook quase triplicou (192%) no mesmo período. Fosk alerta que esse crescimento brusco se deu pois a rede de Zuckerberg ainda contava com pequena base de usuários aqui. O Orkut já está estabelecido há anos no Brasil e cresce no ritmo médio das outras redes sociais.

Fosk também alerta para um outro parâmetro a ser avaliado: o tempo de permanência médio dos usuários. E, nesse quesito, o Orkut ganha de longe. Em junho, foram 4,3 horas gastas ali contra 1,6 hora no Facebook. E daqui a um ano, como está essa disputa? José Calazans, analista de internet do Ibope, diz que é difícil prever. “O mercado de redes sociais brasileiro é muito dinâmico”.

A questão é: só dá para dizer que o Facebook passou o Orkut quando for divulgado que seu número de brasileiros cadastrados superou o da rede social do Google. Até lá, o Brasil segue sendo território do Orkut.

Seguindo esse parâmetro, Orkut segue soberano como maior rede social do Brasil

 Foto:

O Facebook sempre alardeia quantos usuários tem. O último anúncio foi na quinta-feira, durante sua conferência anual de desenvolvedores, a F8 (leia mais na página ao lado): 800 milhões. O Google faz a linha mais discreta e são raras as ocasiões em que divulga quantas pessoas estão em redes como Google Plus e Orkut. A medição oficial mais recente é de agosto do ano passado. São 85 milhões de usuários cadastrados no Orkut.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

Ainda que discordem no quesito divulgação, eles parecem concordar que a melhor medição a ser feita é a da quantidade de pessoas que efetivamente criaram uma conta. Sendo assim, nada mais justo do que levar em conta o número de usuários cadastrados para definir o tamanho de uma rede social.

Em agosto, o Facebook anunciou: temos 25 milhões de usuários brasileiros. O Google não divulga resultados por países, mas o Orkut mantém uma página de estatísticas onde diz: 50,6% dos usuários são do Brasil, ou seja, algo em torno de 43 milhões.

Mas há outro parâmetro frequentemente divulgado que se confunde com o número de cadastrados: são os usuários únicos, como diz o Ibope, ou os visitantes únicos, como prefere a comScore. Divulgados periodicamente pelos dois principais institutos de mediação de internet voltados para o Brasil, ele diz respeito à audiência do site e não ao número de perfis.

reference

Ambos usam a metodologia de painel, em que o acesso à internet de uma amostra da população é monitorado por um software que as pessoas concordam em instalar em seus computadores. Esses dados são usados para estimar o comportamento da população em geral. Não importa quantas vezes um usuário acessa um site ou se ele faz ou não o login na rede social, ele sempre conta como apenas um acesso.

A diferença entre os resultados apresentados pelas duas empresas pode ser dar em função do tamanho e da forma de escolha dessa amostra. Em sua última pesquisa, o Ibope acompanhou mais de 22 mil usuários. Já a comScore conta com um grupo de mais de 55 mil monitorados.

Apesar de distintos, os números de audiência e de usuários cadastrados não são desconexos. Segundo Alejandro Fosk, vice-presidente da comScore na América Latina, a quantidade de visitantes únicos é próxima à de usuários que efetivamente participam de uma rede social – entre 90% e 95% da audiência é realmente usuário. Assim, pelas medições da comScore, o Facebook teria 21,9 milhões de brasileiros e o Orkut, 32,2 milhões.

Ainda segundo o relatório da comScore, a audiência do Orkut cresceu 20% desde julho de 2010. A do Facebook quase triplicou (192%) no mesmo período. Fosk alerta que esse crescimento brusco se deu pois a rede de Zuckerberg ainda contava com pequena base de usuários aqui. O Orkut já está estabelecido há anos no Brasil e cresce no ritmo médio das outras redes sociais.

Fosk também alerta para um outro parâmetro a ser avaliado: o tempo de permanência médio dos usuários. E, nesse quesito, o Orkut ganha de longe. Em junho, foram 4,3 horas gastas ali contra 1,6 hora no Facebook. E daqui a um ano, como está essa disputa? José Calazans, analista de internet do Ibope, diz que é difícil prever. “O mercado de redes sociais brasileiro é muito dinâmico”.

A questão é: só dá para dizer que o Facebook passou o Orkut quando for divulgado que seu número de brasileiros cadastrados superou o da rede social do Google. Até lá, o Brasil segue sendo território do Orkut.

Seguindo esse parâmetro, Orkut segue soberano como maior rede social do Brasil

 Foto:

O Facebook sempre alardeia quantos usuários tem. O último anúncio foi na quinta-feira, durante sua conferência anual de desenvolvedores, a F8 (leia mais na página ao lado): 800 milhões. O Google faz a linha mais discreta e são raras as ocasiões em que divulga quantas pessoas estão em redes como Google Plus e Orkut. A medição oficial mais recente é de agosto do ano passado. São 85 milhões de usuários cadastrados no Orkut.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

Ainda que discordem no quesito divulgação, eles parecem concordar que a melhor medição a ser feita é a da quantidade de pessoas que efetivamente criaram uma conta. Sendo assim, nada mais justo do que levar em conta o número de usuários cadastrados para definir o tamanho de uma rede social.

Em agosto, o Facebook anunciou: temos 25 milhões de usuários brasileiros. O Google não divulga resultados por países, mas o Orkut mantém uma página de estatísticas onde diz: 50,6% dos usuários são do Brasil, ou seja, algo em torno de 43 milhões.

Mas há outro parâmetro frequentemente divulgado que se confunde com o número de cadastrados: são os usuários únicos, como diz o Ibope, ou os visitantes únicos, como prefere a comScore. Divulgados periodicamente pelos dois principais institutos de mediação de internet voltados para o Brasil, ele diz respeito à audiência do site e não ao número de perfis.

reference

Ambos usam a metodologia de painel, em que o acesso à internet de uma amostra da população é monitorado por um software que as pessoas concordam em instalar em seus computadores. Esses dados são usados para estimar o comportamento da população em geral. Não importa quantas vezes um usuário acessa um site ou se ele faz ou não o login na rede social, ele sempre conta como apenas um acesso.

A diferença entre os resultados apresentados pelas duas empresas pode ser dar em função do tamanho e da forma de escolha dessa amostra. Em sua última pesquisa, o Ibope acompanhou mais de 22 mil usuários. Já a comScore conta com um grupo de mais de 55 mil monitorados.

Apesar de distintos, os números de audiência e de usuários cadastrados não são desconexos. Segundo Alejandro Fosk, vice-presidente da comScore na América Latina, a quantidade de visitantes únicos é próxima à de usuários que efetivamente participam de uma rede social – entre 90% e 95% da audiência é realmente usuário. Assim, pelas medições da comScore, o Facebook teria 21,9 milhões de brasileiros e o Orkut, 32,2 milhões.

Ainda segundo o relatório da comScore, a audiência do Orkut cresceu 20% desde julho de 2010. A do Facebook quase triplicou (192%) no mesmo período. Fosk alerta que esse crescimento brusco se deu pois a rede de Zuckerberg ainda contava com pequena base de usuários aqui. O Orkut já está estabelecido há anos no Brasil e cresce no ritmo médio das outras redes sociais.

Fosk também alerta para um outro parâmetro a ser avaliado: o tempo de permanência médio dos usuários. E, nesse quesito, o Orkut ganha de longe. Em junho, foram 4,3 horas gastas ali contra 1,6 hora no Facebook. E daqui a um ano, como está essa disputa? José Calazans, analista de internet do Ibope, diz que é difícil prever. “O mercado de redes sociais brasileiro é muito dinâmico”.

A questão é: só dá para dizer que o Facebook passou o Orkut quando for divulgado que seu número de brasileiros cadastrados superou o da rede social do Google. Até lá, o Brasil segue sendo território do Orkut.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.