P2P e cultura digital livre

100 mil gravações de shows. Tudo livre


O Internet Archive acaba de atingir a marca de 100 mil gravações de shows ao vivo. Tudo em domínio público.

Por Tatiana Mello Dias

Estão ali shows de artistas como Smashing Pumpkins (com 902 gravações), Jack Johnson (138), Matisyahu (265) e Grateful Dead (com inacreditáveis 8,6 mil gravações).

É que o Grateful Dead foi o pioneiro nesse tipo de registro. Eles começaram nos anos 60 uma prática que hoje é corriqueira: permitiram que os fãs gravassem suas apresentações. A única exigência era que o registro não fosse usado para fins comerciais.

Grateful Dead em 1987 (foto: Wikipedia) Foto: Estadão
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(Vale lembrar: o compositor do Grateful Dead, John Perry Barlow, foi um dos fundadores da Eletronic Frontier Foundation, uma das principais organizações que lutam por liberdade na web)

A prática se tornou corriqueira e chegou a outras bandas. Barlow adaptou a permissão de se gravar à web. Em 2002 o site que armazenava as gravações (o eTree.org) se tornou parte do Internet Archive. A proposta foi ousada: o Archive ofereceu ao projeto "armazenamento ilimitado, banda ilimitada, para sempre, de graça".

Hoje a coleção completa, com registros ao vivo de 5,2 mil bandas, tem 112TB de música.

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Confira: http://archive.org/details/etree

Estão ali shows de artistas como Smashing Pumpkins (com 902 gravações), Jack Johnson (138), Matisyahu (265) e Grateful Dead (com inacreditáveis 8,6 mil gravações).

É que o Grateful Dead foi o pioneiro nesse tipo de registro. Eles começaram nos anos 60 uma prática que hoje é corriqueira: permitiram que os fãs gravassem suas apresentações. A única exigência era que o registro não fosse usado para fins comerciais.

Grateful Dead em 1987 (foto: Wikipedia) Foto: Estadão

(Vale lembrar: o compositor do Grateful Dead, John Perry Barlow, foi um dos fundadores da Eletronic Frontier Foundation, uma das principais organizações que lutam por liberdade na web)

A prática se tornou corriqueira e chegou a outras bandas. Barlow adaptou a permissão de se gravar à web. Em 2002 o site que armazenava as gravações (o eTree.org) se tornou parte do Internet Archive. A proposta foi ousada: o Archive ofereceu ao projeto "armazenamento ilimitado, banda ilimitada, para sempre, de graça".

Hoje a coleção completa, com registros ao vivo de 5,2 mil bandas, tem 112TB de música.

Confira: http://archive.org/details/etree

Estão ali shows de artistas como Smashing Pumpkins (com 902 gravações), Jack Johnson (138), Matisyahu (265) e Grateful Dead (com inacreditáveis 8,6 mil gravações).

É que o Grateful Dead foi o pioneiro nesse tipo de registro. Eles começaram nos anos 60 uma prática que hoje é corriqueira: permitiram que os fãs gravassem suas apresentações. A única exigência era que o registro não fosse usado para fins comerciais.

Grateful Dead em 1987 (foto: Wikipedia) Foto: Estadão

(Vale lembrar: o compositor do Grateful Dead, John Perry Barlow, foi um dos fundadores da Eletronic Frontier Foundation, uma das principais organizações que lutam por liberdade na web)

A prática se tornou corriqueira e chegou a outras bandas. Barlow adaptou a permissão de se gravar à web. Em 2002 o site que armazenava as gravações (o eTree.org) se tornou parte do Internet Archive. A proposta foi ousada: o Archive ofereceu ao projeto "armazenamento ilimitado, banda ilimitada, para sempre, de graça".

Hoje a coleção completa, com registros ao vivo de 5,2 mil bandas, tem 112TB de música.

Confira: http://archive.org/details/etree

Estão ali shows de artistas como Smashing Pumpkins (com 902 gravações), Jack Johnson (138), Matisyahu (265) e Grateful Dead (com inacreditáveis 8,6 mil gravações).

É que o Grateful Dead foi o pioneiro nesse tipo de registro. Eles começaram nos anos 60 uma prática que hoje é corriqueira: permitiram que os fãs gravassem suas apresentações. A única exigência era que o registro não fosse usado para fins comerciais.

Grateful Dead em 1987 (foto: Wikipedia) Foto: Estadão

(Vale lembrar: o compositor do Grateful Dead, John Perry Barlow, foi um dos fundadores da Eletronic Frontier Foundation, uma das principais organizações que lutam por liberdade na web)

A prática se tornou corriqueira e chegou a outras bandas. Barlow adaptou a permissão de se gravar à web. Em 2002 o site que armazenava as gravações (o eTree.org) se tornou parte do Internet Archive. A proposta foi ousada: o Archive ofereceu ao projeto "armazenamento ilimitado, banda ilimitada, para sempre, de graça".

Hoje a coleção completa, com registros ao vivo de 5,2 mil bandas, tem 112TB de música.

Confira: http://archive.org/details/etree

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