Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Após quatro dias de ataque, Caixa ainda continua com bloqueio para sites de fora do banco


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Por Murilo Rodrigues Alves
 Foto: Kacper Pempel/Reuters

Quatro dias após o início do ataque cibernético, o sistema da Caixa Econômica Federal continua fechado para evitar, com funcionamento parcial, apenas na rede corporativa. A restrição preventiva começou na sexta, após a deflagração do ataque global, que fez mais de 300 mil vítimas e até a tarde desta terça-feira não tinha sido restabelecida.

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Com a medida, funcionários da Caixa ficaram impedidos de acessar, via rede do banco, sites de fora do banco e até mesmo receber e-mails e mensagens de computadores conectados por outra rede. Isso impede, por exemplo, que gerentes verifiquem o preço do valor do imóvel em um site externo para um financiamento à casa própria.

Procurada, a Caixa respondeu que realizou bloqueio preventivo de alguns serviços internos nos computadores do banco, para atualização de softwares de proteção, e que o acesso está sendo restabelecido gradualmente. Segundo o banco, nenhum serviço ao cliente foi afetado pelas medidas de proteção adotadas.

Outros órgãos do governo federal, que desligaram os computadores de maneira preventiva na sexta-feira, quando o ataque começou, informaram que já restabeleceram os sistemas. Encontram-se nesta situação o Ministério do Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Itamaraty e a Petrobras.

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 Foto: Kacper Pempel/Reuters

Quatro dias após o início do ataque cibernético, o sistema da Caixa Econômica Federal continua fechado para evitar, com funcionamento parcial, apenas na rede corporativa. A restrição preventiva começou na sexta, após a deflagração do ataque global, que fez mais de 300 mil vítimas e até a tarde desta terça-feira não tinha sido restabelecida.

Com a medida, funcionários da Caixa ficaram impedidos de acessar, via rede do banco, sites de fora do banco e até mesmo receber e-mails e mensagens de computadores conectados por outra rede. Isso impede, por exemplo, que gerentes verifiquem o preço do valor do imóvel em um site externo para um financiamento à casa própria.

Procurada, a Caixa respondeu que realizou bloqueio preventivo de alguns serviços internos nos computadores do banco, para atualização de softwares de proteção, e que o acesso está sendo restabelecido gradualmente. Segundo o banco, nenhum serviço ao cliente foi afetado pelas medidas de proteção adotadas.

Outros órgãos do governo federal, que desligaram os computadores de maneira preventiva na sexta-feira, quando o ataque começou, informaram que já restabeleceram os sistemas. Encontram-se nesta situação o Ministério do Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Itamaraty e a Petrobras.

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Quatro dias após o início do ataque cibernético, o sistema da Caixa Econômica Federal continua fechado para evitar, com funcionamento parcial, apenas na rede corporativa. A restrição preventiva começou na sexta, após a deflagração do ataque global, que fez mais de 300 mil vítimas e até a tarde desta terça-feira não tinha sido restabelecida.

Com a medida, funcionários da Caixa ficaram impedidos de acessar, via rede do banco, sites de fora do banco e até mesmo receber e-mails e mensagens de computadores conectados por outra rede. Isso impede, por exemplo, que gerentes verifiquem o preço do valor do imóvel em um site externo para um financiamento à casa própria.

Procurada, a Caixa respondeu que realizou bloqueio preventivo de alguns serviços internos nos computadores do banco, para atualização de softwares de proteção, e que o acesso está sendo restabelecido gradualmente. Segundo o banco, nenhum serviço ao cliente foi afetado pelas medidas de proteção adotadas.

Outros órgãos do governo federal, que desligaram os computadores de maneira preventiva na sexta-feira, quando o ataque começou, informaram que já restabeleceram os sistemas. Encontram-se nesta situação o Ministério do Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Itamaraty e a Petrobras.

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Com a medida, funcionários da Caixa ficaram impedidos de acessar, via rede do banco, sites de fora do banco e até mesmo receber e-mails e mensagens de computadores conectados por outra rede. Isso impede, por exemplo, que gerentes verifiquem o preço do valor do imóvel em um site externo para um financiamento à casa própria.

Procurada, a Caixa respondeu que realizou bloqueio preventivo de alguns serviços internos nos computadores do banco, para atualização de softwares de proteção, e que o acesso está sendo restabelecido gradualmente. Segundo o banco, nenhum serviço ao cliente foi afetado pelas medidas de proteção adotadas.

Outros órgãos do governo federal, que desligaram os computadores de maneira preventiva na sexta-feira, quando o ataque começou, informaram que já restabeleceram os sistemas. Encontram-se nesta situação o Ministério do Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Itamaraty e a Petrobras.

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