Clientes lotam estacionamentos VIPs de shoppings


No Iguatemi, Eldorado, Frei Caneca e Aricanduva, ocupação de valets é máxima nas noites de sexta e nos fins de semana e feriados

Por Elvis Pereira

Clientes dos shoppings de São Paulo preferem pagar até três vezes mais nos valets dos estacionamentos a gastar tempo em busca de uma vaguinha para o carro. No Eldorado, Frei Caneca, Iguatemi e Aricanduva, o serviço já opera com ocupação máxima nas noites de sexta, finais de semana e vésperas de feriados.No Eldorado, em Pinheiros, por exemplo, quando as 80 vagas do VIP são preenchidas aos fins de semana, resta aos manobristas pedir aos clientes para utilizar o estacionamento comum. Durante a semana, a procura costuma ser baixa, com uma média de 20 clientes. O diagnóstico é o mesmo no Shopping Frei Caneca, no centro. De segunda a sexta-feira, a ocupação bate nos 40%. Porém, nos fins de semana, é máxima. No Iguatemi, de sexta-feira a domingo, o VIP funciona com ocupação total das 146 vagas. Assim, a tática é aproveitar mais 250 vagas da área descoberta. O serviço é um dos mais caros entre os shoppings pesquisados. Parar uma hora no VIP sai por R$ 12. Na área comum, o preço cai para R$ 7 por duas horas.Para compensar o custo, no VIP o cliente recebe uma série de agrados. Além de uma sala de espera exclusiva, carregadores transportam as sacolas dos clientes no caminho entre o elevador privativo e o carro. Neste, colocam ainda uma garrafa de água. Expansão. Para atender ao aumento da demanda, o Iguatemi incluiu no seu plano de expansão a construção de um prédio com seis andares voltados para o sistema VIP. Segundo a assessoria do shopping, a obra já começou, mas não ainda não há data prevista de inauguração. No maior shopping da cidade, o Aricanduva, mesmo com 14,7 mil vagas gratuitas, formam-se filas no acesso ao valet aos sábados e domingos. O gerente da área, Wilians Pereira dos Santos, afirma que a espera não ultrapassa 10 minutos. "Nossos clientes querem essa comodidade", diz. Tanto mulheres quanto homens recorrem ao serviço, segundo o superintendente do Aricanduva, Marcos Sérgio de Oliveira Neves. "São pessoas mais exigentes, que querem conforto. É, por exemplo, a cliente que não quer ter o trabalho de ficar procurando vaga", afirma. Comodidade. "Se não tiver o valet, não vou ao shopping. É insuportável. Você perde a vontade. Se for fazer uma compra e tiver de gastar 15, 20 minutos rodando, não vou. Me recuso", diz o empresário Paulo Antonio de Pereira, de 54 anos. A principal vantagem é a economia de tempo, dizem os usuários. O preço, acrescentam, até incomoda, mas compensa pela comodidade. "Muitas vezes estou com o horário agendado e as vagas normais estão lotadas", afirma a gerente de vendas Nara Cerri, de 52 anos. Para ela, desembolsar um pouco mais representa economia de tempo. "Como estou a trabalho, acaba valendo porque otimiza minha agenda. Quando vou às compras gasto um pouco de tempo procurando vaga."

Clientes dos shoppings de São Paulo preferem pagar até três vezes mais nos valets dos estacionamentos a gastar tempo em busca de uma vaguinha para o carro. No Eldorado, Frei Caneca, Iguatemi e Aricanduva, o serviço já opera com ocupação máxima nas noites de sexta, finais de semana e vésperas de feriados.No Eldorado, em Pinheiros, por exemplo, quando as 80 vagas do VIP são preenchidas aos fins de semana, resta aos manobristas pedir aos clientes para utilizar o estacionamento comum. Durante a semana, a procura costuma ser baixa, com uma média de 20 clientes. O diagnóstico é o mesmo no Shopping Frei Caneca, no centro. De segunda a sexta-feira, a ocupação bate nos 40%. Porém, nos fins de semana, é máxima. No Iguatemi, de sexta-feira a domingo, o VIP funciona com ocupação total das 146 vagas. Assim, a tática é aproveitar mais 250 vagas da área descoberta. O serviço é um dos mais caros entre os shoppings pesquisados. Parar uma hora no VIP sai por R$ 12. Na área comum, o preço cai para R$ 7 por duas horas.Para compensar o custo, no VIP o cliente recebe uma série de agrados. Além de uma sala de espera exclusiva, carregadores transportam as sacolas dos clientes no caminho entre o elevador privativo e o carro. Neste, colocam ainda uma garrafa de água. Expansão. Para atender ao aumento da demanda, o Iguatemi incluiu no seu plano de expansão a construção de um prédio com seis andares voltados para o sistema VIP. Segundo a assessoria do shopping, a obra já começou, mas não ainda não há data prevista de inauguração. No maior shopping da cidade, o Aricanduva, mesmo com 14,7 mil vagas gratuitas, formam-se filas no acesso ao valet aos sábados e domingos. O gerente da área, Wilians Pereira dos Santos, afirma que a espera não ultrapassa 10 minutos. "Nossos clientes querem essa comodidade", diz. Tanto mulheres quanto homens recorrem ao serviço, segundo o superintendente do Aricanduva, Marcos Sérgio de Oliveira Neves. "São pessoas mais exigentes, que querem conforto. É, por exemplo, a cliente que não quer ter o trabalho de ficar procurando vaga", afirma. Comodidade. "Se não tiver o valet, não vou ao shopping. É insuportável. Você perde a vontade. Se for fazer uma compra e tiver de gastar 15, 20 minutos rodando, não vou. Me recuso", diz o empresário Paulo Antonio de Pereira, de 54 anos. A principal vantagem é a economia de tempo, dizem os usuários. O preço, acrescentam, até incomoda, mas compensa pela comodidade. "Muitas vezes estou com o horário agendado e as vagas normais estão lotadas", afirma a gerente de vendas Nara Cerri, de 52 anos. Para ela, desembolsar um pouco mais representa economia de tempo. "Como estou a trabalho, acaba valendo porque otimiza minha agenda. Quando vou às compras gasto um pouco de tempo procurando vaga."

Clientes dos shoppings de São Paulo preferem pagar até três vezes mais nos valets dos estacionamentos a gastar tempo em busca de uma vaguinha para o carro. No Eldorado, Frei Caneca, Iguatemi e Aricanduva, o serviço já opera com ocupação máxima nas noites de sexta, finais de semana e vésperas de feriados.No Eldorado, em Pinheiros, por exemplo, quando as 80 vagas do VIP são preenchidas aos fins de semana, resta aos manobristas pedir aos clientes para utilizar o estacionamento comum. Durante a semana, a procura costuma ser baixa, com uma média de 20 clientes. O diagnóstico é o mesmo no Shopping Frei Caneca, no centro. De segunda a sexta-feira, a ocupação bate nos 40%. Porém, nos fins de semana, é máxima. No Iguatemi, de sexta-feira a domingo, o VIP funciona com ocupação total das 146 vagas. Assim, a tática é aproveitar mais 250 vagas da área descoberta. O serviço é um dos mais caros entre os shoppings pesquisados. Parar uma hora no VIP sai por R$ 12. Na área comum, o preço cai para R$ 7 por duas horas.Para compensar o custo, no VIP o cliente recebe uma série de agrados. Além de uma sala de espera exclusiva, carregadores transportam as sacolas dos clientes no caminho entre o elevador privativo e o carro. Neste, colocam ainda uma garrafa de água. Expansão. Para atender ao aumento da demanda, o Iguatemi incluiu no seu plano de expansão a construção de um prédio com seis andares voltados para o sistema VIP. Segundo a assessoria do shopping, a obra já começou, mas não ainda não há data prevista de inauguração. No maior shopping da cidade, o Aricanduva, mesmo com 14,7 mil vagas gratuitas, formam-se filas no acesso ao valet aos sábados e domingos. O gerente da área, Wilians Pereira dos Santos, afirma que a espera não ultrapassa 10 minutos. "Nossos clientes querem essa comodidade", diz. Tanto mulheres quanto homens recorrem ao serviço, segundo o superintendente do Aricanduva, Marcos Sérgio de Oliveira Neves. "São pessoas mais exigentes, que querem conforto. É, por exemplo, a cliente que não quer ter o trabalho de ficar procurando vaga", afirma. Comodidade. "Se não tiver o valet, não vou ao shopping. É insuportável. Você perde a vontade. Se for fazer uma compra e tiver de gastar 15, 20 minutos rodando, não vou. Me recuso", diz o empresário Paulo Antonio de Pereira, de 54 anos. A principal vantagem é a economia de tempo, dizem os usuários. O preço, acrescentam, até incomoda, mas compensa pela comodidade. "Muitas vezes estou com o horário agendado e as vagas normais estão lotadas", afirma a gerente de vendas Nara Cerri, de 52 anos. Para ela, desembolsar um pouco mais representa economia de tempo. "Como estou a trabalho, acaba valendo porque otimiza minha agenda. Quando vou às compras gasto um pouco de tempo procurando vaga."

Clientes dos shoppings de São Paulo preferem pagar até três vezes mais nos valets dos estacionamentos a gastar tempo em busca de uma vaguinha para o carro. No Eldorado, Frei Caneca, Iguatemi e Aricanduva, o serviço já opera com ocupação máxima nas noites de sexta, finais de semana e vésperas de feriados.No Eldorado, em Pinheiros, por exemplo, quando as 80 vagas do VIP são preenchidas aos fins de semana, resta aos manobristas pedir aos clientes para utilizar o estacionamento comum. Durante a semana, a procura costuma ser baixa, com uma média de 20 clientes. O diagnóstico é o mesmo no Shopping Frei Caneca, no centro. De segunda a sexta-feira, a ocupação bate nos 40%. Porém, nos fins de semana, é máxima. No Iguatemi, de sexta-feira a domingo, o VIP funciona com ocupação total das 146 vagas. Assim, a tática é aproveitar mais 250 vagas da área descoberta. O serviço é um dos mais caros entre os shoppings pesquisados. Parar uma hora no VIP sai por R$ 12. Na área comum, o preço cai para R$ 7 por duas horas.Para compensar o custo, no VIP o cliente recebe uma série de agrados. Além de uma sala de espera exclusiva, carregadores transportam as sacolas dos clientes no caminho entre o elevador privativo e o carro. Neste, colocam ainda uma garrafa de água. Expansão. Para atender ao aumento da demanda, o Iguatemi incluiu no seu plano de expansão a construção de um prédio com seis andares voltados para o sistema VIP. Segundo a assessoria do shopping, a obra já começou, mas não ainda não há data prevista de inauguração. No maior shopping da cidade, o Aricanduva, mesmo com 14,7 mil vagas gratuitas, formam-se filas no acesso ao valet aos sábados e domingos. O gerente da área, Wilians Pereira dos Santos, afirma que a espera não ultrapassa 10 minutos. "Nossos clientes querem essa comodidade", diz. Tanto mulheres quanto homens recorrem ao serviço, segundo o superintendente do Aricanduva, Marcos Sérgio de Oliveira Neves. "São pessoas mais exigentes, que querem conforto. É, por exemplo, a cliente que não quer ter o trabalho de ficar procurando vaga", afirma. Comodidade. "Se não tiver o valet, não vou ao shopping. É insuportável. Você perde a vontade. Se for fazer uma compra e tiver de gastar 15, 20 minutos rodando, não vou. Me recuso", diz o empresário Paulo Antonio de Pereira, de 54 anos. A principal vantagem é a economia de tempo, dizem os usuários. O preço, acrescentam, até incomoda, mas compensa pela comodidade. "Muitas vezes estou com o horário agendado e as vagas normais estão lotadas", afirma a gerente de vendas Nara Cerri, de 52 anos. Para ela, desembolsar um pouco mais representa economia de tempo. "Como estou a trabalho, acaba valendo porque otimiza minha agenda. Quando vou às compras gasto um pouco de tempo procurando vaga."

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.