Especialistas opõe suas opiniões sobre as medidas de restrição de circulação de caminhões na cidade de São Paulo.Jorge Hori
Sim: Restringir a circulação de caminhões dentro da cidade de São Paulo é uma medida necessária, mas não é suficiente.Caminhões não estão simplesmente passeando. Circulam porque exercem uma função fundamental para a vida da cidade: a logística. Uma restrição extrema poderia levar ao desabastecimento dos bens de consumo, com prejuízo para população.A circulação dos caminhões e abastecimento poderia ser feita à noite, principalmente no período entre 22 e 6 horas. É uma janela para as operações logísticas mais que suficiente. No entanto, a operação noturna traz consigo efeitos negativos, como a insegurança, o aumento de custos com horas extras de funcionários e o incômodo da vizinhança com o barulho das operações.A estratégia da Prefeitura tem sido a da restrição e ajustes. Baseia-se na crença de que o mercado se ajusta às restrições. O que é fato, mas podem criar efeitos perversos, com resultados piores para os moradores da cidade.São Paulo tem um orla ferroviária que está subutilizada e para a qual estão previstos grandes empreendimentos imobiliários, soterrando de vez a função logística que já tiveram as ferrovias.Uma alternativa do planejamento e operação logística está na criação de um polo de centros de distribuição nessa orla, com o suprimento das cargas volumosas, associadas a centros de concentração. A logística de abastecimento da capital paulista deveria ter obrigatoriamente uma perna ferroviária.Manoel Sousa Lima Júnior