É preciso restringir o tráfego de caminhões?


Por Redação

Especialistas opõe suas opiniões sobre as medidas de restrição de circulação de caminhões na cidade de São Paulo.Jorge Hori

 

continua após a publicidade

Sim: Restringir a circulação de caminhões dentro da cidade de São Paulo é uma medida necessária, mas não é suficiente.Caminhões não estão simplesmente passeando. Circulam porque exercem uma função fundamental para a vida da cidade: a logística. Uma restrição extrema poderia levar ao desabastecimento dos bens de consumo, com prejuízo para população.A circulação dos caminhões e abastecimento poderia ser feita à noite, principalmente no período entre 22 e 6 horas. É uma janela para as operações logísticas mais que suficiente. No entanto, a operação noturna traz consigo efeitos negativos, como a insegurança, o aumento de custos com horas extras de funcionários e o incômodo da vizinhança com o barulho das operações.A estratégia da Prefeitura tem sido a da restrição e ajustes. Baseia-se na crença de que o mercado se ajusta às restrições. O que é fato, mas podem criar efeitos perversos, com resultados piores para os moradores da cidade.São Paulo tem um orla ferroviária que está subutilizada e para a qual estão previstos grandes empreendimentos imobiliários, soterrando de vez a função logística que já tiveram as ferrovias.Uma alternativa do planejamento e operação logística está na criação de um polo de centros de distribuição nessa orla, com o suprimento das cargas volumosas, associadas a centros de concentração. A logística de abastecimento da capital paulista deveria ter obrigatoriamente uma perna ferroviária.Manoel Sousa Lima Júnior

 

continua após a publicidade

Especialistas opõe suas opiniões sobre as medidas de restrição de circulação de caminhões na cidade de São Paulo.Jorge Hori

 

Sim: Restringir a circulação de caminhões dentro da cidade de São Paulo é uma medida necessária, mas não é suficiente.Caminhões não estão simplesmente passeando. Circulam porque exercem uma função fundamental para a vida da cidade: a logística. Uma restrição extrema poderia levar ao desabastecimento dos bens de consumo, com prejuízo para população.A circulação dos caminhões e abastecimento poderia ser feita à noite, principalmente no período entre 22 e 6 horas. É uma janela para as operações logísticas mais que suficiente. No entanto, a operação noturna traz consigo efeitos negativos, como a insegurança, o aumento de custos com horas extras de funcionários e o incômodo da vizinhança com o barulho das operações.A estratégia da Prefeitura tem sido a da restrição e ajustes. Baseia-se na crença de que o mercado se ajusta às restrições. O que é fato, mas podem criar efeitos perversos, com resultados piores para os moradores da cidade.São Paulo tem um orla ferroviária que está subutilizada e para a qual estão previstos grandes empreendimentos imobiliários, soterrando de vez a função logística que já tiveram as ferrovias.Uma alternativa do planejamento e operação logística está na criação de um polo de centros de distribuição nessa orla, com o suprimento das cargas volumosas, associadas a centros de concentração. A logística de abastecimento da capital paulista deveria ter obrigatoriamente uma perna ferroviária.Manoel Sousa Lima Júnior

 

Especialistas opõe suas opiniões sobre as medidas de restrição de circulação de caminhões na cidade de São Paulo.Jorge Hori

 

Sim: Restringir a circulação de caminhões dentro da cidade de São Paulo é uma medida necessária, mas não é suficiente.Caminhões não estão simplesmente passeando. Circulam porque exercem uma função fundamental para a vida da cidade: a logística. Uma restrição extrema poderia levar ao desabastecimento dos bens de consumo, com prejuízo para população.A circulação dos caminhões e abastecimento poderia ser feita à noite, principalmente no período entre 22 e 6 horas. É uma janela para as operações logísticas mais que suficiente. No entanto, a operação noturna traz consigo efeitos negativos, como a insegurança, o aumento de custos com horas extras de funcionários e o incômodo da vizinhança com o barulho das operações.A estratégia da Prefeitura tem sido a da restrição e ajustes. Baseia-se na crença de que o mercado se ajusta às restrições. O que é fato, mas podem criar efeitos perversos, com resultados piores para os moradores da cidade.São Paulo tem um orla ferroviária que está subutilizada e para a qual estão previstos grandes empreendimentos imobiliários, soterrando de vez a função logística que já tiveram as ferrovias.Uma alternativa do planejamento e operação logística está na criação de um polo de centros de distribuição nessa orla, com o suprimento das cargas volumosas, associadas a centros de concentração. A logística de abastecimento da capital paulista deveria ter obrigatoriamente uma perna ferroviária.Manoel Sousa Lima Júnior

 

Especialistas opõe suas opiniões sobre as medidas de restrição de circulação de caminhões na cidade de São Paulo.Jorge Hori

 

Sim: Restringir a circulação de caminhões dentro da cidade de São Paulo é uma medida necessária, mas não é suficiente.Caminhões não estão simplesmente passeando. Circulam porque exercem uma função fundamental para a vida da cidade: a logística. Uma restrição extrema poderia levar ao desabastecimento dos bens de consumo, com prejuízo para população.A circulação dos caminhões e abastecimento poderia ser feita à noite, principalmente no período entre 22 e 6 horas. É uma janela para as operações logísticas mais que suficiente. No entanto, a operação noturna traz consigo efeitos negativos, como a insegurança, o aumento de custos com horas extras de funcionários e o incômodo da vizinhança com o barulho das operações.A estratégia da Prefeitura tem sido a da restrição e ajustes. Baseia-se na crença de que o mercado se ajusta às restrições. O que é fato, mas podem criar efeitos perversos, com resultados piores para os moradores da cidade.São Paulo tem um orla ferroviária que está subutilizada e para a qual estão previstos grandes empreendimentos imobiliários, soterrando de vez a função logística que já tiveram as ferrovias.Uma alternativa do planejamento e operação logística está na criação de um polo de centros de distribuição nessa orla, com o suprimento das cargas volumosas, associadas a centros de concentração. A logística de abastecimento da capital paulista deveria ter obrigatoriamente uma perna ferroviária.Manoel Sousa Lima Júnior

 

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.