Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Designer vai visitar todas as estações


Por Edison Veiga

'CENSO' FERROVIÁRIO

 Foto: Estadão

Há sete meses, o ilustrador, designer e publicitário Marcelo Tomaz decidiu começar um inusitado projeto: visitar, uma por uma, todas as mais de 5 mil estações ferroviárias do País. De lá para cá, ele esteve em cerca de 200 - 4% do total (na foto acima, a de Viracopos, em Campinas, no interior).

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Tomaz tem feito as viagens nos fins de semana e estima que vai levar cerca de 20 anos para concluir o projeto.

Consequência de uma política que prioriza o transporte rodoviário, boa parte das estações está inativa - muitas acabaram favelizadas, invadidas ou estão em ruínas.

Cada ponto visitado é minuciosamente registrado pelo publicitário: ele escreve um texto, tira fotos, faz pequenos vídeos e posta tudo na internet. O conteúdo é organizado, de modo que é possível buscar estações específicas pelo nome ou verificar quais são as estações de determinado Estado.

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Batizado de Estações Brasileiras, o projeto pode ser acompanhado pelo site www.estacoesbrasileiras.com.br, pela página no Facebook www.facebook.com/estacoesbrasileiras e pelo canal no YouTube www.youtube.com/estacoesbrasileiras.

Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna 'Paulistices', dia 9 de julho de 2012

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'CENSO' FERROVIÁRIO

 Foto: Estadão

Há sete meses, o ilustrador, designer e publicitário Marcelo Tomaz decidiu começar um inusitado projeto: visitar, uma por uma, todas as mais de 5 mil estações ferroviárias do País. De lá para cá, ele esteve em cerca de 200 - 4% do total (na foto acima, a de Viracopos, em Campinas, no interior).

Tomaz tem feito as viagens nos fins de semana e estima que vai levar cerca de 20 anos para concluir o projeto.

Consequência de uma política que prioriza o transporte rodoviário, boa parte das estações está inativa - muitas acabaram favelizadas, invadidas ou estão em ruínas.

Cada ponto visitado é minuciosamente registrado pelo publicitário: ele escreve um texto, tira fotos, faz pequenos vídeos e posta tudo na internet. O conteúdo é organizado, de modo que é possível buscar estações específicas pelo nome ou verificar quais são as estações de determinado Estado.

Batizado de Estações Brasileiras, o projeto pode ser acompanhado pelo site www.estacoesbrasileiras.com.br, pela página no Facebook www.facebook.com/estacoesbrasileiras e pelo canal no YouTube www.youtube.com/estacoesbrasileiras.

Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna 'Paulistices', dia 9 de julho de 2012

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'CENSO' FERROVIÁRIO

 Foto: Estadão

Há sete meses, o ilustrador, designer e publicitário Marcelo Tomaz decidiu começar um inusitado projeto: visitar, uma por uma, todas as mais de 5 mil estações ferroviárias do País. De lá para cá, ele esteve em cerca de 200 - 4% do total (na foto acima, a de Viracopos, em Campinas, no interior).

Tomaz tem feito as viagens nos fins de semana e estima que vai levar cerca de 20 anos para concluir o projeto.

Consequência de uma política que prioriza o transporte rodoviário, boa parte das estações está inativa - muitas acabaram favelizadas, invadidas ou estão em ruínas.

Cada ponto visitado é minuciosamente registrado pelo publicitário: ele escreve um texto, tira fotos, faz pequenos vídeos e posta tudo na internet. O conteúdo é organizado, de modo que é possível buscar estações específicas pelo nome ou verificar quais são as estações de determinado Estado.

Batizado de Estações Brasileiras, o projeto pode ser acompanhado pelo site www.estacoesbrasileiras.com.br, pela página no Facebook www.facebook.com/estacoesbrasileiras e pelo canal no YouTube www.youtube.com/estacoesbrasileiras.

Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna 'Paulistices', dia 9 de julho de 2012

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Há sete meses, o ilustrador, designer e publicitário Marcelo Tomaz decidiu começar um inusitado projeto: visitar, uma por uma, todas as mais de 5 mil estações ferroviárias do País. De lá para cá, ele esteve em cerca de 200 - 4% do total (na foto acima, a de Viracopos, em Campinas, no interior).

Tomaz tem feito as viagens nos fins de semana e estima que vai levar cerca de 20 anos para concluir o projeto.

Consequência de uma política que prioriza o transporte rodoviário, boa parte das estações está inativa - muitas acabaram favelizadas, invadidas ou estão em ruínas.

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Batizado de Estações Brasileiras, o projeto pode ser acompanhado pelo site www.estacoesbrasileiras.com.br, pela página no Facebook www.facebook.com/estacoesbrasileiras e pelo canal no YouTube www.youtube.com/estacoesbrasileiras.

Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna 'Paulistices', dia 9 de julho de 2012

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