Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Por pouco, o Ibirapuera não virou aeroporto


Ideia foi lançada pela antiga Vasp

Por Edison Veiga
 Foto: Ernesto Rodrigues/ Estadão
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Em 1935, a Viação Aérea São Paulo (Vasp, fundada dois anos antes) lançou a ideia de aproveitar o terreno vazio - que daria origem ao Parque do Ibirapuera, inaugurado em 1954 - para a construção de um aeroporto.

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De acordo com atas da Sociedade Amigos da Cidade, as vantagens apresentadas pela companhia seriam de que aquela área constituiria "um campo seguro, próximo e livre de neblina". O projeto não foi adiante porque, segundo as mesmas atas, "o terreno é turfoso, inconsistente, considerado inadequado pela Panair e pela própria Vasp".

No ano seguinte, a cidade ganharia o Aeroporto de Congonhas - na foto acima, o terreno que acabaria ocupado pela companhia aérea ao lado do aeroporto.

 Foto: Ernesto Rodrigues/ Estadão

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Em 1935, a Viação Aérea São Paulo (Vasp, fundada dois anos antes) lançou a ideia de aproveitar o terreno vazio - que daria origem ao Parque do Ibirapuera, inaugurado em 1954 - para a construção de um aeroporto.

De acordo com atas da Sociedade Amigos da Cidade, as vantagens apresentadas pela companhia seriam de que aquela área constituiria "um campo seguro, próximo e livre de neblina". O projeto não foi adiante porque, segundo as mesmas atas, "o terreno é turfoso, inconsistente, considerado inadequado pela Panair e pela própria Vasp".

No ano seguinte, a cidade ganharia o Aeroporto de Congonhas - na foto acima, o terreno que acabaria ocupado pela companhia aérea ao lado do aeroporto.

 Foto: Ernesto Rodrigues/ Estadão

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Em 1935, a Viação Aérea São Paulo (Vasp, fundada dois anos antes) lançou a ideia de aproveitar o terreno vazio - que daria origem ao Parque do Ibirapuera, inaugurado em 1954 - para a construção de um aeroporto.

De acordo com atas da Sociedade Amigos da Cidade, as vantagens apresentadas pela companhia seriam de que aquela área constituiria "um campo seguro, próximo e livre de neblina". O projeto não foi adiante porque, segundo as mesmas atas, "o terreno é turfoso, inconsistente, considerado inadequado pela Panair e pela própria Vasp".

No ano seguinte, a cidade ganharia o Aeroporto de Congonhas - na foto acima, o terreno que acabaria ocupado pela companhia aérea ao lado do aeroporto.

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Em 1935, a Viação Aérea São Paulo (Vasp, fundada dois anos antes) lançou a ideia de aproveitar o terreno vazio - que daria origem ao Parque do Ibirapuera, inaugurado em 1954 - para a construção de um aeroporto.

De acordo com atas da Sociedade Amigos da Cidade, as vantagens apresentadas pela companhia seriam de que aquela área constituiria "um campo seguro, próximo e livre de neblina". O projeto não foi adiante porque, segundo as mesmas atas, "o terreno é turfoso, inconsistente, considerado inadequado pela Panair e pela própria Vasp".

No ano seguinte, a cidade ganharia o Aeroporto de Congonhas - na foto acima, o terreno que acabaria ocupado pela companhia aérea ao lado do aeroporto.

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