Promessas ficam de fora do programa de metas de Doria


Mesmo em linhas de ação não há contratação de médico, escola integral nem fim da Cracolândia

Por Adriana Ferraz e Fabio Leite
Programa deixa de lado promessas feitas pelo prefeito em 2016 Foto: Werther Santana/Estadão

SÃO PAULO - A gestão do prefeito João Doria (PSDB) não transformou em metas de governo uma série de promessas feitas pelo tucano durante e depois das eleições. Na lista de propostas não incluídas no plano divulgado nesta quinta-feira, 30, estão, por exemplo, a contratação de 800 médicos e a ampliação de escolas em tempo integral.

Ao todo, o plano de Doria contém 50 metas, mas cada uma é acompanhada de projetos e ações necessários para atingi-las até 2020, como construir 40 creches e entregar 6 postos de saúde. Mas, mesmo em suas ações secundárias, o programa deixa de lado promessas feitas pelo prefeito em 2016.

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No caso da contratação de 800 médicos, por exemplo, que Doria prometeu em programa na TV, o plano lista como ação “implantar novas equipes de atenção básica com médicos clínico-geral, ginecologista e pediatra” dentro da meta de “aumentar a cobertura da atenção primária à saúde para 70% na cidade”. Não há menção de quantos profissionais serão contratados em quatro anos.

O mesmo ocorre na área de drenagem, na qual Doria prometeu construir 30 piscinões, mas agora definiu como meta “reduzir em 15% as áreas inundáveis da cidade” e como ação “elaborar projetos de obras prioritárias de controle de cheias”.

Na área de transportes, Doria prometeu depois de eleito, em outubro, implementar o Rapidão, um corredor de ônibus BRT (Bus Rapid Transist) ainda em 2017. Agora, a ação prevista é implementar um “piloto” por meio de parceria com o setor privado, dentro de uma meta mais ampla, que é “aumentar em 7% o uso do transporte público em São Paulo”.

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Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

1 | 56

1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
2 | 56

6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
3 | 56

7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
4 | 56

8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
5 | 56

9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
6 | 56

12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
7 | 56

13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
8 | 56

14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
9 | 56

15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
10 | 56

16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
11 | 56

20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
12 | 56

21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
13 | 56

22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
14 | 56

23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
15 | 56

24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
16 | 56

25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
17 | 56

26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
18 | 56

27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
19 | 56

31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
20 | 56

33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
21 | 56

34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
22 | 56

35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
23 | 56

37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
24 | 56

39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
25 | 56

40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
26 | 56

42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
27 | 56

49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
28 | 56

50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
29 | 56

52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
30 | 56

53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
31 | 56

55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
32 | 56

Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
33 | 56

2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
34 | 56

3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
35 | 56

4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
36 | 56

5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
37 | 56

10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
38 | 56

11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
39 | 56

17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
40 | 56

18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
41 | 56

19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
42 | 56

28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
43 | 56

29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
44 | 56

30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
45 | 56

32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
46 | 56

36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
47 | 56

38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
48 | 56

41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
49 | 56

43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
50 | 56

44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
51 | 56

45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
52 | 56

46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
53 | 56

47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
54 | 56

48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
55 | 56

51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
56 | 56

54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Até promessas mais recentes, como acabar com a Cracolândia, ficaram de fora do programa oficial. Não há meta relacionada ao tratamento de usuários de drogas, apenas “valorização do centro da cidade”, que tem como uma das ações “desenvolver projeto de requalificação da Cracolândia”.

Na Educação, o plano também não faz menção à ampliação do ensino em tempo integral, prometida pelo prefeito. Já a promessa de zerar a fila da creche em um ano deu lugar à meta de “expandir em 30%” o número de vagas. Pela conta, serão criadas 85 mil vagas, o suficiente para cobrir o déficit registrado no fim de 2016, de 66 mil. Mas não há prazo de execução.

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O secretário de Gestão, Paulo Uebel, argumenta que a gestão Doria “mudou o conceito de meta” após estudar os planos das dez melhores cidades para se viver, como Zurique, na Suíça. “Entendemos que a meta não poderia ser uma obra porque ela não é o fim em si mesma, mas o meio para atingir o fim.”

Ele disse que as promessas foram “rediscutidas” após a eleição porque Doria não tinha conhecimento desse conceito à época da campanha nem informações sobre a situação financeira da Prefeitura. “Quando você vê os números, conhece a realidade e tem acesso ao corpo técnico, é natural que percepção fique muito mais profunda.”

Algumas ações, como criar o prêmio “Nota do Milhão” para quem pede a nota fiscal e acabar com a versão impressa do Diário Oficial já foram cumpridas.

Programa deixa de lado promessas feitas pelo prefeito em 2016 Foto: Werther Santana/Estadão

SÃO PAULO - A gestão do prefeito João Doria (PSDB) não transformou em metas de governo uma série de promessas feitas pelo tucano durante e depois das eleições. Na lista de propostas não incluídas no plano divulgado nesta quinta-feira, 30, estão, por exemplo, a contratação de 800 médicos e a ampliação de escolas em tempo integral.

Ao todo, o plano de Doria contém 50 metas, mas cada uma é acompanhada de projetos e ações necessários para atingi-las até 2020, como construir 40 creches e entregar 6 postos de saúde. Mas, mesmo em suas ações secundárias, o programa deixa de lado promessas feitas pelo prefeito em 2016.

No caso da contratação de 800 médicos, por exemplo, que Doria prometeu em programa na TV, o plano lista como ação “implantar novas equipes de atenção básica com médicos clínico-geral, ginecologista e pediatra” dentro da meta de “aumentar a cobertura da atenção primária à saúde para 70% na cidade”. Não há menção de quantos profissionais serão contratados em quatro anos.

O mesmo ocorre na área de drenagem, na qual Doria prometeu construir 30 piscinões, mas agora definiu como meta “reduzir em 15% as áreas inundáveis da cidade” e como ação “elaborar projetos de obras prioritárias de controle de cheias”.

Na área de transportes, Doria prometeu depois de eleito, em outubro, implementar o Rapidão, um corredor de ônibus BRT (Bus Rapid Transist) ainda em 2017. Agora, a ação prevista é implementar um “piloto” por meio de parceria com o setor privado, dentro de uma meta mais ampla, que é “aumentar em 7% o uso do transporte público em São Paulo”.

Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

1 | 56

1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
2 | 56

6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
3 | 56

7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
4 | 56

8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
5 | 56

9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
6 | 56

12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
7 | 56

13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
8 | 56

14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
9 | 56

15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
10 | 56

16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
11 | 56

20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
12 | 56

21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
13 | 56

22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
14 | 56

23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
15 | 56

24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
16 | 56

25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
17 | 56

26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
18 | 56

27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
19 | 56

31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
20 | 56

33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
21 | 56

34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
22 | 56

35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
23 | 56

37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
24 | 56

39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
25 | 56

40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
26 | 56

42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
27 | 56

49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
28 | 56

50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
29 | 56

52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
30 | 56

53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
31 | 56

55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
32 | 56

Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
33 | 56

2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
34 | 56

3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
35 | 56

4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
36 | 56

5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
37 | 56

10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
38 | 56

11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
39 | 56

17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
40 | 56

18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
41 | 56

19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
42 | 56

28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
43 | 56

29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
44 | 56

30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
45 | 56

32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
46 | 56

36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
47 | 56

38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
48 | 56

41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
49 | 56

43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
50 | 56

44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
51 | 56

45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
52 | 56

46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
53 | 56

47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
54 | 56

48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
55 | 56

51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
56 | 56

54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Até promessas mais recentes, como acabar com a Cracolândia, ficaram de fora do programa oficial. Não há meta relacionada ao tratamento de usuários de drogas, apenas “valorização do centro da cidade”, que tem como uma das ações “desenvolver projeto de requalificação da Cracolândia”.

Na Educação, o plano também não faz menção à ampliação do ensino em tempo integral, prometida pelo prefeito. Já a promessa de zerar a fila da creche em um ano deu lugar à meta de “expandir em 30%” o número de vagas. Pela conta, serão criadas 85 mil vagas, o suficiente para cobrir o déficit registrado no fim de 2016, de 66 mil. Mas não há prazo de execução.

O secretário de Gestão, Paulo Uebel, argumenta que a gestão Doria “mudou o conceito de meta” após estudar os planos das dez melhores cidades para se viver, como Zurique, na Suíça. “Entendemos que a meta não poderia ser uma obra porque ela não é o fim em si mesma, mas o meio para atingir o fim.”

Ele disse que as promessas foram “rediscutidas” após a eleição porque Doria não tinha conhecimento desse conceito à época da campanha nem informações sobre a situação financeira da Prefeitura. “Quando você vê os números, conhece a realidade e tem acesso ao corpo técnico, é natural que percepção fique muito mais profunda.”

Algumas ações, como criar o prêmio “Nota do Milhão” para quem pede a nota fiscal e acabar com a versão impressa do Diário Oficial já foram cumpridas.

Programa deixa de lado promessas feitas pelo prefeito em 2016 Foto: Werther Santana/Estadão

SÃO PAULO - A gestão do prefeito João Doria (PSDB) não transformou em metas de governo uma série de promessas feitas pelo tucano durante e depois das eleições. Na lista de propostas não incluídas no plano divulgado nesta quinta-feira, 30, estão, por exemplo, a contratação de 800 médicos e a ampliação de escolas em tempo integral.

Ao todo, o plano de Doria contém 50 metas, mas cada uma é acompanhada de projetos e ações necessários para atingi-las até 2020, como construir 40 creches e entregar 6 postos de saúde. Mas, mesmo em suas ações secundárias, o programa deixa de lado promessas feitas pelo prefeito em 2016.

No caso da contratação de 800 médicos, por exemplo, que Doria prometeu em programa na TV, o plano lista como ação “implantar novas equipes de atenção básica com médicos clínico-geral, ginecologista e pediatra” dentro da meta de “aumentar a cobertura da atenção primária à saúde para 70% na cidade”. Não há menção de quantos profissionais serão contratados em quatro anos.

O mesmo ocorre na área de drenagem, na qual Doria prometeu construir 30 piscinões, mas agora definiu como meta “reduzir em 15% as áreas inundáveis da cidade” e como ação “elaborar projetos de obras prioritárias de controle de cheias”.

Na área de transportes, Doria prometeu depois de eleito, em outubro, implementar o Rapidão, um corredor de ônibus BRT (Bus Rapid Transist) ainda em 2017. Agora, a ação prevista é implementar um “piloto” por meio de parceria com o setor privado, dentro de uma meta mais ampla, que é “aumentar em 7% o uso do transporte público em São Paulo”.

Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

1 | 56

1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
2 | 56

6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
3 | 56

7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
4 | 56

8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
5 | 56

9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
6 | 56

12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
7 | 56

13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
8 | 56

14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
9 | 56

15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
10 | 56

16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
11 | 56

20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
12 | 56

21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
13 | 56

22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
14 | 56

23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
15 | 56

24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
16 | 56

25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
17 | 56

26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
18 | 56

27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
19 | 56

31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
20 | 56

33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
21 | 56

34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
22 | 56

35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
23 | 56

37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
24 | 56

39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
25 | 56

40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
26 | 56

42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
27 | 56

49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
28 | 56

50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
29 | 56

52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
30 | 56

53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
31 | 56

55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
32 | 56

Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
33 | 56

2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
34 | 56

3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
35 | 56

4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
36 | 56

5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
37 | 56

10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
38 | 56

11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
39 | 56

17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
40 | 56

18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
41 | 56

19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
42 | 56

28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
43 | 56

29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
44 | 56

30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
45 | 56

32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
46 | 56

36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
47 | 56

38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
48 | 56

41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
49 | 56

43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
50 | 56

44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
51 | 56

45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
52 | 56

46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
53 | 56

47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
54 | 56

48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
55 | 56

51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
56 | 56

54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Até promessas mais recentes, como acabar com a Cracolândia, ficaram de fora do programa oficial. Não há meta relacionada ao tratamento de usuários de drogas, apenas “valorização do centro da cidade”, que tem como uma das ações “desenvolver projeto de requalificação da Cracolândia”.

Na Educação, o plano também não faz menção à ampliação do ensino em tempo integral, prometida pelo prefeito. Já a promessa de zerar a fila da creche em um ano deu lugar à meta de “expandir em 30%” o número de vagas. Pela conta, serão criadas 85 mil vagas, o suficiente para cobrir o déficit registrado no fim de 2016, de 66 mil. Mas não há prazo de execução.

O secretário de Gestão, Paulo Uebel, argumenta que a gestão Doria “mudou o conceito de meta” após estudar os planos das dez melhores cidades para se viver, como Zurique, na Suíça. “Entendemos que a meta não poderia ser uma obra porque ela não é o fim em si mesma, mas o meio para atingir o fim.”

Ele disse que as promessas foram “rediscutidas” após a eleição porque Doria não tinha conhecimento desse conceito à época da campanha nem informações sobre a situação financeira da Prefeitura. “Quando você vê os números, conhece a realidade e tem acesso ao corpo técnico, é natural que percepção fique muito mais profunda.”

Algumas ações, como criar o prêmio “Nota do Milhão” para quem pede a nota fiscal e acabar com a versão impressa do Diário Oficial já foram cumpridas.

Programa deixa de lado promessas feitas pelo prefeito em 2016 Foto: Werther Santana/Estadão

SÃO PAULO - A gestão do prefeito João Doria (PSDB) não transformou em metas de governo uma série de promessas feitas pelo tucano durante e depois das eleições. Na lista de propostas não incluídas no plano divulgado nesta quinta-feira, 30, estão, por exemplo, a contratação de 800 médicos e a ampliação de escolas em tempo integral.

Ao todo, o plano de Doria contém 50 metas, mas cada uma é acompanhada de projetos e ações necessários para atingi-las até 2020, como construir 40 creches e entregar 6 postos de saúde. Mas, mesmo em suas ações secundárias, o programa deixa de lado promessas feitas pelo prefeito em 2016.

No caso da contratação de 800 médicos, por exemplo, que Doria prometeu em programa na TV, o plano lista como ação “implantar novas equipes de atenção básica com médicos clínico-geral, ginecologista e pediatra” dentro da meta de “aumentar a cobertura da atenção primária à saúde para 70% na cidade”. Não há menção de quantos profissionais serão contratados em quatro anos.

O mesmo ocorre na área de drenagem, na qual Doria prometeu construir 30 piscinões, mas agora definiu como meta “reduzir em 15% as áreas inundáveis da cidade” e como ação “elaborar projetos de obras prioritárias de controle de cheias”.

Na área de transportes, Doria prometeu depois de eleito, em outubro, implementar o Rapidão, um corredor de ônibus BRT (Bus Rapid Transist) ainda em 2017. Agora, a ação prevista é implementar um “piloto” por meio de parceria com o setor privado, dentro de uma meta mais ampla, que é “aumentar em 7% o uso do transporte público em São Paulo”.

Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

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1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
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6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
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7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
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8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
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9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
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12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
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13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
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14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
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15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
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16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
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20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
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21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
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22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
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23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
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25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
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26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
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27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
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33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
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34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
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37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
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39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
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40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
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42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
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49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
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50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
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52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
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53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
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55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
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Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
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2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
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3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
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5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
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10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
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11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
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17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
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19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
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28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
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29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
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30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
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32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
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36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
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38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
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41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
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43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
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44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
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45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
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46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
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47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
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48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
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51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
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54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Até promessas mais recentes, como acabar com a Cracolândia, ficaram de fora do programa oficial. Não há meta relacionada ao tratamento de usuários de drogas, apenas “valorização do centro da cidade”, que tem como uma das ações “desenvolver projeto de requalificação da Cracolândia”.

Na Educação, o plano também não faz menção à ampliação do ensino em tempo integral, prometida pelo prefeito. Já a promessa de zerar a fila da creche em um ano deu lugar à meta de “expandir em 30%” o número de vagas. Pela conta, serão criadas 85 mil vagas, o suficiente para cobrir o déficit registrado no fim de 2016, de 66 mil. Mas não há prazo de execução.

O secretário de Gestão, Paulo Uebel, argumenta que a gestão Doria “mudou o conceito de meta” após estudar os planos das dez melhores cidades para se viver, como Zurique, na Suíça. “Entendemos que a meta não poderia ser uma obra porque ela não é o fim em si mesma, mas o meio para atingir o fim.”

Ele disse que as promessas foram “rediscutidas” após a eleição porque Doria não tinha conhecimento desse conceito à época da campanha nem informações sobre a situação financeira da Prefeitura. “Quando você vê os números, conhece a realidade e tem acesso ao corpo técnico, é natural que percepção fique muito mais profunda.”

Algumas ações, como criar o prêmio “Nota do Milhão” para quem pede a nota fiscal e acabar com a versão impressa do Diário Oficial já foram cumpridas.

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