Por Jerusa Rodrigues
De acordo com a Fundação Procon-SP, essas empresas mantêm como parceiros comerciais sites que não cumprem a oferta, ou seja, não entregam, ou o fazem fora do prazo ou diferente do pedido e com problemas.
O maior número de queixas se refere à falta de entrega dos produtos (482 registros).
As facilitadoras de pagamento deveriam oferecer ao consumidor segurança na compra, com a devolução dos valores pagos, em caso de descumprimento da oferta. Mas, como o prazo estabelecido para questionar problemas da compra é, em geral, menor que o estabelecido pelos vendedores, o consumidor acaba perdendo o prazo para reclamar de irregularidades.
Dessa forma, antes de efetuar qualquer transação, o Procon orienta que o consumidor pesquise as referências do fornecedor, guarde todos os documentos da oferta e da compra e, ao fazer uso das facilitadoras, fique atento às condições oferecidas.
Deve-se evitar comprar em sites que oferecem como forma de pagamento apenas boleto e/ou depósito em conta corrente de pessoa física. E é recomendado ainda fazer uma pesquisa nas redes sociais para verificar se há reclamações sobre essas empresas.
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