Navio bate e vaza toneladas de óleo na costa sul-coreana


Petroleiro colide com embarcação; vazamento já é superior ao pior acidente ambiental ocorrido no país

Por Agências internacionais

Um petroleiro de bandeira de Hong Kong colidiu com outra embarcação na costa oeste da Coréia do Sul nesta sexta-feira, 7. O acidente, que resultou em três grandes perfurações no navio, provocou o vazamento de cerca de 110 mil barris de petróleo bruto, informou o Ministério da Marinha e da Pesca. O acidente com o Hebbei Spirit, navio de 146 mil toneladas, é provavelmente o maior desse tipo na história sul-coreana, disse um funcionário do ministério, que não quis se identificar. Ele não sabe informar se o vazamento ainda persiste nem a extensão dos danos à população e ao meio-ambiente da região, mas informou que cerca de 15 mil toneladas - o equivalente a 17,4 milhões de litros - de petróleo foram despejados no mar. "Uma barca que estava sendo rebocada colidiu com o navio-tanque ancorado, rachando a seção de carga e causando o vazamento", disse Lee Jang-hoon, funcionário do ministério, a jornalistas. Ele acrescentou que o barco está ligeiramente tombado, e por isso "dificilmente haverá grandes vazamentos adicionais". O volume de petróleo despejado é superior ao do pior acidente deste tipo ocorrido até hoje no país, de 1995, quando cerca de 5 mil toneladas caíram no mar. O custo total do acidente com Exxon Valdez- incluindo multas e indenizações - chegou a US$ 9,5 bilhões, sendo US$ 2,5 bilhões no trabalho de limpeza. O Hebei Spirit, um navio da classe VLCC ("transportador muito grande de petróleo bruto", na sigla em inglês) estava a cerca de oito quilômetros do porto, aguardando para descarregar 260 mil toneladas de petróleo do Oriente Médio. O porto fica cerca de 110 quilômetros a sudoeste de Seul. O vento e as ondas de até quatro metros prejudicam o controle da mancha de óleo, que pode chegar à costa em menos de 48 horas. A forte ondulação tornou inútil a tentativa de cercar o petróleo com bóias. Lee acrescentou que há preocupação com os funcionários envolvidos na tarefa, por respirarem substâncias tóxicas. As praias da região de Taean são muito frequentadas no verão, e ali existe também um parque nacional marítimo. A área é uma importante parada de pássaros migratórios. Lee disse que o petróleo não deve chegar ao porto de Incheon, mais ao norte, que é maior e serve à capital. Segundo o porta-voz, trabalhadores tentam transferir o petróleo para tanques do navio que não foram atingidos. A empresa Hyundai Oilbank disse que o petróleo se destinava à sua refinaria de Daesan, mas que seus estoques são suficientes para manter a operação. 

Um petroleiro de bandeira de Hong Kong colidiu com outra embarcação na costa oeste da Coréia do Sul nesta sexta-feira, 7. O acidente, que resultou em três grandes perfurações no navio, provocou o vazamento de cerca de 110 mil barris de petróleo bruto, informou o Ministério da Marinha e da Pesca. O acidente com o Hebbei Spirit, navio de 146 mil toneladas, é provavelmente o maior desse tipo na história sul-coreana, disse um funcionário do ministério, que não quis se identificar. Ele não sabe informar se o vazamento ainda persiste nem a extensão dos danos à população e ao meio-ambiente da região, mas informou que cerca de 15 mil toneladas - o equivalente a 17,4 milhões de litros - de petróleo foram despejados no mar. "Uma barca que estava sendo rebocada colidiu com o navio-tanque ancorado, rachando a seção de carga e causando o vazamento", disse Lee Jang-hoon, funcionário do ministério, a jornalistas. Ele acrescentou que o barco está ligeiramente tombado, e por isso "dificilmente haverá grandes vazamentos adicionais". O volume de petróleo despejado é superior ao do pior acidente deste tipo ocorrido até hoje no país, de 1995, quando cerca de 5 mil toneladas caíram no mar. O custo total do acidente com Exxon Valdez- incluindo multas e indenizações - chegou a US$ 9,5 bilhões, sendo US$ 2,5 bilhões no trabalho de limpeza. O Hebei Spirit, um navio da classe VLCC ("transportador muito grande de petróleo bruto", na sigla em inglês) estava a cerca de oito quilômetros do porto, aguardando para descarregar 260 mil toneladas de petróleo do Oriente Médio. O porto fica cerca de 110 quilômetros a sudoeste de Seul. O vento e as ondas de até quatro metros prejudicam o controle da mancha de óleo, que pode chegar à costa em menos de 48 horas. A forte ondulação tornou inútil a tentativa de cercar o petróleo com bóias. Lee acrescentou que há preocupação com os funcionários envolvidos na tarefa, por respirarem substâncias tóxicas. As praias da região de Taean são muito frequentadas no verão, e ali existe também um parque nacional marítimo. A área é uma importante parada de pássaros migratórios. Lee disse que o petróleo não deve chegar ao porto de Incheon, mais ao norte, que é maior e serve à capital. Segundo o porta-voz, trabalhadores tentam transferir o petróleo para tanques do navio que não foram atingidos. A empresa Hyundai Oilbank disse que o petróleo se destinava à sua refinaria de Daesan, mas que seus estoques são suficientes para manter a operação. 

Um petroleiro de bandeira de Hong Kong colidiu com outra embarcação na costa oeste da Coréia do Sul nesta sexta-feira, 7. O acidente, que resultou em três grandes perfurações no navio, provocou o vazamento de cerca de 110 mil barris de petróleo bruto, informou o Ministério da Marinha e da Pesca. O acidente com o Hebbei Spirit, navio de 146 mil toneladas, é provavelmente o maior desse tipo na história sul-coreana, disse um funcionário do ministério, que não quis se identificar. Ele não sabe informar se o vazamento ainda persiste nem a extensão dos danos à população e ao meio-ambiente da região, mas informou que cerca de 15 mil toneladas - o equivalente a 17,4 milhões de litros - de petróleo foram despejados no mar. "Uma barca que estava sendo rebocada colidiu com o navio-tanque ancorado, rachando a seção de carga e causando o vazamento", disse Lee Jang-hoon, funcionário do ministério, a jornalistas. Ele acrescentou que o barco está ligeiramente tombado, e por isso "dificilmente haverá grandes vazamentos adicionais". O volume de petróleo despejado é superior ao do pior acidente deste tipo ocorrido até hoje no país, de 1995, quando cerca de 5 mil toneladas caíram no mar. O custo total do acidente com Exxon Valdez- incluindo multas e indenizações - chegou a US$ 9,5 bilhões, sendo US$ 2,5 bilhões no trabalho de limpeza. O Hebei Spirit, um navio da classe VLCC ("transportador muito grande de petróleo bruto", na sigla em inglês) estava a cerca de oito quilômetros do porto, aguardando para descarregar 260 mil toneladas de petróleo do Oriente Médio. O porto fica cerca de 110 quilômetros a sudoeste de Seul. O vento e as ondas de até quatro metros prejudicam o controle da mancha de óleo, que pode chegar à costa em menos de 48 horas. A forte ondulação tornou inútil a tentativa de cercar o petróleo com bóias. Lee acrescentou que há preocupação com os funcionários envolvidos na tarefa, por respirarem substâncias tóxicas. As praias da região de Taean são muito frequentadas no verão, e ali existe também um parque nacional marítimo. A área é uma importante parada de pássaros migratórios. Lee disse que o petróleo não deve chegar ao porto de Incheon, mais ao norte, que é maior e serve à capital. Segundo o porta-voz, trabalhadores tentam transferir o petróleo para tanques do navio que não foram atingidos. A empresa Hyundai Oilbank disse que o petróleo se destinava à sua refinaria de Daesan, mas que seus estoques são suficientes para manter a operação. 

Um petroleiro de bandeira de Hong Kong colidiu com outra embarcação na costa oeste da Coréia do Sul nesta sexta-feira, 7. O acidente, que resultou em três grandes perfurações no navio, provocou o vazamento de cerca de 110 mil barris de petróleo bruto, informou o Ministério da Marinha e da Pesca. O acidente com o Hebbei Spirit, navio de 146 mil toneladas, é provavelmente o maior desse tipo na história sul-coreana, disse um funcionário do ministério, que não quis se identificar. Ele não sabe informar se o vazamento ainda persiste nem a extensão dos danos à população e ao meio-ambiente da região, mas informou que cerca de 15 mil toneladas - o equivalente a 17,4 milhões de litros - de petróleo foram despejados no mar. "Uma barca que estava sendo rebocada colidiu com o navio-tanque ancorado, rachando a seção de carga e causando o vazamento", disse Lee Jang-hoon, funcionário do ministério, a jornalistas. Ele acrescentou que o barco está ligeiramente tombado, e por isso "dificilmente haverá grandes vazamentos adicionais". O volume de petróleo despejado é superior ao do pior acidente deste tipo ocorrido até hoje no país, de 1995, quando cerca de 5 mil toneladas caíram no mar. O custo total do acidente com Exxon Valdez- incluindo multas e indenizações - chegou a US$ 9,5 bilhões, sendo US$ 2,5 bilhões no trabalho de limpeza. O Hebei Spirit, um navio da classe VLCC ("transportador muito grande de petróleo bruto", na sigla em inglês) estava a cerca de oito quilômetros do porto, aguardando para descarregar 260 mil toneladas de petróleo do Oriente Médio. O porto fica cerca de 110 quilômetros a sudoeste de Seul. O vento e as ondas de até quatro metros prejudicam o controle da mancha de óleo, que pode chegar à costa em menos de 48 horas. A forte ondulação tornou inútil a tentativa de cercar o petróleo com bóias. Lee acrescentou que há preocupação com os funcionários envolvidos na tarefa, por respirarem substâncias tóxicas. As praias da região de Taean são muito frequentadas no verão, e ali existe também um parque nacional marítimo. A área é uma importante parada de pássaros migratórios. Lee disse que o petróleo não deve chegar ao porto de Incheon, mais ao norte, que é maior e serve à capital. Segundo o porta-voz, trabalhadores tentam transferir o petróleo para tanques do navio que não foram atingidos. A empresa Hyundai Oilbank disse que o petróleo se destinava à sua refinaria de Daesan, mas que seus estoques são suficientes para manter a operação. 

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.