‘Herói’: motorista de ônibus escolar salva dez alunos durante enxurrada em Santa Catarina

Leomar Ribas auxiliou estudantes a deixarem o veículo pela saída de emergência no teto do veículo. Cidade de Capinzal teve chuva de mais de 200 milímetros em 48 horas

PUBLICIDADE

Por William Canan

Leomar Ribas, motorista escolar de Capinzal, em Santa Catarina, salvou a vida de dez estudantes na quinta-feira, 2, após o veículo que dirigia ser invadido pela água em uma enxurrada. O ônibus transitava na Linha Oficina, área rural do município, quando a água começou a subir rapidamente. Ao perceber que não seria possível continuar a viagem, o motorista parou próximo a um local elevado, e guiou os adolescentes para a saída de emergência no teto do automóvel.

Os passageiros, todos adolescentes com idades entre 12 e 15 anos, voltavam da escola quando foram surpreendidos. Em depoimento à prefeitura da cidade, Ribas afirmou que durante o trajeto, percebeu uma ponte caída, que bloqueou o fluxo d’água e desviou a correnteza para a estrada.

Os passageiros, todos adolescentes com idades entre 12 e 15 anos, voltavam da escola quando foram surpreendidos Foto: Prefeitura de Capinzal

PUBLICIDADE

Após ajudar cada um dos alunos a descer do ônibus, o motorista os guiou até uma residência próxima em busca de abrigo e entrou em contato com os serviços de emergência.

De acordo com o último relatório da Defesa Civil de Santa Catarina, divulgado na tarde de sexta-feira, 3, Capinzal é o município com mais volume de chuva nos últimos dias, com 207 milímetros registrados em 48 horas.

Em publicações sobre o caso nas redes sociais da prefeitura de Capinzal, é possível encontrar muitos comentários parabenizando a ação rápida do motorista, entre eles, um usuário comentou “Nem todo herói usa capa, alguns dirigem ônibus escolares”.

Familiares dos estudantes também deixaram agradecimentos através de comentários. Uma usuária deu parabéns ao motorista por ter salvo seu sobrinho, e completou: “Graças a Deus e a este motorista, hoje (ele) está em casa junto a sua família”.

A Defesa Civil de Santa Catarina mostra que, ao todo, 33 cidades foram atingidas pelo mau tempo em todo o Estado e quatro delas já decretaram emergência: Araranguá, Praia Grande, São João do Sul e Ipira.

Publicidade

A região mais afetada é o oeste do Estado, onde foi registrada uma morte e uma pessoa ficou ferida. O óbito ocorreu quando um homem de 61 anos tentou atravessar uma área alagada com seu carro e foi arrastado pela correnteza em Ipira.

Em Caçador, também na região oeste, um carro foi atingido por uma árvore. O motorista sofreu ferimentos leves e foi levado ao hospital.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.