PUBLICIDADE

Hospital de cidade do Rio Grande do Sul é inundado pelas chuvas; veja vídeo

Problema foi registrado em Três Coroas, na região metropolitana de Porto Alegre; unidade foi interditada e pacientes devem ser levados para cidades vizinhas

Por Luciano Nagel
Atualização:

O hospital de Três Coroas, na região metropolitana de Porto Alegre, foi interditado nesta quinta-feira, 2, devido às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana. Pacientes devem ser transferidos para uma cidade vizinha, que também sofre com as chuvas.

Imagens gravadas em vídeo mostram áreas da Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel tomadas pela água. Funcionários tentam caminhar com a água batendo no joelho. Em uma das salas, as cadeiras estão praticamente submersas.

PUBLICIDADE

A inundação acontece em boa parte da cidade. ‘’Nunca vi nada igual. Muitos estragos na cidade, carros sendo levados pela correnteza, lojas alagadas e pessoas em cima dos telhados das casas pedindo socorro’', afirmou o prefeito Alcindo de Azevedo.

De acordo com Azevedo, cerca de 90% do município foi inundado pelas águas do Rio Paranhana, inclusive a região central, onde fica localizado a Fundação Hospitalar Dr Oswaldo Diesel. Na instituição, que foi alagada, com cerca de 1m de água, 30 pacientes que estavam internados na ala hospitalar tiveram de ser removidos, ainda pela manhã, para hospitais de outras cidades como Taquara, Parobé, São Francisco de Paula, Esteio e Sapiranga, no Vale dos Sinos.

O prefeito calcula que 600 pessoas estejam desabrigadas. Os flagelados estão recebendo abrigo em três locais de acolhimento, entre eles o Ginásio de Esportes, Centro de Lazer dos Idosos e Escola Municipal de Ensino Fundamental Balduino Robinson.

Desde o início da semana, pelo menos 134 cidades gaúchas foram atingidas por fortes temporais. O governador Eduardo Leite (PSDB) decretou estado de calamidade pública. Até o início da tarde desta quinta, a Defesa Civil já havia confirmado 13 mortos e pelo menos 21 desaparecidos.

Na ERS-115, em Três Coroas, na serra gaúcha, a pista rompeu por causa das chuvas. Foto: EGR/Reprodução
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.