Foto do(a) blog

O mundo das viagens e as minhas viagens pelo mundo

Visto americano pago com PIX? EUA já aceitam esse meio para quitar taxa

Depois das compras na Argentina, forma de pagamento brasileira é aceita pela Embaixada e pelos Consulados dos Estados Unidos em solicitações de visto

PUBLICIDADE

Foto do author Nathalia Molina
Por Nathalia Molina
Atualização:

Os Estados Unidos se renderam ao PIX e já aceitam o meio de pagamento brasileiro para a taxa do visto americano. A Embaixada e os Consulados do país no Brasil acrescentaram, em março deste ano, essa opção como forma de quitar o valor da solicitação. Atualmente, a taxa do visto de turista é de US$ 185.

Entre no grupo gratuito de WhatsApp do Como Viaja para receber novidades e dicas na palma da mão, sempre no fim do dia

Nova York, uma das mais visitadas por brasileiros nos EUA - Foto: Christopher Postlewaite/NYC

PUBLICIDADE

O PIX virou assunto no universo das viagens desde que os brasileiros começaram a fazer compras no exterior e a usar o meio de pagamento quando alguém do lugar tinha conta no Brasil. Li sobre isso ocorrer especialmente na Argentina (Buenos Aires e Bariloche) e em Orlando, destinos muito procurados por viajantes brasileiros.

A decisão do governo americano, então, tem lógica. O PIX é um meio de pagamento amplamente usado por nós, e o brasileiro é um turista valioso. Por 2 motivos: costuma gastar muito e viaja com frequência para os Estados Unidos, especialmente para os parques da Flórida e a cidade de Nova York. No primeiro trimestre de 2024, a Embaixada e os Consulados americanos no Brasil processaram 20% mais vistos do que o total registrado durante o mesmo período de 2023.

Entre janeiro e março de 2024, a quantidade de vistos americanos processados por aqui passou de 340 mil. A expectativa do governo dos Estados Unidos para este ano é bater o recorde de 1,1 milhão de vistos emitidos no Brasil em 2023.

Publicidade

Siga @ComoViaja no Instagram para acompanhar viagens e informações

Parques da Flórida, como Magic Kingdom da Disney, levam brasileiros a voltar aos EUA - Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

"Esta inovação faz parte do nosso compromisso de aprimorar constantemente os serviços para os solicitantes de visto", informa o comunicado divulgado hoje à tarde pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Ainda de acordo com o texto, a novidade "está em fase inicial de implementação, podendo requerer até 1 hora para compensação".

As outras opções de pagamento continuam disponíveis aos viajantes, que podem quitar a taxa de solicitação também com cartão de crédito ou por meio de boleto bancário. Acesse o site do governo americano para mais informações sobre vistos: https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/.

 

CHECK OUT

Novo endereço de atendimento em Brasília

Publicidade

O Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) em Brasília funciona agora no Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek. O CASV é o canal para agilizar o processo de solicitação de visto. É o lugar da coleta de dados biométricos e de retirada dos passaportes. O posto fica no mezanino, perto do embarque doméstico. O horário de funcionamento é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, com hora marcada.

 

QUEM FAZ

Nathalia Molina viaja desde os 5 anos, adora café da manhã e aprecia um bom serviço no turismo. Essencialmente urbana, também tem seus dias de paisagem natural. É jornalista de viagem há 20 anos e ganhou 4 vezes o prêmio da Comissão Europeia de Turismo. Em 2011, criou o Como Viaja: acompanhe no Instagram @ComoViaja, no grupo gratuito no WhatsApp e em comoviaja.com.br

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.