Veja linha do tempo das execuções de brasileiros na Indonésia

Em janeiro, o carioca Marco Archer foi fuzilado, apesar dos pedidos de clemência; morte de Rodrigo Gularte está prevista para esta terça

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Agosto/2003 - O carioca Marco Archer Cardoso Moreira é preso no aeroporto de Jacarta, na Indonésia, com 13,4 quilos de cocaína escondidos em um equipamento de asa delta.

Junho/2004 - Marco Archer é condenado à morte pela Justiça da Indonésia e passa a aguardar o cumprimento da sentença em uma cela. Antes, ele havia conseguido fugir do aeroporto, mas foi pego na Ilha de Sunbawa. 

Marco Archer foio primeiro brasileiro executado no exterior por pena de morte Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Agosto/2004 - O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte também é preso na Indonésia, com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele isentou a culpa de dois amigos que o acompanhavam na viagem.

Fevereiro/2005 - Rodrigo Gularte é condenado à morte, em primeira instância, por tráfico de drogas.

Março/2005 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz o primeiro pedido de clemência em favor dos brasileiros presos na Indonésia.

Fevereiro/2006 - O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, rejeita o pedido de clemência em favor dos brasileiros.

Outubro/2014 - Joko Widodo toma posse como presidente da Indonésia, prometendo mais rigor e punição contra o tráfico de drogas.

Publicidade

Joko Widodo, presidente da Indonésia Foto: REUTERS / Darren Whiteside

Janeiro/2015 - Indonésia marca execução do brasileiro Marco Archer e de outros cinco presos. A presidente Dilma Rousseff enviou cartas e telefonou para o presidente Joko Widodo, pedindo reversão de pena. A clemência foi negada pelo governo indonésio. O Planalto também não obteve resposta aos apelos feitos ao embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Ryanto.

Janeiro/2015 - O Ministério das Relações Exteriores divulga que 3.209 brasileiros estão presos no exterior, cerca de 30% por tráfico ou porte de drogas. Entre eles, Marco Archer e Rodrigo Gularte, condenados à morte.

17 de Janeiro/2015 - Aos 53 anos, Marco Archer é o primeiro brasileiro executado no exterior por pena de morte. Ele foi fuzilado às 15h31, horário de Brasília, na Indonésia. 

Fevereiro/2015 - O governo brasileiro entrega carta com novo apelo. O pedido foi acompanhado por um atestado médico comprovando que Gularte sofre de esquizofrenia e precisaria ser internado.

21 de Fevereiro/2015 - A presidente Dilma Rousseff decide não receber as credencias do embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, dando início a uma crise diplomática com o país asiático. Em nota, o governo da Indonésia considerou "inaceitável" a forma como seu embaixador foi tratado. 

Dilmadecide não receber as credencias do embaixador da Indonésia no Brasil Foto: Estadão

Março/2015 - Países se enfrentam nas Nações Unidas (ONU), em Genebra, sobre a pena de morte aplicada contra traficantes de drogas na Indonésia. O Brasil defende uma moratória mundial à pena de morte, com apoio da Europa, América Latina e Austrália. Já a Indonésia rejeita qualquer ingerência em seu sistema legal e tem apoio de 24 países, como Cingapura e Arábia Saudita.

23 de Abril/2015 - A Procuradoria da Indonésia anuncia que deu ordem para preparar execuções de dez condenados por narcotráfico, entre eles Rodrigo Gularte, de 42 anos.

Publicidade

25 de Abril/2015 - Rodrigo Gularte é executado por fuzilamento nesta terça-feira, 28.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.