EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Opinião|Estudo aponta que o câncer se espalha de noite; entenda como funciona

Descoberta importante porque nos ajuda a compreender o fenômeno da metástase e tem aplicações práticas no curto prazo

Por Fernando Reinach

Os tumores malignos surgem em um único local de nosso corpo. Os tumores que aparecem em outros lugares, chamados de metástases, são filhotes do tumor original. O aparecimento de metástases ocorre porque células do tumor original se soltam, caem no sangue e são transportadas até outros locais onde se fixam e geram novos tumores. Atualmente é possível identificar e contar as células tumorais no sangue que aparecem sozinhas ou em pequenos grupos.

Até agora se acreditava que elas se soltavam constantemente do tumor, espontaneamente ou devido a algum trauma. A novidade é que os cientistas descobriram que a maior parte delas se solta e circula no sangue durante a noite. Muito poucas são encontradas durante o dia.

Cientistas descobriram que as células tumorais, que provocam a metástase, costumam se soltar mais durante a noite. Foto: Helvio Romero/Estadão (14/02/2020)

Os cientistas obtiveram permissão para coletar amostras de sangue de 30 mulheres com diferentes estágios de câncer de mama. Metade das amostras foi coletada da noite, quando a paciente estava dormindo, e metade durante o dia. Em cada amostra as células tumorais foram identificadas e contadas. Para surpresa dos cientistas 78,3% de todas as células foram encontradas nas amostras coletadas durante a noite.

Os cientistas decidiram investigar esse fenômeno em detalhe usando camundongos. Células tumorais humanas foram transplantadas para o tecido adiposo presente no abdômen de camundongos.

Nesses animais o processo de formação de metástase é bem conhecido. As células também se soltam do tumor e colonizam outros órgãos. Novamente amostras de sangue foram coletadas durante a noite (quando os camundongos descansam) e durante o dia. O resultado foi idêntico. Durante o dia um número pequeno de células se desprende e circula no sangue, mas esse número aumenta durante a noite.

Nosso corpo e o dos camundongos se comportam de maneira diferente durante o dia e de noite. É o que chamamos de ritmo circadiano. A liberação de hormônios e inúmeros outros fenômenos seguem nosso ciclo circadiano. Tudo indica que a liberação de células dos tumores também segue esse ciclo. Assim os cientistas resolveram estudar se as células liberadas durante o dia eram diferentes das células liberadas durante a noite.

Essa comparação demonstrou que os genes expressos nesses dois grupos de células são diferentes. Se as células diurnas e noturnas liberadas pelos tumores são diferentes, será que elas têm a mesma capacidade de se fixar em outros tecidos? Isso foi estudado inoculando cada um desses grupos de células em camundongos e observando quantas metástases aparecem. O resultado mostra que células liberadas à noite formam metástases, mas células liberadas de dia praticamente não formam metástases.

Esse é o primeiro relato desse fenômeno e é bom lembrar que o estudo foi feito com tumores de mama e grande parte dos dados foi obtido em camundongos. Resta descobrir se esse fenômeno é geral. Se ele ocorre em mulheres com os diferentes tipos de câncer de mama e se ele ocorre em outros tumores.

Essa descoberta é importante porque nos ajuda a compreender o fenômeno da metástase e tem aplicações práticas no curto prazo. Talvez seja uma boa ideia concentrar os tratamentos quimioterápicos nos horários em que essas células existem em maior número e com maior potencial de provocar metástases. Realmente parece que as células cancerosas são notívagas. Mais uma razão para perdermos o sono.

Mais informações: The metastatic spread of breast cancer accelerates during sleep. Nature