Ouça áudios da Nasa de atividade sísmica em Marte

O tremores, silenciosos demais para serem percebidos pelos ouvidos humanos, foram gravados pelo  Experimento Sísmico para Estrutura Interior (em inglês forma a sigla SEIS)

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Nasa (Agência Espacial Americana) divulgou nesta terça-feira, dia 1,  dois clipes de áudio com atividades sísmicas em Marte. Essas atividades foram captadas por um detector extremamente sensível, colocado na superfície de Marte no final do ano passado. 

O tremores, silenciosos demais para serem percebidos pelos ouvidos humanos, foram gravados pelo  Experimento Sísmico para Estrutura Interior (em inglês forma a sigla SEIS).

Aproximadamente 20 abalos, chamados de "marsquakes", foram identificados pelo sistema.   

O áudio, um ruído baixo e contínuo, passou por um processo digital para ficar perceptível. Um dos tremores registrados nos clipes foi de 3,7 de magnitude e o outro de 3,3.

"Ambos sugerem que a crosta marciana é como uma mistura da crosta terrestre e com a da lua”, informou o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

Marte, com sua superfície cheia de crateras, “é um pouco mais parecida com a Lua, com ondas sísmicas que soam por um minuto ou mais, enquanto terremotos na Terra podem ir e vir em segundos".

Tremores foram captadospelo por sistema colocado em marte em meados do ano passado Foto: (NASA/JPL-Caltech via AP)
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.