EXCLUSIVO

Um retrato social diário, baseado na relevância do fato, da notícia e da imagem

Um retrato social diário, baseado na relevância do fato, da notícia e da imagem

Amor, tristeza e liberdade: exposição no MIS conta a intensidade de Janis Joplin

Mostra inédita no Brasil, ‘Janis’ resgata vídeos da vinda da artista ao País e mais de 300 itens cedidos pela família

PUBLICIDADE

Foto do autor Alice Ferraz
Foto do autor Nanny Cox
Atualização:
"Janis" abre nesta quinta-feira, 16, no MIS. Foto: Colagem de Thais Barroco sobre fotos de MIS/Divulgação Foto: Colagem de Thais Barroco sobre fotos de MIS/Divulgação

Vídeos e fotos da vinda de Janis Joplin ao Brasil e itens da artista que estavam guardados havia décadas - e que possivelmente não foram vistos por ninguém - estarão expostos no Museu da Imagem e do Som (MIS) a partir desta quinta-feira, 16.

É a primeira vez que o Brasil recebe uma exposição dedicada à vida de Janis Joplin com itens cedidos pela família da cantora. Foto: Divulgação/MIS Foto: Divulgação/

Em entrevista exclusiva à Coluna às vésperas da abertura da exposição ‘Janis’, o diretor-geral do MIS e curador da mostra, André Sturm, explica que decidiu dividir a exposição por sentimentos, algo nada trivial: “O que marca a Janis é a intensidade, a emoção. Temos a sala do amor, da tristeza, da alegria, do sexo, da liberdade - que são estados de espírito muito evidentes nela”.

Exposição 'Janis' é dividida em emoções; na sala sobre amor, vídeos e fotos da visita da artista ao Brasil, em 1970. Foto: Divulgação/MIS Foto: Divulgação/

Na parte que fala sobre amor, uma viagem que despertou encantamento na artista. Meses antes de morrer, em 1970, Janis desembarcou no Rio de Janeiro. Curtiu o carnaval carioca, concedeu entrevista coletiva, fez elogios ao povo brasileiro, cantou em boates e conheceu David George Niehaus, americano com quem começou a namorar logo depois. Segundo Sturm, vídeos e fotos traduzem a passagem da ‘Rainha do Rock and Roll’ pelo País. “Recuperamos essa experiência porque foi um momento muito alegre para ela, de muita surpresa e de muita diversão”, explica.

Os itens foram cedidos pela família da artista. É a primeira vez que objetos que pertenceram a Janis Joplin são expostos no Brasil.  Foto: Divulgação/MIS

PUBLICIDADE

São mais de 300 itens - entre figurinos, fotos e manuscritos - cedidos pela família da artista, diretamente de Los Angeles. O contato, feito por meio de um amigo de Sturm, abriu as portas para que o MIS ficasse responsável por receber, pela primeira vez no Brasil, uma mostra dedicada à vida de Janis.

“Mostramos a maneira com que trabalhamos, esse jeito de fazer exposição que o MIS tem de recriar o espírito do artista. Fico muito feliz que eles tenham confiado em nós para isso. Alguns objetos estavam visivelmente guardados desde a morte dela, nunca tinham sido tocados, então é muito bacana ter essa oportunidade”, completa Sturm.

Publicidade

Serviço

Endereço: Museu da Imagem e do Som – MIS. Av. Europa – Jardim Europa, São Paulo.

Data: De 16 de abril a 31 de maio.

Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h.

Valores: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira)

Publicidade

Ingressos podem ser adquiridos no site da Megapass

Vale ler também
Alice Ferraz
‘Enfrentamos um vício na supremacia branca’, diz professor de Harvard
Leandro Karnal
Entre o mitômano e o ‘sincericida’, existimos com relativo grau de felicidade
Alice Ferraz
Crônica: Hospitalidade